320d de 1998 continua a perder água

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Ed09
Membro Junior
Registado: 01 jul 2009, 23:49
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998/10

Re: 320d de 1998 continua a perder água

Mensagem por Ed09 »

rodrigues81 e JOFIMO,

Muito obrigado pela vossa ajuda! :)

JOFIMO,

O módulo está estragado. O motor da ventoinha está ok.

O eletricista testou a minha ventoinha noutro bmw e46 de 2002, ligou o AC e a minha ventoinha não arrancou. No DIS, Auto-data, e noutra máquina qualquer (Magnetti-Marelli) não acusa erro. Mas, por duas vezes, o carro sobreaqueceu no Verão passado e a ventoinha nunca trabalhou.
Tenho este tópico aqui onde estou a fazer o update da situação:

viewtopic.php?f=99&t=57574

Agora em relação à fuga de água, de facto, aquilo que dizes do tubo estar mal encaixado, faz sentido, parece que está curto porque agora que olhei melhor para a foto, há marcas no inox do radiador que indiciam que o tubo estava mais acima. Provavelmente, este foi um dos tubos que foi substituído na Deutsche-Motor.

Vou tentar retirar a 2ª protecção do motor (aquela que está presa com parafusos torx) para ver melhor esta zona. Eu julgava que o termóstato do motor não era ali, julgava que era mais abaixo, por baixo do filtro do ar, e quase do lado direito do motor.

Se for do termóstato, ele ainda está na garantia, porque foi posto (mal) pela Deutsche-Motor. O problema é que o procedimento é o mesmo, tiram, besuntam aquela porcaria e toca de meter novo e ao fim de uns meses está na mesma. :(

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:rodrigues81 e JOFIMO,

Muito obrigado pela vossa ajuda! :)

JOFIMO,

O módulo está estragado. O motor da ventoinha está ok.

O eletricista testou a minha ventoinha noutro bmw e46 de 2002, ligou o AC e a minha ventoinha não arrancou. No DIS, Auto-data, e noutra máquina qualquer (Magnetti-Marelli) não acusa erro. Mas, por duas vezes, o carro sobreaqueceu no Verão passado e a ventoinha nunca trabalhou.
Tenho este tópico aqui onde estou a fazer o update da situação:

viewtopic.php?f=99&t=57574

Agora em relação à fuga de água, de facto, aquilo que dizes do tubo estar mal encaixado, faz sentido, parece que está curto porque agora que olhei melhor para a foto, há marcas no inox do radiador que indiciam que o tubo estava mais acima. Provavelmente, este foi um dos tubos que foi substituído na Deutsche-Motor.

Vou tentar retirar a 2ª protecção do motor (aquela que está presa com parafusos torx) para ver melhor esta zona. Eu julgava que o termóstato do motor não era ali, julgava que era mais abaixo, por baixo do filtro do ar, e quase do lado direito do motor.

Se for do termóstato, ele ainda está na garantia, porque foi posto (mal) pela Deutsche-Motor. O problema é que o procedimento é o mesmo, tiram, besuntam aquela porcaria e toca de meter novo e ao fim de uns meses está na mesma. :(

Cumps,
Boas éesquisito não acusar o módulo da ventoinha no DIS :think tive cá um caso ao inverso (sempre a trabalhar) e acusava o erro no DIS; o caso do termoestato diz ao srs. da Deutsche-Motor para fazerem o trabalho conforme preconizado pela bmw e não com poupança de tempo, já troquei muitos e até agora ninguém teve queixa de perda de liquido, portanto, eu sei como eles fazem o serviço e ainda sendo dá sempre asneira porque estragam a junta quando o metem lá à força.....para não terem de desmontar mais coisas.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

JOFIMO Escreveu: Boas éesquisito não acusar o módulo da ventoinha no DIS :think tive cá um caso ao inverso (sempre a trabalhar) e acusava o erro no DIS; o caso do termoestato diz ao srs. da Deutsche-Motor para fazerem o trabalho conforme preconizado pela bmw e não com poupança de tempo, já troquei muitos e até agora ninguém teve queixa de perda de liquido, portanto, eu sei como eles fazem o serviço e ainda sendo dá sempre asneira porque estragam a junta quando o metem lá à força.....para não terem de desmontar mais coisas.
Cumps.
eu também acho estranho, mas o facto é que, em duas situações que devia ter trabalhado, não trabalhou. :think
Falei com o user Autolumen e ele disse-me que, por vezes, há componentes que estão avariados e o DIS não os detecta. Como a corrente passa lá e é enviado sinal para o DIS, para ele está tudo ok.
Mas esse caso que falas não confirma aquilo que escrevi em cima.
Aí também chega lá corrente, a ventoinha trabalha, mas dá erro no DIS. :think
Pelo que me disseram, a ventoinha funciona por impulsos. Se calhar essa está sempre a receber impulsos constantemente...quando não devia.

Na Santogal, a ventoinha+módulo custa 423€ c/IVA.

Na Pecintra, arranjam-me nova com 1 ano de garantia por 250€ c/IVA.

O que achas deste preço?

Amanhã ainda vou fazer mais umas diligências para ver se arranjo mais barato porque, na minha leiga opinião, acho muito caro para uma ventoinha com um circuito apenas.

Quanto à Deutsche-Motor, da outra vez que reclamei, eles disseram que sim, iam colocar aquilo como manda o figurino, mas o facto é que o carro entra lá para dentro e nunca mais o vejo, e a treta continua.... :evil:

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:
JOFIMO Escreveu: Boas éesquisito não acusar o módulo da ventoinha no DIS :think tive cá um caso ao inverso (sempre a trabalhar) e acusava o erro no DIS; o caso do termoestato diz ao srs. da Deutsche-Motor para fazerem o trabalho conforme preconizado pela bmw e não com poupança de tempo, já troquei muitos e até agora ninguém teve queixa de perda de liquido, portanto, eu sei como eles fazem o serviço e ainda sendo dá sempre asneira porque estragam a junta quando o metem lá à força.....para não terem de desmontar mais coisas.
Cumps.
eu também acho estranho, mas o facto é que, em duas situações que devia ter trabalhado, não trabalhou. :think
Falei com o user Autolumen e ele disse-me que, por vezes, há componentes que estão avariados e o DIS não os detecta. Como a corrente passa lá e é enviado sinal para o DIS, para ele está tudo ok.
Mas esse caso que falas não confirma aquilo que escrevi em cima.
Aí também chega lá corrente, a ventoinha trabalha, mas dá erro no DIS. :think
Pelo que me disseram, a ventoinha funciona por impulsos. Se calhar essa está sempre a receber impulsos constantemente...quando não devia.

Na Santogal, a ventoinha+módulo custa 423€ c/IVA.

Na Pecintra, arranjam-me nova com 1 ano de garantia por 250€ c/IVA.

O que achas deste preço?

Amanhã ainda vou fazer mais umas diligências para ver se arranjo mais barato porque, na minha leiga opinião, acho muito caro para uma ventoinha com um circuito apenas.

Quanto à Deutsche-Motor, da outra vez que reclamei, eles disseram que sim, iam colocar aquilo como manda o figurino, mas o facto é que o carro entra lá para dentro e nunca mais o vejo, e a treta continua.... :evil:

Cumps,
Boas, porque não tentas no ferro-velho não precisa de ser de um carro do ano do teu qualquer uma de 320d serve, eu não me recordo do nickname do moço que teve cá comigo ele tinha comprado uma em Sacavém pois pensava que era avaria do motor, mete um anúncio no fórum....quanto à Deutsche é aquilo que nós já sanbemos e estamos fartos de falar, mas ainda existe pessoal com opinião contrária :wall é como a (s) Santogal antiga Luacar, vira o disco e toca o mesmo, não vês que pra o trocaraem conforme os procedimentos demoram mais 30/45min.
Cumps
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

JOFIMO Escreveu: Boas, porque não tentas no ferro-velho não precisa de ser de um carro do ano do teu qualquer uma de 320d serve, eu não me recordo do nickname do moço que teve cá comigo ele tinha comprado uma em Sacavém pois pensava que era avaria do motor, mete um anúncio no fórum....quanto à Deutsche é aquilo que nós já sanbemos e estamos fartos de falar, mas ainda existe pessoal com opinião contrária :wall é como a (s) Santogal antiga Luacar, vira o disco e toca o mesmo, não vês que pra o trocaraem conforme os procedimentos demoram mais 30/45min.
Cumps
Em relação ao módulo arranjei um por 20€, estou à espera que chegue pelo correio.

Em relação à fuga de água, a abraçadeira daquele tubo pequeno (que liga ao radiador da EGR) foi substituída, mas não deu resultado. Continua a sair liquido por ali. Provavelmente, aquele tubo já perdeu as propriedades e vou trocá-lo.

Ainda não retirei a segunda tampa de plástico protectora do motor. Mas estive com a lanterna a olhar para o termóstato e tenho uma pocinha de liquido fresco em cima dele. :(

O carro nem precisa de chegar à temperatura normal de funcionamento. Bastou andar 2Km para ter liquido a sair do tubo e, muito provavelmente, do termóstato.

O termostato ainda está na garantia, mas a maneira como os mecânicos na DM o colocam é que deixa a desejar e vou, certamente, voltar a ter este problema.
Eu paguei por um termostato funcional, vou tentar que me dêem um novo e eu tento colocá-lo.

O que é necessário para limpar a face do bloco onde encosta o termóstato? Para lá chegar, tenho de retirar todos aqueles tubos na foto e inclusivé o radiador da EGR?

Para ajudar à festa, na 5ª feira vou para descer o vidro do pendura e puff....fiquem sem elevador...mais uma despesa e mais uma bricolage para fazer, vai ser a primeira vez que vou trocar o elevador dos vidros.
Mas aquela peça já foi trocada 3 vezes..... :wall

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:
JOFIMO Escreveu: Boas, porque não tentas no ferro-velho não precisa de ser de um carro do ano do teu qualquer uma de 320d serve, eu não me recordo do nickname do moço que teve cá comigo ele tinha comprado uma em Sacavém pois pensava que era avaria do motor, mete um anúncio no fórum....quanto à Deutsche é aquilo que nós já sanbemos e estamos fartos de falar, mas ainda existe pessoal com opinião contrária :wall é como a (s) Santogal antiga Luacar, vira o disco e toca o mesmo, não vês que pra o trocaraem conforme os procedimentos demoram mais 30/45min.
Cumps
Em relação ao módulo arranjei um por 20€, estou à espera que chegue pelo correio.

Em relação à fuga de água, a abraçadeira daquele tubo pequeno (que liga ao radiador da EGR) foi substituída, mas não deu resultado. Continua a sair liquido por ali. Provavelmente, aquele tubo já perdeu as propriedades e vou trocá-lo.
o tubo é o 1153 2248 437-15 €
Ainda não retirei a segunda tampa de plástico protectora do motor. Mas estive com a lanterna a olhar para o termóstato e tenho uma pocinha de liquido fresco em cima dele. :(

O carro nem precisa de chegar à temperatura normal de funcionamento. Bastou andar 2Km para ter liquido a sair do tubo e, muito provavelmente, do termóstato.

O termostato ainda está na garantia, mas a maneira como os mecânicos na DM o colocam é que deixa a desejar e vou, certamente, voltar a ter este problema.
Eu paguei por um termostato funcional, vou tentar que me dêem um novo e eu tento colocá-lo.
basta trocar a junta
O que é necessário para limpar a face do bloco onde encosta o termóstato? Para lá chegar, tenho de retirar todos aqueles tubos na foto e inclusivé o radiador da EGR?
um desengordurante com um pano limpo, sim tens de retirar os tubos e o radiador da egr também
Para ajudar à festa, na 5ª feira vou para descer o vidro do pendura e puff....fiquem sem elevador...mais uma despesa e mais uma bricolage para fazer, vai ser a primeira vez que vou trocar o elevador dos vidros.
Mas aquela peça já foi trocada 3 vezes..... :wall
att. que não é dificil nem fácil mas tem afinação na calha traseira aperta as porcas com o vidro embaixo
Cumps,
Boa sorte com a tarefa e cumps.

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

Muito obrigado pela ajuda, JOFIMO!

15€ aquele tubinho??!!! :shock:

Em relação à muda do elevador, não sabia da afinação do vidro, tenho de estudar melhor essa situação.

Estive a ver o procedimento de substituição do termóstato no TIS online e aquilo tem lá uns passos que me parecem complicados e passiveis de fazer grande asneira.

Onde é que faço a drenagem do líquido? No radiador ou no bloco? Quantos litros depois preciso para voltar a atestar o sistema?

A palavra "vent" significa purgar o sistema, não é?

É mesmo necessário retirar tubo de ar que vai para a EGR?

Terei de comprar todas as juntas dos tubos que desapertar? (Tenho as do radiador da EGR, comprei-as quando uma vez fui ter contigo para ver se era do radiador)
Reparei nas imagens do TIS que o tubo de água que entra para o bloco mesmo abaixo do termóstato tem uma secção semelhante ao do tubo do radiador da EGR, portanto, compro mais uma junta dessas?

A regra de limpeza da face do bloco aplica-se também para os restantes tubos, inclusivé os tubos de ar?

Eu vou mostrar os procedimentos do TIS aos meus tios (eles já trocaram termostatos aos carros deles, Toyotas e Alfas), porque fazer isto sozinho certamente vai dar bronca! :think

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:Muito obrigado pela ajuda, JOFIMO!

15€ aquele tubinho??!!! :shock:

Em relação à muda do elevador, não sabia da afinação do vidro, tenho de estudar melhor essa situação.
Vê no TIS online como fazer

Estive a ver o procedimento de substituição do termóstato no TIS online e aquilo tem lá uns passos que me parecem complicados e passiveis de fazer grande asneira.
Com cuidado e atenção tudo se faz....
Onde é que faço a drenagem do líquido? No radiador ou no bloco? Quantos litros depois preciso para voltar a atestar o sistema? Só no radiador chega (cuidado com o bujão de dreno) +/- 5 litros liquido no total
A palavra "vent" significa purgar o sistema, não é? Sim e segue os procedimentos à risca...conforme explicado para não aquecer depois.
É mesmo necessário retirar tubo de ar que vai para a EGR?
Retirar o tubo de ar? estás a entender mal o inglês! abrir o purgador da EGR e não sair liquido por aí...
Terei de comprar todas as juntas dos tubos que desapertar? (Tenho as do radiador da EGR, comprei-as quando uma vez fui ter contigo para ver se era do radiador)
Não os tubos que vais soltar têm encaixes rápidos e o'rings internos cuidado ao montar não os estragues senão tens por aí fugas de àgua, unta-os com vaselina por ex.
Reparei nas imagens do TIS que o tubo de água que entra para o bloco mesmo abaixo do termóstato tem uma secção semelhante ao do tubo do radiador da EGR, portanto, compro mais uma junta dessas? Que raio de tubo estás a falar? o termoestato tem só dois tubos abaixo está o tubo de retorno do bloco esse não se desmonta..A regra de limpeza da face do bloco aplica-se também para os restantes tubos, inclusivé os tubos de ar?
Tubos de ar!! não limpa só a zona do bloco onde aperta o termoestato
Eu vou mostrar os procedimentos do TIS aos meus tios (eles já trocaram termostatos aos carros deles, Toyotas e Alfas), porque fazer isto sozinho certamente vai dar bronca! :think
Cumps,
Cumps

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

JOFIMO Escreveu:Que raio de tubo estás a falar? o termoestato tem só dois tubos abaixo está o tubo de retorno do bloco esse não se desmonta..
Exacto, é esse mesmo! O tubo de retorno, eu é que não sabia o nome!
Mas segundo a imagem em anexo, eles referem que é para desapertar esse tubo, e substituir o O-ring. (que só agora reparei que é O-ring quando vi o esquema das peças no realoem).

Imagem

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

JOFIMO Escreveu: É mesmo necessário retirar tubo de ar que vai para a EGR?
Retirar o tubo de ar? estás a entender mal o inglês! abrir o purgador da EGR e não sair liquido por aí...
Como eles referem "disconnect charge air hose from EGR valve", eu assumi que era o tubo de ar comprimido que entra na EGR, porque hose é mangueira ou tubo, em inglês:

Imagem

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

Hoje finalmente consegui arranjar tempo e fui à oficina dos meus tios e desmontei a segunda protecção do motor, para poder ver melhor a junta do termóstato:

Imagem

A ligação do termóstato com a face do bloco parece estar ok, está seca, não há marcas verdes, e dá perfeitamente para ver a obra de arte dos tipos da DM, que envolveram toda aquela zona com uma massa (silicone?) preta. :wall

Com paciência, apontei a lanterna para as laterais e nada, está tudo limpo. Até a parte inferior do corpo do termóstato aparenta estar limpa, apenas a parte de cima e aqueles tubos à volta é que estão todos sujos. A bomba de água (que tem neste momento 2 anos e pouco mais de 25.000Km) está limpa também, como nova. Apenas a poli do compressor do AC e, salvo erro, o tensor que existe ao lado estão sujos com liquido seco, que não sei se será recente.

A zona onde encosta o tubo de retorno tem marcas de ter tido um derrame mas está seco e amarelado (deve ter sido no tempo em que o meu pai deu pela fuga e atestava com água destilada, ou seja, já há alguns anos).

Limpei a parte superior do termóstato, fechei o capot e arranquei para casa.

Chego a casa e deparo-me com este cenário:
Imagem
Imagem

Estará o corpo do termóstato partido, uma microfissura?

Será que o que sai por este tubo é o suficiente para fazer este chiqueiro no topo do corpo do termóstato?
Imagem

Outra coisa que reparei também é que me parece que a junta que faz a ligação entre o termóstato da EGR e o respectivo radiador também já deu o que tinha a dar, como se vê na foto o liquido fresquinho ali no meio. :(
Imagem

Para finalizar, se substituir apenas o tubo, terei de drenar o sistema, ou basta só fazer a purga e acrescentar liquido em falta?

Peço desculpa pelo testamento escrito e fotográfico.

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:
JOFIMO Escreveu: É mesmo necessário retirar tubo de ar que vai para a EGR?
Como eles referem "disconnect charge air hose from EGR valve", eu assumi que era o tubo de ar comprimido que entra na EGR, porque hose é mangueira ou tubo, em inglês:

Imagem
Ah, esse tubo é o que vem do exaustor que gera o ar (vácuo) para o servo freio e todos os tubos de vácuo do motor, sim tem de se soltar para retirares o radiador da EGR e trabalhares à vontade....

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:Hoje finalmente consegui arranjar tempo e fui à oficina dos meus tios e desmontei a segunda protecção do motor, para poder ver melhor a junta do termóstato:

Imagem

A ligação do termóstato com a face do bloco parece estar ok, está seca, não há marcas verdes, e dá perfeitamente para ver a obra de arte dos tipos da DM, que envolveram toda aquela zona com uma massa (silicone?) preta. :wall

Com paciência, apontei a lanterna para as laterais e nada, está tudo limpo. Até a parte inferior do corpo do termóstato aparenta estar limpa, apenas a parte de cima e aqueles tubos à volta é que estão todos sujos. A bomba de água (que tem neste momento 2 anos e pouco mais de 25.000Km) está limpa também, como nova. Apenas a poli do compressor do AC e, salvo erro, o tensor que existe ao lado estão sujos com liquido seco, que não sei se será recente.

A zona onde encosta o tubo de retorno tem marcas de ter tido um derrame mas está seco e amarelado (deve ter sido no tempo em que o meu pai deu pela fuga e atestava com água destilada, ou seja, já há alguns anos).

Limpei a parte superior do termóstato, fechei o capot e arranquei para casa.

Chego a casa e deparo-me com este cenário:
Imagem
Imagem

Estará o corpo do termóstato partido, uma microfissura?

Será que o que sai por este tubo é o suficiente para fazer este chiqueiro no topo do corpo do termóstato?
Imagem

Outra coisa que reparei também é que me parece que a junta que faz a ligação entre o termóstato da EGR e o respectivo radiador também já deu o que tinha a dar, como se vê na foto o liquido fresquinho ali no meio. :(
Imagem

Para finalizar, se substituir apenas o tubo, terei de drenar o sistema, ou basta só fazer a purga e acrescentar liquido em falta?

Peço desculpa pelo testamento escrito e fotográfico.

Cumps,
Viva, pois os tipos da Deutsch nem substituiram a junta perfilada (uma m*rda de 6 euros)!!! meteram silicone "para remediar" grandes profissionais :onfire não me acredito que o termoestato esteja fissurado senão saía mais liquido, o tubo a verter como está é o causador (quse de certeza) do liquido que anda por aí à volta, quanto ao termo da EGR troca o o'ring, quanto ao substituires o tubo vai sir muito liquido é melhor drenares antes no radiador, ou com cuidado arranjar algo que apare o liquido que vai sair por aí ( mas eu drenava)e depois purgar claro, não esquecer de retirares as correias e proteger o alternador também, a reportagem fotográfica está espectacular consegue-se ver tudo quase em 3D, só não dá para rodar, mas com o AUOTOCAD fazias isso na boa :lol1
Cumps.

Ed09
Membro Junior

Mensagem por Ed09 »

JOFIMO Escreveu: Viva, pois os tipos da Deutsch nem substituiram a junta perfilada (uma m*rda de 6 euros)!!! meteram silicone "para remediar" grandes profissionais :onfire não me acredito que o termoestato esteja fissurado senão saía mais liquido, o tubo a verter como está é o causador (quse de certeza) do liquido que anda por aí à volta, quanto ao termo da EGR troca o o'ring, quanto ao substituires o tubo vai sir muito liquido é melhor drenares antes no radiador, ou com cuidado arranjar algo que apare o liquido que vai sair por aí ( mas eu drenava)e depois purgar claro, não esquecer de retirares as correias e proteger o alternador também, a reportagem fotográfica está espectacular consegue-se ver tudo quase em 3D, só não dá para rodar, mas com o AUTOCAD fazias isso na boa :lol1
Cumps.
Viva,

Lol, pois era, depois era colocar no comando Orbit e já estava!

Tirar a correia implica mexer no tensor e posso desafinar alguma coisa, tenho medo de estragar a bomba de água.
Vou proteger tudo com plástico e ponho um pano por cima, para prevenir.
Vou tentar desapertar o tubo primeiro pela ligação ao radiador da EGR, tapar com o dedo até colocá-lo num garrafão de 5l, e deixar aquilo deitar à vontade o que anda por ali na tubagem.

Tu preferes drenar para o processo de purga ser mais eficaz ou para evitar que saia jorros de água que sujem o motor ali à volta?

Se decidir drenar o radiador, preciso de drenar o bloco também, como refere o TIS?

Tu retiras ou desapertas (alivias) os parafusos de purga?

O TIS refere que, depois de se apertar os parafusos de purga do vaso de expansão e do tubo de retorno, deve-se atestar o vaso de expansão até à face do bocal (Fill ET with coolant up to edge).
Mas, quando der a chave com o vaso expansão aberto, o liquido não vai saltar para fora?

Antes disso, o esquema refere que tenho de fechar os parafusos de purga do termostato da EGR e do sistema de aquecimento e AC, sem que apareça por lá liquido. Nestes sítios só aparece liquido quando a bomba de água funcionar, não é?

Se decidir não drenar o radiador, passo logo para este passo?:

Imagem

É possível comprar o tubo sem ser na BMW?

Pergunto isto porque fui a uma loja de peças aqui perto de mim, e eles andaram lá a ver no catálogo (só soube no final que era MC-Metalcaucho) e nos esquemas não aparece qualquer tubo (nem juntas) relacionado com o sistema da EGR. O vendedor teve de ligar para um concessionário BMW para me poder dar um preço e não foi simpático: quase 20€ com IVA!!!! :shock:

Cumps,

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Ed09 Escreveu:
JOFIMO Escreveu: Viva, pois os tipos da Deutsch nem substituiram a junta perfilada (uma m*rda de 6 euros)!!! meteram silicone "para remediar" grandes profissionais :onfire não me acredito que o termoestato esteja fissurado senão saía mais liquido, o tubo a verter como está é o causador (quse de certeza) do liquido que anda por aí à volta, quanto ao termo da EGR troca o o'ring, quanto ao substituires o tubo vai sir muito liquido é melhor drenares antes no radiador, ou com cuidado arranjar algo que apare o liquido que vai sair por aí ( mas eu drenava)e depois purgar claro, não esquecer de retirares as correias e proteger o alternador também, a reportagem fotográfica está espectacular consegue-se ver tudo quase em 3D, só não dá para rodar, mas com o AUTOCAD fazias isso na boa :lol1
Cumps.
Viva,

Lol, pois era, depois era colocar no comando Orbit e já estava!

Tirar a correia implica mexer no tensor e posso desafinar alguma coisa, tenho medo de estragar a bomba de água.
Vou proteger tudo com plástico e ponho um pano por cima, para prevenir. Não tenhas medo não desafinas nada..
Vou tentar desapertar o tubo primeiro pela ligação ao radiador da EGR, tapar com o dedo até colocá-lo num garrafão de 5l, e deixar aquilo deitar à vontade o que anda por ali na tubagem.

Tu preferes drenar para o processo de purga ser mais eficaz ou para evitar que saia jorros de água que sujem o motor ali à volta? Para que não salte liquido para onde não deve e vá danificar depois mais tarde algo...
Se decidir drenar o radiador, preciso de drenar o bloco também, como refere o TIS? Nop
Tu retiras ou desapertas (alivias) os parafusos de purga?
Só aliviar os dois traseiros (chaufagem) tens de retirar os outros 3:
1-AGR (radiador)
2-Termo EGR (aqui não sai liquido)
3-Purgador retorno junto à EGR

O TIS refere que, depois de se apertar os parafusos de purga do vaso de expansão e do tubo de retorno, deve-se atestar o vaso de expansão até à face do bocal (Fill ET with coolant up to edge).
Mas, quando der a chave com o vaso expansão aberto, o liquido não vai saltar para fora? Quando meteres a trabalhar o bocal tem de estar fechado depois dos "procedimentos" é que o vais abrir
Antes disso, o esquema refere que tenho de fechar os parafusos de purga do termostato da EGR e do sistema de aquecimento e AC, sem que apareça por lá liquido. Nestes sítios só aparece liquido quando a bomba de água funcionar, não é? Sim por isso tens de desactivar a ventilação no módulo e meteres a temperatura interior para o maximo
Se decidir não drenar o radiador, passo logo para este passo?:
Imagem

Nop, tens sempre de purgar o radiador e sistema todo conforme descrito atrás esses são os passos finais da purga e confirmação
É possível comprar o tubo sem ser na BMW?
Talvez mas não te metas em aventuras (depois há diferenças e fugas já tu tens agora) e esquce o material da marca que enumeras abaixo
Pergunto isto porque fui a uma loja de peças aqui perto de mim, e eles andaram lá a ver no catálogo (só soube no final que era MC-Metalcaucho) e nos esquemas não aparece qualquer tubo (nem juntas) relacionado com o sistema da EGR. O vendedor teve de ligar para um concessionário BMW para me poder dar um preço e não foi simpático: quase 20€ com IVA!!!! :shock:

Cumps,

Responder

Voltar para “Mecanica”