aquecimento motor

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: aquecimento motor

Mensagem por JOFIMO »

l_brito Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:
l_brito Escreveu:Aproveito ja para perguntar uma coisa, e para nao estar abrir outro topico.
Eu ja reparei que por vezes a manete das mudancas fica com mais folga, tipo quando metemos em ponto morto, se andar ex.5cm para o lado por vezes anda o dobro.
Sei que a minha embreagem ja nao anda muito boa, mas acho que nao tem a ver com essa folga. (penso eu)... Aquilo da para apertar a manete das mudancas? Parece que esta com alguma folga.
Acho que isso tem a ver com as molas de recuperação da alavanca das mudanças, nada a ver com cx ou embraiagem.
Digo eu de que...

jmcdpereira

Entao e como eu vejo isso amigo? Onde se situa essas molas, e de fácil acesso e instalação?!
Boas l_brito não são as molas, mas sim os casquilhos de borracha do sector (alavanca e barra) mais os freios, vê no link anaexo o que precisas susbtituir.
http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=25&fg=05
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

l_brito Escreveu:Boas pessoal, estou mt contente por estar de volta, a vida profissional nao me deu tempo e por isso estive mais ausente.
Entao e como mensionei, nem tive tempo para ir com o carro a oficina para ver o defeito do aquecimento.
Pois ao fim de um longo tempo sem andar a serio, este fim de semana como ja estou em casa fui dar uma volta, e qual o meu espanto quando acelarei para ultrapassar um carro, o ponteiro da temperatura comecou logo a subir.
Resultado cada vez que aperto mais com ele, o ponteiro sobe. Fui a uma oficina um mecanico serio, nao na bmw, mas e de confianca. E ele detectou-me que o termostato esta lixado bem como o radiador. :(
Agora amigos em relacao ao orcamento, digam-me se esta fora ou nao.

Substituir o termostato mais o ring, mais uma valvula qualquer e o radiador. 420€ sem iva e com mao de obra.

Ou seja o radiador, de origem ficava em 360 e tal euros se nao estou em erro, na concorrencia custa 190€
Mais o o termostato 30 e poucos euros.

Que me dizem?
Eu escolhi obvio o da concorrencia, fica mais em conta, mas acham que faco bem?
Viva , não está mal de preço.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

l_brito
Membro Juvenil
Registado: 05 fev 2008, 10:14
O meu Carro:: bmw 525tds E-39

Mensagem por l_brito »

Entao e como eu vejo isso amigo? Onde se situa essas molas, e de fácil acesso e instalação?![/quote]
Boas l_brito não são as molas, mas sim os casquilhos de borracha do sector (alavanca e barra) mais os freios, vê no link anaexo o que precisas susbtituir.
Jofimo como assim quais são essas peças? Dos freios? Achas que e de fácil substituição e acesso, da para fazer em casa?

Cumps.[/quote]
cumprimentos

se eu conseguia viver sem um bmw, conseguia, mas nao era a mesma coisa...

meu carro
bmw 525tds E-39

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

JOFIMO Escreveu:
l_brito Escreveu:Boas pessoal, estou mt contente por estar de volta, a vida profissional nao me deu tempo e por isso estive mais ausente.
Entao e como mensionei, nem tive tempo para ir com o carro a oficina para ver o defeito do aquecimento.
Pois ao fim de um longo tempo sem andar a serio, este fim de semana como ja estou em casa fui dar uma volta, e qual o meu espanto quando acelarei para ultrapassar um carro, o ponteiro da temperatura comecou logo a subir.
Resultado cada vez que aperto mais com ele, o ponteiro sobe. Fui a uma oficina um mecanico serio, nao na bmw, mas e de confianca. E ele detectou-me que o termostato esta lixado bem como o radiador. :(
Agora amigos em relacao ao orcamento, digam-me se esta fora ou nao.

Substituir o termostato mais o ring, mais uma valvula qualquer e o radiador. 420€ sem iva e com mao de obra.

Ou seja o radiador, de origem ficava em 360 e tal euros se nao estou em erro, na concorrencia custa 190€
Mais o o termostato 30 e poucos euros.

Que me dizem?
Eu escolhi obvio o da concorrencia, fica mais em conta, mas acham que faco bem?
Viva , não está mal de preço.
Cumps.

o facto de o radiador ser da concorrencia nao faz mal pois nao? Se calhar pode e nao durar tanto sei la. em relação ao preço tem muita diferença.
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

l_brito Escreveu:Entao e como eu vejo isso amigo? Onde se situa essas molas, e de fácil acesso e instalação?!
Jofimo como assim quais são essas peças? Dos freios? Achas que e de fácil substituição e acesso, da para fazer em casa?

Cumps.[/quote][/quote]
Tem se se fazer no elevador e baixar a caixa para se trabalhar melhor, peças nºs 3 (verificar) 5-6-12-13.
Cumps.

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

Obrigado jofimo.
diz-me uma coisa, de eu quiser mandar vir estas peças directo da bmw ha algum site especifico para isso? Como os preços são em conta nao queria ir a concorrencia.
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

l_brito Escreveu:Obrigado jofimo.
diz-me uma coisa, de eu quiser mandar vir estas peças directo da bmw ha algum site especifico para isso? Como os preços são em conta nao queria ir a concorrencia.
Nem existem na concorrência com as "part number" mandas vir de Castelo Branco ou dás lá um salto não estás assim tão longe, mas é melhor encomendares 1º porque não têm em stock de certeza e de Espanha são dosi dias a chegar.

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

Boas amigos, hoje estou um pouco apreencivo e fui mudar entao o radiador e termostato, esta tudo revisto.
Meteram o radiador, o termostato mais o ring anticongelante a bomba de agua esta nova. Tudo revisto e bom, o mecanico esperimentou o carro e sempre prego na chapa, e portou-se bem. Ele gosta de esperimentar o carro em autoestrada que e onde se da mais velocidade e o motor vai com mais rotacao. Entao ele entrou (para quem conhece, o amigo Jofimo deve conhecer) entrou na auto estrada na saida da zona industrial do fundao, e subiu o tunel e saiu em castelo novo. Tem uma subida acentuada, para o tunel, e deu ai nesse local ja vinha um certo tempo a 180klm/h e a subir, e o ponteiro da temperatura comecou a subir um pouco nao chegou ao vermelho mas subiu minimamente.
Em cidade e tudo mais nao sobe mas ali, aconteceu. Comentou que talvez tivesse levado um aquecimento e que tenha queimado a junta ou a cabeca rachada. A pressao dos tubos esta normal, nao estao rijos que nem uma pedra.
Como poderei saber?!

A minha questao tb quando me deu o carro andaram a ver e limpar e assim, e tinha uma ficha do lado direito do radiador, tipo uma ficha com pinos quadrada para que serve? E que essa ficha estava desligada, so a ligaram depois. :/
Nao sei se as vezes poderia ainda subir algo por essa ficha desligada.

Outra coisa que reparo ele puxou mesmo por ele, pk as vezes quando acelarava ele deitava um pouco de fumo negro e agora esta limpo nao deita carvao. :-)

O meu problema e mesmo esse como poderia saber se esta tudo bem?
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

l_brito Escreveu:Boas amigos, hoje estou um pouco apreencivo e fui mudar entao o radiador e termostato, esta tudo revisto.
Meteram o radiador, o termostato mais o ring anticongelante a bomba de agua esta nova. Tudo revisto e bom, o mecanico esperimentou o carro e sempre prego na chapa, e portou-se bem. Ele gosta de esperimentar o carro em autoestrada que e onde se da mais velocidade e o motor vai com mais rotacao. Entao ele entrou (para quem conhece, o amigo Jofimo deve conhecer) entrou na auto estrada na saida da zona industrial do fundao, e subiu o tunel e saiu em castelo novo. Tem uma subida acentuada, para o tunel, e deu ai nesse local ja vinha um certo tempo a 180klm/h e a subir, e o ponteiro da temperatura comecou a subir um pouco nao chegou ao vermelho mas subiu minimamente.
Em cidade e tudo mais nao sobe mas ali, aconteceu. Comentou que talvez tivesse levado um aquecimento e que tenha queimado a junta ou a cabeca rachada. A pressao dos tubos esta normal, nao estao rijos que nem uma pedra.
Como poderei saber?!

A minha questao tb quando me deu o carro andaram a ver e limpar e assim, e tinha uma ficha do lado direito do radiador, tipo uma ficha com pinos quadrada para que serve? E que essa ficha estava desligada, so a ligaram depois. :/
Nao sei se as vezes poderia ainda subir algo por essa ficha desligada.

Outra coisa que reparo ele puxou mesmo por ele, pk as vezes quando acelarava ele deitava um pouco de fumo negro e agora esta limpo nao deita carvao. :-)

O meu problema e mesmo esse como poderia saber se esta tudo bem?
Viva l_brito, conheço perfeitamente o trajecto, e o que aconteceu na temperatura nesse motor é perfeitamente normal, o sistema de refrigeraçõa dos M51 é diferente por ex dos M47/M57, etc. como isso faz oscilar as temperaturas no circuito e claro no "manómetro" da temperatura, se andares alguma vez num Range Rover (P38) 2.5 DSE acontece exactamente a mesma coisa ou pior (aquecem muito) se os tubos estão com pressão normal esquece o que ele comentou em relação à junta da cabeça, só se começar a gastar liquido.....a ficha quadrada que falas é do interruptor do termoestato do ar condicionado, no teu motor acho que deves ter especial atenção ao vaso de expansão e à tampa do mesmo, (já alguma vez substituiste a tampa? mete sempre original), de resto as pequenas oscilações no manómetro são normais, se não perder liquido e não chegar o ponteiro ao encarnado (ou perto) de certeza estará tudo bem.
Cumps.

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

Boas jofimo, eu vi logo que conhecias esse trajecto. E como este meu amigo me deixou mais contente hoje. estava a ficar assustado. Ainda bem que e normal. Mas nunca tinha reparado mas se calhar depende do pezinho. os tubos estao com pressão normal, na outra vez ficavam rijos que nem uma pedra isto em 2007 antes de resolver meter o motor.
Estavas a referir ao vaso onde se mete o líquido para a água? Essa tampa nunca a substitui mas parece-me que vedado bem. Entao agora tenho e especial atencao ver se nao perde líquido refrigerante nao e? Confesso que ja desceu um bocado, mas deve ter sido o que encheu os tudos e etc. tenha na factura 3 garrafas de 1,5 litros salvo erro. como foi tudo tirado etc que o carro tinha água, acredito que foi o que encheu a tubagem que desceu um pouco. penso eu de que...

Obrigado amigo jofimo sempre pronto ajudar e a comentar.
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

l_brito Escreveu:Boas jofimo, eu vi logo que conhecias esse trajecto. E como este meu amigo me deixou mais contente hoje. estava a ficar assustado. Ainda bem que e normal. Mas nunca tinha reparado mas se calhar depende do pezinho. os tubos estao com pressão normal, na outra vez ficavam rijos que nem uma pedra isto em 2007 antes de resolver meter o motor.
Estavas a referir ao vaso onde se mete o líquido para a água? Essa tampa nunca a substitui mas parece-me que vedado bem. Entao agora tenho e especial atencao ver se nao perde líquido refrigerante nao e? Confesso que ja desceu um bocado, mas deve ter sido o que encheu os tudos e etc. tenha na factura 3 garrafas de 1,5 litros salvo erro. como foi tudo tirado etc que o carro tinha água, acredito que foi o que encheu a tubagem que desceu um pouco. penso eu de que...

Obrigado amigo jofimo sempre pronto ajudar e a comentar.
Boas, o caso do tampão não é so vedar bem é também explusar a pressão quando é demasiada (funciona no max a 1,4bar), para pores o liquido a nível faz assim:
-Quando tiveres o motor à temperatura normal, mete a temperatura da chaufagem no maximo um bocado, para o liquido circular por todo o sistema, quando arrefecer já podes ver se está a nivel ou precisa de liquido.
Cumps.

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

como assim jofimo? desculpa a minha ignorancia mas nao percebi mt bem.
deixa-me ver, meto o carro a trabalhar quando o ponteiro chegar ao meio ( temperatura normal) ligo a chaufagem no maximo um bocado. e preciso a quantos graus? nao tem importancia?
depois deixo o carro arrefecer e depois? o liquido vai subir ou descer mais? quanto ao nivel, nunca soube mt bem onde e, fazia quase cheio. pois nao vejo nenhuma marca, so la dentro do mesmo vaso, tipo uma marcacao (tipo rampa).
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

boas,

eu posso garantir que todos os E39, e todos sem expeção, e seja com que motor for, não podem sem circunstancia alguma, ter o ponteiro da temperatura a passar do meio.

isso acontecia com os E34, mas com os E39 a bmw acabou com as oscilações no ponteiro, portanto ele só tem é que subir, e nunca em circunstancia alguma tem que passar do meio, garanto-te que se isso acontece, alguma coisa não está bem.

eu tambem tenho um 525tds e ele nem que vá com o pedal no fundo com o AC ligado e tudo e mais alguma coisa, durante o tempo que for preciso, passa do meio, não tem que passar.

por isso volto-te a frisar, se o ponteiro passa do meio, então garanto-te algo não está bem, e podes confirmar isso indo à bmw e pedindo para falar com um mecanico, e isto que eu te disse vão te dizer eles seja em que oficina bmw for.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

marco pires Escreveu:boas,

eu posso garantir que todos os E39, e todos sem expeção, e seja com que motor for, não podem sem circunstancia alguma, ter o ponteiro da temperatura a passar do meio.

isso acontecia com os E34, mas com os E39 a bmw acabou com as oscilações no ponteiro, portanto ele só tem é que subir, e nunca em circunstancia alguma tem que passar do meio, garanto-te que se isso acontece, alguma coisa não está bem.

eu tambem tenho um 525tds e ele nem que vá com o pedal no fundo com o AC ligado e tudo e mais alguma coisa, durante o tempo que for preciso, passa do meio, não tem que passar.

por isso volto-te a frisar, se o ponteiro passa do meio, então garanto-te algo não está bem, e podes confirmar isso indo à bmw e pedindo para falar com um mecanico, e isto que eu te disse vão te dizer eles seja em que oficina bmw for.

ps- a rampa que vez dentro do depósito tem que estar completamente tapada, a partir do momento em que a rampa fica à vista, o aviso dispara no painel.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

marco pires Escreveu:
marco pires Escreveu:boas,

ps- a rampa que vez dentro do depósito tem que estar completamente tapada, a partir do momento em que a rampa fica à vista, o aviso dispara no painel.

hum. estranho, nunca vi aviso nenhum. mesmo quando nao teve uma vez que a deitou fora, nao vi nenhum aviso no painel. o meu nao deve ter essa funcao. :?
ele tb nunca passou marco pires mas desta o mecanico disse que subiu ligeiramente. :scary que estara mal agora?
como disse os tubos estao normais.
falta um pouco de liquido mas foi quando encheu os tubos, penso eu. :rezar
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

Responder

Voltar para “Série 5”