Alteração do funcionamento após repro

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

pms10523
Membro Iniciado
Registado: 15 mar 2010, 11:11
O meu Carro:: BMW 118d - 2008/08

Alteração do funcionamento após repro

Mensagem por pms10523 »

Bom dia a todos,

Este mês fiz uma repro ao meu 118D (E87) ao fim dos 50.000km e passou dos 143cv para 177,4cv; de acordo com o resultado do banco de ensaios. A repro consistiu na modificação das variáveis de controlo da centralina, sem alteração de peças ou introdução de hardware. O carro realmente ganhou uma nova vida ... posso dizer que agora é um 120D! ;)
No entanto foi-me dito que o start&stop deixaria de funcionar durante um dia, mas que voltaria tudo ao normal (Pergunto-me porquê? Alguem sabe a razão?). De facto isso aconteceu e ao fim do dia o carro já se desligava e ligava automaticamente. Porém, apesar de só ter feito uns 300km após a repro verifico que o comportamento do start&stop não é o mesmo; o carro já não se desliga com a mesma frequência. Desliga-se menos, o que me leva a pensar o que poderá estar a acontecer. Pelo que entendo esta funcionalidade do carro olha para várias variáveis de funcionamento, pelo que me pergunto se a temperatura dos gases à saida dos escape estão altos?

Alguêm pode dar-me alguma explicação/teoria acerca disto? Gostaria também de saber se os injectores do carro são os mesmos que os do 120D.

Obrigado
Pedro :lovebmw

G3N3515
Membro Juvenil
Registado: 09 nov 2011, 23:12
O meu Carro:: BMW s1 E87

Re: Alteração do funcionamento após repro

Mensagem por G3N3515 »

Em relação ao start stop desconheço!

Os injectores do 120 são diferentes!

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

O mais certo é a bateria já estar mais desgastada e isso provocar menos "desligamentos", sem qq relação com a repro.
Imagem

pms10523
Membro Iniciado

Mensagem por pms10523 »

Até pode ser da bateria, mas coincidência (ou não) os "desligamentos" menos frequentes só começaram após a repro!!! Mas o start&stop olha para vários factores, como por exemplo a temperatura do motor (de entre outros). Vocês acham que poderá haver alterações na temperatura do motor, ou outro "side effect"?

Obrigado!

sarrico320
Membro Junior
Registado: 08 jul 2011, 18:14
O meu Carro:: e91 20d

Mensagem por sarrico320 »

É normal que a temperatura do motor seja ligeiramente mais alta com a repro, mas nada de preocupante, daí o pessoal costumar meter um intercooler maior para conpensar.

mplm
Membro Iniciado
Registado: 15 abr 2011, 04:25
O meu Carro:: BMW 123d E82 2008/06

Mensagem por mplm »

Estava a ver se achava as variáveis de entrada para o star and stop.

Neste livro fala sobre o assunto no capitulo 25 Integrated Starter Alternator, mas a versão que tenho em pdf não tem este capitulo.

Handbook of Automotive Power Electronics and Motor Drives
Edited by Ali Emadi
Illinois Institute of Technology Chicago, Illinois, U.S.A.

Ocr4m
Membro Junior
Registado: 10 out 2010, 04:20
O meu Carro:: BMW E93 330i N53B30-O0

Mensagem por Ocr4m »

Confirmo exactamente o que se passou, quando fiz a minha! Até cheguei a ligar ao reprogramador a perguntar se não tinha desligado o sistema (que até lhe agradecia) mas a resposta foi que o sistema não tinha sido tocado! Passado uns dias voltou tudo ao normal!
Ex-Tii réplica E87 116d 2011-2012 viewtopic.php?f=104&t=55122
E93 330i on the run 12/2012- viewtopic.php?f=103&t=61629

No nitro, no turbo, simple BMW power!!!

SteVen7
Membro Gold
Registado: 22 jul 2008, 00:48
O meu Carro:: 118d VC Power

Mensagem por SteVen7 »

É no minimo estranho... nunca tive desses problemas e passei de 143 para 200
Imagem

ReproDay Aberto - Mais info por MP

pms10523
Membro Iniciado

Mensagem por pms10523 »

Hoje, ao fim de semana e meia, o start&stop a funcionar na frequência "normal". A malta da repro diz que isto é normal e que ao fim de algum tempo tudo volta ao normal (apesar de confessarem não saberem o verdadeiro motivo por que isto acontece).
SteVen7 Escreveu:É no minimo estranho... nunca tive desses problemas e passei de 143 para 200
A malta da repro disse-me que com a alteração de controlo do carro, estavam garantidos 177cv (no mínimo), mas que alguns carros poderiam ter mais. No ensaio que vi de um carro igual ao meu (118D 143cv de 2008) tinham tido um resultado final de 189cv. Infelizmente na altura não me ocorreu perguntar o porque desta diferença, pois segundo entendo as variaveis que alteraram na repro da centralina são iguais para todos os veiculos. Alguêm sabe o porquê?

No entanto devo dizer-vos que a curva do binario ficou magnífica ... o carro está sempre a debitar potência num intervalo largo de rotações do motor, sem que haja grande atenuação. Isto traduz uma sensação fantástica na condução!!! Não concordam?! :wink1

Abraço atodos

dp123d
Membro Junior
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Mensagem por dp123d »

o meu start and stop foi desligado na repro. nao gramo o sistema nem acho saudavel e como nao queria andar sempre a ligar e desligar o botao ficou desligado e ta feito. quer dizer, um gajo faz uma auto-estrada toda a 200 ou mais e depois para no transito por alguma razão e o menino desliga-se...grande saude que dá ao turbo e restantes componentes... ficou desligadinho e ta mt bem assim!

SteVen7
Membro Gold

Mensagem por SteVen7 »

pms10523 Escreveu:Hoje, ao fim de semana e meia, o start&stop a funcionar na frequência "normal". A malta da repro diz que isto é normal e que ao fim de algum tempo tudo volta ao normal (apesar de confessarem não saberem o verdadeiro motivo por que isto acontece).
SteVen7 Escreveu:É no minimo estranho... nunca tive desses problemas e passei de 143 para 200
A malta da repro disse-me que com a alteração de controlo do carro, estavam garantidos 177cv (no mínimo), mas que alguns carros poderiam ter mais. No ensaio que vi de um carro igual ao meu (118D 143cv de 2008) tinham tido um resultado final de 189cv. Infelizmente na altura não me ocorreu perguntar o porque desta diferença, pois segundo entendo as variaveis que alteraram na repro da centralina são iguais para todos os veiculos. Alguêm sabe o porquê?

No entanto devo dizer-vos que a curva do binario ficou magnífica ... o carro está sempre a debitar potência num intervalo largo de rotações do motor, sem que haja grande atenuação. Isto traduz uma sensação fantástica na condução!!! Não concordam?! :wink1

Abraço atodos
As variavéis são as mesmas sim porque têm todos a mesma centralina mas a maneira e a forma como são modificadas é que distinguem os chipadores da esquina dos chipadores de renome e quero com isto explicar a diferença do teu ter 177cv e no outro 189cv ;)

Isto simplesmente não é abrir o file meter x, y e z no campo a, b, c como se tratasse de preencher um formulario. Para cada X parametro, corresponde Y resultado diferente, isto depois multiplicado por n variaveis lol
Última edição por SteVen7 em 18 mai 2012, 13:56, editado 2 vezes no total.
Imagem

SteVen7
Membro Gold

Mensagem por SteVen7 »

dp123d Escreveu:o meu start and stop foi desligado na repro. nao gramo o sistema nem acho saudavel e como nao queria andar sempre a ligar e desligar o botao ficou desligado e ta feito. quer dizer, um gajo faz uma auto-estrada toda a 200 ou mais e depois para no transito por alguma razão e o menino desliga-se...grande saude que dá ao turbo e restantes componentes... ficou desligadinho e ta mt bem assim!
Até me "dói" só em pensar... o típico é desligar-se nas portagens para quem nao tenha via verde...
Imagem

pms10523
Membro Iniciado

Mensagem por pms10523 »

SteVen7 Escreveu: As variavéis são as mesmas sim porque têm todos a mesma centralina mas a maneira e a forma como são modificadas é que distinguem os chipadores da esquina dos chipadores de renome e quero com isto explicar a diferença do teu ter 177cv e no outro 189cv ;)

Isto simplesmente não é abrir o file meter x, y e z no campo a, b, c como se tratasse de preencher um formulario. Para cada X parametro, corresponde Y resultado diferente, isto depois multiplicado por n variaveis lol
Por aquilo que estas a dizer, segundo entendo, após análise dos dados da programação original do meu carro pode ter uma repro diferente de outro carro igual, como por exemplo este dos 189cv. Certo? Se assim for pergunto-me de qual terá sido o criterio! De facto e de acordo com aquilo que dizes a malta que fez a repro disse-me que esta repro apenas seria para dar um pouco mais de animo ao carro (para uma ultrapassagem ou durante uma subida), pois de outra forma poderiamos comprometer os injectores e criar um aumento consideravel da temperatura na formação dos gases. De facto esta repro não tornou o meu carro noutro de gama mais potente, mas posso garantir que o "vitaminou" para quando preciso de um pouco mais de acelerador!
Este reprogramador fez a mesma intervenção num 320d de um familiar e ao fim de 70.000km o carro não deu qualquer problema (e note-se que o condutor gosta de andar depressa :D )

SteVen7
Membro Gold

Mensagem por SteVen7 »

Claro! Não ha repros "iguais"... se assim fosse, bastava um reprogramar um carro e depois vendia ao desbarato o ficheiro para toda a gente... era uma boa maneira de acabar com a picardia entre as pessoas, ao menos assim andavam todos os mesmos! LOL
Imagem

pms10523
Membro Iniciado

Mensagem por pms10523 »

Lol ... faz sentido!!!! :lol1

Responder

Voltar para “Série 1”