aquecimento motor

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: aquecimento motor

Mensagem por JOFIMO »

No coments...
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

JOFIMO Escreveu:No coments...

:?: :?:
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

marco pires
Moderador do Fórum

l_brito Escreveu:
marco pires Escreveu:
marco pires Escreveu:boas,

eu posso garantir que todos os E39, e todos sem expeção, e seja com que motor for, não podem sem circunstancia alguma, ter o ponteiro da temperatura a passar do meio.

isso acontecia com os E34, mas com os E39 a bmw acabou com as oscilações no ponteiro, portanto ele só tem é que subir, e nunca em circunstancia alguma tem que passar do meio, garanto-te que se isso acontece, alguma coisa não está bem.

eu tambem tenho um 525tds e ele nem que vá com o pedal no fundo com o AC ligado e tudo e mais alguma coisa, durante o tempo que for preciso, passa do meio, não tem que passar.

por isso volto-te a frisar, se o ponteiro passa do meio, então garanto-te algo não está bem, e podes confirmar isso indo à bmw e pedindo para falar com um mecanico, e isto que eu te disse vão te dizer eles seja em que oficina bmw for.

ps- a rampa que vez dentro do depósito tem que estar completamente tapada, a partir do momento em que a rampa fica à vista, o aviso dispara no painel.

hum. estranho, nunca vi aviso nenhum. mesmo quando nao teve uma vez que a deitou fora, nao vi nenhum aviso no painel. o meu nao deve ter essa funcao. :?
ele tb nunca passou marco pires mas desta o mecanico disse que subiu ligeiramente. :scary que estara mal agora?
como disse os tubos estao normais.
falta um pouco de liquido mas foi quando encheu os tubos, penso eu. :rezar
se não te dá indicação de liquido da refrigeração baixo, é porque não tem essa função.

a razão de ele passar do meio pode ser muita coisa, e se tudo estiver bem ao nivel do sistema, então pode sera junta da cabeça do motor, ou até a própria cabeça estalada.

nesse caso consome o liquido da refrigeração e o motor aquece mais que o normal, tenta ver se está a passar agua para o oleo do motor, é que se o sistema de refrigeração foi abastecido e foram feitos os procedimentos normais(purga), e depois rectificado o nivel depois da purga, nada o nivel não tinha que baixar.

o sistema de refrigeração é estanque e não tem que baixar o nivel se tudo estiver bem, num carro com tudo ok nunca é necessário reabastecer o nivel, a baixa do nivel do liquido de refrigeração é quase residual ao fim de 2 ou 3 anos por exemplo.

portanto, se o ponteiro da temperatura passa do meio e o liquido da refrigeração baixa(confirma contudo se o procedimento de reabastecimento foi feito correctamente, nomeadamente a purga), e não está a verter para o chão, então o liquido tem que estar a ir para algum lado.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

l_brito
Membro Juvenil
Registado: 05 fev 2008, 10:14
O meu Carro:: bmw 525tds E-39

Mensagem por l_brito »

se não te dá indicação de liquido da refrigeração baixo, é porque não tem essa função.

a razão de ele passar do meio pode ser muita coisa, e se tudo estiver bem ao nivel do sistema, então pode sera junta da cabeça do motor, ou até a própria cabeça estalada.

nesse caso consome o liquido da refrigeração e o motor aquece mais que o normal, tenta ver se está a passar agua para o oleo do motor, é que se o sistema de refrigeração foi abastecido e foram feitos os procedimentos normais(purga), e depois rectificado o nivel depois da purga, nada o nivel não tinha que baixar.

o sistema de refrigeração é estanque e não tem que baixar o nivel se tudo estiver bem, num carro com tudo ok nunca é necessário reabastecer o nivel, a baixa do nivel do liquido de refrigeração é quase residual ao fim de 2 ou 3 anos por exemplo.

portanto, se o ponteiro da temperatura passa do meio e o liquido da refrigeração baixa(confirma contudo se o procedimento de reabastecimento foi feito correctamente, nomeadamente a purga), e não está a verter para o chão, então o liquido tem que estar a ir para algum lado.[/quote]

como e isso feito a purga? isto e do tipo ja baixou um pouco dessa rampa do vaso, calculo que isso foi feito mal, pois o carro ainda andou pouco acelarado e um facto mas pouco. nao desaparecia assim tao depressa pois nao?
foi verificado a bomba de agua e esta boa, estava nova, mudaram o radiador e o termostato mais o ring. por isso esta tudo ok.
o que mais me entrigou foi o facto de dizer que a 180kl/h um bocado e era a subir ele comecou ligeiramente a subir o ponteiro. hoje fui verificar a agua (anticongelante) e vi que tinha a baixo do nivel. o meu espanto e que a propria tampa do vaso nao estava apertada na totalidade. :shock:

agora nao sei que fazer... :humm :think
cumprimentos

se eu conseguia viver sem um bmw, conseguia, mas nao era a mesma coisa...

meu carro
bmw 525tds E-39

marco pires
Moderador do Fórum

vê este tópico:

http://forum.bmwpt.com/viewtopic.php?t= ... fc5a51626f

para purgar tens uma pequena peça de plástico junto ao depósito(a vermelho), vê aqui:

Imagem

o meu depósito é diferente deste, não sei se o teu é igual, mas de qualquer forma deve ter lá a peça para fazer a purga, se não tiver espera que o JOFIMO de diga onde está localizado.
tens é que tirar a peça fora(cuidado para não partires, aquilo é em plástico frágil), e deixares o carro a trabalhar, quando começar a sair agua é sinal que o ar já saiu todo.
entretanto vai sempre rectificando o nivel no depósito para não ir ficando abaixo do limite.

findo isto o nivel no depósito deve ficar como está e pronto, se ele continuar a baixar dia após dia, então tens mesmo algo de mais grave.

experimenta fazer isto primeiro, já tambem disseste que a tampa não estava bem apertada convem despistar esta situação, se continuar na mesma então tens que ver isso.

nunca deixes é em circunstancia alguma a temperatura chegar ao vermelho, isso não.
[email protected]

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

marco pires Escreveu:vê este tópico:

http://forum.BMW.com/viewtopic.php?t=62 ... fc5a51626f

para purgar tens uma pequena peça de plástico junto ao depósito(a vermelho), vê aqui:

Imagem

o meu depósito é diferente deste, não sei se o teu é igual, mas de qualquer forma deve ter lá a peça para fazer a purga, se não tiver espera que o JOFIMO de diga onde está localizado.
tens é que tirar a peça fora(cuidado para não partires, aquilo é em plástico frágil), e deixares o carro a trabalhar, quando começar a sair agua é sinal que o ar já saiu todo.
entretanto vai sempre rectificando o nivel no depósito para não ir ficando abaixo do limite.

findo isto o nivel no depósito deve ficar como está e pronto, se ele continuar a baixar dia após dia, então tens mesmo algo de mais grave.

experimenta fazer isto primeiro, já tambem disseste que a tampa não estava bem apertada convem despistar esta situação, se continuar na mesma então tens que ver isso.

nunca deixes é em circunstancia alguma a temperatura chegar ao vermelho, isso não.
o meu tambem nao e igual a este, mas tenho que resolver esta situacao para verificar. aquilo da tampa nao estar bem apertada como devia poderia criar alguma coisa? ou nem por isso? eu tinha a nocao que quando e a junta ou a cabeca estalada os tubos ficavam rijos que nem uma pedra. como me aconteceu uma vez, e era a cabeca estalada. agora estao normal, quentinhos ele estao mas estao com a pressao normal. :humm
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Marco o tds não tem esses parafusos plasticos para fazer a purga, e como disseste e bem o ponteiro não deve passar do meio, cá para mim o mecanico encheu isso e foi dar logo a esticadela no carro e ele não purgou bem e aqueceu um pouco.

Eu já fiz essa manutenção, e quando o coloquei a funcionar ao ralenti ele subiu até aos 99º estabilizou e começou a baixar para os 92º (visto nos menus secretos).

O procedimento de enchimento e purga é com o motor desligado mas com a chave na posição 3 colocar a sofagem na velocidade minima mas na temperatura máxima, ir enchendo até ao máximo.

Depois colocar o motor a funcionar, ao ralenti e deixar atingir a temperatura de serviço, dar uns golpes de acelerador às 2000 rpm e verificar no rebordo do depósito de expansão (sem a tampa colocada) se sai um esquicho continuo de liquido refrigerante, se sair aos "soluços" significa que ainda existe ar no circuito.

Verifica em andamento através dos menus secretos se a temperatura não varia entre os 92º -» 102º a puxar por ele.

Se estiver tudo bem o nível baixa ligeiramente após a purga, deixas o motor arrefecer atestas e daí para a frente não deve baixar mais, se baixar é mau sinal.

Já agora como está a viscosa da ventoinha?

Qualquer duvida apita.
Cumpts.

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

525_tds Escreveu:Marco o tds não tem esses parafusos plasticos para fazer a purga, e como disseste e bem o ponteiro não deve passar do meio, cá para mim o mecanico encheu isso e foi dar logo a esticadela no carro e ele não purgou bem e aqueceu um pouco.

Eu já fiz essa manutenção, e quando o coloquei a funcionar ao ralenti ele subiu até aos 99º estabilizou e começou a baixar para os 92º (visto nos menus secretos).

O procedimento de enchimento e purga é com o motor desligado mas com a chave na posição 3 colocar a sofagem na velocidade minima mas na temperatura máxima, ir enchendo até ao máximo.

Depois colocar o motor a funcionar, ao ralenti e deixar atingir a temperatura de serviço, dar uns golpes de acelerador às 2000 rpm e verificar no rebordo do depósito de expansão (sem a tampa colocada) se sai um esquicho continuo de liquido refrigerante, se sair aos "soluços" significa que ainda existe ar no circuito.

Verifica em andamento através dos menus secretos se a temperatura não varia entre os 92º -» 102º a puxar por ele.

Se estiver tudo bem o nível baixa ligeiramente após a purga, deixas o motor arrefecer atestas e daí para a frente não deve baixar mais, se baixar é mau sinal.

Qualquer duvida apita.
Cumpts.
a viscosa da ventoinha, e o que faz rodar a ventoinha nao e? isso esta bom, pois tb ja mudei. tenho que ver isso do refrigerante, eu acredito que tivesse enchido e pronto e depois foi puxar por ele. na factura estao 3 frascos de 1,5litros de refrigerante que levou. na vossa sabedoria acham que e o suficiente?
eu digo, porque como relatei quando o ponteiro subiu a primeira vez, e mandou a agua fora, eu meti com um garrafao de 5litros e levou quase tudo. sobrou para ai 1 litro talvez, mas encheu a tubagem e ao outro dia, tive que meter mais.

nao sei que pensar, nem que dizer...
aquilo que queria sei eu, era nao ter estragado o motor mas... nao sei. como digo a pressao dos tubos estao boas. tenho que aguardar e ver se aquece de novo. :oops:
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

525_tds Escreveu:Marco o tds não tem esses parafusos plasticos para fazer a purga, e como disseste e bem o ponteiro não deve passar do meio, cá para mim o mecanico encheu isso e foi dar logo a esticadela no carro e ele não purgou bem e aqueceu um pouco.

Qualquer duvida apita.
Cumpts.
Errado, esses procedimentos não são para este motor, faz a purga quase automaticamante, pois não tem purgadores...basta meter a temperatura da chaufagem no max. e ventilador no minimo, dar 3 ou 4 gazadas (tampa aberta claro) motor a trabalhar no max 1 min. e depois verificar se o nivel baixa no deposito de expansão e nivelar caso necessário, meter a tampa arrancar o motor e esperar que o termoestato abra.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

jofimo o nosso amigo falou nos menus secretos para ver a temperatura como isso se faz? nao sei como e.
acho que a melhor coisa e la ir a ele (mecanico) e perguntar e fazer esses procedimentose depois tiro conclusoes. tu que conheces a estrada achas que iria aquecer um pouco por isso por nao ter a purga bem feita? mecanico e no fundao tb.
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

JOFIMO Escreveu:

Qualquer duvida apita.
Cumpts.
Errado, esses procedimentos não são para este motor, faz a purga quase automaticamante, pois não tem purgadores...basta meter a temperatura da chaufagem no max. e ventilador no minimo, dar 3 ou 4 gazadas (tampa aberta claro) motor a trabalhar no max 1 min. e depois verificar se o nivel baixa no deposito de expansão e nivelar caso necessário, meter a tampa arrancar o motor e esperar que o termoestato abra.
O que dizes é basicamente o que fiz e disse anteriormente, só acrescentei a parte de estar ao ralenti porque no meu caso o termostato demorou a abrir (talvez por ser novo).

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

uma questao quando sei quando o termostato abre?
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

l_brito Escreveu:uma questao quando sei quando o termostato abre?
Quando passa dos 80º graus, ou pondo a mão no tubo inferior do radiador e ver se está quente, mas o jofimo pode elucidar-te melhor acerca desta questão.

l_brito
Membro Juvenil

Mensagem por l_brito »

ok entao espero pela opiniao do jofimo.
quando voces falam em graus eu fico logo meio... como voces vem isso? no carro nao aparece nada so o ponteiro a subir.
ou sera que ha aqui truques e aparece a temperatura?
cumprimentos

meu carro
bmw 525tds E-39

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

l_brito Escreveu:ok entao espero pela opiniao do jofimo.
quando voces falam em graus eu fico logo meio... como voces vem isso? no carro nao aparece nada so o ponteiro a subir.
ou sera que ha aqui truques e aparece a temperatura?
O termostáto de origem abre aos 80º, mas podes ver através dos menus secretos.

Responder

Voltar para “Série 5”