colector admissao

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adnabaras
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colector admissao

Mensagem por adnabaras »

alguém me pode explicar pq e que existe 8 saidas no colector admissao de um 320d, por exemplo no de 163cv, os buracos retangulares onde estao as borboletas, e os outros restantes buracos q sao redondos. onde vao ter? e qual o seu objetivo?
qual dos 4 entra o ar para admissao?

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esta imagem é de um e46, mas acho q e o mesmo sistema
Pelo prazer de conduzir!

mplm
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Re: colector admissao

Mensagem por mplm »

não consigo ver a imagem!

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Miguel000
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Re: colector admissao

Mensagem por Miguel000 »

Ele só tem 4 entradas! Faltam é peças ao motor da foto que metes-te :lol1
Nomeadamente esta
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Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
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ByB
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Re: colector admissao

Mensagem por ByB »

A questão dele não está respondida....
Para que servem os buracos redondos? E para que servem os rectangulares?
Cumps

ByB

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Miguel000
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Re: colector admissao

Mensagem por Miguel000 »

ByB Escreveu:A questão dele não está respondida....
Para que servem os buracos redondos? E para que servem os rectangulares?
Cumps

ByB
Tens razão sim senhor!
Agora vendo melhor também fiquei sem perceber :think :think
Mas a entrada para os cilidros devem ser as partes rectangulares, até porque é ai que se encontram as borbuletas!
Agora os buracos redondos não estou a ver :think
Será que é o que permite passar o ar para o motor quando as borboletas se encontram totalmente fechadas?
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mplm
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Re: colector admissao

Mensagem por mplm »

Não será o colector de admissão de ar juntamente com a recirculação dos gases de escape!?

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ByB
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Re: colector admissao

Mensagem por ByB »

mplm Escreveu:Não será o colector de admissão de ar juntamente com a recirculação dos gases de escape!?
É uma hipotese.... Mas não vejo ligação com a EGR por ali. Acho que a recirculação dos gases vai para a admissão ainda antes daquele colector. Nos carros antigos, nomedamente a gasolina, sei que há uma pequena entrada de ar adicional que está sempre aberta, que é para ajudar no "arranque a frio".
Cumps

ByB

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durza
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Re: colector admissao

Mensagem por durza »

Basicamente antes de entrar na admissão existe a egr. Esses tais 8 entradas, 4 abertas para baixa rotação, as outras 4 com borboletas é para alta rotação, isto é, admissão variável!

Um exemplo são os turbos de geometria variável, a bmw e porche usam estas borboletas para admissão variável :fixe

cap
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Re: colector admissao

Mensagem por cap »

São tudo condutas de admissão, a ideia é haver swirl nas laterais (que têm as borboletas) e o ar entrar directo nas outras, que entram ao lado dos injectores.
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Miguel000
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Re: colector admissao

Mensagem por Miguel000 »

Então há duas entradas de ar por cilindro?! Uma por cima ao lado do injectores e outra!
é isso?
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cap
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Re: colector admissao

Mensagem por cap »

Exacto. Já o motor 1.4 HDi 16v (92cv) tinha configuração semelhante.. Teoricamente é para combinar as vantagens dos motores 8v (melhores baixas) com as dos 16v (melhores altas). Na minha opinião é uma treta porque só serve mesmo para complicar o desenho do colector. :silenced
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Miguel000
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Re: colector admissao

Mensagem por Miguel000 »

Olha, esta não sabia! Sempre a aprender :D
Também não vejo grande jeito nisso! Principalmente porque o pessoal acaba com o swirl tirando as borboletas e vai tudo acabar no mesmo que uma intake normal.
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mplm
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Re: colector admissao

Mensagem por mplm »

Tem toda a lógica serem todos de admissão de ar!

Será que o facto de estarem nesta posição não terá a ver com a chamada lavagem dos cilindros.

Vi num livro de motores de combustão onde falam da lavagem dos cilindros e figura umas imagens onde a entrada do colector da admissão de ar não ficava no ponto superior do cilindro mas num ponto médio e a admissão de escape ficava no lado oposto.
E outra onde a admissão de ar ficava mesmo por cima do colector de escape.

Dizem que obtinham melhores lavagens com estas arquitecturas.

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