Então, vou tentar dar um contributo:
Umas das diferenças dum diesel de marca branca e outro do mais caro é o índice de cetano (isto pelos visto já é senso comum.
Alguém aqui já tentou puxar pelos neurónios, sobre o porque de um combustivel diesel com maior quantidade de cetano, torna o motor mais sereno e mais silencioso e com uma resposta mais rápida??
Como referi acho eu uns posts para trás, o diesel com indice de cetano superior têm um poder antidetonante inferior, o que altera o ponto de ignição do mesmo (Mantendo tudo o resto igual). Isto significa que o combustível inflama mais cedo e durante mais tempo. O que isto na realidade altera é a pressão do cilindro em função da rotação da cambota.
Bem, uma imagem fala por mil palavras :
A pressão máx do cilindro, acaba por ser inferior com um diesel mais caro (mais cetano), o que se traduz numa perda de pico de potência, mas por outro lado o motor fica mais elástico. Nos vários motores a diesel, o fenomeno é mais visivel nuns que noutros por causa de outras variaveis, olhando para o gráfico tb se conclui que o diesel com mais cetano proporciona arranques a frio melhores.
Já me esquecia, a redução da pressão máxima do cilindro com uma gasóleo caro, é o que origina com que o motor fica mais silencioso e sereno.
Não são só os carros a gasolina que podem ser afinados (Se a Ecu não prever isto) para o combustivel que se coloca, os diesel também podem, mas aqui discutem-se pouco os detalhes (infelizmente). Quem só utiliza combustiveis caros, e anda com carros chipados, podia pedir ao tuner para reduzir o avanço da injecção, para ir de encontro ao combustivel colocado.
Secalhar, é apenas mais um tópico, que vão deixar de escrever.
Eu meto do mais barato do jumbo e bem anda, caraças, ainda tenho mais peak cylinder pressure!!!
Em relação à gasolina, tenho uma Trx 450 onde alterei a compressão para 13:1 (original 12:1) com uns avançoes de ignição nada suaves e nada de detonações, bem rola, sempre de roda no ar, meto gota 98 tb ni jumbo e elas estão lá todas

, o aditivo é o meu acelerador sempre bem enrolado para n criar depósitos.
Encham-me de medo, com os problemas que os gasoils baratos fazem ao sistema de injecção e aos mecanismos de controle de emissões.