Combustíveis normais Vs Ultimate (e afins)

Área de discussão geral

Moderador: Staff

O que é melhor para ti?

Combustível Ultimate (ou similar) ?
82
46%
Combustível normal de marca ?
69
39%
Combustível de hipermercado ?
27
15%

Total de votos: 178

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Re: Combustíveis normais Vs Ultimate (e afins)

Mensagem por David »

marco pires Escreveu:sem estar a gozar ou a por em causa o que dizes, mas não será mais psicológica essa sensação de um melhor rendimento? :think
Não levaria a mal mesmo que colocasses em causa, não levo estas coisas a nivel pessoal :) Quando metia 98, 98 que valia a pena (que agora há pouco), sentia bem o carro mais forte a partir das 4500rpm. é nesta rotação que o 18is tem a abertura de uma valvula que está na admissão que permite um melhor rendimento. é como se a frente do carro levantasse mais que o normal...um puxo mais forte. isso notava-se principalmente com a shell vpower. Atualmente noto mais quando o meto a trabalhar a frio. ele costuma ficar uns segundos com a rotação mais fraca (30segundos se tanto), com a 98 fica praticamente certinho mal dou á chave (em frio, a quente é igual).
Notar que o motor do meu carro foi desenvolvido com gasolinas de maior indice de octanas em mente, a 95 serve bem mas a dita super era a adequada ;)
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

ok amigo David, se tu o dizes e comprovas pessoalmente, quem sou eu para dizer o contrário :wink1

é provável que isso tambem varie de carro para carro, mas acredito que tal como disseste, que os motores bmw se dão muito bem com gasolinas de mais octanas, o pior é o preço :scary
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

eenigma
Membro Iniciado
Registado: 03 abr 2012, 20:57
O meu Carro:: bmw 320d

Mensagem por eenigma »

Eu tenho um e46 320d 136cv de 1998 conta agora com 197.000Km e cerca de 80% dos Km foi com gasoleo dos hipers e a bomba injetora ainda é a de origem........

kikonc30
Membro Juvenil
Registado: 24 fev 2012, 13:08
O meu Carro:: BMW 320d E90 Sport

Mensagem por kikonc30 »

Boas pessoal, não li o tópico todo, não tenho grande paciência para testamentos, no entanto acho importante todos darem o testemunho!

Testei varias marcas de combustível tanto gasolina como diesel em carros e motas!

Quando apareceu a onda do fuel dos hiper andei a abastecer na altura diesel numa Laguna 1.9 dci, resultado ao fim de algum tempo... Injectores ao ar (2!)

Ate pode ter sido coincidência, mas... Nunca mais!!

Não tenho resultados, mas acho que se sente facilmente que os combustíveis premium oferecem mais saúde aos motores, até a frio se sente o motor mais certinho e sereno!

Abraços a todos!
Bayerische Motoren Werke!
________________________________________________________________________________________________________________

Imagem
BMW E90 Sport 163cv

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

eu nao ganho nada em dizer isto, mas por exemplo na mitsubishi strakar em casa, com diesel do caro, ao arranque a frio nota-se a diferença, liga muito melhor...
no mercedes E220 de 2003, que anda em cidade, com diesel normal, depois de 1 mes em cidade, se levar uma puxadela, saí uma nuvem toda preta do escape... parece reprogramado, mas so nesses primeiros metros.. se andar com diesel do caro, nao faz fumo algum em nenhuma ocasiao.
no bmw, fiz o teste logo qnd o comprei, com diesel + caro, num deposito de 50L para os mesmos percursos fez + 70km.

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Então, vou tentar dar um contributo:

Umas das diferenças dum diesel de marca branca e outro do mais caro é o índice de cetano (isto pelos visto já é senso comum.

Alguém aqui já tentou puxar pelos neurónios, sobre o porque de um combustivel diesel com maior quantidade de cetano, torna o motor mais sereno e mais silencioso e com uma resposta mais rápida??

Como referi acho eu uns posts para trás, o diesel com indice de cetano superior têm um poder antidetonante inferior, o que altera o ponto de ignição do mesmo (Mantendo tudo o resto igual). Isto significa que o combustível inflama mais cedo e durante mais tempo. O que isto na realidade altera é a pressão do cilindro em função da rotação da cambota.

Bem, uma imagem fala por mil palavras :

Imagem

A pressão máx do cilindro, acaba por ser inferior com um diesel mais caro (mais cetano), o que se traduz numa perda de pico de potência, mas por outro lado o motor fica mais elástico. Nos vários motores a diesel, o fenomeno é mais visivel nuns que noutros por causa de outras variaveis, olhando para o gráfico tb se conclui que o diesel com mais cetano proporciona arranques a frio melhores.

Já me esquecia, a redução da pressão máxima do cilindro com uma gasóleo caro, é o que origina com que o motor fica mais silencioso e sereno.

Não são só os carros a gasolina que podem ser afinados (Se a Ecu não prever isto) para o combustivel que se coloca, os diesel também podem, mas aqui discutem-se pouco os detalhes (infelizmente). Quem só utiliza combustiveis caros, e anda com carros chipados, podia pedir ao tuner para reduzir o avanço da injecção, para ir de encontro ao combustivel colocado.

Secalhar, é apenas mais um tópico, que vão deixar de escrever.

Eu meto do mais barato do jumbo e bem anda, caraças, ainda tenho mais peak cylinder pressure!!!

Em relação à gasolina, tenho uma Trx 450 onde alterei a compressão para 13:1 (original 12:1) com uns avançoes de ignição nada suaves e nada de detonações, bem rola, sempre de roda no ar, meto gota 98 tb ni jumbo e elas estão lá todas 8) , o aditivo é o meu acelerador sempre bem enrolado para n criar depósitos.

Encham-me de medo, com os problemas que os gasoils baratos fazem ao sistema de injecção e aos mecanismos de controle de emissões.
E= ///M*c²

die46
Membro Gold
Registado: 22 ago 2010, 23:52
O meu Carro:: e46 320d 136cv

Mensagem por die46 »

só um pequeno contributo meu, comparando gasolina 98 normal galp e 98 gforce galp
teste feito na minha scooter (mexida)
velocidade de ponta igual
arranque igual
diferença:
a subir quando tiro punho e volto a enrolar a fundo com a gforce responde logo logo, com 98 normal demora 1segundo, testado na mesma subida, com o motor a mesma temperatura e mesmo percentagem de mistura de óleo.

a nivel de kms feitos nao sei, mas o bom de usar a gforce está apenas em fiabilidade, em vez de trocar o pistao de X em X km, troco de X+2000km ou senao trocar, os segmentos duram mais sem perderem força..

p.s: sei que nao tem nada a ver com carros, mas é o contributo que posso dar e testei :)
Imagem

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Die,

O teu caso é o mesmo, do que já tinha falado anteriormente.

Vou colocar um gráfico, com um teste a 5 tipos de gasolina, e as alterações que provocam a nível de pressão do cilindro.

Imagem

A durabilidade do teu piston, podia estar relacionada com condições de funcionamento em que o motor trabalhava devido as alterações feitas ao motor e combustível colocado.

O que interessa é ter o motor bem afinado para o combustível que estas a usar.

Terá algumas vantagens se bem aproveitada a gasolina cara, mas pelo preço que custa o litro a gasolina, a do jumbo a mim serve-me perfeitamente.
E= ///M*c²

die46
Membro Gold
Registado: 22 ago 2010, 23:52
O meu Carro:: e46 320d 136cv

Mensagem por die46 »

exatamente, a mota foi afinada com 98 gforce, dai ter o rendimento do motor a quase 100%, nao a 100% porque me faltam tirar umas gramas ao cilindro :P
quanto ao elevado valor, apenas é possivel o uso da 98 gforce porque nem 5 litros gasto nela por mês :P
Imagem

kikonc30
Membro Juvenil
Registado: 24 fev 2012, 13:08
O meu Carro:: BMW 320d E90 Sport

Mensagem por kikonc30 »

E já agora a própria BMW aconselha algum tipo de Diesel?
Bayerische Motoren Werke!
________________________________________________________________________________________________________________

Imagem
BMW E90 Sport 163cv

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

die46 Escreveu:exatamente, a mota foi afinada com 98 gforce, dai ter o rendimento do motor a quase 100%, nao a 100% porque me faltam tirar umas gramas ao cilindro :P
quanto ao elevado valor, apenas é possivel o uso da 98 gforce porque nem 5 litros gasto nela por mês :P

Não é umas gramas Die, são umas décimas 8)

A qualidade miníma exigida pelos fabricantes é estipulada por lei (acho eu).
E= ///M*c²

Responder

Voltar para “Discussão Geral”