oleo de motor mais adequado!!
Moderador: Staff
Re: oleo de motor mais adequado!!
Ontem estive numa Oficina BMW.
Onde em conversa com o mecânico falamos deste assunto do óleo do motor.
Ele disse que 5w30 é para esquecer completamente.
Disse-me que usam o 10W60 da Castrol, mas aconselhou-me um óleo melhor e que é usado em competição.
O óleo é da marca Bardahl 10W60 e cada vez mais é usado nesta concessão BMW e o preço pelo que diz não fica muito mais caro que o Castrol.
Este óleo tanto quanto sabe só se vende numa loja algures em Lisboa chamada "Fórmula 81".
Disse que por ser óleo de competição é mais espesso que o Castrol logo acaba por proteger mais as peças do motor.
Na próxima revisão é este óleo que vou por.
Disse-me que usam o 10W60 da Castrol, mas aconselhou-me um óleo melhor e que é usado em competição.
O óleo é da marca Bardahl 10W60 e cada vez mais é usado nesta concessão BMW e o preço pelo que diz não fica muito mais caro que o Castrol.
Este óleo tanto quanto sabe só se vende numa loja algures em Lisboa chamada "Fórmula 81".
Disse que por ser óleo de competição é mais espesso que o Castrol logo acaba por proteger mais as peças do motor.
Então a norma LL04 do óleo sempre não é necessária?
- Pedro_25
- Membro Junior
- Registado: 11 fev 2008, 16:52
- O meu Carro:: E61 LCI
5w30 ou 5w40 é o melhor para os diesel, acreditem....10w60...de competiçao para quê??....andas todos os dias em circuito?SaIbOt Escreveu:Ontem estive numa Oficina BMW.
só nessa concessão é que usam oleo "bardahl" o meu sapo ja teve em pelo menos 3 concessões BMW e todas elas usam e recomendão CASTROL EDGE.
para quem faz uso normal do carro 5w30 ou w40 é o ideal é o recomendado para os diesel.

E61 LCI 2008/03
ex-E87 LCI 2008/03 MB POWER
-
- Membro Juvenil
- Registado: 23 mar 2012, 20:47
- O meu Carro:: BMW 118d
Boas malta,na minha opinião o 10w60 pode ser o melhor oleo para o motor,mas para quem anda com velocidades moderadas e não faz muitos quilómetros diários acho que o 5w30 acaba por ser o indicado.
já não e o 1 mecânico que me diz e este é "chefe" numa oficina bmw, que a bmw "alema" esta a recomendar o uso de oleo 10w60 em motores n47 que segundo eles poderá resolver o problema dos tensores da corrente tao característico nestes motores !!!
outra observaçao que ele fez eque o 10w60 depois de quente tem muito mais pressao de oleo que o recomendado 5w30 ( penso que ele me tenha falado em 1,3b para o 5w30 e 1.8 para o 10w60)
quando voltar a fazer revisão vou para o 10w60 sem duvida , pode ser mais caro, mas caso me venha a solucionar o problema do tensor torna o caro barato.
outra observaçao que ele fez eque o 10w60 depois de quente tem muito mais pressao de oleo que o recomendado 5w30 ( penso que ele me tenha falado em 1,3b para o 5w30 e 1.8 para o 10w60)
quando voltar a fazer revisão vou para o 10w60 sem duvida , pode ser mais caro, mas caso me venha a solucionar o problema do tensor torna o caro barato.
oleo de motor mais adequado!!
E quais as vantagens e desvantagens ao usar um óleo com mais pressão?
E pos 163cv m47? 

O meu está nesta altura a mudar a distribuição e já vai levar óleo Sunoco 10W60.
ghost Escreveu:já não e o 1 mecânico que me diz e este é "chefe" numa oficina bmw, que a bmw "alema" esta a recomendar o uso de oleo 10w60 em motores n47 que segundo eles poderá resolver o problema dos tensores da corrente tao característico nestes motores !!!
Ghost,
Os tão conhecidos problemas da corrente no blocos N47 devem-se unicamente à má qualidade das guias/calhas que evitam que a corrente ganhe trepidação e saia do sítio.
Estas calhas são de plástico!!!! que com uso de óleos menos espessos e com a fricção da corrente (peça metálica nas calhas/guias (peça de plástico), e com os para/arrancas (dependendo da frequência), vão se desgastando naturalmente e permitindo à corrente ganhar mais ondulação e consequentemente ganhar folgas e partir.
O bom óleo vai sem duvida ajudar a prolongar bastante o tempo de vida destes materiais de desgaste, mas mais cedo ou mais tarde o problema voltará a surgir!!
amigo SaIbOt , nao vou contra-argumentar porque não tenho conhecimento tecnico/mecanico para tal, apenas disse oque o mecanico oficial da bmw me transmitiu, penso que para um chefe de secçao tenha alguma credibilidade, provavelmente se fosse ele a responder teria outro tipo de argumentação como nao é fico me por aqui. apenas tentei ajudar o pessoal a tentar melhorar os pontos negativos destes motores .SaIbOt Escreveu:ghost Escreveu:já não e o 1 mecânico que me diz e este é "chefe" numa oficina bmw, que a bmw "alema" esta a recomendar o uso de oleo 10w60 em motores n47 que segundo eles poderá resolver o problema dos tensores da corrente tao característico nestes motores !!!
Ghost,
Os tão conhecidos problemas da corrente no blocos N47 devem-se unicamente à má qualidade das guias/calhas que evitam que a corrente ganhe trepidação e saia do sítio.
Estas calhas são de plástico!!!! que com uso de óleos menos espessos e com a fricção da corrente (peça metálica nas calhas/guias (peça de plástico), e com os para/arrancas (dependendo da frequência), vão se desgastando naturalmente e permitindo à corrente ganhar mais ondulação e consequentemente ganhar folgas e partir.
O bom óleo vai sem duvida ajudar a prolongar bastante o tempo de vida destes materiais de desgaste, mas mais cedo ou mais tarde o problema voltará a surgir!!
edit: sempre pensei que o problema se desse devido ao tensor da corrente e não as guias, mas ouvimos tanta coisa que as tantas nao sabemos em que acreditar !!!
cumps

Caro Ghost não disse isso com qualquer intenção de ataque!!!!
Apenas tentei juntar o útil ao agradável e falar um pouco da minha experiência com esse problema que mencionaste, porque eu o tenho no meu carro, frisando que um bom óleo não evita mas ajuda a prolongar o tempo de vida das peças e assim atrasar o aparecimento desse e de outros problemas.
Tranquilo amigo

Cmpts
claro SaIbOt estamos aqui para nos ajudar mos uns aos outros, não considerei a tua intervenção como um ataque mas como um ponto de vista :palmas
por um lado tambem estou de acordo contigo num ponto, também acho que a mudança de oleo pode nao resolver o problema mas se prolongar a duraçao util das peças ja e um bom motivo para a mudança !!!
cumps
por um lado tambem estou de acordo contigo num ponto, também acho que a mudança de oleo pode nao resolver o problema mas se prolongar a duraçao util das peças ja e um bom motivo para a mudança !!!
cumps
-
- Membro Juvenil
- Registado: 23 mar 2012, 20:47
- O meu Carro:: BMW 118d
Eu tenho um motor recondicionado cor cerca de dois mil quilómetros,mas quando for fazer a revisão vou pedir para meter o 10w60.
- tony ramos
- Membro Junior
- Registado: 20 jul 2010, 20:25
- O meu Carro:: 318ci e46 valvetronic 320d
ja agora para não criar outro topico sera que a gama da galp é boa como a da bp ou da shell sendo todos produtores de carburantes?ja pensei comprar 5w40 da galp :carteira sera que é bom?
tony ramos Escreveu:ja agora para não criar outro topico sera que a gama da galp é boa como a da bp ou da shell sendo todos produtores de carburantes?ja pensei comprar 5w40 da galp :carteira sera que é bom?
Eu tive com galp ultra ls nos ultimos 16000km e a unica razao de queixa sao os 50€/ l :\