Meter linha directa, remover FAP, tirar catalizadores?!?!?!

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Responder
JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Meter linha directa, remover FAP, tirar catalizadores?!?!?!

Mensagem por JPimpao01 »

Depois de ler tanta asneira neste fórum acerca destes assuntos, expliquem a alguns user's o porquê de o fazerem e não só porque é moda!!!

Depois de ler coisas como:

"meti linha e removi FAP, e o carro agora anda sempre em Safe ou a regenerar"

"meti linha e faz muito barulho"

"meti linha e oiço o turbo a descomprimir"

"removi FAP e faz muito fumo"

Expliquem por favor porque raio mexem na linha de escape se depois fazem perguntas?!?!

Eu não sou o mais entendido na matéria, mas tenho noção que se remover a FAP tenho que mexer na electrónica, uma vez que é medida a pressão (penso que seja isto) à entrada e saída da FAP e que se remover a panela final (o que abafa o som do motor) vai ficar a fazer mais barulho!!!

Mexer na linha de escape tem um objectivo e não é só porque está na moda ou para dizer aos amigos que meteram linha para serem os maiores do bairro (sem ofensa...).
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Re: Meter linha directa, remover FAP, tirar catalizadores?!?

Mensagem por Crow »

Normalmente quem mexe na linha de escape é porque tem o carro reprogramado.

No caso dos Diesel turbinados, como sabes tanto os cat´s como a FAP restringem a saida de gases. Essa restrinção resulta num maior aquecimento que acaba por ser prejudicial.

Para quem tem repro puxada e não se preocupar com fumo, o ideal será retirar os cat´s/FAP e deixar a panela final.

Eventualmente para quem tem turbo grande, pode sempre achar necessário aumentar o diametro da linha de escape e trabalhar a panela final (torna-la mais livre mas não em demasia devido ao barulho).

A nivel de rendimento talvez se ganhe qualquer coisa se bem que talvez não seja essa a razão principal mas sim a fiabilidade de alguns componentes mecanicos.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

JPimpao01 Escreveu:Mexer na linha de escape tem um objectivo e não é só porque está na moda ou para dizer aos amigos que meteram linha para serem os maiores do bairro (sem ofensa...).
Infelizmente acontece muito. Tal como acreditar-se em certos mitos urbanos que de científico nada têm e são tidos como certos.
Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Eu até apoio a remoção da FAP quando ela entope, pois o custo da sua substituição geralmente é proibitivo. O problema é que com uma alteração dessas é preciso fazer ajustes na electrónica para ter em conta a ausência da FAP. Caso contrário arrisca-se ter o motor a entrar em safe. Quanto ao catalisador julgo que não passa na IPO se for removido.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

rafias: Passa, até sem FAP passa desde que lá esteja no sitio um cat ou FAP "fake".

Na IPO é apenas medida opacidade. É preciso mesmo muito fumo para chumbar e sem carga não há fumo.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Quando começámos a pensar meter os colectores do M3 no E36 e fazer a linha em inox, fomos a um expert na matéria e falou-nos em medições com água para ver a volumetria de cada saída, para que os gases demorassem todos o mesmo tempo às uniões, bem como a distância ao X-pipe, diâmetros, etc... e vejo que há pessoal que não tem a mínima noção das implicações que é mexer na linha... Se o objectivo é melhorar o rendimento, há várias coisas a ter em conta, dependendo claro consoante as situações se são gasolina ou diesel, turbinados ou não... agora fazer linhas só porque sim e qualquer maneira, para além de prejudicar o ambiente, tem os "efeitos secundários" que foram referidos anteriormente...
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

A "sorte" da maioria é que maioritariamente falamos em carros turbo ou turbodiesel, onde o turbo faz mais que todo o back-pressure necessário e tudo o resto é uma questão de barulho, aspecto e peso.

Em carros a gasolina N/A, a coisa pia bem mais fininho e como dizes, já convém fazer umas poucas de contas.
Imagem

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

No caso dos gasolina pelas experiencias que fiz num PSA que tive, acho que a formula é mais complicada que nos Diesel ou pelo menos os efeitos são bem mais notorios.

Até porque nos gasolina, começamos logo por alterar o colector. Só a alteração de 4-2-1 para 4-1 faz grande diferença!

Responder

Voltar para “Discussão Geral”