BMW X3 E83 2.0 D

Secção para modelos Série X

Moderador: Staff

Humani
Membro Iniciado
Registado: 29 ago 2012, 18:58
O meu Carro:: BMW X3 2.0d E83 LTI

BMW X3 E83 2.0 D

Mensagem por Humani »

Boas amigos,

Sendo proprietário de um X3 E83 2.0D de 150 cv (adquirido à 3 semanas), mas percebendo muito pouco do carro, venho pedir aos proprietários deste óptimo carro se me dão algumas dicas sobre o mesmo. O motor é efectivamente fiável? Há algum cuidado especial a ter com o carro ou algum componente que requeira especial atenção?

Peço-vos ainda se me aconselham alguma oficina para a realização das revisões de manutenção na zona da grande Lisboa.

Obrigado a todos!

Humani
Membro Iniciado

Re: BMW X3 E83 2.0 D

Mensagem por Humani »

Então ninguém é proprietário de um X3 E83??

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Jà fiseste uma procura aqui no Topico? :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Humani
Membro Iniciado

Mensagem por Humani »

germanii Escreveu:Jà fiseste uma procura aqui no Topico? :think
Boas Germani,

As informações que encontrei sobre o X3 são escassas. Ou fiz mal a pesquisa ou então há realmente pouca informação sobre este carro.

CSIMAO
Membro Juvenil
Registado: 17 fev 2012, 20:11
O meu Carro:: BMW E36 318TDS COMPACT

Mensagem por CSIMAO »

Penso que seja o normal de cada carro... deixar aquecer o motor antes de qualquer deslocação, deixar um bocado ao relantim antes de desligar o motor, verificar regularmente o óleo do motor... de resto revisões a tempo e horas numa oficina que perceba de bmw's ou de preferência na bmw conforme o t€mpo... já ouvi falar bem da auto bayern fica em benfica e é oficina bmw...e na próxima revisão devo levar lá o meu ;)

Abraço :lovebmw
BMW E36 318TDS COMPACT ///M
Imagem

Humani
Membro Iniciado

Mensagem por Humani »

CSIMAO Escreveu:Penso que seja o normal de cada carro... deixar aquecer o motor antes de qualquer deslocação, deixar um bocado ao relantim antes de desligar o motor, verificar regularmente o óleo do motor... de resto revisões a tempo e horas numa oficina que perceba de bmw's ou de preferência na bmw conforme o t€mpo... já ouvi falar bem da auto bayern fica em benfica e é oficina bmw...e na próxima revisão devo levar lá o meu ;)

Abraço :lovebmw
Obrigado pela resposta.

Pesquisei neste fórum opiniões sobre oficinas ou parcerias que existissem com oficinas e encontrei a Deustch Motor. Como estão com campanha de check-up e diagnóstico gratuito aproveitei sem hesitar. A opinião que registo após o check-up efectuado é que são atenciosos, competentes e as instalações têm um ar perfeitamente clean. Gostei do atendimento e vou lá voltar para efectuar as seguintes acções (por eles aconselhadas):
- Remover as borboletas;
- Realizar uma limpeza ao carvão acumulado (acusava-me no painel de instrumentos a luz de motor o que indicia gases de escapes elevados);
- Colocação de 3 velas (o diagnóstico acusou necessidade de mudança de velas).

Activaram-me ainda algumas funcionalidades do X3 sem que me fosse cobrada quaisquer importâncias.

Aos proprietários de BMW com o motor 2.0 D de 150 cv posterior a 2006, deixo a seguinte questão, é realmente importante remover as borboletas ou a BMW corrigiu este problema nos motores de 2006?

Obrigado.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Eu tenho um X3 E83 2.0 de 150cv de 07/2005, comprado novo 0km's.

Até agora tem cerca de 140kkm, tem sido só revisões na marca nas datas e kilometragens programadas. Levou o ano passado o termostato da EGR e vai levar agora o termostato de motor. Levou uma pecita de plástico no elevador do vidro traseiro, que se partiu e que não permitia que o vidro fechasse. Por incompetência do centro de IPO, que não o meteu sobre 4 rolos, aquando da inspecção, danificou-se o motor da caixa de transferência.

Levou ainda a tampa do volante aborrachada, comandos dos vidros da frente, gratuitamente na BMW, que se começaram a esfolar prematuramente...

Claro que já anda sem as borboletas há muito, dado que é um 150cv.
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Humani
Membro Iniciado

Mensagem por Humani »

JPimpao01 Escreveu:Eu tenho um X3 E83 2.0 de 150cv de 07/2005, comprado novo 0km's.

Até agora tem cerca de 140kkm, tem sido só revisões na marca nas datas e kilometragens programadas. Levou o ano passado o termostato da EGR e vai levar agora o termostato de motor. Levou uma pecita de plástico no elevador do vidro traseiro, que se partiu e que não permitia que o vidro fechasse. Por incompetência do centro de IPO, que não o meteu sobre 4 rolos, aquando da inspecção, danificou-se o motor da caixa de transferência.

Levou ainda a tampa do volante aborrachada, comandos dos vidros da frente, gratuitamente na BMW, que se começaram a esfolar prematuramente...

Claro que já anda sem as borboletas há muito, dado que é um 150cv.
Obrigado pela opinião! Posso então constatar que é um carro e motor fiável. Pela opinião generalizada que tenho lido sobre as borboletas, vou mesmo avançar com a sua retirada.

Humani
Membro Iniciado

Mensagem por Humani »

Boas a todos, retirei as borboletas e não sinto qualquer diferença no carro. Coloquei ainda leds smd na iluminação interior do carro (plafoniers, bagageira, etc.) e mínimos, aconselhando-o vivamente pois o X3 fica espectacular.

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Obrigado por partilhares ,podias pores uma fotos.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Humani
Membro Iniciado

Mensagem por Humani »

germanii Escreveu:Obrigado por partilhares ,podias pores uma fotos.
Vou tentar tirar este fim de semana algumas fotos para que possam ver como ficou. Entretanto coloquei também a ponteira que a BMW tem para o X3.

Dr.Seymour Butts
Membro Iniciado
Registado: 12 out 2011, 00:31
O meu Carro:: BMW E83 2.0d

Mensagem por Dr.Seymour Butts »

Boas Humanii,

Eu tenho um X3 2.0d, mas ao contrário do teu, não é um M47 (150cv) mas sim o N47 (177cv) de transmissão automática.

Apesar dos blocos serem diferentes, creio que o M47 é um motor bastante fiável, muito testado e estudado. Existem vários X3 M47 à venda com boas dezenas de milhar de kilometros, sem incidentes de maior, apesar das borboletas terem causado alguns calafrios sobejamente conhecidos.

No meu, apesar da reduzida kilometragem (40.000km), tem sido só colocar gasóleo e andar, excepto um problema nos retentores da caixa, resolvidos satisfatoriamente até hoje, em troca de 700€.

Um abraço.

Humani
Membro Iniciado

Mensagem por Humani »

Dr.Seymour Butts Escreveu:Boas Humanii,

Eu tenho um X3 2.0d, mas ao contrário do teu, não é um M47 (150cv) mas sim o N47 (177cv) de transmissão automática.

Apesar dos blocos serem diferentes, creio que o M47 é um motor bastante fiável, muito testado e estudado. Existem vários X3 M47 à venda com boas dezenas de milhar de kilometros, sem incidentes de maior, apesar das borboletas terem causado alguns calafrios sobejamente conhecidos.

No meu, apesar da reduzida kilometragem (40.000km), tem sido só colocar gasóleo e andar, excepto um problema nos retentores da caixa, resolvidos satisfatoriamente até hoje, em troca de 700€.

Um abraço.
Boas Dr. Seymour,

Agradeço o testemunho. Realmente cada vez gosto mais do carro. Efectivamente o motor do meu é um M47 que de origem tem 150cv. As borboletas e o seu suporte foram revistas e reforçadas pela BMW nas versões a partir de 2006, mas sinceramente, como não têm quaisquer utilidade, retirei-as e fiquei literalmente descansado de eventuais problemas. O meu conta com 100.000km, e pelo diagnóstico que efectuei na BMW está pronto para muitas curvas.

Qual o ano do seu? Qual a sua opinião geral do X3 após 40.000km?

Abraços

Dr.Seymour Butts
Membro Iniciado
Registado: 12 out 2011, 00:31
O meu Carro:: BMW E83 2.0d

Mensagem por Dr.Seymour Butts »

Boas Humanii,

Sou o Nuno, podes e deves tratar-me por tu! :lovebmw

Em relação à alteração que realizaste relativamente às borboletas, se me permites a opinião, foi de longe a melhor decisão. Em outros fóruns, era essa a solução de eleição de membros afectados. Salvaguardaste-te de perdas de tempo e de dinheiro. Além do mais, não tenho conhecimento do aparecimento de problemas após se realizar a mesma intervenção que tu realizaste. Ao fim de 100.000km, que tal te parece o teu X3? Está a cumprir as expectativas?

Em relação ao meu X3, posso dizer-te que não fico grandemente satisfeito com os materiais do interior. O design já de si é minimalista (para não dizer outra coisa) e antigo (com materiais inicialmente extraídos do E46...), mas a própria qualidade dos materiais deixa algo a desejar, nomeadamente comandos dos vidros eléctricos. Também não esperava vir a encontrar alguns ruídos parasitas provenientes da bagageira e pilares das portas, especialmente audíveis em pisos mais degradados. Considero que com 177cv tendo em conta o peso, o X3 mexe-se adequadamente, tendo em conta que nunca foi concebido para ser um carro desportivo. Ainda assim, em algumas situações, parece-me algo molengão. Equacionei realizar a alteração para 198cv na própria BMW ao abrigo do kit Performance, pediram-me cerca de 1.000€+IVA se bem me recordo (isto há pouco mais de um ano - valor que até nem achei caro tendo em conta o "hardware" a ser trocado). Uma reprogramação colocaria a potência em torno dos 210-220cv medidos em banco por cerca de um terço (ou menos) do valor. No entanto, após considerar os prós e os contras de tal operação, e tendo em conta que o X3 não é o primeiro carro cá de casa, optei por manter todas as configurações de origem, em vez de enveredar por aventureirismos (possuo reprogramação no primeiro carro cá de casa, sem problemas a apontar, mas o carinho que tenho ao meu X3 falou mais alto, fazendo-me ser mais zeloso).

Em termos positivos, o consumo agrada-me bastante (tendo em conta a tracção integral permanente, o peso, a potência e a caixa automática), conseguindo realizar consumos de < 6,5 lts/100kms em percurso extra-urbano (pena a relação de caixa ser tão curta, caso contrário os consumos, particularmente em AE, seriam melhores). O comportamento em estrada adoptando uma condução mais desportiva também me deixa sobejamente satisfeito, sobretudo se tivermos em linha de conta que o X3 é um SUV. É um carro versátil e, fora de estrada, nunca me deixou mal, apesar de para isso também ajudar o facto de eu saber perfeitamente que um SUV não é um jipe puro e duro, pelo que também não me aventuro em trialeiras radicais. A mecânica até hoje dá-me provas de solidez e fiabilidade, mesmo que pontualmente o uso seja despreocupado.

Em termos de futuro, tenho apenas que resolver o facto de ter o pára-brisas estalado (tive o azar de levar uma pedrada proveniente de um camião que circulava à minha frente).

Uma questão: realizaste a substituição do filtro de combustível? Em caso afirmativo, em torno de que kilometragem/anos?

O meu X3 é de 11/2007.

Cumprimentos e votos de bom fim-de-semana! Qualquer questão, dispõe.

Humani
Membro Iniciado

Mensagem por Humani »

Boas Nuno,

Não leves a mal o trato, mas é força do hábito.

Sim, tens toda a razão sobre as borboletas. Como mencionei na abertura deste tópico, comprei o X3 no passado mês de Agosto. Até este momento, já fui proprietário de inúmeros carros mas nunca tinha tido um SUV/ Jipe. Somando esta curiosidade ao nascimento de um bebé, considerei ser o momento oportuno para comprar um carro deste tipo, pois, garantia-me segurança acrescida (devido à tracção permanente às 4 rodas e altura ao solo), versatilidade, espaço e fiabilidade (sendo BMW). Mesmo com a garantia do stand, sempre que compro um carro usado coloco-o na marca para diagnóstico, uma vez que, não gosto de conduzir um carro sem ter a certeza absoluta que está em perfeitas condições. Foi exactamente isso que fiz com o X3, tendo-me tornado cliente da Deustch Motor. O primeiro conselho deles foi verificar se tinha as borboletas e retirá-las se elas lá se encontrassem. Estavam lá e foram retiradas! Não noto quaisquer diferenças na condução do X3 depois de terem sido retiradas.

Respondendo à tua pergunta, com 100.000km o X3 está como novo! O que prova que são carros resistentes e bem construidos. Não tem nenhum ruído parasita oriundo da consola central, da chapeleira ou de qualquer lugar. Para mim, a montagem do carro parece-me bem feita, sendo que os materiais, não sendo referência, também não desiludem. Pela experiência que tenho de outros carros, os materias do X3 poderiam de facto ser mais ricos, mas repara que cada vez mais os materias utilizados nos carros novos são de pior qualidade. A montagem tem melhorado, mas os materiais são cada vez mais plastificados. Eu concordo com a evolução que se tem verificado na indústria automóvel, mas discordo totalmente do afastamento que todas as marcas têm feito acerca da qualidade dos acabamentos e materiais dos carros actuais. Carros com acabamentos reais em madeira, aço escavado, pele de qualidade refinada são hoje em dia uma miragem na maioria das marcas e modelos. Curiosamente o nosso X3 tem como opcional a montagem de frisos em madeira (penso que maçica) ou aço escovado/ anodizado.

O BMW X3 LCI (o que temos) é para mim, o mais interessante dos 3 modelos das 2 gerações. O primeiro modelo, que foi produzido até 08/2006 tinha efectivamente materiais insuficientes para a qualidade que a BMW nos habituou. Os pára-choques e linha dianteira também não eram apelativos, tendo demasiado plástico. Na versão LCI da 1ª geração (o nosso) a linha do pára-choques dianteiro foi completamente revista estando muito mais interessante e apelativa e a traseira melhorou estrondosamente com a inclusão de farolins led. O interior foi revisto e os materiais melhorados em inúmeros locais (novo volante, consola e auto-rádio, zona do apoio de braços, etc.). Foram introduzidos novos motores (como o N47). A última geração, contribuiu para um salto qualitativo neste modelo, mas sob o meu ponto de vista, perdeu a essência "jipe" que estava no ADN da 1ª geração. Está mais arredondado, e poucas diferenças existem entre os novos X3, X5 e X6 vistos à distância. As formas e arestas "duras" desapareceram e deram lugar a ângulos curvos. Eu considero que os novos X apelam mais à diferença do que à aventura.

O kit de potência da BMW parece-me ter um valor demasiado alto para o que oferece. A diferença significativa de potência deve-se à repro. Eu estou a considerar efectuar uma ao meu X3, pois passa para 180cv de potência, 400nm e o motor ganha linearidade. Não fazendo publicidade, mas parece-me que a Turbotec é uma casa credível e com experiência em motores BMW. Também eu tenho carinho por este carro, talvez por conservar a imagem de alguma rebeldia e aventura, que tantas vezes desejo ter na minha vida civilizada.

O consumo do meu também anda na casa dos 6/ 7litros numa condução despreocupada.

Um vidro estalado é sempre uma chatice! Não sei se a substituição do filtro de combustível foi feita, mas o carro foi sempre assistido na BMW, logo deve ter sido substituido em alguma revisão. Tenho de verificar o livro de manutenções.

Nuno deixo-te a sugestão de alterares a iluminação interior e de matricula para led. O carro fica fantástico e a luz branca emitida pelas 6 lâmpadas interiores faz-nos descobrir locais à noite que sem elas eram de autêntica escuridão.

Futuramente este tipo de carro tem uma imensidão de coisas que podem ser melhoradas...

Abraços,

César

Responder

Voltar para “Série X”