Reprofilamento de árvores de cames

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: Reprofilamento de árvores de cames

Mensagem por //M »

Artur Costa Escreveu:Que tem a velocidade de pistao a ver com as cames? 7000rpm vai implicar sempre a mesma pancada nas cames... seja um diesel ou gasolina ou que motor for.

Boas Artur,

Vamos colocar o seguinte cenário:

Temos o motor com os seguintes eventos de distribuição :

X graus de duração, X milímetros de levantamento

Admissão abre a x graus
Admissão fecha a x graus
Escape abre a x graus
Escape fecha a X graus

Não vale a pena por valores, ok, temos isso tudo as 1000 rpm, se reparares as 6500 rpm sendo a dsitribuição fixa tens exactamente os mesmo valores, e se aumentares mais a rpm os valores continuam a ser os mesmo, a duração a mesma o levantamento o mesmo e por aí fora, então o que muda?
E= ///M*c²

Numiga
Membro Junior
Registado: 08 jun 2012, 00:28
O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003

Mensagem por Numiga »

Tens outras coisas para mexer!
Árvore de cames "só se mexe com garantias".
Caso contrário arriscas-te a mandar o motor para a sucata e depois quem se responsabiliza com €€€€?

Se quiseres vão aqui algumas dicas para te aconselhares.
http://www.fpak.pt/Contactos/PREPARADOR ... DENTES.htm
Aproveita a vida!
Imagem

mlpk
Membro Gold
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Mensagem por mlpk »

cams nao e uma coisa que eu queria no meu carro de uso diario

antes de mais pa por cams devias ter muito mais coisas primeiro
admissao trabalhada
cilindro trabalhado
cabeça
pistons cabeçudos
filtro
centralina
e depois as cams ai sim... ja fazem maravilhas.
mas vais andar assim dia a dia???
alem dakilo parecer um trator.... bebe gota como eu bebo agua... ipo b... nao sei nao..
desgast
etc

so cams nao vais ver uma diferença de outro mundo. que compense o dinheiro investido
falando numa feita com garantias dadas...
mais vale investir num kit turbo
mas e apenas a minha opiniao

ou um swap =)
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

É só dar o número do cartão e já está ;)

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... SS:US:1123

By the way faço anos para o mês que vem :lol1 :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Artur Costa
Membro Juvenil
Registado: 30 set 2003, 23:38

Mensagem por Artur Costa »

//M Escreveu:
Artur Costa Escreveu:Que tem a velocidade de pistao a ver com as cames? 7000rpm vai implicar sempre a mesma pancada nas cames... seja um diesel ou gasolina ou que motor for.

Boas Artur,

Vamos colocar o seguinte cenário:

Temos o motor com os seguintes eventos de distribuição :

X graus de duração, X milímetros de levantamento

Admissão abre a x graus
Admissão fecha a x graus
Escape abre a x graus
Escape fecha a X graus

Não vale a pena por valores, ok, temos isso tudo as 1000 rpm, se reparares as 6500 rpm sendo a dsitribuição fixa tens exactamente os mesmo valores, e se aumentares mais a rpm os valores continuam a ser os mesmo, a duração a mesma o levantamento o mesmo e por aí fora, então o que muda?

Muda as vezes que a cam bate nas touches por minuto.Muda tambem a força que faz quando tem mais levantamento.
A questao que se falou aqui é que confiar numas cames que vao andar a dar 7000 "cacetes" por minuto nas touches convem que seja bom material.
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

mlpk Escreveu:cams nao e uma coisa que eu queria no meu carro de uso diario

antes de mais pa por cams devias ter muito mais coisas primeiro
admissao trabalhada
cilindro trabalhado
cabeça
pistons cabeçudos
filtro
centralina
e depois as cams ai sim... ja fazem maravilhas.
mas vais andar assim dia a dia???
alem dakilo parecer um trator.... bebe gota como eu bebo agua... ipo b... nao sei nao..
desgast
etc

so cams nao vais ver uma diferença de outro mundo. que compense o dinheiro investido
falando numa feita com garantias dadas...
mais vale investir num kit turbo
mas e apenas a minha opiniao

ou um swap =)
Estás a falar comigo?
É daily driver, nem costumo acelerar muito mas o motor assim não tem fulgor em altas.
O motor tem admissão do 3 litros e K&N short ram. Vai ter escape completo mudado. Se levar cames e repro para afinar o setup, fica bom para mim. O torque é muito mais presente...kit turbo não preciso disso :lovebmw
Imagem

mlpk
Membro Gold
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Mensagem por mlpk »

pois.... E uma opcao. Tens admissao... E vale a pena? ou as condutas da cabeca sao sair pequenas que as da admissao? eu nao conheco esse motor. Tou só a perguntar. =) e que muita gent esquece esse grande pormenor.
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Ok Artur, já percebi.

O que eu estava a tentar chamar a atenção, era que a velocidade, aceleração e posição do piston é bastante importante para a escolha de uma cam, a inventar um bocadinho tb :).

Como já tinha escrito, a rodagem inicial das cames é importante, eu na mota quando montei a Cam nova usei a molykote Gn Plus, e já abri depois de 30 horas de uso para ver como andava a folga das válvulas e estava tudo igual a novo, sem tirar nem por, podia vender a Cam como sendo nova e carga e rotação não lhe faltou :D.

As pasta de montagem especificas com mais de 60% de MOS2 são poucas e são bué de caras, mas na minha prespectiva valem a pena. Óleos bons tb fazem a diferença e reduzir o tempo que andam dentro do motor tb ajuda.

Na minha opinião se o motor não têm altas, é meter outras cames mesmo, e aumentar a compressão com uma junta de culassa mais fina. Já agora sabes os tempos de distribuição do motor? Eu não sei, mas deduzo que os vanos seja do tipo ON/Off e os tempos de distribuição sejam conservadores.

A Shrick têm 2 tipos de cames diferentes para o M52TU Bi-vanos

Imagem

Apesar de terem um levantamento igual e durações de admissão e escape identicas a de baixo vai dar mais jarda nas altas devido aos tempos de distribuição estáticos muito diferentes. As Cames que a Shrick vende são compatíveis, ou seja não é preciso montar nada extra para elas funcionarem bem. É montar e depois afinar a injecção para as novas cames.
E= ///M*c²

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Lembrei-me, de ver se arranjava na net, um diagrama da distribuição original de um M52TU Bi vanos, para aconselhar o Navigator com Pés e cabeça mas só arranjei do M52 single vanos (admissão) .

Bem aqui fica do single vanos :

Imagem

Levantamento 9mm

Duração admissão 225º
Duração escape 228º

Vanos Off

ICL 115º
Ecl 105º
LSA= 110º
Overlap = 6,5º

Vanos On
ICL = 86º
ECL = 105º
LSA= 95,5º
Overlap = 35,5º overlap

COnclusão o M52 nunca vai ser um monstro nas altas, por mais que se invente no motor.

Se alguém tiver o diagrama do M52TU que meta aqui, porque este já têm variador de fase na cam de escape também.
E= ///M*c²

Numiga
Membro Junior

Mensagem por Numiga »

//M Escreveu:Lembrei-me, de ver se arranjava na net, um diagrama da distribuição original de um M52TU Bi vanos, para aconselhar o Navigator com Pés e cabeça mas só arranjei do M52 single vanos (admissão) .

Bem aqui fica do single vanos :

Imagem

Levantamento 9mm

Duração admissão 225º
Duração escape 228º

Vanos Off

ICL 115º
Ecl 105º
LSA= 110º
Overlap = 6,5º

Vanos On
ICL = 86º
ECL = 105º
LSA= 95,5º
Overlap = 35,5º overlap

COnclusão o M52 nunca vai ser um monstro nas altas, por mais que se invente no motor.

Se alguém tiver o diagrama do M52TU que meta aqui, porque este já têm variador de fase na cam de escape também.

Está muito bem explicado, desculpa a minha intromissão.
Segundo o pessoal entendido nestas coisas, retira-se o cam e os vans por um cam simples "para o motor ficar mais certo".
o que terás de fazer é carrega-lo com turbo ou turbos e as restantes peças complementares.
Isto é, se quiseres um carro estável tanto em baixas como em altas!
Faz o que achares por bem!!!!!!!
Aproveita a vida!
Imagem

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Boas Numiga, o motor não fica mais certo, perde é a distribuição variável. E altera a forma como o motor entrega a potência (PowerBand).

A distribuição variável é sempre uma vantagem na maior parte das situações. É uma evolução em relação as distribuições fixas ;).
E= ///M*c²

Numiga
Membro Junior

Mensagem por Numiga »

//M Escreveu:Boas Numiga, o motor não fica mais certo, perde é a distribuição variável. E altera a forma como o motor entrega a potência (PowerBand).

A distribuição variável é sempre uma vantagem na maior parte das situações. É uma evolução em relação as distribuições fixas ;).

Se colocarmos um cam fixo, perdes potencia é claro. Por isso é que colocamos de preferência um duplo turbo.
Ou seja o que perdes duplicas em seguida.
No entanto ainda à muitos apoiantes a recorrer aos vans.
Em todo caso foi uma ideia. Cumprimentos //M.
Aproveita a vida!
Imagem

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

Sou capaz de perguntar à Dbilas se dão garantia e que tipo? Pq desgaste mais rápido que origem não pode ser.
Imagem

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

navigator Escreveu:Sou capaz de perguntar à Dbilas se dão garantia e que tipo? Pq desgaste mais rápido que origem não pode ser.

Navigator,

Só agora li, que te interrogavas à uns Post´s atrás, se a Dbilas adicionava uma material mais macio, para efectuar o reprofilamento das cames.

No reprofilamento das cames, não é adicionado material nenhum, pelo contrário é retirado.

Como assim?!?! Tirar material e conseguir aumentar a duração e o levantamento?!?!

Sim é possível, e o reprofilamento, consiste em diminuir a base do excêntrico ou o Base circle e desta forma aumenta-se o levantamento, ao teres já mais levantamento (Lift) podes meter a ponta do excêntrico menos pontiaguda e assim aumentar a duraçao do mesmo.

Como já foi dito pelo crow, a remoção do material expõem a parte do material mais macio e daí advém o desgaste acelerado.

Têm atenção, que a tornar o base circle do excêntrico menor vais automáticamente mexer com a folga das válvulas.

Pensa bem nisso e que a Dbilas te infome bem, esquece a cena do vou meter e ver no que dá, que é o se vê mais por aí, ir nesse genéro de facilitismos do stwis turbos e similares, depois a carteira é que doí.

Ab
E= ///M*c²

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

//M, obrigado pela contribuição, alertas e constróis boas ideias do que se debate aqui.

Mas pelo que percebi, a maioria dos regrinds são como dizes, diminuindo o base circle. No entanto há regrinds em que adicionam material. Neste caso, as cames são ocas e não maciças, pelo que já li algures. E nas ocas pode haver necessidade de adicionar material para não ficarem finas no base circle, zona oposta ao lobe.

Não tenho certeza do que é comum fazer nestas cames em específico mas talvez seja só maquinar, com o tal risco que o Crow falou de limpar a zona de tratamento superficial de maior dureza.

Começo também a achar que 1000 euros por umas Schrick pode ser poupar dinheiro...a longo prazo.
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”