giwasa Escreveu:
um 911 è rapido, confortavel e curva imenso.
alem de ser fiavel... à prova de bala.
Isso da fiabilidade à prova de bala do 911 é sem sombra de dúvida o maior mito da história automóvel... só para dar dois exemplos mais recentes, entre muitos mais que são abafados, a propósito de turbos:
1.
Porsche Recalls 1500 Vehicles Worldwide over turbine issue (
http://www.leftlanenews.com/porsche-rec ... ssue.html#)
2 .
There is the possibility that turbochargers may have been installed on which the ball joints on the adjustment mechanism for variable turbine geometry can become corroded - 911 Turbo (997)/911 GT2 (997) (
http://www.awe-tuning.com/media/pdf/W90 ... action.pdf)
Mais, esta nota técnica relativamente aos turbos de geometria variável nos 997 é uma autêntica palhaçada que espelha bem o
modus faciendi da Porsche ao longo dos anos, que de forma recorrente tem vindo a mascarar com falsas resoluções a falta de fiabilidade de algumas das suas soluções técnicas. Quem conhece sabe que nos Porsche estes turbos TGV têm que ser no mínimo substituídos a cada 45 mil km's. É inaceitável num carro deste preço! :protest (E é bom não esquecer que estamos a falar duma marca que durante a maior parte da sua existência só fabricou um modelo - o 911).
Mas lá está, é como diz o ditado...
'todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha!' :lol1
giwasa Escreveu:
a porsche ja tem carros turbo ha mais de 25 anos.
mas o que faz a porsche ser icone nunca foram os motores... sempre foi a estetica .. e claro o chassi.
baixo peso... boa aerodinamica... estetica classica com 50 anos... fiabilidade enorme.
:lol1
Isso vindo de alguém que acha que quanto mais cavalos melhor, soa no mínimo estranho... talvez valha a pena recordar o conceito do 'yellowbird' que fez mais pela imagem da Porsche do que muitos dos seus modelos ao longo dos anos:
http://www.youtube.com/watch?v=U9QoL0J0vSM
giwasa Escreveu:
depois como tudo na vida ... è a tradicao que faz algo se tornar
um icone.
(...)
no entanto e como forma de aumentar as vendas... ate porque a M tem
uma imagem fortissima.. criaram os m performance.
apenas os motores nao sao originais m.
de resto sao m.
e o s1m foi o 1 exercicio. e correu bem.
agora sera assim para sempre.
carros m e nao m turbinados.
(...)
mas o futuro dos m sera assim.
o m5 tem o motor do 550 i .
so tem turbos maiores e internos reforcados.
e o m3 sera igual ou parecido.
è pena. porque a exclusividade dos motores m foi o que criou o mito, o icone.
vai se perder a meu ver a imagem tao grande de exclusividade.
O momento não podia ser o melhor para testar essa tese que a mim sempre me pareceu 'muito rebuscada'... Com o novo M3 é chegada a altura de, uma vez por todas, ficarmos a saber se a essência 'M' tem mais a ver com motores atmosféricos ou com o chassis. Se o 1M já é uma indicação do que será o futuro, acho que haverá muita boa gente a engolir sapos do tamanho do mundo... :wink1
Em todo o caso, não deixa de ser deveras curioso que quando se fala no 911, e na tua opinião, o que conta é a estética, o chassis, o baixo peso, a boa aerodinâmica e a suposta boa fiabilidade... já em relação ao M3 o que conta é o motor e o espaço para a família... :lol1