Tens razão no que dizes eu no entanto não gosto particularmente de conduzir em cidade com o botão ligado pois o carro de facto fica bastante mais reactivo ao pedal, aliás acho que ate ao momento só liguei o botão para fazer uns drift´s e pouco mais, de resto o carro ja tem tanta potencia que nem me lembro de ligar isso. E acredito que do meu M3 pro teu 1M a diferença seja boa e um carro em si mais confortavel em todos os aspectos, afinal trata-se de um carro recente estando tudo em mais armonia e dando outro gozo na condução :lovebmwGoingTooFast Escreveu:Acho que não tem só a ver com o temperamento de cada pessoa... com o 1M é diferente. No 1M para andar rápido não se tem necessariamente que fazer rotação, não se tem que reduzir mudanças tão frequentemente, o motor não está a gritar aos nossos ouvidos, a mecânica não está sujeita a tanto stress, tudo coisas que podem ser muito agradáveis de vez em quando mas que no dia-a-dia se tornam rapidamente cansativas. No 1M é tudo muito mais natural e cómodo, basta pisar o pedal do acelerador que o motor exibe sempre muita disponibilidade e empurra o carro 'p'ra frente' com grande vigor.S_Tavares Escreveu:
Eu sou dos que por norma anda a 100, não é sempre mas sim em grande parte do tempo... Não é só pelo problema do combustível em si mas porque gosto de esperar e ver se passa mais alguma maquina para brincar :assubiar Gosto de andar rápido mas sozinho nem sempre tem piada, gosto mesmo é do despique com outro carro e infelizmente ate hoje ainda não apanhei nada de jeito na estrada, só tive gozo a brincar com 2 motas, de resto carros ainda não tive o prazer de apanhar outra maquina a circular ao mesmo tempo na AE...
Por exemplo, depois de experimentar o botão 'M' - altera o mapa da relação posição do pedal/aceleração e mantém as wastegates fechadas mesmo quando o acelerador não está a ser solicitado - eu NUNCA mais consegui conduzir sem ter o botão 'M' premido. De maneira que, uma das primeiras coisas que faço antes de arrancar c/ o carro é premir o dito botão. Claro que isto em nada beneficia os consumos porque ao obrigar todo o caudal de gases de escape a passar pelas turbinas em virtude das wastegates estarem fechadas, mesmo sem qualquer solicitação do acelerador, a contra-pressão que a própria turbina exerce como obstáculo omnipresente no caminho dos gases de escape reduz a eficiência volumétrica do motor o que naturalmente prejudica bastante os consumos.
Serie 1 ///M
Moderador: Staff
- S_Tavares
- Membro Juvenil
- Registado: 09 jul 2012, 22:25
- O meu Carro:: BMW M3 E46 - 2001
Re: Serie 1 ///M
DEVEM ESTRA BONS ESSES TURBOS, DEVEM...GoingTooFast Escreveu:Acho que não tem só a ver com o temperamento de cada pessoa... com o 1M é diferente. No 1M para andar rápido não se tem necessariamente que fazer rotação, não se tem que reduzir mudanças tão frequentemente, o motor não está a gritar aos nossos ouvidos, a mecânica não está sujeita a tanto stress, tudo coisas que podem ser muito agradáveis de vez em quando mas que no dia-a-dia se tornam rapidamente cansativas. No 1M é tudo muito mais natural e cómodo, basta pisar o pedal do acelerador que o motor exibe sempre muita disponibilidade e empurra o carro 'p'ra frente' com grande vigor.S_Tavares Escreveu:
Eu sou dos que por norma anda a 100, não é sempre mas sim em grande parte do tempo... Não é só pelo problema do combustível em si mas porque gosto de esperar e ver se passa mais alguma maquina para brincar :assubiar Gosto de andar rápido mas sozinho nem sempre tem piada, gosto mesmo é do despique com outro carro e infelizmente ate hoje ainda não apanhei nada de jeito na estrada, só tive gozo a brincar com 2 motas, de resto carros ainda não tive o prazer de apanhar outra maquina a circular ao mesmo tempo na AE...
Por exemplo, depois de experimentar o botão 'M' - altera o mapa da relação posição do pedal/aceleração e mantém as wastegates fechadas mesmo quando o acelerador não está a ser solicitado - eu NUNCA mais consegui conduzir sem ter o botão 'M' premido. De maneira que, uma das primeiras coisas que faço antes de arrancar c/ o carro é premir o dito botão. Claro que isto em nada beneficia os consumos porque ao obrigar todo o caudal de gases de escape a passar pelas turbinas em virtude das wastegates estarem fechadas, mesmo sem qualquer solicitação do acelerador, a contra-pressão que a própria turbina exerce como obstáculo omnipresente no caminho dos gases de escape reduz a eficiência volumétrica do motor o que naturalmente prejudica bastante os consumos.
no meu como é smg o botão sport é para esquecer no para arranca porque senão ando sempre aos saltos...
eu d3 media faço entre os os 9 calmo e 11 a rasgar... mas eu raramente uso o travão e travo com o motor o que poupa imenso combustivel ja que um carro em desaceleração e engatdo gasta 0 l de gota...
como a wastegate esta sempre fechada o turbo ta sempre sobre mais pressão e a turbina roda mais do que se não estivesse a wastegate fechada ... e depois quando se and a SEMPRE a puxar os turbos são das coisas a ir á vida primeiro...até porque nem sempre se espera o tempo necessario para eles abrandarem...
e ligar o modo sport com o carro a frio tambem não é bom...que dizer ser até é :lol1
nfire
não cap?
e ligar o modo sport com o carro a frio tambem não é bom...que dizer ser até é :lol1

não cap?
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Não. O facto de andar com as wastegates fechadas em situação de nenhuma/pouca carga, apenas melhora a resposta ao acelerador, pois quando se pisar, o boost entra mais rápido.. No entanto isto não significa que o pico de pressão após o spool seja maior e/ou que a pressão estabilizada seja maior, também. Portanto, onde realmente os turbos sofrem, ter ou não o botão ligado vai dar ao mesmo. A menos que o botão também altere a pressão máxima estabilizada, que duvido que aconteça.
Puxar a frio e/ou parar lg o motor após uma estirada muito violenta é sempre mau, mesmo nos atmosféricos, embora n se note tanto.
Puxar a frio e/ou parar lg o motor após uma estirada muito violenta é sempre mau, mesmo nos atmosféricos, embora n se note tanto.

-
- Membro Juvenil
- Registado: 18 set 2012, 14:45
- O meu Carro:: BMW 1M
No caso do 1M, como por um lado existe algum turbo-lag nas situações de zero acelerador para meio gás ou pedal a fundo pelo menos a mais baixas rotações e, por outro lado, as relações de caixa são muito longas, em virtude da enorme disponibilidade de binário em baixas, não acontecem solavancos quando o botão 'M' está premido. Pelo contrário, o que se sente depois de habituados ao botão 'M' é que sem ele o carro parece não 'puxar' tanto a menos que se carregue mais no acelerador. Quando tinha o Z4 3.0is Coupé era a mesma coisa apesar de não ser turbo, andava sempre com o botão 'M' premido até porque, nesse caso, tornava também a direcção mais 'pesada' e melhorava o seu feeling .S_Tavares Escreveu:Tens razão no que dizes eu no entanto não gosto particularmente de conduzir em cidade com o botão ligado pois o carro de facto fica bastante mais reactivo ao pedal, aliás acho que ate ao momento só liguei o botão para fazer uns drift´s e pouco mais, de resto o carro ja tem tanta potencia que nem me lembro de ligar isso. E acredito que do meu M3 pro teu 1M a diferença seja boa e um carro em si mais confortavel em todos os aspectos, afinal trata-se de um carro recente estando tudo em mais armonia e dando outro gozo na condução :lovebmwGoingTooFast Escreveu:Acho que não tem só a ver com o temperamento de cada pessoa... com o 1M é diferente. No 1M para andar rápido não se tem necessariamente que fazer rotação, não se tem que reduzir mudanças tão frequentemente, o motor não está a gritar aos nossos ouvidos, a mecânica não está sujeita a tanto stress, tudo coisas que podem ser muito agradáveis de vez em quando mas que no dia-a-dia se tornam rapidamente cansativas. No 1M é tudo muito mais natural e cómodo, basta pisar o pedal do acelerador que o motor exibe sempre muita disponibilidade e empurra o carro 'p'ra frente' com grande vigor.S_Tavares Escreveu:
No 1M, com o botão 'M' premido o turbo-lag é virtualmente não existente se passarmos duma situação de algum acelerador para mais acelerador ou vice-versa, o que normalmente acontece quando se está a negociar uma curva ou a controlar um power-slide onde a resposta ao acelerador é decisiva.
Penso que o facto da admissão nos E46 M ser feita individualmente p/ cada cilindro através de corneta/borboleta contribui também para esses solavancos quando o mapa do acelerador é mais agressivo.
No passado, as wastegates serviam apenas para limitar a pressão máxima do turbo abrindo quando esta era excedida, o que ainda acontece. Mas, o facto de permanecerem fechadas a pressões mais baixas c/ o botão 'M' premido, nomeadamente quando não existe aceleração (pedal do acelerador constante), não traz só por si nenhum malefício aos turbos. Os turbos do meu 1M estão bons e recomendam-se! :fixe
Última edição por GoingTooFast em 03 out 2012, 16:48, editado 1 vez no total.
-
- Membro Juvenil
cap Escreveu:Não. O facto de andar com as wastegates fechadas em situação de nenhuma/pouca carga, apenas melhora a resposta ao acelerador, pois quando se pisar, o boost entra mais rápido.. No entanto isto não significa que o pico de pressão após o spool seja maior e/ou que a pressão estabilizada seja maior, também. Portanto, onde realmente os turbos sofrem, ter ou não o botão ligado vai dar ao mesmo. A menos que o botão também altere a pressão máxima estabilizada, que duvido que aconteça.
:cheers
Só queria acrescentar que eu nunca puxo os meus carros a frio, quaisquer que eles sejam, e que o problema maior de parar um motor turbo de imediato após um período de utilização intensiva do mesmo prende-se com o facto do turbo continuar a rodar por inércia após o motor ter sido desligado e com ele a bomba do óleo que faz circular o óleo também pelo veio do turbo, significando isto que, deixando de circular mas permanecendo em contacto com o veio do turbo ainda a rodar a umas boas dezenas de milhar de rpm's, o óleo, já de si quente após funcionamento intensivo do motor, aquecerá ainda mais, perde viscosidade e eventualmente deixa de lubrificar de forma conveniente o referido veio.
No entanto, no motor do 1M (N54) e no mais recente N55 os turbos, e por conseguinte o óleo que arrefece e lubrifica os veios, são também eles arrefecidos a água e como a bomba da água é eléctrica, em caso de temperatura excessiva do óleo, continuará em funcionamento e pode fazê-lo durante 30 minutos após o motor ter sido desligado fazendo circular a água e assegurando assim o necessário arrefecimento (em combinação ou não com o ventilador do radiador dependendo da temperatura da própria água) e a viscosidade do óleo que lubrifica o veio dos turbos. :lovebmw
Em todo o caso, eu deixo sempre arrefecer o motor antes de o desligar durante um tempo proporcional ao tipo de utilização que o motor fez previamente - a indicação da temperatura do óleo do motor que aparece no mostrador dos 'M' é fundamental para isso. :palmas
Última edição por GoingTooFast em 03 out 2012, 18:38, editado 5 vezes no total.
-
- Membro Juvenil
Tavares,S_Tavares Escreveu:GoingTooFast :fixe
Como vês, o 1M está muito mais vocacionado do que qualquer outro M que lhe tenha antecedido para uma utilização diária. :fixe
- RafaelZ4
- Membro Junior
- Registado: 06 out 2009, 22:17
- O meu Carro:: 420d F32 / M5 F10 LCI
GoingTooFast Escreveu:Sem dúvida... o meu pé direito e o 1M dão-se às mil maravilhas, eu é que já não acho tanta piada. Vejam bem a média que a foto abaixo regista, as minhas médias no computador de bordo normalmente não andam nada longe disto... como vêem eu não minto :naonao. Obviamente se não pudesse pagar andava mais devagar mas eu não compro um carro com 340 cv para andar a 'pastar' como muita boa gente no seu pleno direito faz (é uma opção de cada um e eu não tenho nada a ver com isso :silenced ) - olha, por exemplo, a esmagadora maioria dos Porsche que se vêem a circular.giwasa Escreveu:WCGSAF Escreveu:...é pá, já vi que o problema não é dos carros, e das pessoas! LOL
Fora de brincadeiras, os novos motores turbos são evoluídos, porque cada vez mais se quer rendimento com menos consumo. tudo é pensado de outra maneira, e a produção em massa de motores pequenos turbinados vulgarizou um pouco esta tecnologia. Temos de nos habituar que no futuro..é o eléctrico para ir ás compras e o turbinas para viajar lol..parece ser essa a nossa sina!
Há de haver um dia que a loucura pelos cv´s vai ter de parar..pois, estar a tentar produzir automóveis mais sustentáveis quer no plano ambiental quer do plano económico e depois entrar na guerra pelos 4 dígitos na potência...é um pouco remar contra a maré e a eu ver começa a abrir um fosso enorme entre desportivos demasiadamente caros e os tupperware´s
Motores AMG..M´s e afins, no caso da Mercedes acho que fez bem em trocar o 6.3 atmosférico pelo 5.5 biturbo novamente! Gasta quase metade, e tem uma entrega de potência brutal...embora claro se perca a faixa de utilização em altas...são sempre menos rotativos os AMG turbo.
A BMW consegue ter de facto muito mais potencia com...um pouco menos de consumo. Sensações ao volante...é discutivel. No caso do M5..o carro é mais facil de conduzir..faz passagens em curva superiores, atravessa de forma máis dócil, acho que preenche qualquer entusiasta da BMW, mas vai sempre falta o "SOM"...isso é ponto assente!
A Audi já tem tradição nos biturbos e de facto são excelentes motores, podemos dizer fiáveis..potentes..e com um som bem engraçado
sem duvida. o pe direito hoje em
dia define tudo.
o meu 1M , nos ultimos 5000 km esta a fazer 12,1 , esta decat e filtro k&N . Essa media nunca fiz , so msm a fundo uma segunda mudança
13' BMW X3 F25 Saphirre Black
13´BMW 420d F32 Satin Pearl White
14´BMW M5 F10 LCI Competition Package Imperial Blue
- RafaelZ4
- Membro Junior
GoingTooFast Escreveu:Boa tarde a todos,RafaelZ4 Escreveu:Sera que ha algum 1M no forum ?
Pelo menos eu tenho um... só não sei se por muito mais tempo. Anda à procura de novo dono.![]()
Quanto a consumos confirmo que é possível fazer médias de 10l/100 km a 120 km/h em auto-estrada. Só o fiz uma vez porque tinha os pneus traseiros completamente nas lonas e chuvia copiosamente.
De resto, com o meu estilo de condução faço por norma médias significativamente mais altas. Não me consigo conter e este é de facto o único problema que lhe consigo apontar... é demasiado viciante!
De tal maneira que tratando-se do meu carro do dia-a-dia seria sem dúvida necessário um maior auto-domínio, que eu não tenho confesso, para fazer médias mais condizentes com a situação actual do País.
![]()
Para além de mim, quem mais possui um 1M aqui no fórum?
Boas , nao tenho vindo ao forum e so vi agora
Tambem tenho um 1M Branco com 17.000 km , a minha media geral e 11,5 12,0 e puxo por ele .
Acho o carro demasiado duro e a direccao demasiado dura tambem , por esse feito de nao gostar do carro decidi investir uns trocos nele
a primeira coisa reprogramar : mediu 345 cv original passando logo para 418 cv , depois meti lhe um filtro k&n e retirei os dois pequenos catalizadores do meio e passou para 431 cv . O ultimo passo foi uns Downpipes ( decats ) AMS Performance e um Intercooler AMS performance e umas Dump valves da forge motorsport , os turbos carregam mais cedo , e o som melhorou imenso , soltou imenso o carro , e o intercooler deu uma força extra na quinta e sexta mudança onde perde pulmao , mediu 452 cv no banco .
Agora estou a pensar hibridar os turbos na TurboDynamics Inglaterra , onde talvez atinga os 500 cv , mas nunca aumentando muito o binario , pq causa da embraiagem .
os sistemas de injeccao para este carro sao limitados , pq o bloco N54 consegue ser muito explorado ; )
mas um Serie 1 com 500 cv e 650 nm ja fica mt engraçado
- PJ_
- Membro Juvenil
- Registado: 19 dez 2006, 18:46
- O meu Carro:: 335i E92
Boas Rafael!!! tudo bem??
qual é o feedback das dump da forge?? estou a pensar seriamente mandar vir essas, mas nao queria que fizessem muito barulho!!! :think
Quanto a parte de injecao a HPF ja ta a desemvolver este colector de ademissao que da para integrar novos injectores e desactivar os OEM caso seja necessario!!! (http://www.benzboost.com/content.php?19 ... -335i-PICS) mas isto é para potencias na ordem dos 600cv!!! HPF ja tem uma preparacao de um 35i single turbo
este mesmo colector esta a em fase final de producao para esse mesmo projecto, para chegarem asos 800whp :lol1 é que sao tolos :lol1 :lol1
qual é o feedback das dump da forge?? estou a pensar seriamente mandar vir essas, mas nao queria que fizessem muito barulho!!! :think
Quanto a parte de injecao a HPF ja ta a desemvolver este colector de ademissao que da para integrar novos injectores e desactivar os OEM caso seja necessario!!! (http://www.benzboost.com/content.php?19 ... -335i-PICS) mas isto é para potencias na ordem dos 600cv!!! HPF ja tem uma preparacao de um 35i single turbo

N54 Bmw Performance
-
- Membro Juvenil
Olá Rafael,RafaelZ4 Escreveu: Tambem tenho um 1M Branco com 17.000 km , a minha media geral e 11,5 12,0 e puxo por ele .
Acho o carro demasiado duro e a direccao demasiado dura tambem , por esse feito de nao gostar do carro decidi investir uns trocos nele
(...)
Não me leves a mal mas não percebi... achas o carro demasiado duro e a direcção também (a minha interpretação, não sei se correcta, é direcção demasiado 'pesada') e depois gastas uns 'trocos valentes' a alterar apenas e SÓ o rendimento do motor?! :think
Estou a assumir que tanto binário e potência seja para fazeres o circuito de Braga todo atravessado da 1ª à última curva...

Já agora, o que é que as dump valves da Forge Motorsport fazem de diferente face às dump valves que vêm de origem no N54 para se notar a diferença?
Médias de consumo de 11,5 a 12,0 l/100 km nem no meu antigo Z4 Coupe 3.0si... :lol1 que apesar de não ter injecção directa era bastante eficiente para os 265cv que disponibilizava (excelente compromisso performance/consumos).
Do menos para o mais potente (médias de consumo calculadas pelo computador de bordo):
Z4 ---------------------> 13,0 - 13,5 l/100 km
Cayman --------------> 15,0 - 16,0 l/100 km
1M --------------------> 17,0 - 20,0 l/100 km
Uma modificação muito popular entre os proprietários do 1M é a substituição das condutas de escape intermédias (como também fizeste) pelas de origem MAS do motor N55 que já vêm sem os catalisadores adicionais (à direita na foto):

os consumos tambem dependem do tipo de estradas E de se saber conduzir economico mesmo a puxar ...exemplo se se metem carros á frente não desembraiar, tirar o pé e deixar o carro perder rotações...nunca desengatar nas descidas e travar sempre com o motor...etc
o meu tive a ver 11.8 l 100km com media de 63 kmh maioritariamente nacionais e alguma IC...11l aos 100 prto lisboa entre os 160 e os 260..
340 cv para estradas interiores chegam bem mas não AE podia haver mais pulmão...
o meu tive a ver 11.8 l 100km com media de 63 kmh maioritariamente nacionais e alguma IC...11l aos 100 prto lisboa entre os 160 e os 260..
340 cv para estradas interiores chegam bem mas não AE podia haver mais pulmão...
- RafaelZ4
- Membro Junior
GoingTooFast Escreveu:Olá Rafael,RafaelZ4 Escreveu: Tambem tenho um 1M Branco com 17.000 km , a minha media geral e 11,5 12,0 e puxo por ele .
(...)
Não me leves a mal mas não percebi... achas o carro demasiado duro e a direcção também (a minha interpretação, não sei se correcta, é direcção demasiado 'pesada') e depois gastas uns 'trocos valentes' a alterar apenas e SÓ o rendimento do motor?! :think
Estou a assumir que tanto binário e potência seja para fazeres o circuito de Braga todo atravessado da 1ª à última curva...Estou certo?!
Já agora, o que é que as dump valves da Forge Motorsport fazem de diferente face às dump valves que vêm de origem no N54 para se notar a diferença?
Médias de consumo de 11,5 a 12,0 l/100 km nem no meu antigo Z4 Coupe 3.0si... :lol1 que apesar de não ter injecção directa era bastante eficiente para os 265cv que disponibilizava (excelente compromisso performance/consumos).
Do menos para o mais potente (médias de consumo calculadas pelo computador de bordo):
Z4 ---------------------> 13,0 - 13,5 l/100 km
Cayman --------------> 15,0 - 16,0 l/100 km
1M --------------------> 17,0 - 20,0 l/100 km
Uma modificação muito popular entre os proprietários do 1M é a substituição das condutas de escape intermédias (como também fizeste) pelas de origem MAS do motor N55 que já vêm sem os catalisadores adicionais (à direita na foto):
Boas , é melhor levares o teu 1M á oficina .... pq esses consumos nem M3 e92 V8 fazem... so se saires andares sempre a fundo.
Ontem fiz 120 de AE nas calmas e fiz 8,6 l / 100 ..... dps voltei bastante rapido e a media subiu para 11,8 l /100 .
As dump valves nao vao dar mais potencia ao carro , mas vai ver as de origem e ves como sao frageis , com este nivel de potencia , mas cedo ou mais tarde vao perder pressao , umas dump valves cm deve ser so melhora ; )
Em relação as mods , prefiro investir no motor , a suspensao é eficiente assim , e os travoes para mim chegam bem .
se tens o teu 1M original / 340 cv ..... faz lhe uma electronica e tira lhe os catalizadores primarios ( downpipes ) e vais ter um carro novo . eu acho o barulho do 1M de origem , fraquito , parece mt um aspirador .
é normal que um Z4 3.0 si gaste mais... é atmosferico , tens de puxar em altas , logo gasta mais combustivel
cumps qalqer duvida diz