Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Moderador: Staff
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Ontem ia eu para uma entrevista à 17 h na Expo e vai levo o carro o meu bimmer S1 118D de 2007. Tempo assim instável de chuva e tal.
Quando ia a passar no Eixo Norte-Sul, sentido Sul-Norte assim que passo o aqueduto das águas livres apanho mts carros aglomerados e alguns camiões mas tudo a andar mas lento e eu normalmente como mt gente, pisca para a esquerda e vou para a via da esquerda para começar a ultrapassar aquilo tudo e começar a puxar pela mudança. Aquilo começa a subir e faz uma curva à esquerda quase a chegar à zona de Estação de Campolide.
Ah eu levava o meu vidro fechado e somente a minha esposa levava o dela meio aberto, não o que se passou no instante que faço essa curva que sinto o carro completamente descontrolado, ou seja, começava a atravessar-se para a esquerda quase de encontro contra o separador central eu aí segurei-o, deixei de acelerar e ligeiro travar para reduzir um pouco a velocidade e puxo-o o volante um pouco para a direita o endireitar, aí o gajo vai atravessa-se para a direira a sorte que da via ao meu lado não ia ninguem proximo e eu vai lá consigo desta vez puxar para a esquerda e com mt gentinho e sangue-frio conseguio pô-lo a direito e depois pronto respirei fundo.
Não sei o que se possa ter passado, foi a sensação e a coisa mais perigosa do género que já me aconteceu, tive alguma sorte, mas tb já eu já não conhecesse o carro e não tivesse jeito, alguma experiencia de condução e alguma frieza ontem tinha tido "m*rda da grossa". Era uma carambolada, pois batia ou no separador, ou batia noutros carros e enrolvamo-nos
Não sei se ali por instantes apanhei ventos cruzados que me fizeram perder control do carro, água???, mas tudo praticamente seco aquela hora, ou areia ou óleo. Não sei. O DTC nem piscou ou accionou, n sei. O carro até tá rebaixado de origem.
Já senti às vezes em rotundas como ja descrevi aqui algumas vezes o carro a fugir um pouco, mas ontem parecia que uma coisa de outro mundo, coisa mt diferente daquilo.
Já testei o carro em curvas mais apertadas, a direcção é precisa e responde bem rápido e ele nunca foge e ou derrapa, e ontem aquilo ia para aí a uns 90 km/h qd isso aconteceu.
Resumindo não teve que ser, pq senão aquilo q eu e a minha mulher vimos e sentimos e se acontecesse se calhar tinha o carro pa sucata e eu e ela se calhar tavamos mesmo mt mal.
Mas prontos tb faz parte e só uma pessoa ganha experiência para se safar como eu consegui mesmo assim ter mão firme no volante.
Quando ia a passar no Eixo Norte-Sul, sentido Sul-Norte assim que passo o aqueduto das águas livres apanho mts carros aglomerados e alguns camiões mas tudo a andar mas lento e eu normalmente como mt gente, pisca para a esquerda e vou para a via da esquerda para começar a ultrapassar aquilo tudo e começar a puxar pela mudança. Aquilo começa a subir e faz uma curva à esquerda quase a chegar à zona de Estação de Campolide.
Ah eu levava o meu vidro fechado e somente a minha esposa levava o dela meio aberto, não o que se passou no instante que faço essa curva que sinto o carro completamente descontrolado, ou seja, começava a atravessar-se para a esquerda quase de encontro contra o separador central eu aí segurei-o, deixei de acelerar e ligeiro travar para reduzir um pouco a velocidade e puxo-o o volante um pouco para a direita o endireitar, aí o gajo vai atravessa-se para a direira a sorte que da via ao meu lado não ia ninguem proximo e eu vai lá consigo desta vez puxar para a esquerda e com mt gentinho e sangue-frio conseguio pô-lo a direito e depois pronto respirei fundo.
Não sei o que se possa ter passado, foi a sensação e a coisa mais perigosa do género que já me aconteceu, tive alguma sorte, mas tb já eu já não conhecesse o carro e não tivesse jeito, alguma experiencia de condução e alguma frieza ontem tinha tido "m*rda da grossa". Era uma carambolada, pois batia ou no separador, ou batia noutros carros e enrolvamo-nos
Não sei se ali por instantes apanhei ventos cruzados que me fizeram perder control do carro, água???, mas tudo praticamente seco aquela hora, ou areia ou óleo. Não sei. O DTC nem piscou ou accionou, n sei. O carro até tá rebaixado de origem.
Já senti às vezes em rotundas como ja descrevi aqui algumas vezes o carro a fugir um pouco, mas ontem parecia que uma coisa de outro mundo, coisa mt diferente daquilo.
Já testei o carro em curvas mais apertadas, a direcção é precisa e responde bem rápido e ele nunca foge e ou derrapa, e ontem aquilo ia para aí a uns 90 km/h qd isso aconteceu.
Resumindo não teve que ser, pq senão aquilo q eu e a minha mulher vimos e sentimos e se acontecesse se calhar tinha o carro pa sucata e eu e ela se calhar tavamos mesmo mt mal.
Mas prontos tb faz parte e só uma pessoa ganha experiência para se safar como eu consegui mesmo assim ter mão firme no volante.
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Quando nao se ta espera bem que um gajo se assusta..
O que importa é tudo ter corrido pelo melhor!
Aqui a algum tempo a menos velocidade que essa tb o meu deu sinais de tentar fugir em tempo molhado, numa pequena curva, num tunel :\
Parece-me que os carros são muito sensiveis as curvas com chuva, o que mais se acentua se somarmos um ligeiro toq no acelerador.
Por isso é tomar atençao e cuidado
O que importa é tudo ter corrido pelo melhor!
Aqui a algum tempo a menos velocidade que essa tb o meu deu sinais de tentar fugir em tempo molhado, numa pequena curva, num tunel :\
Parece-me que os carros são muito sensiveis as curvas com chuva, o que mais se acentua se somarmos um ligeiro toq no acelerador.
Por isso é tomar atençao e cuidado

Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Bem, é possível que houvesse um bocado de gasóleo derramado na estrada, não é fácil de ver.
Às vezes também achamos que o carro muda muito por ser piso seco ou molhado, às vezes vai da qualidade dos pneus. Há pneus que em seco até se portam decentemente e com água, nem pensar. Bem sei que agora foi em seco.
Por isso, tendo em conta que aquilo tem boa inclinação, acredito que algum camião de depósito cheio tenha largado algum. Já me aconteceu a 20 km/h num túnel ao sair do aeroporto ver um carro atravessar em câmara lenta e a seguir foi o meu, tracção à frente na altura, perdi o peso da direcção até...
Ainda bem que tiveste sangue frio e espaço para a "manobra".
Às vezes também achamos que o carro muda muito por ser piso seco ou molhado, às vezes vai da qualidade dos pneus. Há pneus que em seco até se portam decentemente e com água, nem pensar. Bem sei que agora foi em seco.
Por isso, tendo em conta que aquilo tem boa inclinação, acredito que algum camião de depósito cheio tenha largado algum. Já me aconteceu a 20 km/h num túnel ao sair do aeroporto ver um carro atravessar em câmara lenta e a seguir foi o meu, tracção à frente na altura, perdi o peso da direcção até...
Ainda bem que tiveste sangue frio e espaço para a "manobra".

- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Vê lá com que pneus andas, essa é logo a 1a.

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 281
- Registado: 22 mar 2010, 13:51
- O meu Carro:: 123d + Honda S2k
- Localização: Lisboa
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Cheira-me também que mais depressa é pelos pneus que tens.ode_joy Escreveu:Vê lá com que pneus andas, essa é logo a 1a.
Já tive pneus bastante bons e notava pouca diferença entre dias secos e molhados, agora tenho pneus rafeiros atrás e em dias de chuva tenho que andar em 6ª na pontinha para o carro não se atravessar.

-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
ode_joy Escreveu:Vê lá com que pneus andas, essa é logo a 1a.
Sim tb é uma verdade os pneus que tenho tb devem e são com certeza uma treta. Ainda são os pneus de neve que o carro trazia da Alemanha, já os tenho à 2 anos e como tinha mt rasto e o dinheiro ultimamente não abunda ainda mais desempregado tenho andado à aguentar e tento ter cuidado pq até nem ia com mt velocidade 80.-90 km/h a subir a puxar a 4ª para 5ª qd me acontece aquilo.
Não percebi pq geralmente o DTC activa e ontem nem deu sinal. Se calhar oleo ou areiam, ventos, n sei, só sei q foi um susto mas ainda assim como ja conheço o carro lá consegui e claro tb alguma sorte de trazer carros mesmo colados a mim.
Mas sim tenho q por 4 pneus como deve ser assim q puder.
Um pergunta este S1 tb por si não são um pouco bailarinos/sensíveis ou leves sei lá para ventos e qualquer coisa dão logo de traseira?
O s3 que tive E46 sedan não me lembro de acontecer nada nem parecido, só uma vez numa rotunda é que deu uma traseirada mas pq abusei.
Última edição por nlg em 30 out 2012, 12:04, editado 1 vez no total.
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Mensagens: 803
- Registado: 02 jun 2003, 14:15
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Ontem tb fiz a saida do IC16 para o IC19 em ligeiro drift, foi....interessante LOL Ainda bem que ia nas calmas, se fosse mais depressa nem devia ter tido tempo de controlar na entrada da curva e dizia logo olá aos rails.
Não foi do piso molhado nem dos pneus que são bons e recentes, mas algum óleo derramado de certeza, pois já fiz aquela curva mto mais vezes com mto mais chuva e mais depressa com mais água no chão sem o carro perder aderência ainda há pouco tempo.
Não foi do piso molhado nem dos pneus que são bons e recentes, mas algum óleo derramado de certeza, pois já fiz aquela curva mto mais vezes com mto mais chuva e mais depressa com mais água no chão sem o carro perder aderência ainda há pouco tempo.
Um abraço e muito boas curvas!!!
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Sim começo a acreditar mais na tese do óleo derramado.
Pq tb tanta fez já fiz curvas mais a dar e mesmo com estes pneus e nunca nada.
Que coisa, um gajo não é nada de um momento pa outro desgraça-se todo por uma coisa estúpida. E então se não tiver kitt de unhas?!!!
Pq tb tanta fez já fiz curvas mais a dar e mesmo com estes pneus e nunca nada.
Que coisa, um gajo não é nada de um momento pa outro desgraça-se todo por uma coisa estúpida. E então se não tiver kitt de unhas?!!!
- Numiga
- Membro Junior
- Mensagens: 492
- Registado: 08 jun 2012, 00:28
- O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
- Localização: Península de Setúbal
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Para começar é conveniente verificarem o estado dos pneus, em caso de duvida "vai a andar" venha uns novos.
Não se esqueçam que estamos nas primeiras chuvas e os "óleos" que o alcatrão vai retendo na época das chuvas são libertos vem para cima
para não falar de alguns espertinhos dos reboques que atestam de gasóleo as viaturas e não colocam o tampão do gasóleo
"em curva é só vê-los derramar gasóleo" portanto à que ter cuidado.
Não se esqueçam que estamos nas primeiras chuvas e os "óleos" que o alcatrão vai retendo na época das chuvas são libertos vem para cima
para não falar de alguns espertinhos dos reboques que atestam de gasóleo as viaturas e não colocam o tampão do gasóleo
"em curva é só vê-los derramar gasóleo" portanto à que ter cuidado.
Aproveita a vida!


-
- Membro Gold
- Mensagens: 1722
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
- Localização: Brandoa, Amadora
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
nlg, os teus pneus podem ter ainda piso, mas se forem antigos (mais de 5 anos) já não têm a mesma aderência que pneus mais recentes. Verifica a data de fabrico e se os pneus apresentam as gretas e fissuras características de borracha ressequida. Eu neste momento tenho os pneus da frente muito velhos (8 anos) e a borracha está toda ressequida. Como ando com pouco t€mpo ainda não os substituí.
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
o topico do drift é ali ao lado

agora aserio, alem das chuvas que nao lavam a estrada, tenham atencao ao estado dos pneus, nao se fiem só no ESP/DTC...
abraco


agora aserio, alem das chuvas que nao lavam a estrada, tenham atencao ao estado dos pneus, nao se fiem só no ESP/DTC...
abraco


Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
e tens a certeza que esta tudo bem com o controlo de tração e estabilidade ?
o meu carro so tem controlo de tração e mesmo com piso molhado tenho dificuldade em atravessa lo ...
o meu carro so tem controlo de tração e mesmo com piso molhado tenho dificuldade em atravessa lo ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***


- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Eu com um 318td, nao tenho dificuldades em atravessar. Depende da estrada e dos pneus com que rolo...

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
pneus sem duvida.
acresce o facto de possivelmente haver oleo ou gasoleo derramado, eu via esses pneus o mais rápido possivel, se há coisa onde não poupo é nos pneus, segurança acima de tudo.
estranho é o facto de o controle de estabilidade não ter actuado, à minima perda de aderencia começa logo a piscar, mas tambem não é facil metê-la de lado, é diferente de um serie 1 que é bem mais leve.
quem conhece a VG sabe que as juntas de dilatação são bem largas, e as vezes em tempo de chuva quando estou quase a pisar as mesmas, carrego no acelerador só para ver o sistema a actuar, mal pisa o metal perde aderencia e começa logo a piscar.
e claro está, carros com tracção atrás em tempo de chuva é vê-los a dançar :lol1
acresce o facto de possivelmente haver oleo ou gasoleo derramado, eu via esses pneus o mais rápido possivel, se há coisa onde não poupo é nos pneus, segurança acima de tudo.
estranho é o facto de o controle de estabilidade não ter actuado, à minima perda de aderencia começa logo a piscar, mas tambem não é facil metê-la de lado, é diferente de um serie 1 que é bem mais leve.
quem conhece a VG sabe que as juntas de dilatação são bem largas, e as vezes em tempo de chuva quando estou quase a pisar as mesmas, carrego no acelerador só para ver o sistema a actuar, mal pisa o metal perde aderencia e começa logo a piscar.
e claro está, carros com tracção atrás em tempo de chuva é vê-los a dançar :lol1
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Que susto que ontem apanhei! Aos papeis literalmente...
Quanto ao DTC não sei pois tem actuado sempre à minima perda de aderência ou de estabiliade.
Como devem calcular foi tudo tão rápido que nem deu para perceber bem o que se passou e toda a minha atenção se concentrou é claro para segurar o bimmer, mas não me apercebi de nehuma luz do DTC ter acendido mas repito foi tudo tão rápido.
Mas sim os pneus no estado actual não me estam a facilitar mas como alguem aqui ja disse não há tempo$$$$$$$ ainda mais agora desempregado, aliás até ia para uma entrevista de emprego.
Obrigado
Como devem calcular foi tudo tão rápido que nem deu para perceber bem o que se passou e toda a minha atenção se concentrou é claro para segurar o bimmer, mas não me apercebi de nehuma luz do DTC ter acendido mas repito foi tudo tão rápido.
Mas sim os pneus no estado actual não me estam a facilitar mas como alguem aqui ja disse não há tempo$$$$$$$ ainda mais agora desempregado, aliás até ia para uma entrevista de emprego.
Obrigado