Conselhos Série E36

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

tirpitz
Membro Iniciado
Registado: 11 out 2012, 18:58
O meu Carro:: BMW 320i E36 - 1996/06

Conselhos Série E36

Mensagem por tirpitz »

Meus Caros,

Procuro (e venho procurando há já algum tempo) comprar um Série 3 da versão E36. Sempre foram carros que adorei, especialmente a versão Coupé.
Sei que existem várias opções, sendo as opções 318is e 320i aquelas que penso serem as mais equilibradas entre preço e número de exemplares disponíveis no mercado em razoável estado de conservação.

A minha questão é: que cuidados devo observar na compra destes carros? Até quantos KM's é aceitável comprar um? Acham que um com 240.000km de 1996 (318is coupé, que tenho em vista) já tem demasiados kms? Em termos de manutenção... São carros em que posso esperar elevados custos de manutenção ou apenas os normais (e já agora o que são "normais"?) para um carro com mais 10 anos? É fácil encontrar peças originais para substituir aquelas que possam estar mais desgastadas, sobretudo aquelas que são mais manuseadas, como volante e manete da caixa de velocidades?

Creiam que, sendo eu um completo novato nisto dos carros mais antigos, a vossa ajuda será preciosa.

Antecipadamente grato.

Um abraço a todos

we36
Membro Juvenil
Registado: 22 out 2010, 22:30
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1992

Re: Conselhos Série E36

Mensagem por we36 »

Boas,

Quanto aos km que tem o carro é relativo, se foi bem mantido não é demasiado, se as revisões foram descuidadas e fora de tempo (óleos e filtros) talvez seja já alguma coisa - é uma questão de experimentar o carro... depois também se deve ter em conta o estado geral do carro, tipo de uso que se quer dar, preço etc... BMW é uma marca que tem uma manutenção cara, comparativamente a outras marcas (mas E36 não é muito caro comparativamente a outros BMW)... mas para mim compensa pelo prazer que é ter um carro de uma gama superior... é muito fácil encontrar a maioria das peças... mas são "caras" e quanto a manetes e volantes pode-se estofar ou meter peças não originais... Tanto o motor do 18is M42 e M44 são motores que fazem muitos km e os M50 20i ainda mais...

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

Olá bom dia

Antes de mais bem vindo ao forum. A minha experiencia é com o 320i, por isso é disso que vou falar.
tirpitz Escreveu: Até quantos KM's é aceitável comprar um?
A maior parte dos e36s que conheci tinham mais de 200 mil kms e estavam ok. O meu passou os 260k este ano.
Não noto diferença entre agora e quando o comprei com 140k. Portanto de motor, sem problemas.
Os problemas cronicos são:
O maior problema dos e36s é os interiores ( nos coupes é as portas que são lixo autentico ).
A suspensão frente / direcção ganham folgas e simplesmente estragam o feeling do carro.
Arrefecimento, garantidamente gasta-se algum dinheiro em bomba de agua ( obrigatorio, vai por mim ) e alguns tubos.
tirpitz Escreveu: São carros em que posso esperar elevados custos de manutenção ou apenas os normais (e já agora o que são "normais"?) para um carro com mais 10 anos?
Esta é mais dificil... não sei o que consideras "elevados", visto não saber o tamanho da tua carteira...
Não acho que sejam elevados. Gastei uns 500/750 euros por ano em manutenção/arranjos para fazer aprox 20k por ano.... há sempre qq coisita além das revisões, mas não esquecer que são carros com aprox 20 anos.

Aconselho-te a ir ao ebay ( por ex o Uk ) e começas a ver preços das peças ( por ex uns discos, um radiador, um braço de suspensão, etc ) e comparas com os teus carros e ficas logo a saber. Não aconselho a ir à bmw ( embora eles tenham uns packs que até não são muito caros )
tirpitz Escreveu: É fácil encontrar peças originais para substituir aquelas que possam estar mais desgastadas, sobretudo aquelas que são mais manuseadas, como volante e manete da caixa de velocidades?
Sem duvida, muito material disponivel e temos uma casa em PT cuja principal actividade é desmantelar bmws. São amigos do forum e uma boa ajuda. Podes ver os anuncios nos classificados. Para volantes eu arranjo-te um contacto no uk que tem sempre disponiveis os nossos volantes preferidos ( m tecnicks )

E pronto, alguma questão mais especifica diz

Boa Sorte !

tirpitz
Membro Iniciado

Mensagem por tirpitz »

Meus Caros,

Agradeço imenso as vossas respostas.

Uma dificuldade com que me venho deparando na pesquisa que tenho feito é justamente perceber o historial do carro nomeadamente no que diz respeito ao seu histórico de manutenção. Na boca de quem vende, nunca há dúvidas que a manutenção foi isenta de falhas e sempre feita, evidentemente, em concessionário oficial BMW. No entanto, os livros de revisões ou não existem ou não espelham essa realidade ou apenas a espelham parcialmente.

Para mim isto é essencial já que eu não tenho a experiência para detectar problemas no carro apenas experimentando-o. Há assim alguma dica óbvia que me possam dar a esse respeito?

Se pensarmos no exemplo que referi na minha mensagem inicial, um 318is de 1996 com 240.000km dá uma média de 15.000km o que, objectivamente, é muito pouco em termos anuais, mas já dá uma boa cifra ao fim dos 16 anos do carro. Indo eu ver e experimentar esse carro (ainda não fiz nenhuma das duas) em que detalhes devo reparar para 1) perceber se o carro tem efectivamente os KM que me asseguram que tem; 2) para detectar alguma anomalia mecânica ou outra que possa estar mais ou menos patente?

Mais uma vez desculpem as minhas perguntas que para vós devem ser perfeitamente básicas, mas é no nível básico que eu estou no que toca a estes assuntos.

Obrigado

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Mensagem por BRM »

Boas,
Tive no mesmo dilema á uns tempos. Ou seri um 18is coupé ou um 20i coupé.
Acabei por fazer negocio com um 18is coupé pois estava impecavel.
Já o tenho á 6 meses, e acho que fiz uma boa escolha! Na altura também não encontrei 20i a bons preços, pois ou mais adepto dos 6 cilindros, mas este 18is não envergonha nada em prestações!
Em relação a manutenção, acho bem em conta. Depende é onde compras as peças!
Tive anteriormente um Alfa Romeo de gama inferior, e posso dizer que o preço de manutenção era mais caro!
Em relação aos kms, podes tirar teimas na bmw. Talvez convém meteres um oleo sintetico mais viscoso.
Bem, mas como nem tudo são rosas, toma atenção ao sistema da sofagem/ar condicionado.
Verifica a parte electrica. Em relação ao motor vê se tem fugas, vê o estado do oleo e da água, e vê se as pressões dos tubos são as normais. Testa comportamneto a frio e a quente, e no test drive não tenhas receio em puxar pelo carro e verificares como se porta.
Depois teste á travagem e á embraiagem, numa subida por exemplo.

tirpitz
Membro Iniciado

Mensagem por tirpitz »

Olá boa noite.

Muito obrigado a todos pelas vossas dicas.

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

Boas tenho um 18is desse ano coupe, e em relação ao 20i, é um carro mais indicado para nacionais/cidade pois e um motor mais leve e com uma resposta mais nervosa que o 20i.

Quanto a problemas, da uma volta no carro e aquece-o, vê se ele tem hesitações a acelarar, tens que ver por baixo do motor se tem babas de óleo, o estado das correias, o retentor da cambota, o estado das borrachas (sinoblocos, casquilhos).

Com o motor quente e a trabalhar, tiras a vareta do óleo e vez se o motor quebra oi mesmo se vai abaixo... (Mau sinal).

Mas a cima de tudo e preciso sorte :)

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

Boas tenho um 18is desse ano coupe, e em relação ao 20i, é um carro mais indicado para nacionais/cidade pois e um motor mais leve e com uma resposta mais nervosa que o 20i.

Quanto a problemas, da uma volta no carro e aquece-o, vê se ele tem hesitações a acelarar, tens que ver por baixo do motor se tem babas de óleo, o estado das correias, o retentor da cambota, o estado das borrachas (sinoblocos, casquilhos).

Com o motor quente e a trabalhar, tiras a vareta do óleo e vez se o motor quebra oi mesmo se vai abaixo... (Mau sinal).

Mas a cima de tudo e preciso sorte :)

BRM
Membro Juvenil

Mensagem por BRM »

Então, esse Bimmer vem ou não?
Gostava mesmo de ter um 20i, nem que fosse só pela sonoridade!

Telmo Ferreira
Membro Iniciado
Registado: 09 set 2012, 11:12
O meu Carro:: BMW 325 TDS E36 - 1993
Contacto:

Mensagem por Telmo Ferreira »

Eu comprei um 325 TDS de 93 (216.000km's) prai a 5 meses e o unico problema que tou são os tubos de combustivel... o carro teve mais de um ano parado... fora isso um plastico ou outro que ta estalado, mas é o normal para um carro com quase 20 anos...

tirpitz
Membro Iniciado

Mensagem por tirpitz »

Ainda não há BIMMER... Acho que ainda não encontrei O TAL!!

tirpitz
Membro Iniciado

Mensagem por tirpitz »

Meus Caros,

Encontrei um potencial bom negócio.

Um 320i, de 1994, em que o vendedor faz como preço mínimo 3300 euros. O carro tem 129000km.

Fui experimentar o carro e pareceu-me muito estimado.

Apenas tinha o seguinte:

- a iluminação do quadrante sempre pensei que apenas iluminasse as letras e números dos vários mostradores. Fiquei a saber que também pode iluminar todos os mostradores em cor laranja mesmo a parte do fundo dos mostradores que, pensava eu, só podia aparecer em preto. Ou seja, fiquei a saber que a iluminação é regulável com um botão à esquerda do volante. Não sabia.
- O carro faz um zumbido que parece vir da traseira. Não consegui perceber o que era. Em andamento aparecia o zumbido. Parado ao ralenti quando dava gás também se ouvia o zumbido. Efectivamente o mesmo parecia vir da traseira do carro. Mas só se ouvia de dentro do carro e não de fora. O que acham que pode ser?
- Os forros das portas e do tecto não estavam perfeitos, mas nada que me parecesse grave.
- No tecto interior, na parte de trás na zona que entra em contacto com o vidro traseiro, havia sinais de sujidade, que eram da mesma cor da ferrugem. Será isto aceitável ou normal?

No mais o carro pareceu-me muito bem. De tudo o que vi o que me assusta mais é o zumbido.

Digam-me o que acham.

Obrigado a todos desde já pela vossa ajuda.

BRM
Membro Juvenil

Mensagem por BRM »

Viva tirpitz,

A versão é a coupé, sedan ou touring?
Acho o valor um pouco elevado, para os problemas que descreves, mas também depende do estado de chapa, pintura, e interiores e motor.
Vê bem o comportamento a frio, quer a quente, em altas e baixas!

tirpitz
Membro Iniciado

Mensagem por tirpitz »

Olá!

É a versão coupé! Achas o preço elevado?

Em termos de estado de chapa, pintura e interiores, com excepção do que disse, o carro está absolutamente impecável. Em termos de chapa n tem uma mossa nem qualquer risco ou outro problema na pintura.

Os únicos problemas que detectei foram os que referi.

Abraços e obrigado

BRM
Membro Juvenil

Mensagem por BRM »

Quando aumentas te a velocidade, o ruido aumentava?
Pode ser um rolamento! Há fotos da máquina?

Responder

Voltar para “Série 3”