Serie 1 ///M

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

PJ_
Membro Juvenil
Registado: 19 dez 2006, 18:46
O meu Carro:: 335i E92

Re: Serie 1 ///M

Mensagem por PJ_ »

GoingTooFast Escreveu:Uma das coisas que tenho reparado no 1M é o tempo necessário para o óleo do motor atingir a temperatura nominal de funcionamento. Eu estou sempre atento a isso porque não puxo pelo motor antes daquela temperatura ser atingida. E o que eu sempre constatei é que demora uma 'eternidade' para o óleo ficar à temperatura nominal (~120 ºC).
eu penso que a temperatura normal do n54 nao seja os 120ºc!! porque numa utilização normal ela nunca chega a esses valores!! agora numa utilização mais desportiva ai sim fica-se pelos 120ºc, pelo menos no meu é assim!!!

A sensação que tenho é a de que o sistema de refrigeração do 1M está sobredimensionado e pensado para uma utilização mais intensiva (por exemplo pista) ou para climas quentes com temperaturas mais extremas. Além do tradicional intercooler dos motores turbo e do radiador de água, existe ainda um radiador de óleo independente do sistema de refrigeração do motor (lado inferior esquerdo frente) e um radiador de água adicional (lado inferior direito frente) que tornam o motor praticamente à 'prova de bala' para aqueles níveis de binário e potência. Importa referir que, por exemplo, o N54 do 135i possui um ventilador do radiador menos potente, não possui o tal radiador de água adicional e apenas nos países de climas muito quentes é que vem equipado com o radiador de óleo - só para se perceber a diferença.
esse ventilador mais potente e o radiador de agua adicional, estão também disponíveis para versões 135i/335i no power kit da bmw performance!! que por acaso tambem tenho isso instalado no e92
quanto ao radiador de oleo penso que todos os n54 a partir de 2007 trazem isso!!
N54 Bmw Performance

GoingTooFast
Membro Juvenil
Registado: 18 set 2012, 14:45
O meu Carro:: BMW 1M

Mensagem por GoingTooFast »

PJ_ Escreveu:
GoingTooFast Escreveu:Uma das coisas que tenho reparado no 1M é o tempo necessário para o óleo do motor atingir a temperatura nominal de funcionamento. Eu estou sempre atento a isso porque não puxo pelo motor antes daquela temperatura ser atingida. E o que eu sempre constatei é que demora uma 'eternidade' para o óleo ficar à temperatura nominal (~120 ºC).
eu penso que a temperatura normal do n54 nao seja os 120ºc!! porque numa utilização normal ela nunca chega a esses valores!! agora numa utilização mais desportiva ai sim fica-se pelos 120ºc, pelo menos no meu é assim!!!
Fica-se pelos 120ºC ou no caso do 1M até ligeiramente mais... dependendo do tipo de condução e da temperatura exterior. Mas sim, geralmente a temperatura nominal do óleo é ligeiramente inferior a 120 ºC como se ilustra na seguinte foto do meu 1M (lado inferior direito):

Imagem

PJ_ Escreveu:
GoingTooFast Escreveu:A sensação que tenho é a de que o sistema de refrigeração do 1M está sobredimensionado e pensado para uma utilização mais intensiva (por exemplo pista) ou para climas quentes com temperaturas mais extremas. Além do tradicional intercooler dos motores turbo e do radiador de água, existe ainda um radiador de óleo independente do sistema de refrigeração do motor (lado inferior esquerdo frente) e um radiador de água adicional (lado inferior direito frente) que tornam o motor praticamente à 'prova de bala' para aqueles níveis de binário e potência. Importa referir que, por exemplo, o N54 do 135i possui um ventilador do radiador menos potente, não possui o tal radiador de água adicional e apenas nos países de climas muito quentes é que vem equipado com o radiador de óleo - só para se perceber a diferença.
esse ventilador mais potente e o radiador de agua adicional, estão também disponíveis para versões 135i/335i no power kit da bmw performance!! que por acaso tambem tenho isso instalado no e92
Correcto! Fizeste muito bem em instalar esse kit se a ideia é a andar a 'puxar' pelo carro nem que seja de vez em quando. Já agora, deixa-me que te pergunte: já tiveste o típico problema dos 35i com a HPFP (bomba de gasolina de alta pressão)? Com quantos km's? E quantas vezes?

No caso do 1M esse problema foi mitigado e parece definitivamente resolvido! É a vantagem de se comprar um carro cujo motor foi introduzido no mercado em 2006 e está por isso, ao fim de 5 anos e no fim do seu ciclo de vida, mais do que testado. :fixe

Curiosamente ouve-se falar abundantemente do problema da bomba de alta pressão da gasolina com os BMW mas muito pouco sobre o mesmíssimo problema nos Porsche. Isto só quer dizer duas coisas óbvias: (1) a BMW vende muito mais carros; (2) a Porsche é melhor a esconder este tipo de problemas mas depois tem a imagem de uma marca mais fiável do que as outras. :lol1 Na verdade, como os fornecedores das bombas são os mesmos, tanto para a BMW como para a Porsche, os Porsche também foram afectados. Por exemplo, nos modelos S do Cayman/Boxster (injecção directa) de MY2009, MY2010, MY2011 e inclusivamente MY2012 (dependendo dos lotes de fabrico), como também no Cayman R e Boxster Spyder (já para não falar dos 911), para todos eles a Porsche tem uma instrução técnica interna para substituir gratuitamente as referidas bombas nos casos de carros que se desloquem às suas oficinas no âmbito de outro serviço qualquer e para os quais, no decorrer desse serviço, for identificado o nº de chassis como pertencendo ao lote daqueles cuja bomba necessita de ser substituída... mas como não há um recall ninguém ouve falar nisto!!! :wc

PJ_ Escreveu: quanto ao radiador de oleo penso que todos os n54 a partir de 2007 trazem isso!!
Talvez em Portugal se for considerado um país de clima quente... só confirmando.

Já agora, deixo aqui fotos das velas do motor do meu 1M que foram substituídas na 2ª mudança de óleo do motor - a 1ª é efectuada juntamente com a mudança do óleo da transmissão e diferencial aos 2000 km após a rodagem por recomendação da BMW. A substituição das velas faz parte dos serviços a executar na manutenção periódica do 1M... eu acho que a BMW está um bocadinho paranóica com os cuidados a ter no 1M porque como se pode ver nas fotos as velas estão impecáveis... mas antes prevenir do que remediar :fixe :

Imagem
Imagem
Última edição por GoingTooFast em 15 nov 2012, 22:21, editado 4 vezes no total.

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

falando de consumos.
ontem meti 20 euros de 98 na galp do montijo.
fiz a vasco a fundo com. 2 reprises ate aos 330.

parei em casa na expo .. indo soft os 3 kms finais.

25 litros de media.

um s1m faz 19 a fundo??? em media ponderad.

em dezembro vou andar um sabado com um em barcelona o dia todo.

vou fazer a serra de barcelona a partir.
filmo o reset ao cbordo e no final tiramos as conclusoes.
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

GoingTooFast
Membro Juvenil

GoingTooFast Escreveu:
cap Escreveu: Faz o teste que disse, acede ao "menu secreto" do CB, coloca o instantâneo e vai puxar umas mudanças.
Em todo o caso o valor de consumo que aparece no CB não é instantâneo... trata-se duma média deslizante.

No 1M em 6ª a fundo e rotação mais ou menos estabilizada (250 km/h de veloc. máxima) se eu fizer o reset ao CB o consumo registado é de 32,0 l/ 100 km... comparado com este valor o consumo de 25,3 l/100 km do GT86 para a mesma velocidade até nem é mau :lol1

Rui Ribeiro 13
Membro Gold
Registado: 12 out 2007, 00:12
O meu Carro:: *

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

giwasa Escreveu:falando de consumos.
ontem meti 20 euros de 98 na galp do montijo.
fiz a vasco a fundo com. 2 reprises ate aos 330.

parei em casa na expo .. indo soft os 3 kms finais.

25 litros de media.

um s1m faz 19 a fundo??? em media ponderad.

em dezembro vou andar um sabado com um em barcelona o dia todo.

vou fazer a serra de barcelona a partir.
filmo o reset ao cbordo e no final tiramos as conclusoes.
Esperamos o video.
A terra vista da lua é azul e branca!

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

no dia que fiz o test drive na baviera.
metemos 25 euros na bp da expo.
fiz 50 kms a fundo e fez 14 a 15de media.

e fez 2 vezes 259 .. a limitar.

mas em dezembro vou ter com o meu irmao que vive em barcelona e um amigo dele vai emprestar me o carro sabado.

quando ele ca veio emprestei lhe o coopers.

agora trocamos eh eh s1m po giwasa

Rui Ribeiro 13
Membro Gold
Registado: 12 out 2007, 00:12
O meu Carro:: *

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

Então o do GoingTooFast deve ter algum problema.
A terra vista da lua é azul e branca!

PJ_
Membro Juvenil

Mensagem por PJ_ »

GoingTooFast Escreveu: Fica-se pelos 120ºC ou no caso do 1M até ligeiramente mais... dependendo do tipo de condução e da temperatura exterior. Mas sim, geralmente a temperatura nominal do óleo é ligeiramente inferior a 120 ºC como se ilustra na seguinte foto do meu 1M (lado inferior direito):
sim no meu também chega a passar ligeiramente dos 120ºc principalmente quando ando em AE a velocidades bem acima do permitido pela lei :oops:

GoingTooFast Escreveu: Correcto! Fizeste muito bem em instalar esse kit se a ideia é a andar a 'puxar' pelo carro nem que seja de vez em quando. Já agora, deixa-me que te pergunte: já tiveste o típico problema dos 35i com a HPFP (bomba de gasolina de alta pressão)? Com quantos km's? E quantas vezes?
não!! ainda não tive esse problema tão comum dos N54 :) !!! penso que existiram mais casos desse problema nos states, pelo menos foi com essa ideia que fiquei!!! mas no entanto já saiu a nova actualização da HPFP que corrige a tal anomalia... o preço dessa peça ate esta bastante acessível...
N54 Bmw Performance

GoingTooFast
Membro Juvenil

GoingTooFast Escreveu:
PJ_ Escreveu: quanto ao radiador de oleo penso que todos os n54 a partir de 2007 trazem isso!!
Talvez em Portugal se for considerado um país de clima quente... só confirmando.
Tanto quanto consegui perceber, face aos problemas de sobreaquecimento verificados nas primeiras versões do N54 a BMW começou por introduzir o radiador de óleo nos modelos 35i mais desportivos (talvez em 2007) mas rapidamente chegou à conclusão de que o mesmo era necessário em todos os modelos equipados com o motor N54 porque os problemas de sobreaquecimento se mantinham, de tal modo que a partir de 2008 (e não 2007) todos os motores N54 passaram a dispor de um radiador de óleo.

Já relativamente ao mais recente motor N55 a adição do radiador de óleo está de facto dependente do tipo de clima dos países a que se destinam os carros que com ele vêm equipados. Para os países considerados de clima quente é montado o radiador de óleo no N55 enquanto para os restantes existe apenas um permutador de calor que ajuda a refrigerar o óleo através da água do motor mas este é de reduzidas dimensões e aparece integrado na própria estrutura que alberga o filtro de óleo.

Por isso é que estava a admitir que no N54 a montagem do radiador de óleo também dependesse do clima nos mercados a que se destinam os carros que estão equipados com esse motor.

GoingTooFast Escreveu:
Botão M em ON ou OFF não produz qualquer tipo de diferença no tempo necessário para levar a temperatura do óleo desde frio até à temperatura nominal no mesmo percurso e tipo de condução. :(

A única coisa que me resta saber é se o termóstato do radiador de óleo, trata-se de outro termóstato desta vez tradicional que faz o by-pass ao radiador de óleo, está operacional porque se não estiver (em caso de avaria a válvula do termóstato que faz o by-pass ao radiador permanece fechada) obriga o óleo a passar SEMPRE pelo respectivo radiador mesmo a frio e não permite o seu rápido aquecimento como seria desejável do ponto de vista dos consumos. Deste modo a fiabilidade do motor está sempre salvaguardada MAS em prejuízo dos consumos e não há por isso maneira do condutor ser avisado do mau funcionamento deste termóstato a não ser indirectamente (por suspeição) ou então desmontando e inspeccionando o termóstato - é o que pretendo fazer na minha próxima visita à BMW para substituir as pastilhas dos travões da frente (o carro já tem 36.000 km :driving ).

Existe aqui uma incorrecção. Eu não preciso de fazer qualquer teste porque o termóstato não funciona da maneira descrita. Como é normal, o termóstato do radiador de óleo começa a abrir a partir de uma determinada temperatura do óleo fazendo então o óleo circular pelo radiador a fim de o arrefecer. Regra geral em caso de avaria a probabilidade é a da válvula do termóstato permanecer fechada porque existe uma mola a forçar permanentemente o seu fecho a qual a válvula terá de vencer para abrir. Isto quer dizer que se o termóstato estivesse avariado o condutor teria condições para se aperceber disso a partir da indicação da temperatura do óleo (nos M) porque a temperatura deste subiria acima do normal já que nunca chegaria a ser arrefecido pelo radiador. O meu caso é precisamente o oposto, a temperatura do óleo parece demorar muito a subir sinal de que o termóstato abre efectivamente. A novidade aqui está na existência de pequenas passagens de óleo no termóstato que fazem de facto o by-pass ao radiador e que mesmo quando a válvula do termóstato está completamente aberta para o radiador faz com que exista sempre uma quantidade de óleo que não vai ao radiador mas é forçada a recircular por essas passagens (daí a confusão). O objectivo da existência dessas passagens é o de manter o óleo a uma temperatura média mais alta para favorecer os consumos. Para se perceber melhor fica aqui um vídeo onde é mostrado a remoção do dito termóstato e da respectiva mola e a sua substituição pelo que é basicamente 'um não termóstato' que bloqueia permanentemente o by-pass obrigando todo o óleo a passar pelo radiador logo desde o arranque a frio:

http://www.youtube.com/watch?v=eFrgEy2Mcbo

Termóstato do radiador de óleo original - conjunto completo:
Imagem
Última edição por GoingTooFast em 16 nov 2012, 17:09, editado 1 vez no total.

GoingTooFast
Membro Juvenil

Rui Ribeiro 13 Escreveu:Então o do GoingTooFast deve ter algum problema.
Ó Rui, mas tu ainda acreditas em milagres?! :snooty

Então eu mostro aqui um vídeo dum GT86 a fundo e a bater nos 260 km/h de ponteiro (A DESCER!!!) a registar um consumo de 25,3 l/100 km e tu achas que um 1M a fundo, apesar das relações muito mais longas, com mais 140 cv e uma aerodinâmica da treta para a mesma velocidade faz apenas 15l/ 100 km?!

Eu troco já o meu 1M por esse... :lol1

Se eu tivesse algum problema no 1M que justificasse as médias de consumo elevadas e aquilo que me parece ser muito tempo para o óleo aquecer (nunca tive termómetro de óleo nos meus outros carros por isso não sei bem qual seria o tempo de aquecimento, com outros carros eu estimava sempre 10 min. antes de começar a puxar pelos motores) significaria que alguém tinha trocado o termóstato do radiador de óleo de fábrica por um do género daquele que se mostra no último vídeo e sem eu saber, ou que, na melhor das hipóteses, o termóstato está avariado na posição de aberto para o radiador porque a mola ficou presa justificando assim porque que é que o óleo demoraria tanto tempo a aquecer... tudo hipóteses MUITO remotas, não vos parece?! :roll:

Seja como for, tudo isso é irrelevante porque quando eu digo que no 1M em 6ª a fundo e rotação mais ou menos estabilizada (250 km/h de veloc. máxima) se eu fizer o reset ao CB o consumo registado é de 32,0 l/ 100 km estou a falar duma situação para a qual o óleo já atingiu o seu valor de temperatura nominal e está por isso quente e na zona de temperatura óptima para os consumos àquela potência segundo o que foi projectado pelo fabricante.

Quando um motor tem algum problema que conduza a consumos elevados o óleo tende a sobreaquecer e não o contrário. :fixe

GoingTooFast
Membro Juvenil

PJ_ Escreveu:
GoingTooFast Escreveu: Correcto! Fizeste muito bem em instalar esse kit se a ideia é a andar a 'puxar' pelo carro nem que seja de vez em quando. Já agora, deixa-me que te pergunte: já tiveste o típico problema dos 35i com a HPFP (bomba de gasolina de alta pressão)? Com quantos km's? E quantas vezes?
não!! ainda não tive esse problema tão comum dos N54 :) !!! penso que existiram mais casos desse problema nos states, pelo menos foi com essa ideia que fiquei!!! mas no entanto já saiu a nova actualização da HPFP que corrige a tal anomalia... o preço dessa peça ate esta bastante acessível...
Ainda bem! :fixe O carro é de que ano? E o motor, está com quantos km's?

Em Portugal o nº de vendas de 35i's não tem qualquer expressão portanto é natural que muitos mais casos se tenham registado nos Estados Unidos que é um mercado gigantesco (mesmo face à Europa) e com muito mais apetência por motorizações a gasolina. ;)

PJ_
Membro Juvenil

Mensagem por PJ_ »

GoingTooFast Escreveu:
Ainda bem! :fixe O carro é de que ano? E o motor, está com quantos km's?

Em Portugal o nº de vendas de 35i's não tem qualquer expressão portanto é natural que muitos mais casos se tenham registado nos Estados Unidos que é um mercado gigantesco (mesmo face à Europa) e com muito mais apetência por motorizações a gasolina. ;)
o carro é de 2007/07 e conta neste momento com 81mil kms ;) mas ja tive problemas com as wastegate´s do turbo!! tambem é um problema comum dos N54 :D

http://www.youtube.com/watch?v=l-OLLCAf ... re=related

sim aqui em portugal venderam-se muito poucos 35i.... mas quando falei referia-me sim a nível europeu!! mas mesmo assim de facto não se compara a nível americano, o preço dos combustíveis ta bem mais acessível e o combustível predominante é a gasolina..
N54 Bmw Performance

GoingTooFast
Membro Juvenil

PJ_ Escreveu: o carro é de 2007/07 e conta neste momento com 81mil kms ;) mas ja tive problemas com as wastegate´s do turbo!! tambem é um problema comum dos N54 :D
Isso já são uns km's bastante assinaláveis para um carro dessa performance - não estará na altura de trocares por uma carro mais recente, eu faço-te um bom preço! :fixe

Eu mantenho a minha, nisto de modelos com ciclos de vida cada vez mais curtos e novos lançamentos de substituição cada vez mais prematuros é sempre um risco adquirir um modelo 'virgem' porque o cliente é que acaba por funcionar como cobaia na descoberta de eventuais defeitos com a utilização no 'mundo real'.

Essa foi também uma das razões que me levou a adquirir o 1M... o motor em 2011 e ao fim de 5 anos já estava mais do que testado e os seus problemas identificados portanto a probabilidade de ter alguma surpresa desagradável nesse capítulo era muito diminuta como tenho verificado com muita satisfação - eu volto a dizer, tendo os cuidados básicos que se devm ter com qualquer motor, o N54 do 1M parece ser 'à prova de bala'. :stoked

Mas sendo o teu 35i de 2007, sabes se possui já radiador de óleo?

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

15 litros em media ponderada.
nao percebes eu faço te um desenho

julgas que nascemos hoje?
mas alguem acredita nas babuzeiras que que dizes.

nao tens que fazer e vens apenas num topico dizer bakuradas armado em engenheiro.

alguem no seu perfeito juizo acha normal que alguem que tem um s1m vai trocar por uma comoda do ikea como o gt86 por causa de 20 euros ao final da semana.???
tendo um s1m de 76 mil euros.
isso è mixordia pura e simples.

GoingTooFast
Membro Juvenil

Rui Ribeiro,

Felizmente ainda existem jornalistas na imprensa especializada em Portugal que vale a pena ler. E um deles é e sempre foi claramente o Pedro Silva ou não fosse ele o mentor daquela que foi muito provavelmente a melhor revista sobre carros que este país já conheceu: a SuperMotores!

Na última edição da Autohoje vem precisamente um teste ao F30 328i automático (2.0l turbo e 245 cv) praticamente igual ao teu tirando o facto de ser branco.

Portanto, não foi com espanto que o Pedro Silva declara que o consumo médio por ele registado é de 12 l/ 100 km numa utilização normal e atingido valores superiores a 17l /100 km quando - passo a citar - 'se usa com frequência uma capacidade de aceleração que nos permite fazer os 0 -100 km/h em 5,9 segundos, um valor equivalente ao de um BMW M3 da geração E36.'

Espero que tenha ficado claro quem estão a ser os 'cromos' e... porque é que não vai com o meu feitio quando me começam a tratar por 'amigo'. :lol:

Já agora, fica aqui a diferença de relações de cx. e final entre o GT86 e o 1M:

............... GT86 .......................... 1M ..........................
1ª............ 3,626 * 4,1 = 14,867......... 4,110 * 3,154 = 12,963
2ª............ 2,188 * 4,1 = 8,971........... 2,315 * 3,154 = 7,302
3ª............ 1,541 * 4,1 = 6,318........... 1,542 * 3,154 = 4,863
4ª............ 1,213 * 4,1 = 4,973........... 1,179 * 3,154 = 3,719
5ª............ 1,000 * 4,1 = 4,100........... 1,000 * 3,154 = 3,154
6ª............ 0,767 * 4,1 = 3,145........... 0,846 * 3,154 = 2,668
Final......... 4,100........................... 3,154.......................

Como podes ver a 6ª velocidade do GT86 até é mais longa do que a 6ª do 1M mas como a relação final do GT86 é mais curta o resultado final é que o GT86 tem uma relação de transmissão total mais curta mas a diferença é menor do que aquela que à partida se poderia supor: 3.145 contra 2.668.

Responder

Voltar para “Série ///M”