eu penso que a temperatura normal do n54 nao seja os 120ºc!! porque numa utilização normal ela nunca chega a esses valores!! agora numa utilização mais desportiva ai sim fica-se pelos 120ºc, pelo menos no meu é assim!!!GoingTooFast Escreveu:Uma das coisas que tenho reparado no 1M é o tempo necessário para o óleo do motor atingir a temperatura nominal de funcionamento. Eu estou sempre atento a isso porque não puxo pelo motor antes daquela temperatura ser atingida. E o que eu sempre constatei é que demora uma 'eternidade' para o óleo ficar à temperatura nominal (~120 ºC).
esse ventilador mais potente e o radiador de agua adicional, estão também disponíveis para versões 135i/335i no power kit da bmw performance!! que por acaso tambem tenho isso instalado no e92A sensação que tenho é a de que o sistema de refrigeração do 1M está sobredimensionado e pensado para uma utilização mais intensiva (por exemplo pista) ou para climas quentes com temperaturas mais extremas. Além do tradicional intercooler dos motores turbo e do radiador de água, existe ainda um radiador de óleo independente do sistema de refrigeração do motor (lado inferior esquerdo frente) e um radiador de água adicional (lado inferior direito frente) que tornam o motor praticamente à 'prova de bala' para aqueles níveis de binário e potência. Importa referir que, por exemplo, o N54 do 135i possui um ventilador do radiador menos potente, não possui o tal radiador de água adicional e apenas nos países de climas muito quentes é que vem equipado com o radiador de óleo - só para se perceber a diferença.
quanto ao radiador de oleo penso que todos os n54 a partir de 2007 trazem isso!!