Serie 1 ///M

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

Rui Ribeiro 13
Membro Gold
Registado: 12 out 2007, 00:12
O meu Carro:: *

Re: Serie 1 ///M

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

Boas GoingTooFast,

Se ele diz, deve de ter a sua razão, então o e meu deve ser o 1.6i, ainda não fiz contas á mão do consumo, neste momento o CB marca 9.6 l/100, com uma condução normal em cidade, de vez em quando também em auto estrada em modo Sport sempre que posso puxo por ele, ainda hoje foi aos 220.
Hoje ao chegar a casa acendeu o 1º avisador de gasolina, sim porque tem 2, e no momento que acendeu tinha feito 553 km, para o segundo avisador (entrar na reserva ainda faço mais uns 50km) agora fazes as contas quanto é que consumiu ao certo.

O carro ainda só tem 6000 e tal km e nunca fiz aquelas acelerações malucas, mas já andou bem, o ponteiro há passou muitas mas muitas vezes dos 200 e nunca fiz consumos como referiste.

Amanha tiro foto dos consumos para veres.
A terra vista da lua é azul e branca!

GoingTooFast
Membro Juvenil
Registado: 18 set 2012, 14:45
O meu Carro:: BMW 1M

Mensagem por GoingTooFast »

Rui Ribeiro 13 Escreveu:Boas GoingTooFast,

Se ele diz, deve de ter a sua razão, então o e meu deve ser o 1.6i, ainda não fiz contas á mão do consumo, neste momento o CB marca 9.6 l/100, com uma condução normal em cidade, de vez em quando também em auto estrada em modo Sport sempre que posso puxo por ele, ainda hoje foi aos 220.
Hoje ao chegar a casa acendeu o 1º avisador de gasolina, sim porque tem 2, e no momento que acendeu tinha feito 553 km, para o segundo avisador (entrar na reserva ainda faço mais uns 50km) agora fazes as contas quanto é que consumiu ao certo.

O carro ainda só tem 6000 e tal km e nunca fiz aquelas acelerações malucas, mas já andou bem, o ponteiro há passou muitas mas muitas vezes dos 200 e nunca fiz consumos como referiste.

Rui,

Eu não estou a duvidar da tua palavra, não é preciso foto. :cheers Só não podemos é concluir que o 328i automático que o Pedro Silva testou tem problemas... o que é 'utilização normal' para ele pode não ser 'utilização normal' para ti :wink1

Até porque o Pedro Silva também diz o seguinte nesse mesmo artigo da Autohoje:
O consumo médio ronda os 12 l/ 100 km numa utilização normal, descendo até metade desse valor a velocidades de cruzeiro dentro dos limites nacionais
o que é ainda melhor do que aquilo que referes.

Ah... já me esquecia... ele também diz que o 328i é o melhor F30 de momento. :fixe
Última edição por GoingTooFast em 19 nov 2012, 00:47, editado 1 vez no total.

PJ_
Membro Juvenil
Registado: 19 dez 2006, 18:46
O meu Carro:: 335i E92

Mensagem por PJ_ »

GoingTooFast Escreveu:
Isso já são uns km's bastante assinaláveis para um carro dessa performance - não estará na altura de trocares por uma carro mais recente, eu faço-te um bom preço! :fixe
:lol: achas que são muitos klms? o 1M é recente , mas a carroçaria ja existe desde 2007.. e não acho que o meu carro esteja assim tão em "desuso" ao ponto de o trocar :lol: o 1M é um carro muito porreiro, gosto bastante do carro!!! mas a trocar o meu carro nunca seria por um 1M... ;) tenho o mesmo motor do 1M, a nível de interior na minha opinião é superior... não tem o mesmo chassi nem a mesma agilidade é certo, mas a mim também não me faz grande diferença, o meu é um M-Tech com jante 19 para o meu estilo de condução chega perfeitamente :)

GoingTooFast Escreveu: Mas sendo o teu 35i de 2007, sabes se possui já radiador de óleo?
o meu já traz radiador de óleo de origem!! tem 2 radiadores nas cavas de roda, do lado esquerdo óleo, lado direito um radiador de agua suplementar ;)
N54 Bmw Performance

PJ_
Membro Juvenil

Mensagem por PJ_ »

por falar em consumos hoje em mais de 200klms que fiz.... fiz media de 7.4lts/100km , conduçao a cumprir limites de velocidade :)

e encontrei combustível a este preço no país vizinho :D

Imagem
N54 Bmw Performance

GoingTooFast
Membro Juvenil

PJ_ Escreveu:
GoingTooFast Escreveu:
Isso já são uns km's bastante assinaláveis para um carro dessa performance - não estará na altura de trocares por uma carro mais recente, eu faço-te um bom preço! :fixe
:lol: achas que são muitos klms? o 1M é recente , mas a carroçaria ja existe desde 2007.. e não acho que o meu carro esteja assim tão em "desuso" ao ponto de o trocar :lol: o 1M é um carro muito porreiro, gosto bastante do carro!!! mas a trocar o meu carro nunca seria por um 1M... ;) tenho o mesmo motor do 1M, a nível de interior na minha opinião é superior... não tem o mesmo chassi nem a mesma agilidade é certo, mas a mim também não me faz grande diferença, o meu é um M-Tech com jante 19 para o meu estilo de condução chega perfeitamente :)
Estava a meter-me contigo... ainda bem que estás satisfeito com o teu carro e espero que assim continues. Cada um sabe de si. :cheers

Apenas uma pequena correcção... o N54 do teu 35i não é exactamente igual ao do 1M. Os segmentos dos pistões do N54 que equipa o 1M são diferentes por forma a terem que suportar os ganhos de binário e potência evitando o 'blow-by' adicional que resultaria necessariamente desses ganhos. Além disso, o volante do motor no 1M é mais leve do que o do N54 que equipa o 35i. ;)

PJ_ Escreveu:
GoingTooFast Escreveu: Mas sendo o teu 35i de 2007, sabes se possui já radiador de óleo?
o meu já traz radiador de óleo de origem!! tem 2 radiadores nas cavas de roda, do lado esquerdo óleo, lado direito um radiador de agua suplementar ;)
Óptimo! Não admira que esteja nos 87 mil km's e tenha apenas registado problemas nas wastegate dos turbos. Só mais uma questão, montaste o kit performance - o tal que traz o radiador de água adicional e a ventoinha do radiador mais potente - logo no início quando adquiriste o carro ou foi à posteriori para o preparar para uma 'repro' de aumento de potência?

PJ_
Membro Juvenil

Mensagem por PJ_ »

GoingTooFast Escreveu:
Apenas uma pequena correcção... o N54 do teu 35i não é exactamente igual ao do 1M. Os segmentos dos pistões do N54 que equipa o 1M são diferentes por forma a terem que suportar os ganhos de binário e potência evitando o 'blow-by' adicional que resultaria necessariamente desses ganhos. Além disso, o volante do motor no 1M é mais leve do que o do N54 que equipa o 35i. ;)

humm desconhecia isso!! pelo que dizem ou diziam no forum n54tech, era que o motor do 1M ou z435i era igual aos comuns n54 apenas com uma melhor gestao de ecu ...

E92 335i /03 kit reparação de segmentos 12/2009 ref; 11257610297

E82 1M /03 kit reparação de segmentos ref; 11257610297

E92 335i
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=20

E82 1M

GoingTooFast Escreveu:
Só mais uma questão, montaste o kit performance - o tal que traz o radiador de água adicional e a ventoinha do radiador mais potente - logo no início quando adquiriste o carro ou foi à posteriori para o preparar para uma 'repro' de aumento de potência?
o kit foi instalado a posterior... que tambem ja inclui um upgrade de software 20cv e 50nm, isto para não perder a garantia!! mas de momento já conta com mais alguns upgrades , ic forge especifico para 335i, e downpipes sem cats!! ;)
N54 Bmw Performance

Rui Ribeiro 13
Membro Gold

GoingTooFast Escreveu:
Rui Ribeiro 13 Escreveu:Boas GoingTooFast,

Rui,

Eu não estou a duvidar da tua palavra, não é preciso foto. :cheers Só não podemos é concluir que o 328i automático que o Pedro Silva testou tem problemas... o que é 'utilização normal' para ele pode não ser 'utilização normal' para ti :wink1

Até porque o Pedro Silva também diz o seguinte nesse mesmo artigo da Autohoje:
O consumo médio ronda os 12 l/ 100 km numa utilização normal, descendo até metade desse valor a velocidades de cruzeiro dentro dos limites nacionais
o que é ainda melhor do que aquilo que referes.

Ah... já me esquecia... ele também diz que o 328i é o melhor F30 de momento. :fixe

Já fiz medias de 6.9l, em auto estrada a 110km/h, em modo Eco Pro.
Também já fiz 8.4l, Porto/Algarve com o cruise control a 160 km/h.

GoingTooFast
Membro Juvenil

PJ_ Escreveu:
GoingTooFast Escreveu:

humm desconhecia isso!! pelo que dizem ou diziam no forum n54tech, era que o motor do 1M ou z435i era igual aos comuns n54 apenas com uma melhor gestao de ecu ...

E92 335i

E82 1M

- Volante do motor - DIFERENTE:

1M -> P/N: 21207619659 (http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=20)
E92 335i -> P/N: 21207590942 (http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=20)

- Segmentos dos pistões - DIFERENTES em relação ao modelo de 2007 (que é o caso do teu) e IGUAIS apenas a partir de 2010:

1M -> P/N: 11257610297 (http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=20)
E92 335i -> P/N: 11257577586 até 12/2009 (http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=20)

Durante o desenvolvimento do Z4 35is (mesmo motor do 1M - 340 cv) houve modificação dos segmentos dos pistões que depois foram adoptados para todos os N54, tanto no 1M como nos 35i a partir de 2010... mas no teu são diferentes! ;)

GoingTooFast
Membro Juvenil

Rui Ribeiro 13 Escreveu:

Rui,

Está tudo muito certo... mas o meu ponto é:

Só porque o Pedro Silva diz que numa 'utilização normal' do 328i automático que testou fez uma média a rondar os 12 l/100 km e tu afirmas ser superior à TUA média não podes concluir automaticamente que o referido 328i tenha algum problema de motor. Certo?!

Mais, segundo o mesmo Pedro Silva o mesmo 328i é capaz de médias a rondar os 6 l/100 km se se cumprirem os limites legais de velocidade, portanto se não abaixo pelo menos está a par das médias do teu.

Rui Ribeiro 13
Membro Gold

GoingTooFast Escreveu:
Rui Ribeiro 13 Escreveu:

Rui,

Está tudo muito certo... mas o meu ponto é:

Só porque o Pedro Silva diz que numa 'utilização normal' do 328i automático que testou fez uma média a rondar os 12 l/100 km e tu afirmas ser superior à TUA média não podes concluir automaticamente que o referido 328i tenha algum problema de motor. Certo?!

Mais, segundo o mesmo Pedro Silva o mesmo 328i é capaz de médias a rondar os 6 l/100 km se se cumprirem os limites legais de velocidade, portanto se não abaixo pelo menos está a par das médias do teu.
:cheers

PJ_
Membro Juvenil

Mensagem por PJ_ »

GoingTooFast Escreveu:
PJ_ Escreveu:
GoingTooFast Escreveu:

E92 335i

E82 1M

- Volante do motor - DIFERENTE:

1M -> P/N: 21207619659 (http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=20)
E92 335i -> P/N: 21207590942 (http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=20)

- Segmentos dos pistões - DIFERENTES em relação ao modelo de 2007 (que é o caso do teu) e IGUAIS apenas a partir de 2010:

1M -> P/N: 11257610297 (http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=20)
E92 335i -> P/N: 11257577586 até 12/2009 (http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... g=11&fg=20)

Durante o desenvolvimento do Z4 35is (mesmo motor do 1M - 340 cv) houve modificação dos segmentos dos pistões que depois foram adoptados para todos os N54, tanto no 1M como nos 35i a partir de 2010... mas no teu são diferentes! ;)

eu nao acho que sejam diferentes, pelo menos no que toca a bielas, seguementos e pistao!!!! e pelo que se ve ai e que a partir de 2009 sao as mesmas referençias do 1M nao me acredito que eles tenham feito 2 tipos de seguementos para o mesmo bloco :) e os modelos n54 de 2009 tenhem 306cv!!! foi produzido ate 2010!!! depois passou a ser o n55!!! pelo que li no N54tech o motor do 1M e um n54 igual a qualquer outro...

agora pelo que vi a caixa de velocidades e o volante de motor tenhem referencias comletamente diferentes e nao aplicaveis aos comuns 35i!!
N54 Bmw Performance

GoingTooFast
Membro Juvenil

PJ_ Escreveu: eu nao acho que sejam diferentes, pelo menos no que toca a bielas, seguementos e pistao!!!! e pelo que se ve ai e que a partir de 2009 sao as mesmas referençias do 1M nao me acredito que eles tenham feito 2 tipos de seguementos para o mesmo bloco :) e os modelos n54 de 2009 tenhem 306cv!!! foi produzido ate 2010!!! depois passou a ser o n55!!! pelo que li no N54tech o motor do 1M e um n54 igual a qualquer outro...

agora pelo que vi a caixa de velocidades e o volante de motor tenhem referencias comletamente diferentes e nao aplicaveis aos comuns 35i!!
És livre de acreditar no que quiseres... agora, o que já não faz muito sentido é ir buscar o realOEM para justificar que os motores são integralmente iguais e depois só porque a informação não é aquela de que estás à espera então o realOEM já deixa de ter importância.

Quer tu gostes quer não, os segmentos dos pistões no N54 do 1M são diferentes e uma versão actualizada dos segmentos dos pistões do N54 que equipa o teu carro e todos aqueles que foram produzidos até 12/2009, à excepção do Z4 35is produzido a partir de 09/2009 que já tem os novos segmentos.

Ter dois tipos de segmentos de pistão, ou até mesmo pistões diferentes ou qualquer outro componente para o mesmo motor depois de este ter sido introduzido no mercado é hoje em dia a coisa mais NORMAL deste mundo em modelos com tempos de desenvolvimento cada vez mais curtos e em relação aos quais, como já tinha mencionado anteriormente, os clientes acabam por ser 'cobaias' dos constantes e necessários desenvolvimentos no 'mundo real'.

Aliás, como tu próprio já mencionaste a bomba de alta pressão de combustível (HPFP) no N54 foi ela própria alvo de constantes modificações (tens diferentes tipos de bomba para o mesmo motor) e só nos modelos de 2011 com este motor foi finalmente e em definitivo ultrapassado o problema que esteve sempre presente desde a introdução do N54 no mercado - o que não quer dizer que pontualmente não possa também falhar como qualquer outro componente mecânico, é a natureza das coisas.

Outro exemplo são os turbos com os quais já tiveste problemas... desde o início da produção do motor N54 existem 4, QUATRO leram bem, versões diferentes em que cada actualização substitui a anterior. :lol:

Comprar um carro que corresponda ao fim do ciclo de vida dum determinado modelo é SEM qualquer sombra de dúvida a aposta mais segura em termos da fiabilidade do mesmo. O 1M introduzido em 2011 enquadra-se perfeitamente nesse caso porque resulta da utilização de componentes, mais do que testados noutros modelos mais antigos, num modelo de carro que, como referiste e bem, data ele próprio de 2007 - o série 1 Coupé (mais do que testado portanto). ;)

Por outro lado, o motor N54 manteve-se em produção até 2010 mesmo depois do N55 ter sido introduzido no último trimestre de 2009. Como podes ver aqui:

Selecionou: 02/2010 E92 335i Coupé N54 Europa Volante à esquerda
Código de Produção: WB71
(http://realoem.com/bmw/select.do?kind=P ... g=L&arch=0)

Temos pena... mas o N54 do teu carro e apesar do kit performance BMW (que é uma excelente ajuda) ainda não está ao nível dos melhores N54 de fábrica! :lol:

Rui Ribeiro 13
Membro Gold

Boas, tive que comprar a revista. :D

O velocidade normal do jornalista deve ser um pouco anormal,

Diz ele que os consumos a andar normal são 12l, mas para mim e para a maioria o teste desta foto é que deve ser normal, isto sim já esta mais perto da realidade.

Imagem

GoingTooFast
Membro Juvenil

Rui Ribeiro 13 Escreveu:Boas, tive que comprar a revista. :D

O velocidade normal do jornalista deve ser um pouco anormal,

Diz ele que os consumos a andar normal são 12l, mas para mim e para a maioria o teste desta foto é que deve ser normal, isto sim já esta mais perto da realidade.
No meu caso não seria, com toda a certeza... :lol: Na minha perspectiva uma 'utilização normal' num carro com 245 cv que faz 0 - 100 km/h em 5,8 seg. pressupõe tirar partido desse potencial de aceleração pelo menos de vez em quando e se assim for não acredito que as médias se possam situar em torno dos 8 l/100km, infelizmente!

Seja como for, nada melhor do que o próprio Pedro Silva para te explicar a que é que se referem esses valores de consumo em resposta a um e-mail meu. Destaquei a vermelho a explicação de como é que se chegou ao valor dos 12 l/100 km, ou seja, a tal definição de 'utilização normal' segundo o Pedro Silva ;) (sempre que tiveres alguma dúvida acerca dos seus artigos podes colocá-la via e-mail, o e-mail aparece associado ao nome nos artigos que assina na Autohoje):

Bom dia,

Percebo a confusão mas é fácil de explicar. A média publicada na ficha técnica resulta das nossas medições de consumo com a respetiva ponderação de 20% para o valor a 90 km/h, 20% para o valor a 120 km/h e 60% para o valor em cidade: esta ponderação está explicada nas fichas técnicas junto da infografia das bombas de combustível. Para se poder fazer uma comparação justa e científica entre todos os carros por nós medidos, estes valores são sempre obtidos com a mesma metodologia e no mesmo local. Os consumos a velocidade estabilizada são feitos com o Cruise Control (um sistema presente em 95% dos carros testados atualmente e para que o consumo seja o da máquina e não o do condutor) e os de cidade feitos com parâmetros muito específicos (entre estas destacam-se a obrigatoriedade de todas as ruas que se sobem tem de se descer, a existência de uma distância mínima, uma média de velocidade fixa a respeitar e a velocidade máxima atingida é de 80 km/h). Todas as medições são realizadas com o AC desligado. Ou seja, estes valores são relevantes para efeitos de comparação entre carros (algo fundamental para nós), são possíveis de realizar mas estão próximos dos consumos mínimos reais em cada uma das situações.

Por outro lado, o termo “numa utilização normal” no âmbito de um texto de ensaio engloba dois ou três dias de condução nos nossos percursos normais e umas boas centenas de quilómetros com todas as situações de trânsito e condução possíveis; incluindo aqueles em que exploramos a fundo as prestações do motor e do chassis, bem como outros de cruzeiro relaxado, para arranca… Ou seja, estão mais próximo do que se faz sem conduzir para os consumos mas significativamente acima do que se pode realizar se o fizermos.

Um abraço,
Pedro Silva

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enviada: quarta-feira, 21 de Novembro de 2012 9:34
Para: Pedro Silva
Assunto: F30 328i

Viva Pedro,

Na última edição da Autohoje no artigo assinado pelo Pedro acerca do 328i cx. automática é mencionado a dada altura que numa 'utilização normal' o referido carro consome em média 'em torno dos 12 l/100 km'. Até aqui tudo bem... mas houve alguém que reparando na média de 8,3 l/100km que consta do quadro de medições ficou sem perceber o que o Pedro designa por 'utilização normal' e a razão de ser para discrepância daqueles dois valores.

Seria possível esse esclarecimento adicional?

Abraço

GoingTooFast
Membro Juvenil

Já agora, é curioso constatar que o F30 328i de cx. automática com 245 cv regista o mesmo consumo que o GT86, apenas com 200 cv, na média ponderada pela Autohoje (fica aqui o link para o teste ao GT86: http://www.autohoje.com/index.php?optio ... Itemid=364) e assim fica demonstrada a vantagem do maior binário proporcionado pelo turbo, fundamentalmente a baixas rotações, em combinação com relações de transmissão mais longas - apesar dos 45 cv a mais o 328i c/ cx. automática consome o mesmo que o menos potente e muito mais leve GT86 quando a prioridade é poupar combustível:

Imagem

Responder

Voltar para “Série ///M”