temperatura de funcionamento..!!
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 04 mar 2011, 19:32
- O meu Carro:: bmw 320d E46- 1999/06
temperatura de funcionamento..!!
boas a todos.. por curiosidade gostava de saber nos vossos carros qual a temperatura normal de funcionamento acedendo ao tal menu " escondido" .. tanto em utilizacao normal em cidade como a puxar um pouco em auto estrada?!... abraço a todos..
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Re: temperatura de funcionamento..!!
O termoestato abre aos 88º por isso tira ilações......Pedro S. Escreveu:boas a todos.. por curiosidade gostava de saber nos vossos carros qual a temperatura normal de funcionamento acedendo ao tal menu " escondido" .. tanto em utilizacao normal em cidade como a puxar um pouco em auto estrada?!... abraço a todos..
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Juvenil
Então em andamento normal pelos 88 a 90¤ será normal.!?..e a puxar um pouco de 90 a 95¤..será o normal não. .?!..
-
- Membro Juvenil
Hum. .!..Parece que ninguém acede a este menu para consultar a temperatura do motor. .!!.. mas obrigado mais uma vez jofimo q tanto tem ajudado o pessoal.. 

-
- Membro Gold
Boa o pessoal que tem termómetro de temperatura no BE geralmente não usa o "test cluster" para verificar temperaturas, desde que ande no meio o ponteiro.....mas hoje quando fui às compras (2/3km) activei as funções ocultas mas não chegou a aquecer, verifiquei que na zona azul chega aos 40º, , no 1º traço marca 62º e só chegou ao 72º antes ainda do meio, amanhã já o activo e depois coloco aqui o que se passar....Pedro S. Escreveu:Hum. .!..Parece que ninguém acede a este menu para consultar a temperatura do motor. .!!.. mas obrigado mais uma vez jofimo q tanto tem ajudado o pessoal..
Actualização do post:
Então com temperatura exterior de 12/13º só ao fim de 12kms a temp. do liquido de refrigeração atingiu os valores normais, de 87/88º,mas fica sempre a oscilar entre os 84 e 88º dependendo do tráfego, no retorno e na subida do Monsanto e sem puxar demasiado (120/130) atingiu os 95º, já na descida para Miraflores estabilizou novamente nos 84/86º (fiz a descida em ponto morto de propósito) novamente a subir para Linda-a-Velha chegou aos 88º e assim continuou até chegar a casa, por acaso nunca me tinha apercebido destas variações, pois quando o ponteiro chega ao meio (75º) não mexe mais , pensava que só atingia o meio na casa dos 80/85º mas pelos vistos não....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Juvenil
Ora, era essa a minha duvida jofimo.. ha algumas variacoes quer a descer quer em subidas, desde os 82º, 84º a descer, ate em recta nos normais 88º/ 90º.. mas este fim de semana com 4 caramelos dentro do carro a subir os cabos d'avila ai a (100/110) chegou aos 96º..! a minha questao é... será que puxar e com o tempo mais quente a temperatura podera ir para perto de 100º ou mesmo passar..!!? ou normalmente a ventoinha nao deixará passar desses valores...?! É por pura curiosidade, em viagem gosto de ir sempre de olho na temperatura e gostava de saber ate que valores posso ir descansado..

-
- Membro Gold
Sim a ventoinha no verão "ouve-se" mais a disparar mesmo em filas de transito, mas agora pergunto o termómetro naão está a funcionar devidamente? então qual a preocupação? eu nunca tinha reparado nisso (variações) se tu não tivesses feito a pergunta, e ando sempre descansado, se o motor aquecer demasiado (além dos limites toleráveis) podes ter a certeza que dás por isso, entra em safe-mode e não consegues passar das 2000rpm.Pedro S. Escreveu:Ora, era essa a minha duvida jofimo.. ha algumas variacoes quer a descer quer em subidas, desde os 82º, 84º a descer, ate em recta nos normais 88º/ 90º.. mas este fim de semana com 4 caramelos dentro do carro a subir os cabos d'avila ai a (100/110) chegou aos 96º..! a minha questao é... será que puxar e com o tempo mais quente a temperatura podera ir para perto de 100º ou mesmo passar..!!? ou normalmente a ventoinha nao deixará passar desses valores...?! É por pura curiosidade, em viagem gosto de ir sempre de olho na temperatura e gostava de saber ate que valores posso ir descansado..
- sam28
- Membro Senior
- Registado: 09 mar 2011, 22:54
- O meu Carro:: bmw 640i f13/ vw polo 6r tdi
A mim no verão acendeu a luz da temperatura a amarelo e depois a vermelho como nao tenho ponteiro nao sei a temperatura k ia,abri o capot e a ventoinha tava parada ao outro dia fui a bmw ligar a makina e nao acusou nada,disseram k poderia ter sido kuaker interferência,nunca mais me acendeu a luz mas fikei pensativo
my project viewtopic.php?f=59&t=54719
-
- Membro Gold
Tens de fazer o que se fazia antigamente aos carros que não traziam termómetro (só luz avisadora) metes uma coisa destas ao lado do bloco de instrumentos como este http://www.dellavia.com.br/DetalheProdu ... c-W20247A/ :lol1 :lol1sam28 Escreveu:A mim no verão acendeu a luz da temperatura a amarelo e depois a vermelho como nao tenho ponteiro nao sei a temperatura k ia,abri o capot e a ventoinha tava parada ao outro dia fui a bmw ligar a makina e nao acusou nada,disseram k poderia ter sido kuaker interferência,nunca mais me acendeu a luz mas fikei pensativo
- sam28
- Membro Senior
- Registado: 09 mar 2011, 22:54
- O meu Carro:: bmw 640i f13/ vw polo 6r tdi
sempre era melhor k nada :lol1 :lol1
my project viewtopic.php?f=59&t=54719
-
- Membro Juvenil
sim jofimo.. desde q me trocaste o termostato da EGR ficou bom.. ao principio parecia nao estar, mas depois de uma viagem q fiz ficou tudo ok.. tudo dentro dos valores que falamos acima.. mas como nao estava habituado a ver aqueles valores nem em subidas nem em descidas dai a minha questao só para ver se batia certo com os vossos.. mas parece que está tudo normal:).. mais uma vez obrigado.. abraço..
-
- Membro Gold
De nada :fixe AbraçoPedro S. Escreveu:sim jofimo.. desde q me trocaste o termostato da EGR ficou bom.. ao principio parecia nao estar, mas depois de uma viagem q fiz ficou tudo ok.. tudo dentro dos valores que falamos acima.. mas como nao estava habituado a ver aqueles valores nem em subidas nem em descidas dai a minha questao só para ver se batia certo com os vossos.. mas parece que está tudo normal:).. mais uma vez obrigado.. abraço..
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Sei que o motor não é o mesmo, mas aqui fica a minha experiência, porque também uso esse menu.
Antes de trocar a bomba de agua e o termostato a temperatura no digital em dias frios andava entre os 78º e os 82º, em carga ia aos 86-88º, no verão já ia aos 95º.
Com a troca destes componentes passou a ser:
dias frios: 90-92º e em carga 96º - 98º
No verão ronda estes valores e vai até aos 102º (em carga) e sempre com o ponteiro no meio.
Na prática o que notei é que o termostato já não andava a funcionar correctamente e fechava por exemplo nas descidas em que o carro vai engatado sem acelerar a temperatura caia para baixo dos 80º que é o valor em que ele abre.
Antes de trocar a bomba de agua e o termostato a temperatura no digital em dias frios andava entre os 78º e os 82º, em carga ia aos 86-88º, no verão já ia aos 95º.
Com a troca destes componentes passou a ser:
dias frios: 90-92º e em carga 96º - 98º
No verão ronda estes valores e vai até aos 102º (em carga) e sempre com o ponteiro no meio.
Na prática o que notei é que o termostato já não andava a funcionar correctamente e fechava por exemplo nas descidas em que o carro vai engatado sem acelerar a temperatura caia para baixo dos 80º que é o valor em que ele abre.
- PauloFerreira79
- Membro Gold
- Registado: 18 abr 2010, 22:43
- O meu Carro:: 320d Touring
Na minha touring também oscila entre os 82º e os 88º em percursos curtos na cidade.
Ainda não testei em auto estrada a puxar por ela.
Agora uma duvida que reparei, o ponteiro em dias mais frios tanto pára no meio como passa do meio cerca de 1 a 2 mm, será normal?
Agora uma duvida que reparei, o ponteiro em dias mais frios tanto pára no meio como passa do meio cerca de 1 a 2 mm, será normal?
-
- Membro Gold
Nos dias mais frios passar do meio? não estarás enganado? não será não chega ao meio 1 a 2mm, se não for quando chegar o verão estás fritoPauloFerreira79 Escreveu:Na minha touring também oscila entre os 82º e os 88º em percursos curtos na cidade.