525tds & 520i/525i

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: 525tds & 520i/525i

Mensagem por BRM »

Pela minha experiencia c/ carros a GPL, não instales GPL num carro antigo.
Compra antes um já com gpl. Ao instalares,se alguma sonda/sensor não estiver em condições, recente se mais no Gpl e complica a afinação, além de que nos primeiros tempos terás de ir algumas vezes ao instalador. Se comprares um já com GPL, de preferência um kit de injectores e centralina (claro!), já poupas esse trabalho todo. E pelos valores do kit novo, já arranjas carros a gás. Se quiseres, o instalador pode dar uns toques na afinação e meter o carro com mais resposta, e no meu ex-Alfa Romeo, a gás, andava mais que a gasolina!

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

525i gasta em consumos mas nao gasta entre revisoes, nem em manutencoes inesperadas....

compra um 525i a gasolina....

Imagem
Imagem
Imagem Imagem

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

O meu 328 não gasta mais que o 320...se andares calminho. Portanto o 25 também não há de ser muito pior em consumos em relação ao 20...
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

ora então, aqui fica uma foto tirada à cerca de meia hora atrás do meu 525tds de 1997.

Imagem

como podem ver, já passou a fasquia dos 460 mil kms, e em termos de motor, levou uma MAF nova, a bomba injectora foi obviamente reparada embora o problema estivesse relacionado com o potenciómetro e não com a bomba em si, e tambem levou um alternador novo.

de resto está impecável, turbo de origem, injectores de origem, não há aquecimentos não há nada, impecável :fixe

agora fico à espera de ver uma foto de um bmw a gasolina ou diesel aqui do forum, com estes kms.

em termos de manutenção, nada de especial; oleo de qualidade e filtros, portanto não estou a ver onde esteja a manutenção mais dispendiosa.

surpreendentemente e como podem ver, zero pixeis queimados, mas aqui é uma questão de sorte.

portanto, tirando a bomba injectora, não encontro mais fiável que isto.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

marco, nao quero alarmar sem confirmar, mas esses kms podem nao ser reais...

aquela pinta salvo erro quer dizer que o quadrante ja foi mexido na kilometragem.

mas de qualquer forma parabens pelos kms, ja mete respeito a muitos carros novos que ficam pelo caminho!!

eheh

o meu ja conta com 325mil e hoje ja fez 240kph... estava atrasado :lol:
Imagem Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

por acaso já ouvi falar sobre esse assunto da pinta, mas as opiniões são várias, uns dizem que são os kms mexidos, outros que o quadrante não é de origem, etc. :think

Edit:

bom, andei a pesquisar e eis o que encontrei:

Imagem

a informação dos kms é guardada no modulo LCM (modulo das luzes), e no IKE, quando a comunicação entre os dois modulos não corresponde de forma igual, a pinta acende-se, mas a luz acende não por haver diferença de kms entre os dois modulos, mas sim por o numero VIN ser diferente.

quer isto dizer que a pinta acende por não haver correspondencia de numero VIN entre os dois modulos, e não por haverem diferenças de kms.

isto é normal quando se muda o quadrante e não se codifica o mesmo para ficar a corresponder com o VIN do carro.

no forum bimmerfest.com está lá um tópico sobre o assunto e esta opinião é unanime:

"On my 540i the cluster had 100% dead pixels. I got my hands on the M5 cluster for cheap. I used PA soft to put my VIN in the IKE module, and used INPA (thru carsoft cables) to code the module properly. This removed the tamper dot as well as got the temperature correct. The oil temp still doesn't work nor does the active tach. The red line is correct however. I recoded the EEProm (with EPROM programmer) on the tach to match correct mileage from the LCM. The tamper dot is just VIN related as this went away as soon as I put my VIN in the IKE, even though the mileage was wrong at first.

isto pode explicar porque é que com estes kms, ainda tenho os pixeis bons, o quadrante de certeza que não é o de origem.

ps- continuando a pesquisa, li vários posts em vários foruns, que falam que problemas na bateria fazem com que a pinta acenda, eu quando comprei o carro trazia uma bateria pequena de 60 amperes, totalmente gasta e desadequada para o carro :duh
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

pfigo
Membro Iniciado
Registado: 02 set 2012, 22:48
O meu Carro:: BMW 520i GPL

Mensagem por pfigo »

Boa noite,

Agradeço as vossas opiniões e conselhos.
Irei com certeza fazer uma melhor escolha com as vossas respostas...depois é também uma questão de sorte.
Deixaram 2 testemunhos:
Um 525i com uma média de 8,8l/100
Um 525tds com uma média de 9,5l/100

Tinha a ideia que e ambos os casos seria bastante mais, e mais ainda no 525i. Tenho um vizinho com um 525tds que afirma que nunca baixa abaixo dos 11/12l/100...ele é um pouco de condução brusca mas as diferenças para os vossos consumos é grande.
E o 525i em condução simpática/cautelosa consegue mesmo essas média? a ronda os 8/9l/100?

Obrigado

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

pfigo Escreveu:Boa noite,

Agradeço as vossas opiniões e conselhos.
Irei com certeza fazer uma melhor escolha com as vossas respostas...depois é também uma questão de sorte.
Deixaram 2 testemunhos:
Um 525i com uma média de 8,8l/100
Um 525tds com uma média de 9,5l/100

Tinha a ideia que e ambos os casos seria bastante mais, e mais ainda no 525i. Tenho um vizinho com um 525tds que afirma que nunca baixa abaixo dos 11/12l/100...ele é um pouco de condução brusca mas as diferenças para os vossos consumos é grande.
E o 525i em condução simpática/cautelosa consegue mesmo essas média? a ronda os 8/9l/100?

Obrigado

O meu E39 525tds fazia medias gerais de 9,5.
11 em cidade, 8 em estrada.
Na prática andava pelos 9,5.
Também por isso comprei a E61, por ser um motor mais recente iria gastar menos.
Agora tenho uma media combinada de 10,5...
Bons negócios que eu faço...

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum

para que não haja mais polémica com os consumos, eis os dados oficiais:

525tds

5.1/6.9/9.1 l/100km 90 km/h / 120 km/h / urban

520i

7.1/8.8/11.8 l/100km 90 km/h / 120 km/h / urban

525i

6.5/8.1/14.0 l/100km 90 km/h / 120 km/h / urban

como podes ver, o 520i gasta bastante, é até entre os 3 o que mais gasta, contudo o 525i dispara para 14 litros em cidade, por outro lado o 525tds é incomparavelmente mais económico.

quanto ao do teu vizinho, só pode estar com algum problema (possivelmente na bomba), ou então tem mesmo que andar a puxar bem por ele.
[email protected]

pfigo
Membro Iniciado
Registado: 02 set 2012, 22:48
O meu Carro:: BMW 520i GPL

Mensagem por pfigo »

Bom dia a todos,

Depois de alguma pesquisa estou mesmo em vias de adquirir um BMW 520i de 1993. Não está muito mau aparentemente a precisa obrigatoriamente de alguma atenção em alguns pormenores: pintura precisa de alguns reparos e por dentro tem alguns pequenos trabalhos de estofador a fazer.
A ideia será quando possível colocar a gás: acham que será viável e tranquilo a transição para gás?
Tem cerca de 360.000Km mas segundo o proprietário o motor é atual tem cerca de 150.000Km. Sem documentos que o provem existe alguma forma de verificar a "rodagem" do motor?

Já agora na próxima semana vou dar uma "voltinha" e questionava-vos: algo que deva estar particularmente atento?

Obrigado pela vossa colaboração.

marco pires
Moderador do Fórum

È tudo um bocado complicado, primeiro estamos a falar de um carro com uma porrada de de kms e que supostamente jà não tem um motor de origem, mas o qual não se sabe o historial.

O motor não è o unico item que deve ser alvo de atenção, um carro com esses kms jà tem obrigatòriamente que ter substituido grande parte dos componentes, caso contràrio não estarà em muito bom estado.

Não haver um historial sobre o motor tambem tem muito que se lhe diga, pessoalmente teria muitas reservas em meter-me num negocio desses.

Quanto ao gpl de facto compensa, especialmente nesses motor que gasta bastante, conta sempre com um valor nunca inferior a 1500 euros, mas aqui uma vez mais só será viàvel se a mecanica estiver em bom estado, caso contràrio nenhum instalador responsàvel irà fazer a montagem, para alem disso não è nada mesmo aconselhàvel por uma questão de durabilidade do motor estar a instalar gpl num motor que não esteja em boas condições.

Quanto às verificações a fazer, eu diria tudo. Num carro com tantos anos e kms nada pode ser descorado, pelo que devias levar um mecanico contigo.
[email protected]

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

pfigo Escreveu:Bom dia a todos,

Depois de alguma pesquisa estou mesmo em vias de adquirir um BMW 520i de 1993. Não está muito mau aparentemente a precisa obrigatoriamente de alguma atenção em alguns pormenores: pintura precisa de alguns reparos e por dentro tem alguns pequenos trabalhos de estofador a fazer.
A ideia será quando possível colocar a gás: acham que será viável e tranquilo a transição para gás?
Tem cerca de 360.000Km mas segundo o proprietário o motor é atual tem cerca de 150.000Km. Sem documentos que o provem existe alguma forma de verificar a "rodagem" do motor?

Já agora na próxima semana vou dar uma "voltinha" e questionava-vos: algo que deva estar particularmente atento?

Obrigado pela vossa colaboração.

Boas!

o ideal era fazer um teste de compressão, mas deve ser dificil de fazer. Tenta guiar o mais possivel, em baixas e altas velocidades.
Dicas: vibrações e folgas no trem dianteiro podem não ser só discos empenados ( caixa de direcção !!!! com tudo o que tem de bom e mau ), ac sem funcionar pode não ser só falta de carregamento, atenção à ferrugem !

e finalmente não gastes muito dinheiro, na minha opiniao um 520i e34 com 360k não vale mais do que 1000 euros.

Abc e boa sorte !

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Mensagem por BRM »

Já estive nesse dilema, e optei por comprar um carro com mais de 200 mil kms, e com motor sem ser o de origem, pois o anterior tinha rebentado as correias de distribuição e sem documentos a comprovar, fiquei com ele e mais tarde converti o para GPL.
Do melhor que tinha era mesmo o motor, agora não esquecer de uma coisa muito importante.
O carro não é só motor, e com esses KMS, ou já foram trocadas todas as rótulas, suspenção, escape e etc etc, ou então prepara te para um tombo.

Sou a favor de carros a GPL, mas não de instalar num carro antigo. Pode te dar muitas dores de cabeça as afinações.
A não esquecer que para o GPL funcionar bem, a gasolina tem de estar perfeito.
Quem te avisa, teu amigo é. A decisão é tua!

Para mim era um e34 525i estimadissimo com GPL.

marco pires
Moderador do Fórum

sim, esse 520i não me parece ser uma boa opção, mas pronto, ele é que sabe :roll:
[email protected]

mota_91
Membro Juvenil
Registado: 29 abr 2011, 13:21
O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92

Mensagem por mota_91 »

bem sou da mesma opinião... ou o carro está claramente muito bem estimado ou então cuidado....

cumps
Imagem
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91

Responder

Voltar para “Série 5”