BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

nunorsilva
Membro Juvenil
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por nunorsilva »

Já agora deixo aqui uma explicação que está nos tópicos fixos do fórum www.bmwcoding.com:
Glossary of terms

BMW Standard Tools
The software suite distributed by BMW Group that contains several interoperating applications and drivers, including NCS Expert, WinKFP, NFS, INPA, and others.

Datens
German for “data sets”. In this context, the term refers to various file types that contain information about the modules found on a given vehicle and how to code them. Datens are distributed as part of ISTA-P software releases, and are typically referred along with the version of ISTA-P they were distributed with. For instance, datens from ISTA-P 2.38 are informally referred to as “v38 datens”.

D-CAN
A subset of the CAN standard, which stands for Controller Area Network. This is the bus standard used by all the systems in BMW (and other late-model) vehicles to communicate with one another. Analogous to a LAN comprised of several computers which all communicate via a standard protocol. A D-CAN cable is able to connect to an OBD II port and allow another connected device to communicate on the vehicle’s network.

EDIABAS – Electronic Diagnostic Base System
A proprietary communication protocol/command set developed by BMW and implemented in all their vehicles. All proprietary BMW software uses EDIABAS to communicate with the vehicle.

FA - Fahrzeug-Auftrag (German for Vehicle Order)
FA is like a single string that tells the car everthing that it came with from the factory. More advanced users can change this but not
really needed (see VO).

INPA
Diagnostic tool distributed with BMW Standard Tools that implements EDIABAS to perform a host of functions related to testing/reporting/troubleshooting.

ISTA-D - Integrated Service Technical Application - Diagnostics
Diagnostic software in the BMW ISTA client/server architecture. Used by BMW dealers to perform diagnosis and repair on BMW group vehicles (BMW, Mini, Rolls Royce).

ISTA-P - Integrated Service Technical Application - Programming
Programming software in the BMW ISTA client/server architecture. Used by BMW dealers to update the software on BMW group vehicles (BMW, Mini, Rolls Royce) and to perform retrofitting/conversions. When BMW releases new versions, datens distributed with this software and are extracted and used with NCS Expert.

Module
A standalone computer that performs one or more related, specialized functions in the vehicle. Modules are not centrally located; they are found all throughout the vehicle. Modules communicate with other modules and systems on the CAN network, and implement the EDIABAS standard.

NCS Expert
Software application distributed with BMW Standard Tools that can communicate directly with any module on the CAN network. NCS Expert can, among other things, read the configuration codes from modules and write new configurations to them.

VO - Vehicle Order
Vehicle Order. A string of text which describes what modules the vehicle is fitted with (see FA).
:)
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

popey
Membro Juvenil
Registado: 04 dez 2007, 17:45
O meu Carro:: BMW 123 E81-2008/03

Mensagem por popey »

Boa noite!
Eu comprei o Dis com o respectivo cabo e tentei instalar aquilo segundo indicações que vinham no dvd, diga-se de passagem que não é fácil, mas ao abrir o programa e tentar fazer o diagnóstico da-me o erro, dizendo que não há comunicação (penso que o número que aparece é 200,55).
Alguém me pode ajudar?

nunorsilva
Membro Juvenil

popey Escreveu:Boa noite!
Eu comprei o Dis com o respectivo cabo e tentei instalar aquilo segundo indicações que vinham no dvd, diga-se de passagem que não é fácil, mas ao abrir o programa e tentar fazer o diagnóstico da-me o erro, dizendo que não há comunicação (penso que o número que aparece é 200,55).
Alguém me pode ajudar?
Viva.

Sobre o DIS eu ainda não sei nada por isso não te posso ajudar :(

Pode ser que alguém mais entendido te esclareça!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Alguém me pode ajudar?
Tens o IFHSrv32 ligado antes de arrancar com o DIS? é "ele" que te faz a ligação na VMware e mete o IP.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

imagina
Membro Juvenil
Registado: 22 mar 2010, 13:51
O meu Carro:: 123d + Honda S2k

Mensagem por imagina »

Já testaste estes sccurtido?
Imagem

popey
Membro Juvenil
Registado: 04 dez 2007, 17:45
O meu Carro:: BMW 123 E81-2008/03

Mensagem por popey »

JOFIMO Escreveu:
Alguém me pode ajudar?
Tens o IFHSrv32 ligado antes de arrancar com o DIS? é "ele" que te faz a ligação na VMware e mete o IP.
Obrigado pela ajuda,mas ja esta a funcionar.
O problema era no passo onde alteramos o ip, tem de se aceder a pasta como administrador,e não o fiz, não assumindo por isso o novo ip.
:wall

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

imagina Escreveu:Já testaste estes sccurtido?
vou testar amanha... tive um problema com a maquina que usava, agora arranjei outra, mas devia ter os daten mto antigos, que so conseguia trabalhar em E46, no meu dava erro de FA... provavelmente pk nao consegue ler...
estive a fazer de seed ate agora do torrent, tava a testar uma pen 4G com 25mbpts de upload... espero que tenha dado jeito fiz upload de 18gb.... ja deve dar pa ficarem uns seeds com o torrent no ar.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

sccurtido Escreveu:
imagina Escreveu:Já testaste estes sccurtido?
vou testar amanha... tive um problema com a maquina que usava, agora arranjei outra, mas devia ter os daten mto antigos, que so conseguia trabalhar em E46, no meu dava erro de FA... provavelmente pk nao consegue ler...
estive a fazer de seed ate agora do torrent, tava a testar uma pen 4G com 25mbpts de upload... espero que tenha dado jeito fiz upload de 18gb.... ja deve dar pa ficarem uns seeds com o torrent no ar.
Boas o erro de FA (actualizar software) e não conseguir entrar tem a ver com módulos corrompidos, e vais ter de codificar a KOMBI (ou possílvelmente os módulos todos) para conseguires "entrar" na viatura.....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

nunorsilva
Membro Juvenil

sccurtido Escreveu:quem precisar de novos daten....
http://thepiratebay.se/torrent/7821521/ ... en_V47.5.3
Obrigado pela partilha, mas já há os v48 por aí... eu é que ainda não os encontrei :?
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

nunorsilva Escreveu:
Obrigado pela partilha, mas já há os v48 por aí... eu é que ainda não os encontrei :?
V48 do DIS? a ultima é a V57 há muitos anos.......só faz diagnóstico :assubiar

claw
Membro Iniciado
Registado: 14 nov 2011, 16:08
O meu Carro:: mini cooper D

Mensagem por claw »

JOFIMO Escreveu:
nunorsilva Escreveu:
V48 do DIS? a ultima é a V57 há muitos anos.......só faz diagnóstico :assubiar
Penso que se está a referir aos daten para usar com o EDIABAS/NCSEXPERT...

claw
Membro Iniciado
Registado: 14 nov 2011, 16:08
O meu Carro:: mini cooper D

Mensagem por claw »

Boas pessoal!

Chegou a minha altura de pedir ajuda...
Mas antes disso, quero agradecer por toda a informação que colocaram aqui.. Consegui ter a funcionar o DIS sem grande complicações.

E disse a funcionar, porque já não funciona.
Tinha a funcionar o NCSEXPERT, com o qual fiz varias alterações a diversos carros, e também o DIS, com o qual fiz varias vezes diagnostico ao meu proprio carro.
De um momento para o outro, deixou de funcionar. Primeiro funcionou de forma intermitente, até que deixou de dar.
Não sei se é do cabo, ou do portatil...

Alguém tem alguma dica, algum esquema do cabo?

Obrigado

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

claw Escreveu:Boas pessoal!

Chegou a minha altura de pedir ajuda...
Mas antes disso, quero agradecer por toda a informação que colocaram aqui.. Consegui ter a funcionar o DIS sem grande complicações.

E disse a funcionar, porque já não funciona.
Tinha a funcionar o NCSEXPERT, com o qual fiz varias alterações a diversos carros, e também o DIS, com o qual fiz varias vezes diagnostico ao meu proprio carro.
De um momento para o outro, deixou de funcionar. Primeiro funcionou de forma intermitente, até que deixou de dar.
Não sei se é do cabo, ou do portatil...

Alguém tem alguma dica, algum esquema do cabo?

Obrigado
Boas, tens a firewall desligada?

nunorsilva
Membro Juvenil

claw Escreveu: Penso que se está a referir aos daten para usar com o EDIABAS/NCSEXPERT...
Exato...
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”