Repro sem tirar catalizador?
Moderador: Staff
Repro sem tirar catalizador?
Boas pessoal, estou a pensar fazer uma pequena repro no meu carro, de 163 para 185 apenas 20 cavalos, o gajo que me poderá fazer a repro diz-me que não ah necessidade de tirar o catalizador e fazer linha directa...
O que acham acerca disto?
O que acham acerca disto?
-
- Membro Gold
- Registado: 01 jul 2008, 14:22
- O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Re: Repro sem tirar catalizador?
Boas
Dá para fazeres repro sem ter de andar a tirar catalisador.
O meu tinha FAP, tinha porque já a tirei, mas já pensei em colocar catalisador para minimizar o fumo. Ainda está em estudo.
...sempre é mais barato do que um FAP e reduz o fumo...
Faz isso que não tens qualquer problema pelo menos a curto prazo.
Tinha repro no Leon Cupra TDI a rondar os 180/185cv. Vendi o carro com 90mil e sem qualquer problema.
Abraço
MarcoG
Dá para fazeres repro sem ter de andar a tirar catalisador.
O meu tinha FAP, tinha porque já a tirei, mas já pensei em colocar catalisador para minimizar o fumo. Ainda está em estudo.
...sempre é mais barato do que um FAP e reduz o fumo...
Faz isso que não tens qualquer problema pelo menos a curto prazo.
Tinha repro no Leon Cupra TDI a rondar os 180/185cv. Vendi o carro com 90mil e sem qualquer problema.
Abraço
MarcoG
Última edição por Vieira_mar em 04 jan 2013, 22:42, editado 1 vez no total.
Pois... mas nao havera o problema de os gases ou fumo voltarem para trás e darem-me cabo do turbo?
é que este carro é para ficar uns anos comigo..
é que este carro é para ficar uns anos comigo..
-
- Membro Gold
Boas.
O teu carro realmente tem o problema do turbo que mais cedo ou mais tarde vai berrar. Isso é como o meu com o problema das correntes.
O facto de fazeres a repro pode diminuir ou encurtar o tempo de vida do teu turbo. No entanto não será por isso que ele vai dar o berro.
Claro que se retirares o catalisador o carro vai ficar mais livre interiormente, aspirando oxigénio sempre que necessitar e expelindo com maior facilidade.
No entanto, e só para esclarecer, o facto de tirares o catalisador não faz com que a expiração dos gases volte a entrar. Antes pelo contrário, ela sai com maior facilidade dado que não tem qualquer obstrução no seu caminho.
Se estiver errado o pessoal mais entendido que se pronuncie.
Abraço
MarcoG
Madeira
O teu carro realmente tem o problema do turbo que mais cedo ou mais tarde vai berrar. Isso é como o meu com o problema das correntes.
O facto de fazeres a repro pode diminuir ou encurtar o tempo de vida do teu turbo. No entanto não será por isso que ele vai dar o berro.
Claro que se retirares o catalisador o carro vai ficar mais livre interiormente, aspirando oxigénio sempre que necessitar e expelindo com maior facilidade.
No entanto, e só para esclarecer, o facto de tirares o catalisador não faz com que a expiração dos gases volte a entrar. Antes pelo contrário, ela sai com maior facilidade dado que não tem qualquer obstrução no seu caminho.
Se estiver errado o pessoal mais entendido que se pronuncie.
Abraço
MarcoG
Madeira
Sim vieira foi isso que eu disse o facto de ter catalizador faz com que os gases recuem e voltem a entrar! DAi o meu receio de fazer repro só mexendo na centralina entendes...
-
- Membro Gold
- Registado: 23 ago 2010, 18:55
- O meu Carro:: E82 118d
Se fosse eu, não tirava nada. E provavelmente isso com repro dá mais que 185cv facilmente, não? É que 185 dá quase o meu e tem 143 de origem.
Bem, acabei de lhe dar a repro.. aumentou entre 20-30 cavalos, está muuuuuito bom dentro do meu nivel e para o que é pretendido, sinto o carro mais solto e mais agressivo, não deita fumo nenhum, estou satisfeito.
Vou depois testar em velocidade de ponta mas também não é uma coisa que me interesse muito, no entanto só para ver
Vou depois testar em velocidade de ponta mas também não é uma coisa que me interesse muito, no entanto só para ver

-
- Membro Gold
Atenção que estes carros não foram feitos para andar muito tempo a "fundo"...
"a fundo" como assim? velocidade de ponta? ou de vez em quando meter pé a fundo para esticar mudanças?
- Numiga
- Membro Junior
- Registado: 08 jun 2012, 00:28
- O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
Nenhum carro deve de andar muito tempo a fundo em especial os a gasóleo, para não falar nos reprogramados.
Para o carro ficar mais agradável com uma repro de + ou - 20 a 40cv, podes tirar o catalisador que tens a seguir ao turbo!
Aproveita a altura da desmontagem o 1º canalizador e limpa o 2º catalizador, logo verás a diferença...
Para o carro ficar mais agradável com uma repro de + ou - 20 a 40cv, podes tirar o catalisador que tens a seguir ao turbo!
Aproveita a altura da desmontagem o 1º canalizador e limpa o 2º catalizador, logo verás a diferença...
Aproveita a vida!

Mas volto a perguntar desculpem a minha ignorancia lol
Mas quando se referem "a fundo" estão a dizer a fundo em velociade de ponta ou a fundo a puxar mudanças ??
Mas quando se referem "a fundo" estão a dizer a fundo em velociade de ponta ou a fundo a puxar mudanças ??
-
- Membro Senior
- Registado: 04 out 2010, 18:39
- O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d
a fundo, é fazer leva-lo ao maximo e aguenta-lo lá...
como podes imaginar, até de origem partem, reprogramados, a dar o maximo, durante bastante tempo correm risco de partir...
tens casos de 123d com repro, qnd picam, dão gás ate aos 260km/h e dps levantam pé... para nao estragar, pois ja andam nas 5mil rpm... o motor ja leva uma esquentadela danada... continuar com ele nesse nivel é so para estragar.
puxa-lo uma vez ou outra ate ao limite nao faz mal, nao convem é estar a obrigar o bixo a manter-se nesses niveis, especialmente reprogramado. por isso eles trazem os limitadores de origem...
pegar por exemplo num 118d que ta limitado a 220km/h nas 3500rpm de 6ª. e aguentar com ele a 220km/h durante alguns km, ou pegar num 118d deslimitado e passar dessa velocidade e obriga-lo a andar a fazer alguns km a 250km/h qual terá mais desgaste?
como podes imaginar, até de origem partem, reprogramados, a dar o maximo, durante bastante tempo correm risco de partir...
tens casos de 123d com repro, qnd picam, dão gás ate aos 260km/h e dps levantam pé... para nao estragar, pois ja andam nas 5mil rpm... o motor ja leva uma esquentadela danada... continuar com ele nesse nivel é so para estragar.
puxa-lo uma vez ou outra ate ao limite nao faz mal, nao convem é estar a obrigar o bixo a manter-se nesses niveis, especialmente reprogramado. por isso eles trazem os limitadores de origem...
pegar por exemplo num 118d que ta limitado a 220km/h nas 3500rpm de 6ª. e aguentar com ele a 220km/h durante alguns km, ou pegar num 118d deslimitado e passar dessa velocidade e obriga-lo a andar a fazer alguns km a 250km/h qual terá mais desgaste?
hmm ok ja percebi é so em velocidade de ponta ok.
Entao dá para puxar por ele em velocidades mais baixas
Entao dá para puxar por ele em velocidades mais baixas
- Numiga
- Membro Junior
- Registado: 08 jun 2012, 00:28
- O meu Carro:: BMW 320d E46 Turing 2003
os individuos que reprogramam os carros desaconcelham a andar mais de 10min no maximo
Aproveita a vida!

Uma coisa engraçada que também tem a ver com isto, os meus consumos dentro da cidade subiram de 7,5/7,7 para 8.1 / 8.3
E fui fazer auto estrada onde antes conseguia media de 5,5/6 litros a andar a 90-100kmh agora fiz 7 litros..
Curioso
E fui fazer auto estrada onde antes conseguia media de 5,5/6 litros a andar a 90-100kmh agora fiz 7 litros..
Curioso