Limpar o compartimento do motor...

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Touring
Membro Juvenil
Registado: 15 mar 2005, 15:38
O meu Carro:: E61 M57N

Limpar o compartimento do motor...

Mensagem por Touring »

Boas.
O compartimento do motor do meu pópó está um bocado para o sujo.
Qual é a melhor forma de o limpar? Mangueirada lá para dentro com o motor a trabalhar? Pode levar com pressão? E os componentes eléctricos, não há problema?
Ou é melhor levá-lo à 5-à-Sec? :D

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

eu uso aqueles produtos dos stands para por o carro com este look que parece molhado e brilhante mas está seco...

Além disso protege bem os componentes eléctricos senão terás problemas.

Imagem
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Jackyl
Membro Junior
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe

Mensagem por Jackyl »

dá uma vista de olhos em www.detalhe.net

Touring
Membro Juvenil

Mensagem por Touring »

Pedro///Menezes Escreveu:eu uso aqueles produtos dos stands para por o carro com este look que parece molhado e brilhante mas está seco...

Além disso protege bem os componentes eléctricos senão terás problemas.

Imagem
Será que aplicando no meu também fica com o M Power? :lol: À tempos vi um tipo abrir a torneira para dentro de um golf III (Tdi) e segundo ele não havia problema desde que mantivesse o motor ligado :shock: ?
Pedro ///M, a que produtos te referes concretamente? É seguro aplicar água com pressão lá para dentro? Componentes eléctricos: como proteger?
Sei que são muitas perguntas, mas também é muito dinheiro em jogo... :)
Obrigado

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Eu tenho de ir ver á embalagem o nome do produto mas é esquisito e é vendido para o pessoal do ramo apenas em latas grandes :P

Eu protegi os componentes eléctricos com um saco de plástico atado para não entrar água... Mas ainda ontem teve cá no meu trabalho um pug 106 xsi que vinha em 3 cilindros pq tinhama cabado de lavar o motor sem cudiado (e neste a centralina está ao lado do motor. Peugeot :roll: )

Já foste ao link do detalhe? Não diz lá nada sobre isso?
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Cokas
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 02:07

Mensagem por Cokas »

Comprei no detalhe um produto para limpar o cofre do motor, da Laquer.
É um desengordurante muito poderoso, e para lavar o motor é melhor ser com ele frio, aplica-se aquele produto, esfregasse bem as partes a limpar e passar com agua corrente.

Depois é só deixar ao sol secar e tá feito. Fiz assim no meu e ficou impecavel, e nem sequer tive de proteger nada porque como tenho as bobines de egnição separadas e como as fichas electricas têm todas as borrachas de protecção em optimo estado não tive nenhuma dor de cabeça... :driving

jimmy
Membro Iniciado
Registado: 16 abr 2005, 18:04

Mensagem por jimmy »

Pedro///Menezes Escreveu:
Imagem

:inlove :lovebmw

filsantuz
Membro Junior
Registado: 21 mai 2005, 16:15

Mensagem por filsantuz »

o melhor é com um pano humido e com um seco, mas com mt paciencia..................................................mt msm, pa ficar *****
M3 E30|530d E39|Cooper S JCW|1275 GT!

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

A bmw não aconselha lavagens ao motor! O meu nunca o lavei, na minha opinião o melhor é com dois panos um humido e um seco e um spray desengurdurante para motores e limpa-lo assim!! Além disso não gosto muito de motores lavados(é sinal que tem alguma coisa a esconder :P ) :lol: :lol:

Touring
Membro Juvenil

Mensagem por Touring »

525_tds Escreveu:A bmw não aconselha lavagens ao motor! O meu nunca o lavei, na minha opinião o melhor é com dois panos um humido e um seco e um spray desengurdurante para motores e limpa-lo assim!! Além disso não gosto muito de motores lavados(é sinal que tem alguma coisa a esconder :P ) :lol: :lol:
Faz algum sentido. O meu foi sempre assistido na Baviera Expo, e nunca foi lavado. Mas como não tenho nada a esconder :D e como não gosto de ver o motor sujinho como está agora vou agarrar nos panos e meter mão à obra. :P

jonnymen
Membro Iniciado
Registado: 21 jul 2005, 19:57

Mensagem por jonnymen »

eu costumo usar um pincel, petroleo, e um pano seco pra secar depois fica 5*
agora fikei em duvida sera ke faço bem ou mal?
Imagem

LRock
Membro Juvenil
Registado: 09 set 2005, 18:24

Mensagem por LRock »

Boas,

Cresci "dentro" de uma oficina de motorizadas e uma coisa aprendi: água, motores e partes eléctricas não conjugam.
Ou seja, eu sei que os motores limpinhos ficam sempre bem, mas prefiro abrir o capot do meu carro e vê-lo sujo.
Em último caso façam o que vou fazer no próximo sábado; lavar todo o carro por baixo, em estação de serviço, e o motor (agulheta com muita força e pouca água) e depois aplicação de parafina. Além de lubricar todas as borrachas e cinoblocos existentes preserva a infiltração de humidade no chassi, durante o inverno que se aproxima.
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

Racer
Membro Juvenil
Registado: 03 mar 2005, 09:57
Contacto:

Mensagem por Racer »

Boas

A lavagem dos motores deve ser feita com alguns cuidados, e também não aconselho a ser feita todas as semanas como a chapa, mas com os devidos cuidados e caso o motor esteja de perfeita saúde não existe problema.

Vou deixar-vos umas imagens e metodos sobre a limpeza de um motor a um BMW M3.

Imagem

Os processos foram :

1º com o motor a 1/5 da temperatura normal de funcionamento , borrifar um
desengordurante de alto poder em diversas secções, agitar com pincel e retirar com água corrente, SEM PRESSÂO.

2º Por o motor a trabalhar durante uns 10 minutos, e se possivel dar uma voltinha para a água que esteja em algum orificio mais fundo, sair ou evaporar.

2.1 - se tiverem ar comprimido é o ideal para as áreas menos acessiveis, mas smp com pouca pressão.

3- Depois disto uso produtos para condicionar as borrachas, alguns cromados e selante de pintura para as partes pintadas.
Finalmente uso um condicionador geral para o motor todo, deixo o produto actuar cerca de 45 minutos, e limpo o excedente com pano de microfibras.

Os resultados são excelentes e em termos de duração também, vejam então o motor como ficou :

Imagem

O segredo é nunca usar água com pressão, petroleos ( atacam e deterioram as borrachas e plásticos ) e metodos/produtos correctos.

Sobre a parafina , não aconselho mesmo nada, antigamente era costume fazer isso mas hoje em dia com as protecções inferiores da carroçaria não vale a pena, além do mais só serve para o lixo ficar agarrado.

Akele abraço

logico
Membro Juvenil
Registado: 12 fev 2005, 17:12

Mensagem por logico »

Boas,Racer, era bom se pode-ses por aqui os produtos que usaste (marcas e se possivel a imagem dos mesmos) em relaçao ao compartimento do motor esta *****

fiquem bem

Racer
Membro Juvenil
Registado: 03 mar 2005, 09:57
Contacto:

Mensagem por Racer »

Os produtos são eles :

Engine degreaser
Meguiars Hyperdresser
Einszett gummifleger
Einszett Balsam
Einszett chromefleger