Nogueira, julgo que te estas a referir ao meu comentario sobre as peliculas do pilar B para a frente (janelas da frente) pois antes da tua resposta fui o unico que mencionou a situação.
Se confirmas, então digo-te para leres novamente e dizeres onde esta referido que não se pode colocar peliculas .... ate pelo contrario, esta la escrito que coloquei peliculas nas janelas da frente e referido que tem que ser transparentes ... logo para qualquer pessoa que tenha algum (mesmo que pouco) conhecimento sobre esta "coisa" dos carros sabe que essa transparencia é relativa a percentagem legal permitida, como os vidros que equipam os carros de origem
Precisas sempre de uma Insp.B para legalizar as peliculas (numa viatura ligeira de passageiros) ou seja tem que ser uma entidade certificada (nem todos os Centros de Insp. Periodicas fazem inspeç. B) a fazer a inspeção. Pelo menos da ficha azul precisas, assim como de pagar o valor (cerca de 100 euros, mas no caso de insp. martelada de certeza que sai mais caro)
O LTA não sei se faz essa inspeção B, mas se dizes que sim, parto do principio que tens conhecimento de causa e que conheces quem ja tenha la feito a inspeção para o efeito.
Lion, como referiste no teu primeiro post, colocas-te o carro com as caracteristicas de origem e so depois foste a Insp.B e dai não terem feito uma inspeção mais minuciosa, pois a inspeção visual não levantou muitas ondas.
Se fazes muitas inspeções a carros, então deves saber a diferença entre o que a lei manda e o que acontece nos centros por vezes .... eu que não faço centenas mas apenas algumas por ano, sei ....
O que quis dizer com o meu post anterior é que num forum, as informações que se devem dar a quem tem duvidas, devem ser o mais corretas possiveis e de acordo com a lei, pois não sabemos a que tipo de user estamos a responder, pode ser alguem inexperiente que se dirija depois com o que lhe foi aqui sugerido a um Centro Inspç. Period. e apanhar alguem que não deva e ... pagar pela medida grossa, ele e quem tem carros expostos na net com alterações documentadas.
So para a malta ter uma ideia do que pode acontecer a quem anda aqui pela net com os carros e a escrever coisas que so devem ser expostas em privado vou aqui tentar descrever uma situação que aconteceu com um conhecido meu que como eu tem os seus carros em foruns e muitas das mods expostas:
Foi ao aerodromo de Santarem para atraves do LTA averbar medidas de pneumaticos não homologadas pela marca da viatura, ca em Portugal.
O carro, um 4x4, apesar de ter algumas modificações, ate é dos que á primeira vista e para quem não tem conhecimento, não chama a atenção, para alem do Snorkel.
A viatura para efeito da visita ao LTA estava conforme, ou seja, rodas dentro das cave de roda, sistema travagem com resposta adequada, erro de velocimetro dentro da tolerancia exigida e ate os pneus eram novos e de qualidade, algo que para o caso pouco tem a ver, mas mostra um pouco o carater do proprietario do carro e a sua preocupação com a segurança. De referir que a medida ate nem era nada de especial, conheço quem tenha averbado medidas bem maiores.
Pois bem, os senhores do LTA como não são burros, começaram a "olhar" para o carro e tanto olharam que gostaram do que viram e tiraram fotos, inclusive do url do forum, dai a fazer o registo no forum e ir espiolhar o carro (esse e de certeza mais alguns) foi um instante.
Resultado, convocatoria do IMTT para inspeção ao carro, uma carga de trabalhos legais, e depois de meter o carro com as carateristicas de origem e de muito batalhar legalmente (a pessoa ate é do ramo das batalhas legais) é que as coisas ficaram resolvidas. Um agradecimento aos gajos do LTA da parte dele
Isto meus amigos é uma situação que se passou com um conhecido meu, companheiro de algumas aventuras off-road, por isso é preciso cuidado com as ajudas que se indica nos foruns e o que se expoe das nossas maquinas, pois tudo parece facil, ate se complicar. Não facilitem
Se lerem bem os meus posts, para quem entende da coisa facilmente percebe o que quero dizer, depois ha sempre as mp para esclarecer como eu referi num post anterior, como a razão de colocar peliculas nas janelas da frente situação que no post do RT esta referido ( a razão do que o agente lhe disse sobre colocar peliculas mais escuras sobre a que esta homologada), mas lembrem-se, os agentes da autoridade andam ai e aqui e sabem mais disto que nós e desde que eles queiram, facilmente apanham as situações menos legais, pois nem todos são iguais.
Talvez o problema seja eu escrever posts muito extensos e depois torna-se mais confuso, mas julgo que é possivel ficar esclarecido sobre o assunto se lerem a coisa com calma.
Legalmente colocar peliculas:
-Empresa aplicadora de peliculas certificada
-Colocar peliculas legais, escuras do pilar B para tras e transparentes na frente
-Com o certificado emitido pela empresa devidamente preenchido ir a um centro de Insp.Period.Obrig. onde façam a Insp.B e fazer a insp.
-Com a ficha insp.B ir ao IMTT e preencher o impresso proprio com o pedido de averbamento ao DUA de alteração carateristicas veiculo onde são averbadas as carateristicas das peliculas (atenção ás referencias das mesmas)
Um processo simples, que deu luta ate ser permitido ca em Portugal, mas uma coisa vos digo, a continuar a ser usado como tem sido, facilmente as coisas voltam ao que eram ou pior

... vejo carros a circular nas mesmas estradas que eu com o vidro para-brisas fumado, uma inconsciencia total, de noite qual a segurança de quem vai dentro e de quem se cruza com essa viatura???? ja sei, são carros de super-homem com visão infra-vermelhos .... depois queixam-se ....