Ver chegar uma arquitectura completamente nova e ver a malta das repros nacionais, fazerem o Reverse engineering da arqueitectura, sem perceberem nada de informática?!?
Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Moderador: Staff
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Pedro, sabes o que eu pagava para ver? 
Ver chegar uma arquitectura completamente nova e ver a malta das repros nacionais, fazerem o Reverse engineering da arqueitectura, sem perceberem nada de informática?!?
			
			
									
									Ver chegar uma arquitectura completamente nova e ver a malta das repros nacionais, fazerem o Reverse engineering da arqueitectura, sem perceberem nada de informática?!?
E= ///M*c²
						- DJ Drum`n
 - Membro Juvenil
 - Mensagens: 274
 - Registado: 05 dez 2007, 10:41
 - O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
 - Localização: Pelo mundo
 - Contacto:
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Eu não pagaria, mas seria interessante!
			
			
									
									
http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!
- gt1progman
 - Membro Senior
 - Mensagens: 766
 - Registado: 18 jan 2007, 21:29
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Eu continuo a achar que não é necessário saber muito ou ter grandes conhecimentos em informáticos para alterar mapas. Posso estar a fazer uma aproximação grosseira mas acho que a grande maior parte deste trabalho é feito pelos programas já existentes do tipo winols.
O termo "ter grandes conhecimentos informáticos" pode ser relativo mas eu não considero que uma pessoa que saiba ligar um interface a uma ficha OBD, ou até mesmo jtag num qualquer equipamento requeira grandes conhecimentos informáticos. Hoje em dia para estas coisas mais vale ser inteligente e saber usar o google.
Acho que a malta da repros nacionais estará sempre safa desde que continuem a aparecer as ferramentas para trabalharem, pois penso que a ocupação deles é apenas alterar e testar mapas.
DJ Drum`n, quando no meu primeiro post deixei a minha opinião esqueci de referir que se fizeres uma asneira e carregares um ficheiro para a DDE que deixe a DDE inutilizavel então terás que pedir a alguém que a recupere através de BDM... isso pode te custar quase o mesmo que uma repro.
São apenas os meus dois centimos pois tal como já referi eu não faço e nem sei fazer repros.
			
			
									
									
						O termo "ter grandes conhecimentos informáticos" pode ser relativo mas eu não considero que uma pessoa que saiba ligar um interface a uma ficha OBD, ou até mesmo jtag num qualquer equipamento requeira grandes conhecimentos informáticos. Hoje em dia para estas coisas mais vale ser inteligente e saber usar o google.
Acho que a malta da repros nacionais estará sempre safa desde que continuem a aparecer as ferramentas para trabalharem, pois penso que a ocupação deles é apenas alterar e testar mapas.
DJ Drum`n, quando no meu primeiro post deixei a minha opinião esqueci de referir que se fizeres uma asneira e carregares um ficheiro para a DDE que deixe a DDE inutilizavel então terás que pedir a alguém que a recupere através de BDM... isso pode te custar quase o mesmo que uma repro.
São apenas os meus dois centimos pois tal como já referi eu não faço e nem sei fazer repros.
- DJ Drum`n
 - Membro Juvenil
 - Mensagens: 274
 - Registado: 05 dez 2007, 10:41
 - O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
 - Localização: Pelo mundo
 - Contacto:
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
gt1progman ainda assim o que disseste faz todo o sentido e só veio fortalecer a ideia de adquirir as peças 
Obrigado.
			
			
									
									Obrigado.

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Gt1, a aproximação nem parece vir de ti!
Basta veres que as ecu´s por exemplo, têm uma assinatura digital ou checksum e não podes alterar as coisas assim do pé para a mão. Podes alterar com o Winols, mas sem o checksum não consegues gravar as alterações pretendidas.
É aqui que os entendidos de informática entram, "derrubam" estas barreiras por exemplo, para que depois se possam vender no mercado este tipo de serviços.
Depois de a ecu ficar "conhecida" nem precisas de ficheiros "damos" ou "definition" para identificação dos endereços de memória, dás com os mapas seguindo algumas "técnicas" ou até por certos padrões de visualização do ficheiro. O winols têm até um busca automática de mapas, mas os X e os Y do gráfico, bem como as cordenadas não estão identificadas nem o que cada um significa, mas o "batidos" em ecus conhecidas, rapidamente os identificam, corrigem os factores e alteram as tabelas.
Mas volto ao que disse, quando as arquitecturas são desconhecidas ou pagam pelos Damos files e Checksum´s ou desenrascam-se por portas travessas.
Resumindo, tendo o interface adequado,damos file,checksum, winols e conhecimentos mecânicos tú fazes o mesmo que os Pró, mas secalhar e como já são coisas a mais para reunir, mais vale falar com um entendido da matéria que chegue lá e seja toma lá dá cá do que andar a inventar muito.
Mas a coisa nasce nos entendidos de informática!
			
			
									
									Basta veres que as ecu´s por exemplo, têm uma assinatura digital ou checksum e não podes alterar as coisas assim do pé para a mão. Podes alterar com o Winols, mas sem o checksum não consegues gravar as alterações pretendidas.
É aqui que os entendidos de informática entram, "derrubam" estas barreiras por exemplo, para que depois se possam vender no mercado este tipo de serviços.
Depois de a ecu ficar "conhecida" nem precisas de ficheiros "damos" ou "definition" para identificação dos endereços de memória, dás com os mapas seguindo algumas "técnicas" ou até por certos padrões de visualização do ficheiro. O winols têm até um busca automática de mapas, mas os X e os Y do gráfico, bem como as cordenadas não estão identificadas nem o que cada um significa, mas o "batidos" em ecus conhecidas, rapidamente os identificam, corrigem os factores e alteram as tabelas.
Mas volto ao que disse, quando as arquitecturas são desconhecidas ou pagam pelos Damos files e Checksum´s ou desenrascam-se por portas travessas.
Resumindo, tendo o interface adequado,damos file,checksum, winols e conhecimentos mecânicos tú fazes o mesmo que os Pró, mas secalhar e como já são coisas a mais para reunir, mais vale falar com um entendido da matéria que chegue lá e seja toma lá dá cá do que andar a inventar muito.
Mas a coisa nasce nos entendidos de informática!
E= ///M*c²
						- gt1progman
 - Membro Senior
 - Mensagens: 766
 - Registado: 18 jan 2007, 21:29
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Sempre considerei que fazer repros seria alterar mapas e saber o que se esta a fazer ao alterar determinados valores em mapas. A parte de "segurança" de uma ecu nunca considerei que fosse feita manualmente por quem altera mapas. Alias nunca sequer pensei que fosse um mero checksum a fazer a segurança de uma ecu. Os algoritmos de checksum são bem conhecidos e normalmente servem para garantir que a informação é integra mas não para impedir que seja conhecida por terceiros. 
Até a data sempre pensei que programas como o winols calculassem o checksum necessário depois de se alterarem os mapas, daí dizer que desde que houvesse software ou ferramentas o pessoal das repros estivesse safo.
No entanto acredito que em breve que a vida de quem faz repros possa estar um pouco condicionada pois a BMW esta a começar a um usar um sistema de encriptação e assinatura nas ecus e talvez isso venha a dificultar em muito a vida a quem faz repros mas o que quero mesmo dizer é que se tal sistema surgir como penso o que a acontece é os fabricantes de software não conseguirem fazer ferramentas para o pessoal poder fazer as repros.
Nota que assinatura digital e checksum são duas coisas muito diferentes.
			
			
									
									
						Até a data sempre pensei que programas como o winols calculassem o checksum necessário depois de se alterarem os mapas, daí dizer que desde que houvesse software ou ferramentas o pessoal das repros estivesse safo.
No entanto acredito que em breve que a vida de quem faz repros possa estar um pouco condicionada pois a BMW esta a começar a um usar um sistema de encriptação e assinatura nas ecus e talvez isso venha a dificultar em muito a vida a quem faz repros mas o que quero mesmo dizer é que se tal sistema surgir como penso o que a acontece é os fabricantes de software não conseguirem fazer ferramentas para o pessoal poder fazer as repros.
Nota que assinatura digital e checksum são duas coisas muito diferentes.
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Pois, Gt1 esses meros checksum era utilizados tipos nos anos 80.
De qualquer das formas, para poderes trabalhar com o Winols na maior parte das Ecu, Precisas do Plug in específico vendido à parte pelo fabricante.
http://www.evc.de/en/product/ols/checksum.asp
Agora, as coisas são mais complicadas, nas novas famílias MEDV/EDC 17, utilizam algoritmos RSA 1024 Bit, logo não se consegue o "emparelhamento" entre o interface e a ecu, as repros por ficha OBD nessas famílias não existem, a ECU têm que sair fora do carro.
Exemplo :
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=m ... uklQLO7RDQ
É como dizes, desde que as ferramentar existam, é comprar para se poder reprogramar, mas as mesmas são feitas por quem entende de informática e electrónica.
Mas estou como tú, isto não é um assunto que eu domine, o Pedro percebe mais deste assunto a dormir que eu acordado.
			
			
									
									De qualquer das formas, para poderes trabalhar com o Winols na maior parte das Ecu, Precisas do Plug in específico vendido à parte pelo fabricante.
http://www.evc.de/en/product/ols/checksum.asp
Agora, as coisas são mais complicadas, nas novas famílias MEDV/EDC 17, utilizam algoritmos RSA 1024 Bit, logo não se consegue o "emparelhamento" entre o interface e a ecu, as repros por ficha OBD nessas famílias não existem, a ECU têm que sair fora do carro.
Exemplo :
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=m ... uklQLO7RDQ
É como dizes, desde que as ferramentar existam, é comprar para se poder reprogramar, mas as mesmas são feitas por quem entende de informática e electrónica.
Mas estou como tú, isto não é um assunto que eu domine, o Pedro percebe mais deste assunto a dormir que eu acordado.
E= ///M*c²
						- gt1progman
 - Membro Senior
 - Mensagens: 766
 - Registado: 18 jan 2007, 21:29
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Exactamente, quem faz as ferramentas tem de saber o suficiente sobre electrónica e informática, mas a pessoa que faz a repro vai-se safando enquanto houver ferramentas para alterar mapas.//M Escreveu: É como dizes, desde que as ferramentar existam, é comprar para se poder reprogramar, mas as mesmas são feitas por quem entende de informática e electrónica.
Mas estou como tú, isto não é um assunto que eu domine, o Pedro percebe mais deste assunto a dormir que eu acordado.
considero que a pessoa que altere mapas até tenha que saber mais sobre mecânica do que propriamente informática.
- DJ Drum`n
 - Membro Juvenil
 - Mensagens: 274
 - Registado: 05 dez 2007, 10:41
 - O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
 - Localização: Pelo mundo
 - Contacto:
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Eu deduzo que este Pedro não seja eu, pois se for não faz qualquer tipo de sentido...//M Escreveu:Mas estou como tú, isto não é um assunto que eu domine, o Pedro percebe mais deste assunto a dormir que eu acordado.
1º Não me conheces;
2º A humildade fica bem a toda a gente;
3º Eu NUNCA disse que percebia muito de informática, apenas disse que me sinto à vontade e isto é muitíssimo subjectivo pois comparado com o que aparentas perceber, eu posso ser um "zé nabo"!
Se por outro lado não era para mim, então esquece tudo isto!

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!
- ode_joy
 - Membro Gold
 - Mensagens: 11462
 - Registado: 24 jan 2009, 04:16
 - O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
 - Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Há mais Marias na Terra...
			
			
									
									
BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui
"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- DJ Drum`n
 - Membro Juvenil
 - Mensagens: 274
 - Registado: 05 dez 2007, 10:41
 - O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
 - Localização: Pelo mundo
 - Contacto:
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Pronto, lá está, eu já tinha salvaguardado isso, dai ter escrito no final que se não fosse para mim para esquecer.ode_joy Escreveu:Há mais Marias na Terra...

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Dj Drum, as pessoas neste forúm sempre foram sensíveis, mas fica descansado, eu estava-me a referir ao Pedro Aka TdiSportR e ele realmente percebe mais deste assunto a dormir que eu acordado.
Gt1program, nisso concordo, depois das ferramentas necessárias adquiridas os conhecimentos informáticos necessários, são muito poucos.
			
			
									
									Gt1program, nisso concordo, depois das ferramentas necessárias adquiridas os conhecimentos informáticos necessários, são muito poucos.
E= ///M*c²
						- DJ Drum`n
 - Membro Juvenil
 - Mensagens: 274
 - Registado: 05 dez 2007, 10:41
 - O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
 - Localização: Pelo mundo
 - Contacto:
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Não é uma questão de ser sensível ou não. Mas a experiência que tenho é que no geral as pessoas tendem a ser "maliciosas" por  natureza e eu fico logo de pé atrás. 
			
			
									
									
http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!
- 
				
				JOFIMO
 - Membro Gold
 - Mensagens: 5176
 - Registado: 28 dez 2005, 19:13
 - O meu Carro:: BMW G 31 09/20
 - Localização: Perto da Capital
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
É assim mesmo DJ Drum`n, "quem não arrisca não petisca" lá diz o velho ditado, mas com esse hardware do ebay não vasi conseguir alterar mapas da DDE de certeza, segue os conselhos de quem sabe, já te deram as dicas de qual material comprares depois é praticares...... 
			
			
									
									INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
						- DJ Drum`n
 - Membro Juvenil
 - Mensagens: 274
 - Registado: 05 dez 2007, 10:41
 - O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
 - Localização: Pelo mundo
 - Contacto:
 
Re: Adquirir OBD-II para mapear a ECU - Sim ou não?
Vamos lá ver é que com os entendidos da matéria a dizerem este tipo de coisas, eu fico com um pé atrás não é! 
Mas isto logo se vê. Eu também pelo que andei a pesquisar já vi que é muita informação e talvez não haja tempo para tudo, mas como disse não tenho urgência e vou analisando isto com mais calma e talvez daqui a uns meses eu pense novamente em comprar ou não o material
Seja como for, o meu obrigado a todos os que colaboraram.
			
			
									
									Mas isto logo se vê. Eu também pelo que andei a pesquisar já vi que é muita informação e talvez não haja tempo para tudo, mas como disse não tenho urgência e vou analisando isto com mais calma e talvez daqui a uns meses eu pense novamente em comprar ou não o material
Seja como for, o meu obrigado a todos os que colaboraram.

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!
			