Vauvlas de Descarga para Turbos Prós e contras....

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

E21Craze Escreveu:
metale Escreveu:Não num carro a gasóleo. Alem disso, o k uma dump valve faz é impedir k a burboleta do acelerador tenha de inverter o sentido de rotação.
Explica lá esta...
Eu li não sei onde (não sei se tá correcto ou não) k quando se tira o pé do acelerador num carro a gasolina, o ar k vai a entrar deixa de tar a ser solicitado, e então volta a escapar (pra trás). Como tal, a borbuleta do acelerador inverte o sentido de rotação, o que trás desgaste às peças, e atraso na resposta. Como tal, a dump valve, montada e jusante da borbuleta, permitia ao ar escapar à frente desta, sem voltar para trás.

Algo do género.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

E21Craze
Membro Junior
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

metale Escreveu:Eu li não sei onde (não sei se tá correcto ou não)
Não está. Mas devias verificar as tuas fontes antes de dar esta informação, não?
metale Escreveu:k quando se tira o pé do acelerador num carro a gasolina, o ar k vai a entrar deixa de tar a ser solicitado, e então volta a escapar (pra trás).
O ar não costuma andar a fazer inversões de marcha, hihihihi...
metale Escreveu:Como tal, a borbuleta do acelerador inverte o sentido de rotação, o que trás desgaste às peças, e atraso na resposta. Como tal, a dump valve, montada e jusante da borbuleta, permitia ao ar escapar à frente desta, sem voltar para trás.
A borboleta não gira. Só abre e fecha. Aí é que está a grande incorrecção. E a "dump" está montada ANTES da borboleta, não depois. senão não fazia sentido isto que disseste, pois não?

Bem, a borboleta em si não sofre muito desgaste. Quem mais sofre com os picos de pressão é o turbo (o veio, principalmente) e as tubagens.
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Foi o k lí, e deixei bem claro isso. Agora é assim, eu baseio-me nas minhas fontes até ouvir o contrário, e não tendo ouvido até agora o contrário, era aquilo k eu tomava como verdade. Podem ser fontes mto más, mas tb não te vi a corroborar a tua informação.

Nem é um mundo k eu me meta mto, pk só tenho carros a gásoleo, e portanto, nada de dumps pra mim.

Qt à cena da wastegate, tá aqui um site k explica bem isso em tdis: http://tdiclub.com/TDIFAQ/TDiFAQ-1.html#g
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

E21Craze
Membro Junior
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

Que agressividade, rapaz...
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Nem por isso, mas por vezes é possivel as frazes sairem escritas com um tom diferente do k era originalmente. Se foi esse o caso, peço desculpa, deveria ter usado os bonequinhos para evitar isso, é pra isso k eles tb cá estão... ;)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

pratas
Membro Juvenil
Registado: 26 set 2003, 05:15

Mensagem por pratas »

afinal...

Dum valve... acrescenta vida ao turbo?? ainda que se ganhe um pouco de lag??

Sendo um turbo hibrido?? convem por Dump de modo a protegê-lo ??

Pró e contras??
Sócio Nº20
Imagem
Pratas:. 969 131 858

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

O que sempre me disseram e k sempre lí é k dump em carros a gasoleo não tem ganhos práticos. Só o barulho.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

525 touring
Membro Juvenil
Registado: 12 jun 2005, 04:49

Mensagem por 525 touring »

Boas,o jsarabando explicou bem mas para quem entende um pouco da materia.Vou tentar explicar para todos sem termos mt tecnicos.Imaginem um secador de cabelo onde entra o ar por um lado e dai por outro,se vcs taparem a saida ouvem o secador a "gritar" de esforço certo?Com o turbo é a mesma coisa,nos carros a gasolina a borboleta fecha toda mal se levanta o pe todo do acelerador e o turbo fica ali em esforco um tempinho e nao lhe fazia nada bem isso.A dump fica entre o turbo e a borboleta para descarregar esse ar comprimido para a rua q fica entre o turbo e a borboleta.Sendo assim o turbo ja nao leva com a sua pressao em cima de si(tava a mandar ar para um tubo sem saida)e assim poupa-lhe mts kms de vida.Perguntam vcs (quem nao sabe claro)como é q a dump abre ou sabe qdo é q ha-de abrir?A dump abre por vacuo,por isso tem um tubinho fininho ligado nela q vai ligar for sua fez nos colectores de admissao depois da borboleta.Quando a borboleta fecha totalmente deixa de haver pressao de turbo dentro dos colectores de admissao e passa a haver vacuo,e quando á esse vacuo é q faz abrir a tal dump.Qto mais a dump descarrega mais tempo demora o turbo a encher a tubagem q ficou sem pressao(lag)quando aceleramos e por isso certas dumps descarregam por fazes para os tubos nao ficarem totalmente descarregados (tipico dos carro de ralis)mas claro q dao menos saude ao turbo mas nos ralis q se lixe o turbo,lag é q nao pode haver... ;) Nos diesel como nao há borboleta o turbo nunca leva com a sua propria pressao em cima e por isso nao têm dump.abraço.
E34 tds 182cv 376nm Rover turbo 309cv 398nm

pratas
Membro Juvenil

Mensagem por pratas »

ok...

então émesmo só pelo barulho... que até nem gosto muito...

Então como é queposso proteger um turbo que faz pressões altas??
Sócio Nº20
Imagem

525 touring
Membro Juvenil
Registado: 12 jun 2005, 04:49

Mensagem por 525 touring »

PRATAS,um turbo vem preparado para trabalhar de X a Y de pressao.Se tiveres dentro das pressoes q a marca do turbo aconselha tudo bem(se for garrett podes ver na net)se tiveres a passar mt do limite da marca acontelho-t a por um maior.E q se tiveres a passar mt do limite dele,o turbo ate pode nem partir(se nao tiver mts km)mas vai-te mandar mt ar quente para a admissao visto tas a rodar demais q o normal dele,e admissao mt quente tira potencia e nao dá mt saude ao motor,é por isso q certo pessoal poe intercoolers maiores para arrefecer aquele calor excessivo gerado plo turbo.Tem mais uns pormenores mas basicamente é isto.abraço.
E34 tds 182cv 376nm Rover turbo 309cv 398nm

pratas
Membro Juvenil

Mensagem por pratas »

obrigado pelas infos... o pessoal está aki é para se esclarecer....

:lol: :lol: :lol: :lol:
Sócio Nº20
Imagem

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Lá está o Pratas a gerar ideias nessa cabeça ;)

Quero ver o que vai sair dai 8)
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”