//M3 com pacotes, (Drift CNEMA p15)

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

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tiago blanquet
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Re: E36 325i sem //M pacotes (abrantes sideways)

Mensagem por tiago blanquet »

Projecto 325i terminado


O 325i foi dos poucos carros que me deu pena vender. Estava em muito bom estado e já com muita hora ali aplicada. Para os interessados, ele está de momento no Stand Virtual á venda, já nas mãos de outro vendedor.

Para a não estar a abrir outro topico vou continuar aqui no projecto antigo, desta vez substituído por um M3 3.0 E36.

O carro chegou as minhas mãos infelizmente com alguma manutenção e problemas por resolver. Na altura quando comprei era o mais barato que encontrei. Estes carros estão estupidamente inflacionados em Portugal por isso tive que abixar a nota pra ter um em casa apesar dos 18 anos de idade. O 25 abateu uma fatia no valor, e ainda fiquei com o meu antigo auto-blocante de relação curta e a barra do tejadilho.

Como não podia deixar de ser mal chegou ao seu destino final, toca de desmontar tudo para ver o que realmente ali estava. Tudo o que eram tubagens ressequidas foram trocadas inclusivé e principalmente as de combustivel. Corpo de borboletas retirado. Orings substituídos. Vanos desmontado, e novos rings em teflon e viton no pistão de actuação. Instalação do restritor de oleo na cabeça do motor, e muitos outros pormenores melhorados e corrigidos, como suportes disto e encaixes daquilo, etc.

Começando pela frente:

Frente toda fora

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Aqui a tampa a precisar de algum trabalho, nem que seja so pelo aspecto.

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Corpo de borboletas de admissão
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Horsing around....
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Instalação do restritor de oleo grupo N. O gajo fica entalado entre os pernos das chumaceiras de escape e admissão.
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Aperto dos pernos ao binario correcto
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Injectores e velas fora para confirmar a condição geral
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Limpeza do corpo de borboletas
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Pra finalizar, um azeitezinho que tou a fazer com a tampa das valvulas. Trabalho ainda em progresso.
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Apos um teste ao sistema Vanos com ar comprimido, resolvi retirar a unidade fora para ver o estado geral dos vedantes do pistão hidraulico.

Vedantes com 18 anos que ja viram melhores dias. Apos bater algumas casas da especialidade, com muita sorte la consegui achar os vedantes adequados em teflon e viton para meter isto tudo como novo sem fugas de oleo.

Acesso as solenoides
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Vedantes novos para as solenoides
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Desmontagem completa da unidade vanos.
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Pistão hidraulico removido
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Vedante novo instalado
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Diferenca de diametros entre o velho e o novo ring de teflon
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E sai uma tampa das valvulas nova hehe.


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Vaso de expansão e canister no lugar.
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//M pacotes.
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Lavagem do bloco pra tirar a agua do chulé
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Sangramento do oleo do motor da d.a. e coolant. Radiador de oleo tambem sangrado claro.
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Parte pior... podres. Estado geral esta bom apenas no lado do passagueiro dei com um monte de folhas e trampa ensopadas em agua que corroeram uma travessa e tive que reparar.
Tambem uma rachadela na torre de suspensão, que tive que soldar. Entretanto levou uns pratos de reforço por dentro das torres da frente para reduzir o desgaste por fadiga.

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Reparação do podre.

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Entretanto até ao estagio final foram tirados os interiores todos incluindo alcatifa para ver o estado do chao. Instalação de som, nada demais, so umas colunitas como deve ser e o meu antigo sub e amp e ta feito.

Estofos limpos e hidratados e uma bela limpeza geral e recondicionamento das quartelas. Como odeio tratar de interiores e as quartelas destes carros são uma valente bosta com as molas a partir e tudo a descolar, tratei do problema um bocado a serralheiro e siga rebitei tudo de cima a baixo (usei rebites pretos ao menos lol) e pronto problema resolvido as quartelas ali firmes no lugar e sem barulhinhos da treta. Coisa que devia ter feito tambem no meu 25i.
Última edição por tiago blanquet em 02 mar 2013, 18:28, editado 1 vez no total.

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PauloFerreira79
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Re: //M3 com pacotes, (sucessor do 25i sem //M pacotes)

Mensagem por PauloFerreira79 »

Vai ficar novo o m3.
Parabéns e boa sorte com a nova aquisição :fixe
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.


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ode_joy
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Re: //M3 com pacotes, (sucessor do 25i sem //M pacotes)

Mensagem por ode_joy »

Belo trabalho que esta a ser feito no M3. :palmas
Boa sorte com a nova máquina. :fixe
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BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

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Bryan318is
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Re: //M3 com pacotes, (sucessor do 25i sem //M pacotes)

Mensagem por Bryan318is »

Bela aquisição !

E grande trabalho já feito :palmas

Boa sorte com o canhão .
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Projecto: http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=51406

Vendo material E36 : http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 98&t=56235
Bancos, travagem, suspensão, quadrante ...
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Prazer, é BMW !

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fmv76
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Re: //M3 com pacotes, pag 9 (sucessor do 25i sem //M pacotes

Mensagem por fmv76 »

Ta mt bom ;D
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Projecto e46: viewtopic.php?f=100&t=61477&p=854342#p854342
ex projecto e36: viewtopic.php?f=59&t=58130

compro centro jantes bmw

Cebola_1
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Re: //M3 com pacotes, pag 9 (sucessor do 25i sem //M pacotes

Mensagem por Cebola_1 »

Excelente trabalho de recuperação. Parabéns.
Deve ser complicado comprar um carro destes para andar com ele e estar tanto tempo de volta de reparações necessárias.
Que te traga agora muitas alegrias. :lovebmw
M Powered

tiagovieira
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Re: //M3 com pacotes, pag 9 (sucessor do 25i sem //M pacotes

Mensagem por tiagovieira »

Trabalho impecável, com os ajustes certos fica como novo novamente esse M3 :inlove

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NunesTiago
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Re: //M3 com pacotes, pag 9 (sucessor do 25i sem //M pacotes

Mensagem por NunesTiago »

Grande trabalho, parabéns :fixe
Cumprimentos
Tiago Nunes

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BMW 328ci viewtopic.php?f=59&t=53543
BMW z4 23i viewtopic.php?f=15&t=51965

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dani_320d
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Re: //M3 com pacotes, pag 9 (sucessor do 25i sem //M pacotes

Mensagem por dani_320d »

mais um M3 no forum... ;)

exelente trabalho de recuperação :fixe

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tiago blanquet
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Re: //M3 com pacotes, pag 9 (sucessor do 25i sem //M pacotes

Mensagem por tiago blanquet »

Bem após a classica ausencia de quem anda ao mar, é tempo de ferias e tempo de encher as unhas das mãos cheias de trampa pra não variar.

Já algumas coisas em lista de espera.

Novo volante M-tech2, estado da pele deplorável. Já está no estofador neste momento.
Ailerom OEM. Não faz falta nenhuma mas gosto de ver. É discreto e no coupé acho que fica porreiro.
Tensor da corrente distribuição do EVO 3.2, na tentativa de acabar com o rattle que ele faz no arranque a frio, e ja agora por medida preventiva.
Sensor AFR. É narrow band. A precisão é duvidosa. Mas ao preço que custou também que se lixe. Fica aqui num canto a dar luzinhas hehe.

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Entretanto durante a minha investigação pra tentar descobrir porque é que isto tá morto a puxar, resolvi tirar o modulo do vanos pra fora, e claro murphy dita que o pior confirma-se.

Parece que o chip já não é de origem. Será aquilo grupo N? Ainda vou tentar reparar o modulo. Substituir os componentes queimados e resoldar aquela ponte partida no circuito. Não tenho muita fé mas tambem já não há nada a perder. Já me tou a ver a ir ao Ebay alemão pedinchar pra enviarem um usado pra portugal senão não tou a ver como é que me vou safar. :(

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Tiagofr
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Re: //M3 com pacotes, pag 9, novidades boas e azedas claro

Mensagem por Tiagofr »

boa sorte nessa reparação Tiago, o carro está a ficar excelente com este restauro! :fixe
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JSarabando
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Re: //M3 com pacotes, pag 9, novidades boas e azedas claro

Mensagem por JSarabando »

O tensor da corrente que necessitas pra não fazer o barulho a frio não é do M3E36 EVO, mas sim do 850csi.


Esse chip vanos parece-me original,pelos menos o meu tinhas uns caracteres parecidos com esses, só confirmando.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

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tiago blanquet
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Re: //M3 com pacotes, pag 9, novidades boas e azedas claro

Mensagem por tiago blanquet »

JSarabando Escreveu:O tensor da corrente que necessitas pra não fazer o barulho a frio não é do M3E36 EVO, mas sim do 850csi.


Esse chip vanos parece-me original,pelos menos o meu tinhas uns caracteres parecidos com esses, só confirmando.
Porra nao me digas que o tensor nao da? Lol nos foruns toda a gente diz que esse tensor e melhor que o de origem.
Consegues confirmar-me que o modulo e de origem? Tens o chip de origem, vendeste o carro com chip aftermarket?
Agora o problema e saber o valor dessa resistencia que isso queimou e agora nao da pra distinguir as cores. Nao consigo encontrar nenhuma foto do modulo na net pra ver a tal resistencia.

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LeonCupra
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Re: //M3 com pacotes, pag 9, novidades boas e azedas claro

Mensagem por LeonCupra »

Grande trabalho! Ainda faltam umas coisas a nivel de aspeto mas aposto que vai ficar no ponto com tempo...

pedro_SP
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Re: //M3 com pacotes, pag 9, novidades boas e azedas claro

Mensagem por pedro_SP »

tens uns dos bmw m que mais gosto simples e bonito

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