O 325i foi dos poucos carros que me deu pena vender. Estava em muito bom estado e já com muita hora ali aplicada. Para os interessados, ele está de momento no Stand Virtual á venda, já nas mãos de outro vendedor.
Para a não estar a abrir outro topico vou continuar aqui no projecto antigo, desta vez substituído por um M3 3.0 E36.
O carro chegou as minhas mãos infelizmente com alguma manutenção e problemas por resolver. Na altura quando comprei era o mais barato que encontrei. Estes carros estão estupidamente inflacionados em Portugal por isso tive que abixar a nota pra ter um em casa apesar dos 18 anos de idade. O 25 abateu uma fatia no valor, e ainda fiquei com o meu antigo auto-blocante de relação curta e a barra do tejadilho.
Como não podia deixar de ser mal chegou ao seu destino final, toca de desmontar tudo para ver o que realmente ali estava. Tudo o que eram tubagens ressequidas foram trocadas inclusivé e principalmente as de combustivel. Corpo de borboletas retirado. Orings substituídos. Vanos desmontado, e novos rings em teflon e viton no pistão de actuação. Instalação do restritor de oleo na cabeça do motor, e muitos outros pormenores melhorados e corrigidos, como suportes disto e encaixes daquilo, etc.
Começando pela frente:
Frente toda fora

Aqui a tampa a precisar de algum trabalho, nem que seja so pelo aspecto.

Corpo de borboletas de admissão

Horsing around....

Instalação do restritor de oleo grupo N. O gajo fica entalado entre os pernos das chumaceiras de escape e admissão.

Aperto dos pernos ao binario correcto

Injectores e velas fora para confirmar a condição geral

Limpeza do corpo de borboletas

Pra finalizar, um azeitezinho que tou a fazer com a tampa das valvulas. Trabalho ainda em progresso.

Apos um teste ao sistema Vanos com ar comprimido, resolvi retirar a unidade fora para ver o estado geral dos vedantes do pistão hidraulico.
Vedantes com 18 anos que ja viram melhores dias. Apos bater algumas casas da especialidade, com muita sorte la consegui achar os vedantes adequados em teflon e viton para meter isto tudo como novo sem fugas de oleo.
Acesso as solenoides

Vedantes novos para as solenoides

Desmontagem completa da unidade vanos.

Pistão hidraulico removido

Vedante novo instalado

Diferenca de diametros entre o velho e o novo ring de teflon

E sai uma tampa das valvulas nova hehe.

Vaso de expansão e canister no lugar.

//M pacotes.

Lavagem do bloco pra tirar a agua do chulé

Sangramento do oleo do motor da d.a. e coolant. Radiador de oleo tambem sangrado claro.

Parte pior... podres. Estado geral esta bom apenas no lado do passagueiro dei com um monte de folhas e trampa ensopadas em agua que corroeram uma travessa e tive que reparar.
Tambem uma rachadela na torre de suspensão, que tive que soldar. Entretanto levou uns pratos de reforço por dentro das torres da frente para reduzir o desgaste por fadiga.

Reparação do podre.

Entretanto até ao estagio final foram tirados os interiores todos incluindo alcatifa para ver o estado do chao. Instalação de som, nada demais, so umas colunitas como deve ser e o meu antigo sub e amp e ta feito.
Estofos limpos e hidratados e uma bela limpeza geral e recondicionamento das quartelas. Como odeio tratar de interiores e as quartelas destes carros são uma valente bosta com as molas a partir e tudo a descolar, tratei do problema um bocado a serralheiro e siga rebitei tudo de cima a baixo (usei rebites pretos ao menos lol) e pronto problema resolvido as quartelas ali firmes no lugar e sem barulhinhos da treta. Coisa que devia ter feito tambem no meu 25i.