Negativo, em frio ou depois de o motor estar parado pelo menos 5/10minutos e em sítio plano :fixeJM318is Escreveu:segundo o que me disseram deve-se verificar com ele quente depois de desligar o carro, porquê não sei.
barulho estranho
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Re: barulho estranho
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Re: barulho estranho
JOFIMO, aqui à uns dois anos quando foi deixar o carro na revisão na expo, perguntei o recepcionista como è que se via o oleo, se era quente ou frio, e a resposta foi exatamente esta: " è para ser visto a quente, como é que você que medir o oleo a frio, se depois ele ao ficar quente aumenta de volume? Imagine atestar o oleo com ele frio e depois ele de quente ao aumentar o volume ficar acima do nivel, portanto não é sempre a frio".
Mas nunca fiquei seguro da resposta, por isso è que perguntei, uns dizem uma cois outros dizem outra :think
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: barulho estranho
Marco, essa é nova e boa para mim então o óleo dilata de volume conforme a temperatura? :lol1 que eu saiba e já me esqueci da Quimica dos tempos do liceu, um liquido que aumenta de volume é a àgua, mas é ao atingir o ponto de congelação........marco pires Escreveu:JOFIMO, aqui à uns dois anos quando foi deixar o carro na revisão na expo, perguntei o recepcionista como è que se via o oleo, se era quente ou frio, e a resposta foi exatamente esta: " è para ser visto a quente, como é que você que medir o oleo a frio, se depois ele ao ficar quente aumenta de volume? Imagine atestar o oleo com ele frio e depois ele de quente ao aumentar o volume ficar acima do nivel, portanto não é sempre a frio".
Mas nunca fiquei seguro da resposta, por isso è que perguntei, uns dizem uma cois outros dizem outra :think
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Re: barulho estranho
pois, tambem achei meio estranho por isso é que perguntei aqui se era a frio ou a quente.
eu penso que aquilo que ele quis dizer, é que por exemplo se formos ver o oleo e ele estiver pelo meio do nivel da vareta a frio, quando formos a ver novamente o oleo mas agora com o motor quente, o nivel não estará no meio mas mais acima devido ao facto de estar quente.
mas pronto, se tu dizes que é a frio é porque é, quem sou eu para dizer o contrário.
em relação ao XADO, por acaso já conhecia, até já tinha colocado um tópico em 2011 sobre o produto e para recolher opiniões (viewtopic.php?f=41&t=52946&hilit=xado), se leres nesse tópico o Crow referiu o perigo daquilo colar o motor, ele diz que o produto é uma massa espessa e que um motor é para andar com oleo fino e limpo, o JPimpao01 tambem e logo a seguir apresentou sérias reservas no uso desse produto, contudo houve outros utilizadores que nesse tópico disseram bem.
eu na altura estive mesmo tentado a comprar o XADO, mas quando aflorou a hipotese daquilo poder colar o motor e ser uma massa espessa, fiquei de pé atrás e preferi não arriscar.
agora tu falaste no XADO, saltou de novo a duvida que na altura não ficou esclarecida, sobre os beneficios do produto, mas os perigos daquilo poder colar o motor, e é disso mesmo que tenho medo, medo que acumule depósitos nos componentes internos do motor, e que cole o mesmo.
eu francamente na altura pesquisei em vários sites estrangeiros e li um pouco de tudo, para alem da questão de poder colar o motor, tambem li podia fazer aumentar a temperatura interna do motor perigosamente devido ao atrito, e tambem que grande parte das particulas que o produto apregoa possuir, simplesmente ficariam retidas no filtro do oleo pelo que seria um desperdicio de dinheiro, tambem li muito boas referencias sobre o produto, enfim, como fiquei na duvida preferi não arriscar.
de qualquer forma estou de novo tentado a experimentar, o que achas de todas estas duvidas, que pelos vistos não são só minhas?
haverá mesmo o perigo do produto colar o motor, ou de o fazer aquecer em demasia internamente, é que se o motor cola, nem quero pensar nisso :susto :susto :susto
em relação ao oleo, o nivel está sensivelmente pelo sitio onde coloquei um risco a negro:

amanhã se calhar, vou atestar com o 5W40 que sobrou do 525tds, neste caso e para não correr o risco de encher demais, qual é a quantidade que devo meter? é que já cheguei a atestar com um litro com o oleo mais ou menos a este nivel e achei que ficou um pouco acima do máximo, o que claro não é nada bom.
um abraço e obrigado :fixe
entretanto no manual de bordo vem escrito isto:
Checking oil level
1 Park the vehicle on a level surface.
2 Shut the engine off after it has
reached normal operating
temperature.
3 After approx. 5 minutes, pull the
dipstick out and wipe it off with a
clean lint-free cloth, paper towel, or
similar material.
4 Push the dipstick all the way into the
guide tube and pull it out again.
5 The oil level should be in between the
two graduations on the dipstick.
As with fuel economy, oil consumption
is directly influenced by your driving
style and vehicle operating conditions.
caraças, agora é que fiquei confuso com este pormenor, tu dizes a frio, o manual diz a quente, no M5board uns dizem que é a frio e outros a quente, tambem há quem diga que é indiferente o que interessa é o motor ter estado em repouso uns 5 minutos ou mais, quem terá razão? :lol1 :lol1
eu penso que aquilo que ele quis dizer, é que por exemplo se formos ver o oleo e ele estiver pelo meio do nivel da vareta a frio, quando formos a ver novamente o oleo mas agora com o motor quente, o nivel não estará no meio mas mais acima devido ao facto de estar quente.
mas pronto, se tu dizes que é a frio é porque é, quem sou eu para dizer o contrário.
em relação ao XADO, por acaso já conhecia, até já tinha colocado um tópico em 2011 sobre o produto e para recolher opiniões (viewtopic.php?f=41&t=52946&hilit=xado), se leres nesse tópico o Crow referiu o perigo daquilo colar o motor, ele diz que o produto é uma massa espessa e que um motor é para andar com oleo fino e limpo, o JPimpao01 tambem e logo a seguir apresentou sérias reservas no uso desse produto, contudo houve outros utilizadores que nesse tópico disseram bem.
eu na altura estive mesmo tentado a comprar o XADO, mas quando aflorou a hipotese daquilo poder colar o motor e ser uma massa espessa, fiquei de pé atrás e preferi não arriscar.
agora tu falaste no XADO, saltou de novo a duvida que na altura não ficou esclarecida, sobre os beneficios do produto, mas os perigos daquilo poder colar o motor, e é disso mesmo que tenho medo, medo que acumule depósitos nos componentes internos do motor, e que cole o mesmo.
eu francamente na altura pesquisei em vários sites estrangeiros e li um pouco de tudo, para alem da questão de poder colar o motor, tambem li podia fazer aumentar a temperatura interna do motor perigosamente devido ao atrito, e tambem que grande parte das particulas que o produto apregoa possuir, simplesmente ficariam retidas no filtro do oleo pelo que seria um desperdicio de dinheiro, tambem li muito boas referencias sobre o produto, enfim, como fiquei na duvida preferi não arriscar.
de qualquer forma estou de novo tentado a experimentar, o que achas de todas estas duvidas, que pelos vistos não são só minhas?
haverá mesmo o perigo do produto colar o motor, ou de o fazer aquecer em demasia internamente, é que se o motor cola, nem quero pensar nisso :susto :susto :susto
em relação ao oleo, o nivel está sensivelmente pelo sitio onde coloquei um risco a negro:

amanhã se calhar, vou atestar com o 5W40 que sobrou do 525tds, neste caso e para não correr o risco de encher demais, qual é a quantidade que devo meter? é que já cheguei a atestar com um litro com o oleo mais ou menos a este nivel e achei que ficou um pouco acima do máximo, o que claro não é nada bom.
um abraço e obrigado :fixe
entretanto no manual de bordo vem escrito isto:
Checking oil level
1 Park the vehicle on a level surface.
2 Shut the engine off after it has
reached normal operating
temperature.
3 After approx. 5 minutes, pull the
dipstick out and wipe it off with a
clean lint-free cloth, paper towel, or
similar material.
4 Push the dipstick all the way into the
guide tube and pull it out again.
5 The oil level should be in between the
two graduations on the dipstick.
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caraças, agora é que fiquei confuso com este pormenor, tu dizes a frio, o manual diz a quente, no M5board uns dizem que é a frio e outros a quente, tambem há quem diga que é indiferente o que interessa é o motor ter estado em repouso uns 5 minutos ou mais, quem terá razão? :lol1 :lol1
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: barulho estranho
marco pires Escreveu:pois, tambem achei meio estranho por isso é que perguntei aqui se era a frio ou a quente.
eu penso que aquilo que ele quis dizer, é que por exemplo se formos ver o oleo e ele estiver pelo meio do nivel da vareta a frio, quando formos a ver novamente o oleo mas agora com o motor quente, o nivel não estará no meio mas mais acima devido ao facto de estar quente.
o único óleo que se verifica o nível a quente é das caixas de velocidades automáticas :lol1
mas pronto, se tu dizes que é a frio é porque é, quem sou eu para dizer o contrário.
em relação ao XADO, por acaso já conhecia, até já tinha colocado um tópico em 2011 sobre o produto e para recolher opiniões (viewtopic.php?f=41&t=52946&hilit=xado), se leres nesse tópico o Crow referiu o perigo daquilo colar o motor, ele diz que o produto é uma massa espessa e que um motor é para andar com oleo fino e limpo, o JPimpao01 tambem e logo a seguir apresentou sérias reservas no uso desse produto, contudo houve outros utilizadores que nesse tópico disseram bem.
eu na altura estive mesmo tentado a comprar o XADO, mas quando aflorou a hipotese daquilo poder colar o motor e ser uma massa espessa, fiquei de pé atrás e preferi não arriscar.
agora tu falaste no XADO, saltou de novo a duvida que na altura não ficou esclarecida, sobre os beneficios do produto, mas os perigos daquilo poder colar o motor, e é disso mesmo que tenho medo, medo que acumule depósitos nos componentes internos do motor, e que cole o mesmo.
eu francamente na altura pesquisei em vários sites estrangeiros e li um pouco de tudo, para alem da questão de poder colar o motor, tambem li podia fazer aumentar a temperatura interna do motor perigosamente devido ao atrito, e tambem que grande parte das particulas que o produto apregoa possuir, simplesmente ficariam retidas no filtro do oleo pelo que seria um desperdicio de dinheiro, tambem li muito boas referencias sobre o produto, enfim, como fiquei na duvida preferi não arriscar.
o aspecto do produto é igual ao Faher que também usei, e nunca tive probelmas mas este parece-me ser superior em qualidade, :humm
de qualquer forma estou de novo tentado a experimentar, o que achas de todas estas duvidas, que pelos vistos não são só minhas?
haverá mesmo o perigo do produto colar o motor, ou de o fazer aquecer em demasia internamente, é que se o motor cola, nem quero pensar nisso :susto :susto :susto
em relação ao oleo, o nivel está sensivelmente pelo sitio onde coloquei um risco a negro:
amanhã se calhar, vou atestar com o 5W40 que sobrou do 525tds, neste caso e para não correr o risco de encher demais, qual é a quantidade que devo meter? é que já cheguei a atestar com um litro com o oleo mais ou menos a este nivel e achei que ficou um pouco acima do máximo, o que claro não é nada bom.
se o óleo está por onde marcaste mete só 1/2 litro
um abraço e obrigado :fixe
entretanto no manual de bordo vem escrito isto:
Checking oil level
1 Park the vehicle on a level surface.
2 Shut the engine off after it has
reached normal operating
temperature.
3 After approx. 5 minutes, pull the
dipstick out and wipe it off with a
clean lint-free cloth, paper towel, or
similar material.
4 Push the dipstick all the way into the
guide tube and pull it out again.
5 The oil level should be in between the
two graduations on the dipstick.
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caraças, agora é que fiquei confuso com este pormenor, tu dizes a frio, o manual diz a quente, no M5board uns dizem que é a frio e outros a quente, tambem há quem diga que é indiferente o que interessa é o motor ter estado em repouso uns 5 minutos ou mais, quem terá razão? :lol1 :lol1
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Re: barulho estranho
obrigado JOFIMO :fixe
ainda em relação ao oleo, porque é que então no manual diz para ser ver só depois de atingida a temperatura de funcionamento (a quente)?
ainda em relação ao oleo, porque é que então no manual diz para ser ver só depois de atingida a temperatura de funcionamento (a quente)?
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Re: barulho estranho
só diz isso? não fui ler o manual mas acho que diz também para se esperar um certo tempo e em sitio plano, será?marco pires Escreveu:obrigado JOFIMO :fixe
ainda em relação ao oleo, porque é que então no manual diz para ser ver só depois de atingida a temperatura de funcionamento (a quente)?
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Re: barulho estranho
Sim, diz para esperar uns 5 minutos.
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Re: barulho estranho
Se o óleo trabalha a quente, a temperatura do óleo aumenta e por sua vez a pressão também...
Motores boxer são bom exemplo disso (Subaru, Porsche). Até Ferrari's o procedimento é para ver o óleo a quente.
Motores boxer são bom exemplo disso (Subaru, Porsche). Até Ferrari's o procedimento é para ver o óleo a quente.
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Re: barulho estranho
Depois das excelentes esclarecimentos aqui postados, venho fazer uma pergunta neste tópico caso o marco pires não se importe
.
O óleo que uso no meu 320d E46 de 2002 com 190.000kms tem sido sempre o Castrol Edge TD 5W40, e faço a seguinte pergunta.
O óleo Castrol Edge TD 5W40 é um óleo adequado para fazer 22.000kms?
Como não tenho feito muitos quilómetros por ano, faço a muda quando o óleo faz 1 ano ou 15.000kms (isto o Edge 5w40), porque tenho ideia que o óleo indicado para longlife é o Castrol Edge 5w30 (até 30.000kms ou 2 anos de uso). Pelo menos nos VAG PD era assim! Com sistema long-life usava-se o Castrol Edge 5w30 e para sistema de revisão de 15.000kms em 15.000kms era o Castrol Egde TD 5W40.
Estou a fazer alguma confusão?

O óleo que uso no meu 320d E46 de 2002 com 190.000kms tem sido sempre o Castrol Edge TD 5W40, e faço a seguinte pergunta.
O óleo Castrol Edge TD 5W40 é um óleo adequado para fazer 22.000kms?
Como não tenho feito muitos quilómetros por ano, faço a muda quando o óleo faz 1 ano ou 15.000kms (isto o Edge 5w40), porque tenho ideia que o óleo indicado para longlife é o Castrol Edge 5w30 (até 30.000kms ou 2 anos de uso). Pelo menos nos VAG PD era assim! Com sistema long-life usava-se o Castrol Edge 5w30 e para sistema de revisão de 15.000kms em 15.000kms era o Castrol Egde TD 5W40.
Estou a fazer alguma confusão?
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Re: barulho estranho
por mim estás à vontade para fazeres as perguntas que quiseres neste tópico, amigo Jonny_ :fixe
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Re: barulho estranho
sim estás tanto o 5w30 e 5w40 desde qua tenham as normas LL04 e como são 100% sintécticos fazem até 30.000km ou 2 anosJonny_ Escreveu:Depois das excelentes esclarecimentos aqui postados, venho fazer uma pergunta neste tópico caso o marco pires não se importe.
O óleo que uso no meu 320d E46 de 2002 com 190.000kms tem sido sempre o Castrol Edge TD 5W40, e faço a seguinte pergunta.
O óleo Castrol Edge TD 5W40 é um óleo adequado para fazer 22.000kms? sim Castrol Edge FST 5w40 LL04
Como não tenho feito muitos quilómetros por ano, faço a muda quando o óleo faz 1 ano ou 15.000kms (isto o Edge 5w40), porque tenho ideia que o óleo indicado para longlife é o Castrol Edge 5w30 (até 30.000kms ou 2 anos de uso). Pelo menos nos VAG PD era assim! Com sistema long-life usava-se o Castrol Edge 5w30 e para sistema de revisão de 15.000kms em 15.000kms era o Castrol Egde TD 5W40.
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Re: barulho estranho
Muito obrigado, a minha duvida está esclarecida
.

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Re: barulho estranho
o procedimento de verificação de nível do óleo deve ser feito de acordo com o manual de cada carro...
no entanto vou tentar esclarecer alguns pontos...
o óleo, tal como outro liquido qualquer, aumenta de volume com o aumento da temperatura.. logo o resultado não é o mesmo se se verificar o nível com o óleo quente ou frio...
normalmente o nível do óleo deve ser verificado com o óleo na temperatura normal de funcionamento (quente).. atenção que o oleo demora mais tempo a aquecer que a agua do motor por isso nao se regulem pelo indicador de temperatura da agua do motor.. ou seja andem uns 20 mins com o carro.. nao se deve medir logo em seguida a parar o carro tal como diz o manual.. até acho que deve ser mais que 5 min.. deve se esparar uns 10 min para que todo oleo escorra do topo do motor para o carter.. e só depois verificar o nível..
se no manual disser para verificar o oleo a frio, entao aí nao ha que enganar..
se nao disser nada ou nao tiverem manual façam o seguinte..
meçam a quente e a frio.. se a quente estiver abaixo do máximo e a frio estiver acima do mínimo então está tudo operacional...
no entanto vou tentar esclarecer alguns pontos...
o óleo, tal como outro liquido qualquer, aumenta de volume com o aumento da temperatura.. logo o resultado não é o mesmo se se verificar o nível com o óleo quente ou frio...
normalmente o nível do óleo deve ser verificado com o óleo na temperatura normal de funcionamento (quente).. atenção que o oleo demora mais tempo a aquecer que a agua do motor por isso nao se regulem pelo indicador de temperatura da agua do motor.. ou seja andem uns 20 mins com o carro.. nao se deve medir logo em seguida a parar o carro tal como diz o manual.. até acho que deve ser mais que 5 min.. deve se esparar uns 10 min para que todo oleo escorra do topo do motor para o carter.. e só depois verificar o nível..
se no manual disser para verificar o oleo a frio, entao aí nao ha que enganar..
se nao disser nada ou nao tiverem manual façam o seguinte..
meçam a quente e a frio.. se a quente estiver abaixo do máximo e a frio estiver acima do mínimo então está tudo operacional...