barulho estranho

Área de discussão geral

Moderador: Staff

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: barulho estranho

Mensagem por JOFIMO »

JM318is Escreveu:segundo o que me disseram deve-se verificar com ele quente depois de desligar o carro, porquê não sei.
Negativo, em frio ou depois de o motor estar parado pelo menos 5/10minutos e em sítio plano :fixe
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: barulho estranho

Mensagem por marco pires »

JOFIMO, aqui à uns dois anos quando foi deixar o carro na revisão na expo, perguntei o recepcionista como è que se via o oleo, se era quente ou frio, e a resposta foi exatamente esta: " è para ser visto a quente, como é que você que medir o oleo a frio, se depois ele ao ficar quente aumenta de volume? Imagine atestar o oleo com ele frio e depois ele de quente ao aumentar o volume ficar acima do nivel, portanto não é sempre a frio".

Mas nunca fiquei seguro da resposta, por isso è que perguntei, uns dizem uma cois outros dizem outra :think
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: barulho estranho

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:JOFIMO, aqui à uns dois anos quando foi deixar o carro na revisão na expo, perguntei o recepcionista como è que se via o oleo, se era quente ou frio, e a resposta foi exatamente esta: " è para ser visto a quente, como é que você que medir o oleo a frio, se depois ele ao ficar quente aumenta de volume? Imagine atestar o oleo com ele frio e depois ele de quente ao aumentar o volume ficar acima do nivel, portanto não é sempre a frio".

Mas nunca fiquei seguro da resposta, por isso è que perguntei, uns dizem uma cois outros dizem outra :think
Marco, essa é nova e boa para mim então o óleo dilata de volume conforme a temperatura? :lol1 que eu saiba e já me esqueci da Quimica dos tempos do liceu, um liquido que aumenta de volume é a àgua, mas é ao atingir o ponto de congelação........
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: barulho estranho

Mensagem por marco pires »

pois, tambem achei meio estranho por isso é que perguntei aqui se era a frio ou a quente.

eu penso que aquilo que ele quis dizer, é que por exemplo se formos ver o oleo e ele estiver pelo meio do nivel da vareta a frio, quando formos a ver novamente o oleo mas agora com o motor quente, o nivel não estará no meio mas mais acima devido ao facto de estar quente.

mas pronto, se tu dizes que é a frio é porque é, quem sou eu para dizer o contrário.

em relação ao XADO, por acaso já conhecia, até já tinha colocado um tópico em 2011 sobre o produto e para recolher opiniões (viewtopic.php?f=41&t=52946&hilit=xado), se leres nesse tópico o Crow referiu o perigo daquilo colar o motor, ele diz que o produto é uma massa espessa e que um motor é para andar com oleo fino e limpo, o JPimpao01 tambem e logo a seguir apresentou sérias reservas no uso desse produto, contudo houve outros utilizadores que nesse tópico disseram bem.

eu na altura estive mesmo tentado a comprar o XADO, mas quando aflorou a hipotese daquilo poder colar o motor e ser uma massa espessa, fiquei de pé atrás e preferi não arriscar.
agora tu falaste no XADO, saltou de novo a duvida que na altura não ficou esclarecida, sobre os beneficios do produto, mas os perigos daquilo poder colar o motor, e é disso mesmo que tenho medo, medo que acumule depósitos nos componentes internos do motor, e que cole o mesmo.
eu francamente na altura pesquisei em vários sites estrangeiros e li um pouco de tudo, para alem da questão de poder colar o motor, tambem li podia fazer aumentar a temperatura interna do motor perigosamente devido ao atrito, e tambem que grande parte das particulas que o produto apregoa possuir, simplesmente ficariam retidas no filtro do oleo pelo que seria um desperdicio de dinheiro, tambem li muito boas referencias sobre o produto, enfim, como fiquei na duvida preferi não arriscar.

de qualquer forma estou de novo tentado a experimentar, o que achas de todas estas duvidas, que pelos vistos não são só minhas?

haverá mesmo o perigo do produto colar o motor, ou de o fazer aquecer em demasia internamente, é que se o motor cola, nem quero pensar nisso :susto :susto :susto

em relação ao oleo, o nivel está sensivelmente pelo sitio onde coloquei um risco a negro:
Imagem

amanhã se calhar, vou atestar com o 5W40 que sobrou do 525tds, neste caso e para não correr o risco de encher demais, qual é a quantidade que devo meter? é que já cheguei a atestar com um litro com o oleo mais ou menos a este nivel e achei que ficou um pouco acima do máximo, o que claro não é nada bom.

um abraço e obrigado :fixe

entretanto no manual de bordo vem escrito isto:

Checking oil level
1 Park the vehicle on a level surface.
2 Shut the engine off after it has
reached normal operating
temperature.

3 After approx. 5 minutes, pull the
dipstick out and wipe it off with a
clean lint-free cloth, paper towel, or
similar material.
4 Push the dipstick all the way into the
guide tube and pull it out again.
5 The oil level should be in between the
two graduations on the dipstick.
As with fuel economy, oil consumption
is directly influenced by your driving
style and vehicle operating conditions.

caraças, agora é que fiquei confuso com este pormenor, tu dizes a frio, o manual diz a quente, no M5board uns dizem que é a frio e outros a quente, tambem há quem diga que é indiferente o que interessa é o motor ter estado em repouso uns 5 minutos ou mais, quem terá razão? :lol1 :lol1
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: barulho estranho

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:pois, tambem achei meio estranho por isso é que perguntei aqui se era a frio ou a quente.

eu penso que aquilo que ele quis dizer, é que por exemplo se formos ver o oleo e ele estiver pelo meio do nivel da vareta a frio, quando formos a ver novamente o oleo mas agora com o motor quente, o nivel não estará no meio mas mais acima devido ao facto de estar quente.
o único óleo que se verifica o nível a quente é das caixas de velocidades automáticas :lol1

mas pronto, se tu dizes que é a frio é porque é, quem sou eu para dizer o contrário.
em relação ao XADO, por acaso já conhecia, até já tinha colocado um tópico em 2011 sobre o produto e para recolher opiniões (viewtopic.php?f=41&t=52946&hilit=xado), se leres nesse tópico o Crow referiu o perigo daquilo colar o motor, ele diz que o produto é uma massa espessa e que um motor é para andar com oleo fino e limpo, o JPimpao01 tambem e logo a seguir apresentou sérias reservas no uso desse produto, contudo houve outros utilizadores que nesse tópico disseram bem.

eu na altura estive mesmo tentado a comprar o XADO, mas quando aflorou a hipotese daquilo poder colar o motor e ser uma massa espessa, fiquei de pé atrás e preferi não arriscar.
agora tu falaste no XADO, saltou de novo a duvida que na altura não ficou esclarecida, sobre os beneficios do produto, mas os perigos daquilo poder colar o motor, e é disso mesmo que tenho medo, medo que acumule depósitos nos componentes internos do motor, e que cole o mesmo.
eu francamente na altura pesquisei em vários sites estrangeiros e li um pouco de tudo, para alem da questão de poder colar o motor, tambem li podia fazer aumentar a temperatura interna do motor perigosamente devido ao atrito, e tambem que grande parte das particulas que o produto apregoa possuir, simplesmente ficariam retidas no filtro do oleo pelo que seria um desperdicio de dinheiro, tambem li muito boas referencias sobre o produto, enfim, como fiquei na duvida preferi não arriscar.
o aspecto do produto é igual ao Faher que também usei, e nunca tive probelmas mas este parece-me ser superior em qualidade, :humm

de qualquer forma estou de novo tentado a experimentar, o que achas de todas estas duvidas, que pelos vistos não são só minhas?

haverá mesmo o perigo do produto colar o motor, ou de o fazer aquecer em demasia internamente, é que se o motor cola, nem quero pensar nisso :susto :susto :susto

em relação ao oleo, o nivel está sensivelmente pelo sitio onde coloquei um risco a negro:
Imagem

amanhã se calhar, vou atestar com o 5W40 que sobrou do 525tds, neste caso e para não correr o risco de encher demais, qual é a quantidade que devo meter? é que já cheguei a atestar com um litro com o oleo mais ou menos a este nivel e achei que ficou um pouco acima do máximo, o que claro não é nada bom.
se o óleo está por onde marcaste mete só 1/2 litro
um abraço e obrigado :fixe

entretanto no manual de bordo vem escrito isto:

Checking oil level
1 Park the vehicle on a level surface.
2 Shut the engine off after it has
reached normal operating
temperature.

3 After approx. 5 minutes, pull the
dipstick out and wipe it off with a
clean lint-free cloth, paper towel, or
similar material.
4 Push the dipstick all the way into the
guide tube and pull it out again.
5 The oil level should be in between the
two graduations on the dipstick.
As with fuel economy, oil consumption
is directly influenced by your driving
style and vehicle operating conditions.

caraças, agora é que fiquei confuso com este pormenor, tu dizes a frio, o manual diz a quente, no M5board uns dizem que é a frio e outros a quente, tambem há quem diga que é indiferente o que interessa é o motor ter estado em repouso uns 5 minutos ou mais, quem terá razão? :lol1 :lol1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: barulho estranho

Mensagem por marco pires »

obrigado JOFIMO :fixe

ainda em relação ao oleo, porque é que então no manual diz para ser ver só depois de atingida a temperatura de funcionamento (a quente)?
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: barulho estranho

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:obrigado JOFIMO :fixe

ainda em relação ao oleo, porque é que então no manual diz para ser ver só depois de atingida a temperatura de funcionamento (a quente)?
só diz isso? não fui ler o manual mas acho que diz também para se esperar um certo tempo e em sitio plano, será?
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: barulho estranho

Mensagem por marco pires »

Sim, diz para esperar uns 5 minutos.
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

mccoy
Membro Juvenil
Mensagens: 187
Registado: 05 jul 2008, 21:15
O meu Carro:: E46

Re: barulho estranho

Mensagem por mccoy »

Se o óleo trabalha a quente, a temperatura do óleo aumenta e por sua vez a pressão também...

Motores boxer são bom exemplo disso (Subaru, Porsche). Até Ferrari's o procedimento é para ver o óleo a quente.

Avatar do Utilizador
Jonny_
Membro Juvenil
Mensagens: 104
Registado: 07 jul 2006, 14:35
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 12/2002

Re: barulho estranho

Mensagem por Jonny_ »

Depois das excelentes esclarecimentos aqui postados, venho fazer uma pergunta neste tópico caso o marco pires não se importe ;).
O óleo que uso no meu 320d E46 de 2002 com 190.000kms tem sido sempre o Castrol Edge TD 5W40, e faço a seguinte pergunta.
O óleo Castrol Edge TD 5W40 é um óleo adequado para fazer 22.000kms?
Como não tenho feito muitos quilómetros por ano, faço a muda quando o óleo faz 1 ano ou 15.000kms (isto o Edge 5w40), porque tenho ideia que o óleo indicado para longlife é o Castrol Edge 5w30 (até 30.000kms ou 2 anos de uso). Pelo menos nos VAG PD era assim! Com sistema long-life usava-se o Castrol Edge 5w30 e para sistema de revisão de 15.000kms em 15.000kms era o Castrol Egde TD 5W40.
Estou a fazer alguma confusão?

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: barulho estranho

Mensagem por marco pires »

por mim estás à vontade para fazeres as perguntas que quiseres neste tópico, amigo Jonny_ :fixe
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOFIMO
Membro Gold
Mensagens: 5176
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Localização: Perto da Capital

Re: barulho estranho

Mensagem por JOFIMO »

Jonny_ Escreveu:Depois das excelentes esclarecimentos aqui postados, venho fazer uma pergunta neste tópico caso o marco pires não se importe ;).
O óleo que uso no meu 320d E46 de 2002 com 190.000kms tem sido sempre o Castrol Edge TD 5W40, e faço a seguinte pergunta.
O óleo Castrol Edge TD 5W40 é um óleo adequado para fazer 22.000kms? sim Castrol Edge FST 5w40 LL04
Como não tenho feito muitos quilómetros por ano, faço a muda quando o óleo faz 1 ano ou 15.000kms (isto o Edge 5w40), porque tenho ideia que o óleo indicado para longlife é o Castrol Edge 5w30 (até 30.000kms ou 2 anos de uso). Pelo menos nos VAG PD era assim! Com sistema long-life usava-se o Castrol Edge 5w30 e para sistema de revisão de 15.000kms em 15.000kms era o Castrol Egde TD 5W40.
Estou a fazer alguma confusão?
sim estás tanto o 5w30 e 5w40 desde qua tenham as normas LL04 e como são 100% sintécticos fazem até 30.000km ou 2 anos
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Avatar do Utilizador
Jonny_
Membro Juvenil
Mensagens: 104
Registado: 07 jul 2006, 14:35
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 12/2002

Re: barulho estranho

Mensagem por Jonny_ »

Muito obrigado, a minha duvida está esclarecida ;).

galo_abt
Membro Juvenil
Mensagens: 92
Registado: 01 jul 2008, 14:35
O meu Carro:: e36 316i
Localização: Abrantes/Coimbra

Re: barulho estranho

Mensagem por galo_abt »

o procedimento de verificação de nível do óleo deve ser feito de acordo com o manual de cada carro...

no entanto vou tentar esclarecer alguns pontos...

o óleo, tal como outro liquido qualquer, aumenta de volume com o aumento da temperatura.. logo o resultado não é o mesmo se se verificar o nível com o óleo quente ou frio...

normalmente o nível do óleo deve ser verificado com o óleo na temperatura normal de funcionamento (quente).. atenção que o oleo demora mais tempo a aquecer que a agua do motor por isso nao se regulem pelo indicador de temperatura da agua do motor.. ou seja andem uns 20 mins com o carro.. nao se deve medir logo em seguida a parar o carro tal como diz o manual.. até acho que deve ser mais que 5 min.. deve se esparar uns 10 min para que todo oleo escorra do topo do motor para o carter.. e só depois verificar o nível..

se no manual disser para verificar o oleo a frio, entao aí nao ha que enganar..

se nao disser nada ou nao tiverem manual façam o seguinte..

meçam a quente e a frio.. se a quente estiver abaixo do máximo e a frio estiver acima do mínimo então está tudo operacional...

Responder

Voltar para “Discussão Geral”