Os Salpicos são a condensação, igual ao que acontece quando tomas banho no inverno.
O que acontece realmente é:
Os gases vêem quentes do motor e ao tocar no escape que tá frio ainda (o escape vai aquecendo desde os colectores até á panela final sendo esta a ultima a ficar quente) e até lá vai-se formando condensação. (gases quentes mais metal frio).
Agora tens duas hipóteses:
-Ou vais á estrada e fazes uns kilómetros bons e ele aquece e evapora a água acumulada (porque nem toda sai pelas ponteiras) e aí fica tudo sequinho
-Ou andas poucos kilómetros e ela fica lá retida. Ora, é água misturada com ácidos da gasolina que vão corroer o escape. Imagina, um pouco de água agora, outro amanhã etc etc etc, e quando se vai a ver temos a panela cheia de água e os escapes com muito menos duração.
P.S.-Os meus carros, mesmo aqueles que andam pouco, não estragam escapes, porque eu quando ando, faço logo 30/40km. Bem podia por escapes todos os anos que me saem baratos

mas se quiserem ver dos meus E30s:
1º Escape que tive em 1997 (feito por mim) vendi-o passado 2 anos usado a um gajo que ainda hoje anda com ele (8 anos)
2º Escape com uma saída de cada lado

em 1999, vendi-o usado e ainda hoje lá anda apesar de ter vindo de um carro que eu tive um acidente. (6 anos)
3º Escape que de momento anda no bordeaux desde 2002 sem ponta de ferrugem...
obviamente que vendo os escapes usados a preço de usados e com o comprador devidamente informado
--//--
O meu 318is em 1994 levou um sistema da Sebring que ainda hoje lá anda passados 11 anos e 130000km.
Todos os escapes duram dependentemente da forma como se anda com os carros. (os Diesel mesmo que se ande pouco duram bastante devido á falta de acidez da gasolina. O gasóleo é "gorduroso")