525tds & 520i/525i

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

pfigo
Membro Iniciado
Registado: 02 set 2012, 22:48
O meu Carro:: BMW 520i GPL

Re: 525tds & 520i/525i

Mensagem por pfigo »

Boa tarde,
Agradeço sinceramente os vossos conselhos.
Além de não perceber nada de mecânica, entendo perfeitamente os vossos conselhos. Não que me tenham assustado mas sou obrigado a dar-vos razão ou seja, terei que continuar a procurar.
A proposta era tentadora, 1000€, mas efetivamente o desconhecido poderia sair-me bastante caro.

A busca continua :-)

Muito obrigado pela vossa colaboração.

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

pfigo Escreveu:Boa tarde,
Agradeço sinceramente os vossos conselhos.
Além de não perceber nada de mecânica, entendo perfeitamente os vossos conselhos. Não que me tenham assustado mas sou obrigado a dar-vos razão ou seja, terei que continuar a procurar.
A proposta era tentadora, 1000€, mas efetivamente o desconhecido poderia sair-me bastante caro.

A busca continua :-)

Muito obrigado pela vossa colaboração.
Boas !

Mas chegaste a conduzi-lo ? tinha sido bom para depois ires comparando...
Existem muitos, por isso é esperar pelo carro e vendedor certo.
Em relação aos conhecimentos de mecanica, acho que não precisas, mas pelo menos ter um mecanico conhecido já é um passo importante.

Abc e boa sorte na busca

nunostiles
Membro Juvenil
Registado: 08 fev 2009, 13:59
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 2000

Mensagem por nunostiles »

Acrescento apenas um pormenor, o 520i pode ser "pastelão" sem duvida, mas mais é o 525tds, mas nunca o conotam como tal! o 520i é mais rapido dos 0-100 e tem mais ponta que o seu "irmão" 525tds, não é por muito mas... se um é pastelão, que realmente é, o outro ainda mais!

Abraço a todos

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

Não concordo, jà tive um 520i e tenho agora um 525tds, e da analise que faço dos dois è a seguinte:

O 520i é um carro muito lento nas acelerações, comparando com o 525tds è mais lento nos 0 aos 100, os numeros oficiais não o confirmam, mas a pràtica sim, as reprises tambem são piores no 520i, fundamentalmente o 520i è mais lento em tudo, exepto na velocidade màxima onde de facto o 520i tem mais ponta.

O 525tds não è nenhum foguete isso é um facto, mas consegue ser melhor que o 520i que gasta de forma absurda e leva ratadas nas reprises de um twingo como chegou a acontecer comigo.
O 525 tds é muito mais pujante e só perde em ponta, algo com o qual eu posso passar bem, porque se quero ponta a sèrio, para isso tenho a 530d.

È por isso que eu digo para não se fiarem nos valores oficiais, no caso do 520i não reflecte a realidade nem nos consumos nem nas acelerações, ficando no caso da velocidade màxima mais perto da realidade.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Mensagem por BRM »

Até diria que o teu 520i não estava nas melhores condições. Levar ratada de um Twingo é porque desses 6 cilindros, trabalhavam 3.

marco pires
Moderador do Fórum

estava impecável, era um E34 Vanos de 150cv.

acontece que é um motor demasiado pastelão e nota-se claramente o peso do conjunto.

para quem conhece, quem vem no IC32 vindo do lado do montijo, e apanha a via à direita que dá acesso à ponta VG, tem logo à frente uma curva bastante aperta (tem lá uma indicação de curva perigosa), nessa curva tem que se abrandar e fazer uma redução de quinta para quarta, ou até mesmo uma terceira, mal se sai da curva tem uma recta com uma ligeira subida, foi mesmo ai.
eu ia pela parte de dentro da curva e uma gaja com um twingo ao meu lado, mal acaba a curva começamos a acelerar e a gaja dá-me um bigode, está bem que eu ia com uma quarta metida e à velocidade que ia se lhe tivesse metido uma terceira seria a melhor opção, mas ainda assim um twingo normal, a dar um bigode a um carro com 150cv é obra.

o 525tds tem menos cavalos, mas o turbo dá uma grande ajuda, o que se reflecte nas prestações reais e não nas oficiais, onde o 525tds é mais rápido tanto nas acelerações como nas reprises, o 520i custa a subir de regime e tem um binário de 190nm bastante fraquinho.
na velocidade máxima tem mais ponta, isso não há duvida, mas é o unico item em que o 520i ganha.

o 525tds comparativamente, é mais agradável de utilizar numa condução com muita ultrapassagens, embora seja conveniente manter o motor num regime acima das 2000rpm, mesmo assim não obriga a tanto trabalho de caixa como no 520i, onde fazer uma ultrapassagem requer muita ponderação, e quase sempre reduções.

em auto-estrada nota-se claramente que a velocidades acima dos 200km/h, o 520i vai mais à vontade quando comparado com o 525tds, enquanto o primeiro ainda tem algo para dar, o 525tds não estando ainda nos limites, já começa a aproximar-se desses mesmo limites, e portanto é aqui que o 520i faz valer a sua potencia superior.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

nunostiles
Membro Juvenil
Registado: 08 fev 2009, 13:59
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 2000

Mensagem por nunostiles »

Pois, a nível de números no papel, não é isso que dizem... não sei o que se ganhava em colocar número errados, eu penso é que o TDS sendo turbinado e tendo mais binário, aparente não ser tão pastelão... nunca conduzi nem um nem outro, mas fiquei curioso e fui ver os números isto nos E39, nos E34 fui agora ver e verifica-se a mesma situação...

marco pires
Moderador do Fórum

os numeros oficiais quase nunca batem certo com a prática, seja para mais seja para menos, e seja nas velocidades máximas, nas acelerações ou nos consumos.

é que os numeros oficiais são obtidos em ambientes controlados, depois no uso diário pendem sempre ou para mais ou para menos, e quase nunca são 100% iguais aos valores oficiais.

um caso bem conhecido era o dos tdi de 110cv, não só o valor de cavalos era superior ao anunciado ( o valor ao certo variava, mas era sempre superior aos 110cv anunciados), como as acelerações eram mais rápidas que o oficial, o mesmo se passava nos tdi de 130cv.

nos bmw as velocidades máximas oficiais, tendem a ser bastante proximas do real, há até quem diga que não à marca a ser tal fiel ás velocidades máximas que anuncia, e as que se verificam na prática, como a bmw.
no caso dos consumos e nas acelerações, existem valores para todos os gostos, tanto é mais como é menos que o oficial.

no meu caso para alem de ter os carros impecáveis, é tudo de origem, pelo que não há hipotese de argumentar que ao ter uma jante maior já vai alterar o que vem mencionado como oficial ou coisas desse tipo.

em relação ao 520i, o meu era um E34 de 1992 Vanos de 150cv, foi a unica experiencia que tive com esse motor, e tive o carro durante cerca de 2 anos.
quanto ao 525tds, tive uma touring E34 de 1993 (troquei essa carrinha pelo 520i), mas que não estava assim tão boa de mecanica, pelo que não serve de referencia para um comparativo, entretanto estive com o 520i durante esses dois anos tal como referi, e à cerca de um ano e meio que troquei pelo actual E39 525tds que está impecável de mecanica, pelo menos agora, porque quando o comprei estava com um stress na bomba injectora (tipico destes motores), que entretanto foi totalmente reparada.
[email protected]

pfigo
Membro Iniciado

Mensagem por pfigo »

Bom dia,
"Desenterrando" este tópico já que ainda ando às voltas com a teórica compra de um BMW.
Neste momento estou a ponderar um 525i de 1993 com 350.000Km com revisões, segundo o proprietário, sempre feitas na BMW.
O que vos parece? Será que mesmo com as revisões sempre feitas na marca apresentará um desgaste excessivo ou começará a apresentar problemas graves?

Obrigado

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Eu suspeito sempre das revisões durante tanto tempo na marca. Sabes que é possível carimbar o livro todo na marca mediante pagamentos/favores...

Depende mais da utilização, se andava em modo económico ou se era para andar a apertar com ele, cada vez que saía. E depois, historial de peças metidas, é longo ou deixava andar??

Eu tenho uma lista de manutenções e peças que meto ao longo dos anos. Já vão muitas peças novas. Era interessante haver isso com facturas.
Imagem

pfigo
Membro Iniciado

Mensagem por pfigo »

navigator Escreveu:Eu suspeito sempre das revisões durante tanto tempo na marca. Sabes que é possível carimbar o livro todo na marca mediante pagamentos/favores...

Depende mais da utilização, se andava em modo económico ou se era para andar a apertar com ele, cada vez que saía. E depois, historial de peças metidas, é longo ou deixava andar??

Eu tenho uma lista de manutenções e peças que meto ao longo dos anos. Já vão muitas peças novas. Era interessante haver isso com facturas.
Entendo...
Acho difícil conseguir esclarecer se houve ou não aldrabice no carimbar do livro de revisões e muito menos ver as faturas das revisões que foram feitas. O carro está muito bem de aspeto geral dando a sensação que foi sempre muito cuidado agora mecânicamente, tirando em teoria o livro de revisões, existe o fato de ter 350.000Km.

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

Realmente acho difícil um carro com 350 000kms ter sido sempre assistido na marca, mas não é impossível claro.
O modo mais fácil (embora pouco fiável) será veres com atenção o livro de revisões, com esses kms e idade será obvio que os primeiros carimbos estão mais esbatidos da idade.
Tenta ver com atenção se realmente os carimbos e assinaturas estão envelhecidas.
Nada que não se consiga dar a volta, mas é um principio tentar ver a idade pelo desgaste da tinta.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

pfigo
Membro Iniciado

Mensagem por pfigo »

Mas um motor com 350.000Km mesmo com revisões feitas na marca não estará, digamos, "moribundo"?

pfigo
Membro Iniciado

Mensagem por pfigo »

...

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

O meu ex-525tds tinha 325 000 kms e não estava moribundo.
Não sei um gasolina estará, tudo depende da manutenção e trato.
Mas claro, assumidamente é mt km...

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Responder

Voltar para “Série 5”