so de o gajo nao andar a passar o oleo de ''balde'' em ''balde'' e meter directamente po sitio
ja lhe poupa uma catrefada de trabalho e de oleo pelo chao....tocando neste ponto... podesse dizer tambem que poupa nas multas se chegar alguem responsavel pela fiscalizaçao
Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
Moderador: Staff
Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
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Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
Aí estamos 100% de acordo :fixejmcdpereira Escreveu: Mas o facto de se usar a sucção para mudar o óleo não é por tirar mais ou menos óleo, é para ser mais rápido/fácil para o mecânico.
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Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
Boa tarde,
O bujão existe por alguma razão, e o corpo de engenharia que o estudou seguramente que estudou o exacto local onde sai o óleo todo por gravidade claro está.
A historia da aspiração dos óleos surgiu muito pela necessidade de os guardar para reconversão e para esse efeito foi adoptado esse sistema que dá uma gestao muito mais facil para as oficinas. O óleo sugado vai directamente para a garrafa para ser reciclado.
Agora de uma coisa podem ter a certeza...com esse sistema por mais voltas que deem fica lá sempre óleo em quantidade que eu diria indesejavel.. para tal basta pensarem nos canais de lubrificação de um bloco e penso que facilmente chegam a essa conclusão.
Mesmo retirando o bujão do carter, há sempre um infima parte de óleo que não cai. Óleo que fica "preso" nas partes móveis do motor. Ex: Molas na cabeça de motor. Quando se desliga o carro metade delas ficam fechadas e lá dentro fica retido óleo.
A solução mais limpa que vi fazer até hoje e resulta em pleno é bastante simples.
Depois de escorrido o óleo pelo carter durante pelo menos um horita, vão á ignição e dão à chave. Se conseguirem dar á chave de forma que movimente apenas o motor de arranque e assim as molas abrem, e outros componentes, acaba por cair o óleo remanescente. Aí sim o motor ficou limpo. Nem as molas das valvulas, ou touches, ou bomba de óleo, ficam com resquicios de óleo. Mesmo que o carro pegue e dê arranque não há qualquer problema. É desligar logo. Não morre nem lhe faz mal,;) É como colocar a trabalhar pela manhã, em que o óleo está todo depositado no carter e ate que chegue lá acima á cabeça ela trabalha a seco.
Li tambem aí qualquer coisa la atrás que dizia que 0.2 L de óleo sujo não fazem mal aos 6.5 L. novos que o carro leva.
Fazem sim senhor! Daí que seja conveniente extrair o máximo de óleo possivel na mudança.
Basta 2 decilitros de óleo usado misturado com o novo para contaminar todo o óleo.
É preciso lembrar que o óleo velho, está queimado e cheio de impurezas, e até de limalhas (as peças móveis têm desgaste - bielas e afins.!) . Essas impurezas vão espalhar-se pelo óleo novo e assim comprometer a longevidade bem com a capacidade lubrificante do mesmo.
Cumprimentos.
O bujão existe por alguma razão, e o corpo de engenharia que o estudou seguramente que estudou o exacto local onde sai o óleo todo por gravidade claro está.
A historia da aspiração dos óleos surgiu muito pela necessidade de os guardar para reconversão e para esse efeito foi adoptado esse sistema que dá uma gestao muito mais facil para as oficinas. O óleo sugado vai directamente para a garrafa para ser reciclado.
Agora de uma coisa podem ter a certeza...com esse sistema por mais voltas que deem fica lá sempre óleo em quantidade que eu diria indesejavel.. para tal basta pensarem nos canais de lubrificação de um bloco e penso que facilmente chegam a essa conclusão.
Mesmo retirando o bujão do carter, há sempre um infima parte de óleo que não cai. Óleo que fica "preso" nas partes móveis do motor. Ex: Molas na cabeça de motor. Quando se desliga o carro metade delas ficam fechadas e lá dentro fica retido óleo.
A solução mais limpa que vi fazer até hoje e resulta em pleno é bastante simples.
Depois de escorrido o óleo pelo carter durante pelo menos um horita, vão á ignição e dão à chave. Se conseguirem dar á chave de forma que movimente apenas o motor de arranque e assim as molas abrem, e outros componentes, acaba por cair o óleo remanescente. Aí sim o motor ficou limpo. Nem as molas das valvulas, ou touches, ou bomba de óleo, ficam com resquicios de óleo. Mesmo que o carro pegue e dê arranque não há qualquer problema. É desligar logo. Não morre nem lhe faz mal,;) É como colocar a trabalhar pela manhã, em que o óleo está todo depositado no carter e ate que chegue lá acima á cabeça ela trabalha a seco.
Li tambem aí qualquer coisa la atrás que dizia que 0.2 L de óleo sujo não fazem mal aos 6.5 L. novos que o carro leva.
Fazem sim senhor! Daí que seja conveniente extrair o máximo de óleo possivel na mudança.
Basta 2 decilitros de óleo usado misturado com o novo para contaminar todo o óleo.
É preciso lembrar que o óleo velho, está queimado e cheio de impurezas, e até de limalhas (as peças móveis têm desgaste - bielas e afins.!) . Essas impurezas vão espalhar-se pelo óleo novo e assim comprometer a longevidade bem com a capacidade lubrificante do mesmo.
Cumprimentos.
- jmcdpereira
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Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
Essa parte de óleo velho claro que não vai fazer mal, pois se o carro funcionava bem com os tais 6,5 L de óleo "contaminado" e com limalhas, que mal fazem esses 0,2L misturados ?Sofia Jose Escreveu:Boa tarde,
O bujão existe por alguma razão, e o corpo de engenharia que o estudou seguramente que estudou o exacto local onde sai o óleo todo por gravidade claro está.
A historia da aspiração dos óleos surgiu muito pela necessidade de os guardar para reconversão e para esse efeito foi adoptado esse sistema que dá uma gestao muito mais facil para as oficinas. O óleo sugado vai directamente para a garrafa para ser reciclado.
Agora de uma coisa podem ter a certeza...com esse sistema por mais voltas que deem fica lá sempre óleo em quantidade que eu diria indesejavel.. para tal basta pensarem nos canais de lubrificação de um bloco e penso que facilmente chegam a essa conclusão.
Mesmo retirando o bujão do carter, há sempre um infima parte de óleo que não cai. Óleo que fica "preso" nas partes móveis do motor. Ex: Molas na cabeça de motor. Quando se desliga o carro metade delas ficam fechadas e lá dentro fica retido óleo.
A solução mais limpa que vi fazer até hoje e resulta em pleno é bastante simples.
Depois de escorrido o óleo pelo carter durante pelo menos um horita, vão á ignição e dão à chave. Se conseguirem dar á chave de forma que movimente apenas o motor de arranque e assim as molas abrem, e outros componentes, acaba por cair o óleo remanescente. Aí sim o motor ficou limpo. Nem as molas das valvulas, ou touches, ou bomba de óleo, ficam com resquicios de óleo. Mesmo que o carro pegue e dê arranque não há qualquer problema. É desligar logo. Não morre nem lhe faz mal,;) É como colocar a trabalhar pela manhã, em que o óleo está todo depositado no carter e ate que chegue lá acima á cabeça ela trabalha a seco.
Li tambem aí qualquer coisa la atrás que dizia que 0.2 L de óleo sujo não fazem mal aos 6.5 L. novos que o carro leva.
Fazem sim senhor! Daí que seja conveniente extrair o máximo de óleo possivel na mudança.
Basta 2 decilitros de óleo usado misturado com o novo para contaminar todo o óleo.
É preciso lembrar que o óleo velho, está queimado e cheio de impurezas, e até de limalhas (as peças móveis têm desgaste - bielas e afins.!) . Essas impurezas vão espalhar-se pelo óleo novo e assim comprometer a longevidade bem com a capacidade lubrificante do mesmo.
Cumprimentos.
É claro que fica sempre óleo, sempre ficou e sempre irá ficar e não é por isso que haverá problemas.
Quantas pessoas andam com o óleo alem dos kms recomendados ?
Não é por 0,2 ou 0,5 L de óleo "contaminado" que vai haver problemas.
Mas claro, quanto mais sair melhor, obviamente.
Tretas...
jmcdpereira
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Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
Entre meter o motor a trabalhar sem óleo e ficar 0,2L de óleo usado dentro do motor...prefiro a segunda!
Prefiro optar pelas mudanças de óleo mais regulares do que aquilo que o fabricante recomenda. Em todos os meus carros o máximo que faço são 15.000km com óleo 100% sintéctico e de marcas reconhecidas.
Prefiro optar pelas mudanças de óleo mais regulares do que aquilo que o fabricante recomenda. Em todos os meus carros o máximo que faço são 15.000km com óleo 100% sintéctico e de marcas reconhecidas.
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Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
Acelera a decomposição do óleo novo, o seu tempo de vida util previsto fica mais reduzido."que mal fazem esses 0,2L misturados ?"
Por isso é que há motores que duram mais que outros. É nos detalhes que se faz a diferença.Quantas pessoas andam com o óleo alem dos kms recomendados ?
Não é por 0,2 ou 0,5 L de óleo "contaminado" que vai haver problemas.
Ultrapassar o tempo previsto para a substituição do óleo é um convite ao desgaste excessivo das peças mais friccionadas. Estas coisas só se tornam reais a longo prazo.. volta que não volta aparece um ou outro gripado... ou com necessidade de reparação.
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- Membro Juvenil
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Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
Percebo o seu receio. Mas não tem mal nenhum. Não é colocar o carro e deixar a trabalhar. É dar motor de arranque e desligar. Abre e fecha as valvulas e o óleo que lá está cai. Só isso.Entre meter o motor a trabalhar sem óleo e ficar 0,2L de óleo usado dentro do motor...prefiro a segunda!
Prefiro optar pelas mudanças de óleo mais regulares do que aquilo que o fabricante recomenda. Em todos os meus carros o máximo que faço são 15.000km com óleo 100% sintéctico e de marcas reconhecidas.
Quanto ás mudas de óleo em tão curto espaço de tempo é uma opção muito boa. De notar que quando um fabricamte de óleo preconiza 30.000 kms (por exemplo) o que o fabricante está a dizer é que 30.000 é o limite máximo! Por isso substituir antes não só é recomendavel como acertado. Nunca levar o óleo ao limite máximo previsto para a sua substituição.
Eu costumo dizer que o óleo e o comportamento do condutor determinam a vida do carro.
E uma opinião pessoal de quem já passou por uma refinaria: Óleo até 30.000 kms é um crime para qualquer carro.
Muito antes de atingir os 30.000 já o oleo perdeu as suas propriedades lubrificantes e detergentes.
Os prazos para a substituição de óleos foi amplamente alargado durante a década de 90 (finais) resultado de "guerras" entre fabricantes que a dada altura acharam um bonito argumento comercial, o distanciamento entre revisões.
Se bem me lembro foi a Renault a pioneira nesta brincadeira com os motores DCi e a Opel foi atrás com o Cdti.
A brincadeira foi tão longe que motores partidos foi aos milhões pelo mundo fora...
Aí está o belo resultado.
Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão
caro amigo/a sofia jose
penso que ainda nao passou no topico das apresentaçaoes como ditam as regras da casa
cumps
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