geometria presa e46 136
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geometria presa e46 136
boas. pois é, hoje fui com o carro a oficina para ligar o carro a maquina porque o carro de volta e meia entra-me em safe mode quando xega aos 160, e no programa acusou um erro no sensor pressão turbo.
o mecânico disse 3 ipoteses do que poderia ser. ou pode ser o sensor nas couves, ou um tubo routo ou a geometria presa.
o que axam?
se for geometria a única solução é trocar de turbo?
obrigado
cumps
o mecânico disse 3 ipoteses do que poderia ser. ou pode ser o sensor nas couves, ou um tubo routo ou a geometria presa.
o que axam?
se for geometria a única solução é trocar de turbo?
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Re: geometria presa e46 136
ah, esqueci.me de referir que depois de ter ligado o carro a maquina fui espremer o carro e so entrou em safe mode aos 200
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Re: geometria presa e46 136
Boas, tns de relatar mais factos para se puder ajudar melhor, por exemplo tens a EGR ligada ou desligada? tens repro? se acusou erro no sensor do colector de admissão pode ser devido à repro e não ter avaria nenhuma, eu começava por substituir os tubos todos de vácuo e ter o cuidado de não fissurar nenhum ao conectá-los nos sitios devidos, os sintomas de geometria presa são o motor não responder em baixas, e consegue-se ver bem tirando o intake do filtro de ar e com uma chave comprida ver se o veio mexe ou está preso devido ao carvão acumulado internamente, eu tenho sempre o erro do sensor do colector (devido à repro) e da EGR e o motor não me faz safe mode desde que o resto esteja em condições (tubos de vácuo).Bica Escreveu:boas. pois é, hoje fui com o carro a oficina para ligar o carro a maquina porque o carro de volta e meia entra-me em safe mode quando xega aos 160, e no programa acusou um erro no sensor pressão turbo.
o mecânico disse 3 ipoteses do que poderia ser. ou pode ser o sensor nas couves, ou um tubo routo ou a geometria presa.
o que axam?
se for geometria a única solução é trocar de turbo?
obrigado
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Re: geometria presa e46 136
Tens maneira de ver que pressões é que o turbo está a fazer? Realmente pode ser a geometria presa, o facto de ele desviar boost acima do que o sensor map lê (1,5Bar) durante alguns segundos faz com que o carro entre em safe, normalmente mais fácil de o verificar com mudanças altas, 4a ou 5a. Em baixas mudanças deduzo que não notes nenhum destes sintomas, é isso?

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Re: geometria presa e46 136
O sensor MAP dos 136cv lê 240 kpa de valor máximo
http://www.asknumbers.com/kilopascal-to-bar.aspx
http://www.asknumbers.com/kilopascal-to-bar.aspx
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Re: geometria presa e46 136
240kPa? 2,4 Bar? Ou falas de pressão absoluta? 

Última edição por Cpt.Saveahoe em 27 abr 2013, 15:26, editado 1 vez no total.

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Re: geometria presa e46 136
Cpt.Saveahoe Escreveu:Tens maneira de ver que pressões é que o turbo está a fazer? Realmente pode ser a geometria presa, o facto de ele desviar boost acima do que o sensor map lê (1,5Bar) durante alguns segundos faz com que o carro entre em safe, normalmente mais fácil de o verificar com mudanças altas, 4a ou 5a. Em baixas mudanças deduzo que não notes nenhum destes sintomas, é isso?
sim o carro so me entra em safe em 5º
o jofimo disse que se for geometria presa o carro puxa mal em baixas, mas o carro em baixas puxa bem. o carro so me entra em safe a partir dos 160. ontem por exemplo so entrou em safe aos 210.
o carro ta completamente de origem em termos de motor. a única coisa que tem é a egr desligada.
ontem encontrei um tubo de vacoo vincado. meti o tubo como deve ser e foi a partir dai que entrou em safe mais tarde e aguentou-se mais tempo a puxar sem entrar em safe mode.
tenho de averiguar bem as tubagens. espero que seja so disso
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Re: geometria presa e46 136
O meu antigo 136 tinha a geometria presa e não se queixava em nada em baixa rotação, pelo contrário, verifiquei é que em quarta e quinta mudança ele ficava demasiado tempo a fazer a cima de 1,5Bar entretanto entrava em safe, tal não acontecia com mudanças mais baixas porque mesmo a esticá-las não era tempo suficiente para a ECU comandar o safe-mode. Agora tudo depende se a geometria prende numa posição muito fechada ou não.

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Re: geometria presa e46 136
No 136cv se o turbo debitar mais que 1.5 bar entra sempre em safe?
É que no meu caso so entra em safe lá plas 5000rpm(quando vou a 230km).
Eu tenho repro e poderá esse ser o caso do meu entrar em safe?
É que no meu caso so entra em safe lá plas 5000rpm(quando vou a 230km).
Eu tenho repro e poderá esse ser o caso do meu entrar em safe?
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Re: geometria presa e46 136
Não. Não é "obrigatório" que entre em safe ao exceder o limite de leitura do sensor, depende do que esteja mapeado.
- rodrigues81
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Re: geometria presa e46 136
Se eu meter um MAP usado do 150cv só para testar não é necessário qualquer tipo de programação?
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Re: geometria presa e46 136
Claro que não. As únicas coisas que precisam de coding é injectores e maf's de reset a adaptação e só nos mais recentes que o teu :fixe
Re: geometria presa e46 136
boas. já agora, numa geometria presa, so há maneira de resolver trocando o turbo?
- rodrigues81
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Re: geometria presa e46 136
Dá para recondicionar o teu, não precisas de um novo!Bica Escreveu:boas. já agora, numa geometria presa, so há maneira de resolver trocando o turbo?
Asrafil então não há problema de tirar dum 150cv, meter no meu para testar e depois voltar a meter no 150cv!?
É que o meu cunhado tem um 150cv e posso tirar do dele só para fazer o teste.