bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

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marydi
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bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por marydi »

Não sei se estou a colocar o tópico no lugar certo por isso agradeço que me redireccionem caso não esteja bem colocado.


Bem, antes de explicar o meu "problema" passo a apresentar o carro em questão. :(
Sou possuidora de um bmw e36 modelo 318is coupé que só me tem dado problemas. Infelizmente desta vez, por incompetência de uma empresa, acabou- se o resto.
Ia eu descansada da vida quando de repente o carro começou um terrível barulho tipo de touches e de seguida um som de arranhar como se algo estivesse a riscar um cilindro.
:humm Imediatamente parei o carro e a primeira coisa que me lembrei foi ver o nível de óleo. ora.. para meu espanto (já que tinha verificado o nível na semana anterior e o carro nunca consumiu óleo) o óleo tinha desaparecido. dei uma vista de olhos pelo motor e não estava nada com vestígios de óleo e também não senti cheiro nenhum a óleo queimado no escape por isso achei a situação muito estranha. :?
Fui buscar óleo e voltei a colocar ao nível na esperança que se resolvesse o problema. levou 3 litros e nisto volto a pôr o carro a trabalhar e as touches acalmaram mas o arranhar continuou. como eram já umas 3 da manhã e o carro estava na escola acabei por ir embora e voltar no dia seguinte para resolver a situação. volto a pôr o carro a trabalhar e já não fazia barulho. estranho.
Nisto levei o carro para uma oficina bosch mesmo ao lado da escola e pelo caminho lá volta a fazer barulho. depois de diagnóstico o que me disseram foi que uma das borboletas do colector de admissão (colector que tinha sido reparado numa empresa da minha suposta confiança e levado essa mesma borboleta nova á poucos meses :roll: ) devia estar mal apertada e os parafusos saíram para dentro do motor. um ficou na cabeça preso numa touche e o outro desapareceu. :shaking
Vendo eu que era um caso perdido já que o mais provável era o outro ter me furado uma camisa e o motor ter consumido o óleo todo por aí, mandei o carro para casa de reboque e comecei a andar no meu corsa D. Mas pronto.. como devem imaginar não tem nada a ver com o bmw e já estou com saudades dele. e vê lo ali na garagem todos os dias parte me o coração.. :cry:
Como não encontrei um motor que me agrade para substituir aquele decidi reparar o meu. mas já que vou abrir o motor pensei porque não dar lhe uns toques... :D
Decerto que encontro aqui pessoas mais experientes no assunto que me possam ajudar numas coisas. :)
A primeira coisa que quero fazer é aumentar a cilindrada prar mais ou menos 2000cc. pensei logo nuns pistons do m3, pelo facto da diferença de diâmetro ser pouca e aí não tinha que abrir muito o bloco, não comprometendo a resistência do mesmo. o meu problema é o curso. são quase 5 milímetros e das duas uma: ou tenho que colocar bielas mais curtas para não correr o risco de bater com eles nas válvulas ou a distancia do topo do pistão ao cavilhão é menor que a dos meus pistões e já não necessito de fazer compensações no curso. mas como não tenho pistões desses não posso fazer comparações e testar. até pode haver outros mais adequados, quem sabe.. infelizmente não encontro quem já o tenha feito para pedir opiniões. :(

Já sei que haverá quem diga para colocar logo um 6 cilindros ou fazer um projecto turbo.. eu sei.. 6 cilindros é outra coisa. :) Mas gosto de fazer as coisas por mim.. :)
De qualquer das formas agradecia toda a ajuda que me possam dar para escolher o que colocar no motor e todas as sugestões são bem vindas. :)

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marco pires
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por marco pires »

tópico movido para a secção de mecanica.
marcopires@clubebmwportugal.com


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Paulo_Alex
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por Paulo_Alex »

Parabéns por quereres meter as mãos à obra e mexer no motor do 318is :fixe

Uma das coisas engraçadas a fazer no motores M42 ou M44 era uma réplica do motor de corrida S42B20 que era usado no Super Tourenwagen Cup Alemão nos meados de 1995, mas o custo inerente, a quantidade de peças necessárias e o tempo que se perde a fazer esta conversão, acho que é quase impossivel, mas com vontade tudo se concretiza...

Mas que era uma coisa deslumbrante e maravilhosa de se fazer caso o dinheiro não fosse obstáculo...isso era!! Sacar cerca de 300cv neste bloco de motor que equipa os 318is, devia ser bem engraçado de se conduzir :inlove

Deixo-te aqui uns links para aguçar o apetite:
http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_M42

http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... Replica%29

http://the325is.blogspot.pt/2011/12/bmw ... -euro.html

Se não estou em erro era este o carro com o motor S42B20 usado em corrida, qualquer coisa de formidável.
http://www.youtube.com/watch?v=eSJ-HzNWJGM
e36 318is :driving

"Um dia li que fumar era mau e deixei de fumar.
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Paulo_Alex
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por Paulo_Alex »

Também tens a hipótese de meter um supercharger com o compressor do Mini Cooper S ( Eaton M45 ) e fica perto dos 200cvs...mas mais uma vez é uma alteração que mete alguns "trocos" ao gasto e é um carro que nunca estará homologado, devido ao kit de compressor.

http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-3-Series- ... 19da9dfcbb
e36 318is :driving

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marydi
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por marydi »

Paulo_Alex Escreveu:Parabéns por quereres meter as mãos à obra e mexer no motor do 318is :fixe

Uma das coisas engraçadas a fazer no motores M42 ou M44 era uma réplica do motor de corrida S42B20 que era usado no Super Tourenwagen Cup Alemão nos meados de 1995, mas o custo inerente, a quantidade de peças necessárias e o tempo que se perde a fazer esta conversão, acho que é quase impossivel, mas com vontade tudo se concretiza...

Mas que era uma coisa deslumbrante e maravilhosa de se fazer caso o dinheiro não fosse obstáculo...isso era!! Sacar cerca de 300cv neste bloco de motor que equipa os 318is, devia ser bem engraçado de se conduzir :inlove

Deixo-te aqui uns links para aguçar o apetite:
http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_M42

http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... Replica%29

http://the325is.blogspot.pt/2011/12/bmw ... -euro.html

Se não estou em erro era este o carro com o motor S42B20 usado em corrida, qualquer coisa de formidável.
http://www.youtube.com/watch?v=eSJ-HzNWJGM
claro que de facto ir por esse caminho era mesmo o que eu queria. :)
mas nunca ia ser igual ao original. alem disso as informações disponíveis sobre esse motor são poucas e encontrar componentes semelhantes é muito complicado. vi um projecto de uma replica mas nunca se viu sinal daquele motor trabalhar e não vou arriscar usar os mesmos componentes já que não sei se realmente dão. :)

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marydi
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por marydi »

Paulo_Alex Escreveu:Também tens a hipótese de meter um supercharger com o compressor do Mini Cooper S ( Eaton M45 ) e fica perto dos 200cvs...mas mais uma vez é uma alteração que mete alguns "trocos" ao gasto e é um carro que nunca estará homologado, devido ao kit de compressor.

http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-3-Series- ... 19da9dfcbb

Nunca fui grande fã desse tipo de compressores e para aquilo que eu procuro não me dá gozo nenhum chegar lá e montar um "kit".
Também não o faço não por questões financeiras mas porque infelizmente a policia daqui da zona de leiria e fátima gosta muito de mandar abrir capots. tudo bem que sendo menina acaba por não chamar tanto à atenção para o poder haver alguma alteração no carro, mas mesmo assim o risco é demasiado grande. :(
Não é o mesmo que ter linha directa ou uma repro.. o espaço no habitáculo é pouco o que força qualquer sistema de turbo/compressor lá aplicado a ficar muito visivel.. dá demasiado nas vistas :)
De qualquer das formas agradeço a sugestão.. ;)

//M
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por //M »

marydi Escreveu:o meu problema é o curso. são quase 5 milímetros e das duas uma: ou tenho que colocar bielas mais curtas para não correr o risco de bater com eles nas válvulas ou a distancia do topo do pistão ao cavilhão é menor que a dos meus pistões e já não necessito de fazer compensações no curso. :(

Olá,

Como pensas conseguir, os 5 milímetros de aumento do curso do motor?
E= ///M*c²

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marydi
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por marydi »

//M Escreveu:
marydi Escreveu:o meu problema é o curso. são quase 5 milímetros e das duas uma: ou tenho que colocar bielas mais curtas para não correr o risco de bater com eles nas válvulas ou a distancia do topo do pistão ao cavilhão é menor que a dos meus pistões e já não necessito de fazer compensações no curso. :(

Olá,

Como pensas conseguir, os 5 milímetros de aumento do curso do motor?

estava a pensar na combinação de uma biela mais curta com uma cambota com o curso maior. dessa forma conseguia aumentar a cilindrada sem correr o risco de bater com os pistões nas válvulas.

BRM
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por BRM »

Que galo!

Não sei se vale a pena investires nesse motor. Sai mais barato arranjares um com garantia.
Sé é para ficar potente, substituias por um do M3 E30. São 4 cilindros e o bloco acho que é o mesmo!

BRM
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por BRM »


//M
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por //M »

Olá,

Montar uma cambota nova e 4 bielas fica mesmo muito caro, caro demais para se ter 10 hp de aumento de potência.

Depois as coisas não ficam por aí, alterações de curso levam a uma escolha muito cuidada dos materiais, mas precisas de levar outras coisas em conta, é que caso não saibas, vais descontrolar o motor todo, devido ao aumento do curso e também em menor escala ao uso de bielas mais curtas.

Não é só com as tolerâncias mecânicas com que precisas de te preocupar isso é óbvio, vais teres que te preocupar em afinar o motor todo para o curso adicional, novos tempos de ignição, injecção e distribuição serão necessários, devido à diferente aceleração, velocidade e consequente posição de piston que uma alteração do curso do motor acarreta.

Fica aqui um gráfico, para ilustrar melhor sobre o que estou a escrever!

Imagem

Podes agora analisar o gráfico do ciclo 4 tempos, a diferença entre as linhas é mais ou menos 5 milímetros de alteração no curso, mantendo o mesmo tamanho de bielas, alterar o tamanho das bielas também interfere com os valores de aceleração e velocidade do piston, mas não é demonstrada aqui.

Aqui fica uma representação animada, do gráfico anterior :

Imagem

Outra coisa com que vais mexer é com as vibrações do motor, com esse tipo de alterações vais mexer com as forças verticais de segunda ordem (têm uma frequência que é o dobro da rotação da cambota), como já tinha abordado aqui :

viewtopic.php?f=1&t=61647&start=60

Outra cena que toda a gente sabe é o stress adicional para a mecânica que tudo isto provoca e tudo isto para um carro do dia a dia? A mim não me faz sentido nenhum, olha vende esse e compra um em bom estado usado, que já tenha o que queres de origem! É sempre a melhor opção quando é para curtir umas voltas!
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marydi
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por marydi »

BRM Escreveu:Que galo!

Não sei se vale a pena investires nesse motor. Sai mais barato arranjares um com garantia.
Sé é para ficar potente, substituias por um do M3 E30. São 4 cilindros e o bloco acho que é o mesmo!

se não me engano com o motor do m3 ia ter problemas logo na cloche... é diferente.. a caixa do m3 já tem a primeira para trás e teria que trocar motor mais caixa, centralina, cablagem, etc. e creio que também tinha que fazer umas alterações no diferencial.. pelo menos foi o que me explicaram. e só uma caixa dessas custa uma pequena fortuna. fora o motor. fazer uma aplicação dessas é demasiado complicada e não tenho assim tanto tempo nem paciência.. :lol1

o meu motor está impecável. quer dizer, só precisava de touches novas e claro uma camisa, mais o kit de reparação (em principio). tenho noção do que vou gastar. mas o meu motor tem distribuição e muitas peças novas e ao menos sei o que lá está.. :)
compro outro sei lá em que estado vem.. :(
isso da garantia é uma treta.. sei de quem comprou assim, o bloco estalou assim do nada e a garantia meteu logo as culpas para a pessoa e nada feito.. respeito quem compra dessa forma mas a meu ver é uma forma de cobrarem mais dinheiro e caso corra bem, excelente, se correr mal arcamos na mesma com as despesas.. como é óbvio dizem que a culpa é nossa e quem têm orçamento para ir com eles para tribunal por umas centenas de euros? não me meto por esse caminho.. :naonao
De qualquer das formas agradeço a sugestão :)

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marydi
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por marydi »

"//M"

Eu tenho perfeita noção disso tudo. Não estou a fazer as coisas na brincadeira. Não é chegar, montar umas peças e já está.. Apenas comecei pela escolha de internos porque é o principal. O resto construo a partir daí.. :)
Não disse só que ia mudar bielas e cambota e isso dos 10hp é relativo. há uma série de componentes que têm que levar uns toques e agradeço a explicação, está de facto bem ilustrada, mas felizmente confio nas pessoas com quem já trabalhei nesta área e sei que têm todo o cuidado e profissionalismo para saberem o que fazem. :)
Em relação a materiais e outros factores relacionados com a resistência, vibrações e etc. conto com o meu namorado para me ajudar com isso visto perceber bem mais dessa área que eu.. em ultimo caso peço ajuda ao BRM que anda a estudar para o mesmo.. :lol1
É o meu carro de dia a dia por escolha minha e não há mais nenhum que eu queira conduzir. Gosto de fazer coisas diferentes e espero ter a sorte de conseguir esta se for mesmo por esse caminho. E como já referi não confio em motores usados. Se o motor for bem feito e usar os materiais adequados até posso ter um motor mais resistente que o original. É tudo uma questão de equilíbrio.. ;)

Seja como for toda a ajuda é sempre bem vinda.. ;)

//M
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por //M »

Bem, na realidade, quando um motor dá o berro , são os "especialistas" que os montam que voltam a ganhar os euros!

Para fazer essas contas, realmente não é preciso saber matemática quase nenhuma!

Que bom que tens noção, do que eu estava a falar, não se perde nada, os foristas que não tinham ideia, pelo menos ficam com alguma!

Boa sorte com as tuas opções!
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BRM
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Re: bmw e36 318is reconstrução de motor (ajuda)

Mensagem por BRM »

Já tens orcamento para o arranjo?

Se fosse para modificar, seria instalar na admissão uns ITBS, colectores e escape desportivo, abrir ligeiramente as janelas da admissão, regulador de pressão da gasolina, e injectores de maior caudal, e umas juntas de aço.

Mas pessoalmente não faria nada disso. Metia um motor original e pronto!
Para projecto, teria de ser outro carro!

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