N47 Corrente de distribuição - dúvida

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Novato_
Membro Juvenil
Registado: 04 mar 2013, 08:59
O meu Carro:: BMW 118D/525i e61

N47 Corrente de distribuição - dúvida

Mensagem por Novato_ »

Boa tarde a todos!! :)

Tal como sabem sou proprietário de um 118d, 2.0, data de produção em 11/2008 com o famoso motor N47 que tanto tem dado que falar, pelos maus motivos. Até hoje não tive qualquer problema, mas apenas possuo o carro à alguns meses, mas existe esse fomoso problema da corrente de distribuição, que sendo sincero já me tirou o sono muitas vezes depois de ter conhecimento. Anda uma pessoa a comprar uma marca, neste caso BMW, considerada premium, a pensar que compra algo de excelente qualidade e quando nos deparamos com a realidade é algo de irealista :susto :susto :susto .

Hoje, através de alguns contactos, consegui falar com um mecânico da BMW que me confirmou que é algo que acontece com bastante frequência neste motor e em todos os países (Portugal, França, Espanha, . . . ). Para aqueles crentes que pensam que é apenas uma tempestade num copo de água, ou que apenas acontece aos outros é aconselhável que comecem a mudar de opinião. Dentro de uma semana vou ter com esse mecânico pessoalmente, que vai examinar o carro. A minha dúvida, daí a criação deste tópico, é relativo à corrente de distribuição. A substituição da corrente por prevenção é uma boa solução, tendo em conta que tenho que suportar todos os custos? Ou é algo que não vale a pena? Gostava de saber um pouco as vossas opiniões e experiências.

Bons kms a todos :driving :driving :driving :driving

GasparM
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2012, 13:21
O meu Carro:: BMW 520d E61 2010/05

Re: N47 Corrente de distribuição - dúvida

Mensagem por GasparM »

Novato_ Escreveu:Boa tarde a todos!! :)

Tal como sabem sou proprietário de um 118d, 2.0, data de produção em 11/2008 com o famoso motor N47 que tanto tem dado que falar, pelos maus motivos. Até hoje não tive qualquer problema, mas apenas possuo o carro à alguns meses, mas existe esse fomoso problema da corrente de distribuição, que sendo sincero já me tirou o sono muitas vezes depois de ter conhecimento. Anda uma pessoa a comprar uma marca, neste caso BMW, considerada premium, a pensar que compra algo de excelente qualidade e quando nos deparamos com a realidade é algo de irealista :susto :susto :susto .

Hoje, através de alguns contactos, consegui falar com um mecânico da BMW que me confirmou que é algo que acontece com bastante frequência neste motor e em todos os países (Portugal, França, Espanha, . . . ). Para aqueles crentes que pensam que é apenas uma tempestade num copo de água, ou que apenas acontece aos outros é aconselhável que comecem a mudar de opinião. Dentro de uma semana vou ter com esse mecânico pessoalmente, que vai examinar o carro. A minha dúvida, daí a criação deste tópico, é relativo à corrente de distribuição. A substituição da corrente por prevenção é uma boa solução, tendo em conta que tenho que suportar todos os custos? Ou é algo que não vale a pena? Gostava de saber um pouco as vossas opiniões e experiências.

Bons kms a todos :driving :driving :driving :driving
Há vários videos no youtube sobre o barulho e especialmente a frio, depois de teres andado uns 3 a 4 kms e deixares o carro ao relantim facilmente confirmas se tens esse problema. A corrente não parte logo e assim do nada, começando sempre por fazer o tal barulho de resmalhar metálico, pelo que se não tens esse barulho a minha opinião é a de que deves ficar quieto e guardar o dinheirinho o bolso. Só deves mexer no motor se tiveres o problema já a ouvir-se bem, pois de momento ainda não há solução definitiva para este problema (em junho sairá novo Puma) e podes por exemplo estar com o motor impecável, vais fazer a mudança por descargo de consciência e a seguir passas a ter um problema crónico... Os motivos que causam o problema da corrente parece-me que nem na própria marca estão identificáveis, pelo que é perda de tempo e dinheiro estares a pensar já em mexer...

Também sou um dos que comprou o "cancro" sem saber que o estava a fazer... O motor até agora está impecável e tem-se portado bem e não sei se chegarei a ter o problema... Já conto com quase 66000 e dizem que surge por volta dos 100000... Vamos ver, até lá é andar atento e pensar que num carro normal também se mudam as correias de 90 em 90 mil, logo há que ter algum no bolso para gastar numa mudança que eventualmente surja... Já foi matéria que me tirou o sono, de momento não... Contudo é óbvio que vou continuar a avisar pessoal que ande a querer fazer "compras", pois não é algo que me deixe descansado enquanto proprietário de um.

Disfruta a máquina e anda atento (mas não paranoioco). :fixe
Cumprimentos,

GasparM

Projecto: GasparM Project> 520d - E61 2010
Imagem

Maurinho18
Membro Juvenil
Registado: 15 abr 2012, 10:45
O meu Carro:: BMW 118d

Mensagem por Maurinho18 »

Boas tenho um 18d e aos 72000km apareceu me este problema da distribuição, ao inicio podes não dar conta, mas com o passar do tempo fica a fazer um chocalhar ao relantim... mas para descobrires se tens o sintoma é muito fácil, basta pores em ponto morto e acelerares acima das 2000rpm, porque é nesta altura que se nota mais o chocalhar... resolvi o problema trocando a distribuição e o rapaz que me fez o serviço trabalha na bmw e realmente é um facto aparecem muitos problemas destes nos motores N47, o meu mecânico por ex tem um 120d e ate agora nada... é uma questão de sorte também... mas o que ele me aconselhou foi trocar o óleo de 15000 em 15000 e usar o óleo 10w60 da castrol, este óleo é utilizado nos motores M e também foi utilizado nos 123d da primeira geração ou seja 2007... este óleo depois de quente protege muito mais as componentes do motor, como referi ele é um caso de um N47 que não teve o problema ate hoje, e sempre usou o 10w60. Na verdade é um defeito que a bmw não quer admitir, mas há casos e casos... tirando isso estou muito feliz com o N47

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

o meu caso, foi o meu carro, começar a dar sintomas, ouvir um pequeno barulho, e como a garantia estava a terminar nesse mês, ficou na bmw, para resolver o dito cujo, levou o tal kit d distribuiçao nova, com cerca de 35 a 40mil km. bem, agora tem 51mil km, pede a revisao daki a 3mil km. e estou a ouvir o chocalhar. é algo quase imperceptivel para quem nao conhece o carro.
as vezes faz, outras não.
é liga-lo, e normalmente nao faz, dou uma volta nas calmas na cidade, e ao ir desligar, ouço o tschak tschak la dentro, se acelerar lentamente ate as 1900rpm ouço o tschak tschak a acelerar... mais rpm do que isso, deixo de ouvir pois o motor tb ja faz mais barulho e deixa de se perceber...
Sabem o que digo... bela m*rda... mta gente me diz, pa nao me preocupar, que isso nao é nada... no entanto nao estou satizfeito... queria o meu bixo impec.
Agora vou ter de ir tirar a repro fora, fazer revisao, ver se com o novo puma me trocam a distribuiçao... e como no meu caso é reincidente tentar ver se escapo sem pagar nada. e voltar a meter a repro se ficar td ok.
Ao que parece, o ruido é das correntes a tocar nas calhas... que são num plastico qq... disseram-me que sairam umas novas no mês passado, que são em silicone, e assim deixa de fazer ruidos...

sam28
Membro Senior
Registado: 09 mar 2011, 22:54
O meu Carro:: bmw 640i f13/ vw polo 6r tdi

Mensagem por sam28 »

sccurtido Escreveu:o meu caso, foi o meu carro, começar a dar sintomas, ouvir um pequeno barulho, e como a garantia estava a terminar nesse mês, ficou na bmw, para resolver o dito cujo, levou o tal kit d distribuiçao nova, com cerca de 35 a 40mil km. bem, agora tem 51mil km, pede a revisao daki a 3mil km. e estou a ouvir o chocalhar. é algo quase imperceptivel para quem nao conhece o carro.
as vezes faz, outras não.
é liga-lo, e normalmente nao faz, dou uma volta nas calmas na cidade, e ao ir desligar, ouço o tschak tschak la dentro, se acelerar lentamente ate as 1900rpm ouço o tschak tschak a acelerar... mais rpm do que isso, deixo de ouvir pois o motor tb ja faz mais barulho e deixa de se perceber...
Sabem o que digo... bela m*rda... mta gente me diz, pa nao me preocupar, que isso nao é nada... no entanto nao estou satizfeito... queria o meu bixo impec.
Agora vou ter de ir tirar a repro fora, fazer revisao, ver se com o novo puma me trocam a distribuiçao... e como no meu caso é reincidente tentar ver se escapo sem pagar nada. e voltar a meter a repro se ficar td ok.
Ao que parece, o ruido é das correntes a tocar nas calhas... que são num plastico qq... disseram-me que sairam umas novas no mês passado, que são em silicone, e assim deixa de fazer ruidos...
um kit novo so durou 10mil km...
algo nao esta a bater certo com essa mudanca

dp123d
Membro Junior
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Mensagem por dp123d »

o barulho do tensor da correia de acessorios ou flexivel folgado pode ser cofundivel com o das correntes...
o meu carro teve que levar o tensor novo na correia de acessorios, o grande que tem mola e ficou impec. a carrinha do meu pai foi o flexivel do escape... as vezes nao é o pior.. pode ser mais simples...

JQBmwsportpack
Membro Juvenil
Registado: 08 nov 2011, 16:42
O meu Carro:: Bmw e81

Mensagem por JQBmwsportpack »

Se a minha corrente partir e a BMW não se responsabilizar irei a um dos concessionários BMW e levarei material no valor da reparação ;)
Não pago nada por defeito da marca.

Cumprimentos,

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Mensagem por nlg »

O meu 118D de 10/2007 até agora nada desses outros barulhos suspeitos e com 135.000 km. Na BMW tb ja falei nesse problema onde ele é assistido e os gajos são de opinião mexidas só em caso extremos ou seja se surgir os barulhos e depois de analisarem o carro. Por isso é preciso ter calma mas tb sorte.

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

sam28 Escreveu: um kit novo so durou 10mil km...
algo nao esta a bater certo com essa mudanca
é algo que tb nao tem cabimento para mim, tanto é que dps de levar o kit, fiquei totalmente despreocupado, de forma a pensar que já nao iria sofrer do problema...
mas tb me garantiram... que nao parte, o unico que ta acontece é a corrente tocar nas calhas de plastico e fazer o barulho, e a bmw por causa disso já lançou umas novas em silicone no mês passado.
a cena tb está em que nao faz smp esse ruido... por exemplo, ligo o carro pela manha, e normalmente está 100%, dou uma voltinha nas calmas, 3 ou 5km, paro no semaforo, e ao ralenti ouço o grilo lá dentro. na segunda, fiz 270km, apertei-o um bocado, cheguei ao destino nao fazia barulho nenhum. é em casos esporadicos, que o raio da corrente deve roçar-se nas calhas... nao sei se devia levar mais tensao... nao percebo... a sorte é que as calhas tb estao lá para isso, para nao permitir a corrente saltar fora... mas como qq peça... se estiverem a ser smpre solicitadas, um dia parte, e toda a gente sabe o que acontece qnd a corrente saí do sitio...
já ouvi mais carros a fazer o mesmo barulho, e até pior... ja nao sei se é o barulho que fica na minha cabeça ou é medo que akela porcaria parta e ficar uns tempos sem carro...
mas ja so faltam 2700km pa revisao... e aí tudo se vai resolver. nesse aspecto, a hendo de guimarães é mto boa, serviço 5 estrelas, e não é como algumas concessionarias, que dizem que nao é defeito mas sim feitio...
agora é esperar para ver.

JQBmwsportpack
Membro Juvenil

Só uma questão: O meu veiculo é de agosto de 2010...os veículos de 2010 também possuem desse problema?

É que tenho apenas ouvido relatos dos motores associados até 2009 ou então é do sono que não me lembro :wall :wall
:lol1

Cumprimentos,

Maurinho18
Membro Juvenil
Registado: 15 abr 2012, 10:45
O meu Carro:: BMW 118d

Mensagem por Maurinho18 »

Boas neste momento já existe carros de 2012/13 que tenham dado o problema... Mas não penses nisso, revisões a tempo e horas e desfruta da maquina

Navio
Membro Juvenil
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010

Mensagem por Navio »

JQBmwsportpack, estás na mesma situação do que eu, o meu é de Junho de 2010 e agora tb nada a apontar e espero que dure muito tempo assim, mas ando sempre com isto na cabeça n sai de lá lol.

JQBmwsportpack
Membro Juvenil

Navio Escreveu:JQBmwsportpack, estás na mesma situação do que eu, o meu é de Junho de 2010 e agora tb nada a apontar e espero que dure muito tempo assim, mas ando sempre com isto na cabeça n sai de lá lol.
Pois ate agora a apontar em relação a ruidos foi uma vez que fui a amgcar do seixal devido a um ruido porque ao ligar o carro ouvia-se um chiar mas isso seria da correia, pelo menos foi o que me disseram mas que acabou por ser resolvido. E outro aspecto que achei muito estranho pois normalmente acontece nos veículos a gasolina foi vir a pisar durante uns 10minutos e depois quando parei num dos semáforos, ouvi o carro a trabalhar mas a descer e aumentar o volume do trabalhar do carro. Tipo "vumVumvumVumvumVum" lol :lol1 :wall

Navio
Membro Juvenil
Registado: 07 mai 2013, 20:17
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2010

Mensagem por Navio »

:lol1

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Mensagem por nlg »

E os custos de substituição é de loucos entre 1500 a 2000 euros por algo que não consta no plano de manutenção. Que coisa!!!

Responder

Voltar para “Discussão Geral”