BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Moderador: Staff
- TorresVCP
- Membro Iniciado
- Mensagens: 44
- Registado: 03 ago 2010, 18:30
- O meu Carro:: Bmw 320D E90 2006 Pack //M
- Localização: Alentejo
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Pois aí não percebo porque é que no auto ele liga os médios.. Mesmo sem os sensores no vidro. Supostamente não deveria fazer nada certo? É estranho..lol
-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Como não tem sensor no vidro os médios ficam sempre ligados na posição auto, e não desligam..verdade?TorresVCP Escreveu:Pois aí não percebo porque é que no auto ele liga os médios.. Mesmo sem os sensores no vidro. Supostamente não deveria fazer nada certo? É estranho..lol
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- TorresVCP
- Membro Iniciado
- Mensagens: 44
- Registado: 03 ago 2010, 18:30
- O meu Carro:: Bmw 320D E90 2006 Pack //M
- Localização: Alentejo
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Correcto jofimo!
mas eu isso nao me importava, dps mudava para medios ou desligava quando saisse da garagem..a intenção era mesmo ao clicar no comando.. ele com o botão no auto ligar as luzes para iluminar. mas nao deve dar para fazer isso.

-
- Membro Gold
- Mensagens: 5176
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
- Localização: Perto da Capital
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
boas isso já é outra história e não sei se consegue fazer sem meter relés pelo meio, pois não sei bem no E90's quais são as codificações possíveis de fazer no CAS mas envia MP ao JPimpao que é a pessoa indicada para te ajudar.TorresVCP Escreveu:Correcto jofimo!mas eu isso nao me importava, dps mudava para medios ou desligava quando saisse da garagem..a intenção era mesmo ao clicar no comando.. ele com o botão no auto ligar as luzes para iluminar. mas nao deve dar para fazer isso.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- TorresVCP
- Membro Iniciado
- Mensagens: 44
- Registado: 03 ago 2010, 18:30
- O meu Carro:: Bmw 320D E90 2006 Pack //M
- Localização: Alentejo
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Obrigado Jofimo 

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Boas pessoal,
Antes de mais, é de louvar este tópico pois pelos vistos ainda ha muita enre ajuda aqui.
Estava a ficar desesperado pois não encontrava nada de jeito sobre este tema em fóruns nacionais.
Também ja ando pelo bmwcoding e bmwcoders a ver se me safo ...
Tenho um E39 ( sim.. antiguinhho :wink1 ) e só me falta o cabo... ja tenho tudo instalado e queria ja tirar aqui alguma duvidas:
Será que me podem ajudar?
Offtopic - No grupo VAG já me safava bem e se precisarem de alguma coisa apitem ... ( tenho o cabo da praxe para VAGs e tb tenho a maquina para flashar centralinas dos VAGs... BMW ... Mercedes... blablabla. No que poder ajudar, contem cmg )
Como não pesco ainda nada de coding nos nossos bimmers e pelo que percebi, para os beginners creio que o BMW Coding Tool é o "melhor" e como o meu também não deve dar para fazer muita coisa.. deve chegar para a brincadeira
A minha duvida é a seguinte...

Uploaded with ImageShack.us
O que escolho na tab assinalada a vermelho? Aquilo tem lá um monte de referencias....
Bem.. vou continuar a pesquisa... isto aqui no trabalho está muito calmo e tenho tempo livre :lol1
Obrigado pessoal.
Antes de mais, é de louvar este tópico pois pelos vistos ainda ha muita enre ajuda aqui.
Estava a ficar desesperado pois não encontrava nada de jeito sobre este tema em fóruns nacionais.
Também ja ando pelo bmwcoding e bmwcoders a ver se me safo ...
Tenho um E39 ( sim.. antiguinhho :wink1 ) e só me falta o cabo... ja tenho tudo instalado e queria ja tirar aqui alguma duvidas:
Será que me podem ajudar?
Offtopic - No grupo VAG já me safava bem e se precisarem de alguma coisa apitem ... ( tenho o cabo da praxe para VAGs e tb tenho a maquina para flashar centralinas dos VAGs... BMW ... Mercedes... blablabla. No que poder ajudar, contem cmg )
Como não pesco ainda nada de coding nos nossos bimmers e pelo que percebi, para os beginners creio que o BMW Coding Tool é o "melhor" e como o meu também não deve dar para fazer muita coisa.. deve chegar para a brincadeira

A minha duvida é a seguinte...

Uploaded with ImageShack.us
O que escolho na tab assinalada a vermelho? Aquilo tem lá um monte de referencias....

Bem.. vou continuar a pesquisa... isto aqui no trabalho está muito calmo e tenho tempo livre :lol1
Obrigado pessoal.
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 292
- Registado: 08 jun 2012, 15:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Viva.
Não sei como é no teu carro, mas se for como no meu, tens que ver qual é o módulo "específico". Eu vejo isso quando leio o FSW_PSW.MAN usando a função coapiReadSgGetFswPsw do NCS Expert.
Se vires no manual do NCS que anda por aí, no pronto 70 vês o autor a "ler" o ficheiro .MAN para o colocar no módulo CAS2.C05 do carro dele.
Se calhar há outra forma de saber o que tu queres, mas foi assim que eu verifiquei os meus módulos todos.
Ah, e se o software do carro for atualizado, o nome dos módulos também muda.
Espero ter ajudado
Não sei como é no teu carro, mas se for como no meu, tens que ver qual é o módulo "específico". Eu vejo isso quando leio o FSW_PSW.MAN usando a função coapiReadSgGetFswPsw do NCS Expert.
Se vires no manual do NCS que anda por aí, no pronto 70 vês o autor a "ler" o ficheiro .MAN para o colocar no módulo CAS2.C05 do carro dele.
Se calhar há outra forma de saber o que tu queres, mas foi assim que eu verifiquei os meus módulos todos.
Ah, e se o software do carro for atualizado, o nome dos módulos também muda.
Espero ter ajudado

- TorresVCP
- Membro Iniciado
- Mensagens: 44
- Registado: 03 ago 2010, 18:30
- O meu Carro:: Bmw 320D E90 2006 Pack //M
- Localização: Alentejo
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Olha. és o Noosphere do ibizaclub? lol mundo pequeno!
tu aí no bmwcoding tools ele diz-te o que fazer passo por passo certo? abres o NCS e esse bmw coding tools.. e vais fazendo o que ele te diz.
Quando (no NCS ExPert ) fazes READ ECU ao modulo que queres exemplo CAS ou ABG ou LMA.. ele leva um tempo até que te abre uma janela á parte de texto com varios codigos certo? e tu fechas a janela..
Voltas ao Bmw Coding tools e escolhes modelo carro e nesse campo em que tens a duvida, basta ires ao NCS Expert e vês qual é o que pediste para ler:
deixar-te aqui a imagem para veres melhor

vês o modulo que abriste onde está a linha verde. nesse caso da imagem é o CCC_APP.C08
e escolhes esse no bmw Coding tools e fazes LOad TRC file
aparece as opções todoas desse modulo especifico. fazes traduzir que dá jeito alteras o k queres, e ao gravar pede-te para fazeres back up desse modulo ou nao. diz k sim, para o caso de precisares desfazer as alteraçoes que fizeste e ja não te lembrares quais foram.
para cada modulo que fazes READ ECU e te abre a janela ( no NCS Expert ) , quando precisares de abrir esse mesmo modulo no bmw Coding tools, vais sempre ver onde assinalei com o verde e sabes qual abrir.
pelo menos é assim que faço e tem resultado.. espero ter ajudado
Abraço
Esqueci-me de uma cena.. tu tens o NCS expert instalado nao tens?? é que sem ele o Bmw Coding toolls nao serve de nada.. é so um ajudante digamos para facilitar o trabalho de andares a alterar e gravar Txt.. etc.. etc..
tu aí no bmwcoding tools ele diz-te o que fazer passo por passo certo? abres o NCS e esse bmw coding tools.. e vais fazendo o que ele te diz.
Quando (no NCS ExPert ) fazes READ ECU ao modulo que queres exemplo CAS ou ABG ou LMA.. ele leva um tempo até que te abre uma janela á parte de texto com varios codigos certo? e tu fechas a janela..
Voltas ao Bmw Coding tools e escolhes modelo carro e nesse campo em que tens a duvida, basta ires ao NCS Expert e vês qual é o que pediste para ler:
deixar-te aqui a imagem para veres melhor

vês o modulo que abriste onde está a linha verde. nesse caso da imagem é o CCC_APP.C08
e escolhes esse no bmw Coding tools e fazes LOad TRC file
aparece as opções todoas desse modulo especifico. fazes traduzir que dá jeito alteras o k queres, e ao gravar pede-te para fazeres back up desse modulo ou nao. diz k sim, para o caso de precisares desfazer as alteraçoes que fizeste e ja não te lembrares quais foram.
para cada modulo que fazes READ ECU e te abre a janela ( no NCS Expert ) , quando precisares de abrir esse mesmo modulo no bmw Coding tools, vais sempre ver onde assinalei com o verde e sabes qual abrir.
pelo menos é assim que faço e tem resultado.. espero ter ajudado

Abraço
Esqueci-me de uma cena.. tu tens o NCS expert instalado nao tens?? é que sem ele o Bmw Coding toolls nao serve de nada.. é so um ajudante digamos para facilitar o trabalho de andares a alterar e gravar Txt.. etc.. etc..
- gt1progman
- Membro Senior
- Mensagens: 766
- Registado: 18 jan 2007, 21:29
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
<ECU>.Cxx, xx é o índice de codificação da ecu.
De x em x tempo o fabricante da ECU ou a BMW faz revisões ao hardware/ecu e o software para essa ecu passa a ter mais ou diferentes funções. O índice de codificação tem as opções para esse hardware.
Por exemplo: um módulo de luzes (FRM) de um E8x pode não ter suporte para farolins em led e um módulo mais recente pode já ter. Os módulos como são diferentes têm software(firmware) diferente e como tal funcionalidades diferentes, logo o índice de codificação vai ser diferente porque um tem opções de configuração para leds e outro não tem.
Como já foi aqui mencionado NCS é o método mais simples para saber qual o índice de codificação de cada ecu, no entanto se olhares para ela no autocolante além de outros dados também esta lá o índice de codifição.
De x em x tempo o fabricante da ECU ou a BMW faz revisões ao hardware/ecu e o software para essa ecu passa a ter mais ou diferentes funções. O índice de codificação tem as opções para esse hardware.
Por exemplo: um módulo de luzes (FRM) de um E8x pode não ter suporte para farolins em led e um módulo mais recente pode já ter. Os módulos como são diferentes têm software(firmware) diferente e como tal funcionalidades diferentes, logo o índice de codificação vai ser diferente porque um tem opções de configuração para leds e outro não tem.
Como já foi aqui mencionado NCS é o método mais simples para saber qual o índice de codificação de cada ecu, no entanto se olhares para ela no autocolante além de outros dados também esta lá o índice de codifição.
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Hello TorresTorresVCP Escreveu:Olha. és o Noosphere do ibizaclub? lol mundo pequeno!
tu aí no bmwcoding tools ele diz-te o que fazer passo por passo certo? abres o NCS e esse bmw coding tools.. e vais fazendo o que ele te diz.
Quando (no NCS ExPert ) fazes READ ECU ao modulo que queres exemplo CAS ou ABG ou LMA.. ele leva um tempo até que te abre uma janela á parte de texto com varios codigos certo? e tu fechas a janela..
Voltas ao Bmw Coding tools e escolhes modelo carro e nesse campo em que tens a duvida, basta ires ao NCS Expert e vês qual é o que pediste para ler:
deixar-te aqui a imagem para veres melhor
vês o modulo que abriste onde está a linha verde. nesse caso da imagem é o CCC_APP.C08
e escolhes esse no bmw Coding tools e fazes LOad TRC file
aparece as opções todoas desse modulo especifico. fazes traduzir que dá jeito alteras o k queres, e ao gravar pede-te para fazeres back up desse modulo ou nao. diz k sim, para o caso de precisares desfazer as alteraçoes que fizeste e ja não te lembrares quais foram.
para cada modulo que fazes READ ECU e te abre a janela ( no NCS Expert ) , quando precisares de abrir esse mesmo modulo no bmw Coding tools, vais sempre ver onde assinalei com o verde e sabes qual abrir.
pelo menos é assim que faço e tem resultado.. espero ter ajudado
Abraço
Esqueci-me de uma cena.. tu tens o NCS expert instalado nao tens?? é que sem ele o Bmw Coding toolls nao serve de nada.. é so um ajudante digamos para facilitar o trabalho de andares a alterar e gravar Txt.. etc.. etc..

Sim sou eu... ainda que tenha agora um Bimmer, passo pelo Ibizaclubpt algumas vezes.
Isto é outra loiça sem duvida, mas bem mais bêbado o sacana

Assim que chegar os cabos vou meter maos á obra... talvez até te melgue com o teamviewer se tiver algumas duvidas... Pode ser?
Ja aqui tenho uns bons pontos de partida... Tenho folha e folhas imprimidas p ler nos tempos livres em que estou com o portátil por longe

Thanks a todos pessoal.
Assim que esteja dentro do "numero" espero tb ajudar alguém.
Abraçada.
noosphere - Luis
- AderitoMachado
- Membro Juvenil
- Mensagens: 332
- Registado: 11 set 2006, 22:55
- O meu Carro:: 123d coupe
- Localização: Algarve
- Contacto:
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
alguém já teve problemas a codificar um e71?da me erro dos daten tao em falta
- marafona1986
- Membro Gold
- Mensagens: 1507
- Registado: 21 jun 2010, 21:06
- O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)
- Localização: vila do conde
- JPimpao01
- Membro Gold
- Mensagens: 4232
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
- Contacto:
- marafona1986
- Membro Gold
- Mensagens: 1507
- Registado: 21 jun 2010, 21:06
- O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)
- Localização: vila do conde
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Vou ter que primeiro comprar o cabo depois saco os programas, depois e que deus quiser lol

-
- Membro Gold
- Mensagens: 1027
- Registado: 01 jul 2008, 14:22
- O meu Carro:: F21 120d 12/2015
- Localização: Funchal
Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper
Boas,TorresVCP Escreveu:Boas pessoal! O meu carro não tem a opção A ( automatico) no comutador das luzes, apenas 0 / minimos e medios. tem xenon origem, mas sem opção auto
Saquei o comutador e liguei um usado com automatico. liguei a chave e ele liga as luzes na boa, com ele no auto
Agora a minha questão é: posso codificar aquilo de maneira a que quando chegue ao carro e destranque no comando ele ligue as luzes medios?
Isto dava jeito quando a mulher fosse a garagem e levasse a miuda ao colo nao andasse a ir ao interruptor da luz da garagem.
alguem sabe como se faz no NCs expert? já andei a vasculhar mas nada.
A melhor forma de fazer isso é colocares isso na ligação do nfrm onde se liga as luzes de cortesia do puxador da porta.
Na minha opinião tentava ver se o teu dá para configurar o NFRM com a opção de ligar as luzes de nevoeiro quando se destranca o carro. No meu ativei essa opção. Agora não sei se dá para fazer aos que não têm sensores de luz/chuva.
Não tenho a certeza, mas acho que é esta opção: PWM_SL_V_BEI_AKTIVEN_AL
Se não funcionar, experimenta este:
DRL_TFL_MIT_NSW "DAYTIME RUNNING LIGHTS (DRL) - FOG LIGHTS - FRONT
Luz de nevoeiro a ligar com os DRL"
Também dá para colocares as luzes de nevoeiro traseiras ao destrancar o carro.
WL_NSL LUZ NEVOEIRO TRASEIRA SUPERIOR AO ABRIR O CARRO
WL_NSW LUZ DE NEVOEIRO ATIVA COM WELCOME LIGHTS
Tenho isso ativa mas já não me lembro...
Qualquer dúvida manda mensagem.
Abraço
MarcoG