curiosidades

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marco pires
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curiosidades

Mensagem por marco pires »

algumas perguntas ás quais sempre recebi respostas contraditórias (uns dizem que é de uma maneira, outros de outra).

1º- quando se abre o bocal de enchimento do oleo no topo do motor, o motor deve manter as rotações ou deve haver alteração nas mesmas?
2º- é normal quando se abre o bocal de enchimento do oleo deitar fumo lá de dentro?
3º- afinal qual é situação normal para um motor saudável: o motor estar a chupar ar pelo bocal do oleo, ou estar a mandar ar para fora?
4º- é normal ouvir-se o trabalhar da corrente quando se abre o bocal do oleo (tipo um matraquear no interior do motor)?
5º- é normal salpicos de oleo para fora quando se abre o bocal de enchimento com o motor a trabalhar?
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

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Paulo_Alex
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Re: curiosidades

Mensagem por Paulo_Alex »

Boas questões Marco, essas perguntas também me atazanam a cabeça a mim, fico ansioso por ver as respostas da malta que sabe...às vezes ouve-se tanta contradição que já não se sabe no que acreditar.
e36 318is :driving

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Lion
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Re: curiosidades

Mensagem por Lion »

1º- quando se abre o bocal de enchimento do oleo no topo do motor, o motor deve manter as rotações ou deve haver alteração nas mesmas?

o motor trabalha com pressão de óleo que trabalha em circuito fechado, ao abrires a tampa do óleo perdes sempre um pouco de pressão que esta dentro do motor (nao a pressao que a bomba de oleo esta a fazer), é normal que a rotação desça um pouco nem certos carros, mas muito ligeiramente .

2º- é normal quando se abre o bocal de enchimento do oleo deitar fumo lá de dentro?

é normal deitar um pouco de fumo , se o motor tiver quente , o oleo tiver quente , e se for um oleo pouco resistente a temperatura, com fraco poder de lubrificar a quente, se for um 10W50 ou 10w60 isso será atenuado, ao contrario de ser um 5w30 por exemplo (o primeiro numero é o poder que o oleo tem de lubrificar a frio , e o segundo o de lubrificar a quente), mas mesmo assim é normal sair sempre um pouco de fumo , pois é os vapores do oleo a uma temperatura elevada . ag se sair muito é que ja nao é normal , e podes estar a perder compressão nos cilindros , para o carter.

3º- afinal qual é situação normal para um motor saudável: o motor estar a chupar ar pelo bocal do oleo, ou estar a mandar ar para fora?

estar a mandar ar fora nao é saudável , é sinal que esta a perder compressão para o carter , estar a chupar ar tb nao é saudável , e sinal que esta a perder compressão do circuito de oleo para os cilindros , o que origina a queima de oleo , fumo branco , cheiro a oleo queimado , consumo de oleo... o ideal é nao fazer uma coisa nem outra , mas se mandar um pouco de nada devido a pressão de oleo que é feita no circuito é normal.

4º- é normal ouvir-se o trabalhar da corrente quando se abre o bocal do oleo (tipo um matraquear no interior do motor)?

isso é normal, sao componentes mecânicos e metálicos a trabalhar entre si, é normal fazer barulhos ...

5º- é normal salpicos de oleo para fora quando se abre o bocal de enchimento com o motor a trabalhar?

isso tb é normal , visto os componentes estarem em rotação e a serem lubrificados , estando a tampa aberta é normalíssimo salpicar para fora .

nao é costume meter um motor a trabalhar com a tampa de óleo aberta, ha carros que salta muito oleo fora... um teste que se faz é tirar a vareta de oleo com o motor a quente , e ver se sai muito fumo por ai , com o motor em aceleração
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marco pires
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Re: curiosidades

Mensagem por marco pires »

ora aqui está um post 5 estrelas.

muito obrigado pela excelente explicação Lion :palmas :palmas
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Lion
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Re: curiosidades

Mensagem por Lion »

marco pires Escreveu:ora aqui está um post 5 estrelas.

muito obrigado pela excelente explicação Lion :palmas :palmas
no que poder ajudar com o que sei 8)
se alguem tiver algo a acrescentar , estamos todos a aprender sempre um pouco :D
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marco pires
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Re: curiosidades

Mensagem por marco pires »

:fixe :fixe
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Re: curiosidades

Mensagem por Numiga »

Está tudo dito, só ficou a faltar o pano para limpar os salpicos do óleo..... EHH EH EEHH
Aproveita a vida!
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marco pires
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Re: curiosidades

Mensagem por marco pires »

quem sabe, sabe :wink1
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navigator
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Re: curiosidades

Mensagem por navigator »

Em relação à pressão no interior do motor, deve ser negativa ao contrário do que foi dito. A depressão vem da admissão, do mesmo sitio que vai buscar para o servofreio ou bomba de travagem.

Um teste que se faz nos 6 cilindros a gasolina para testar o separador de óleo da ventilação da cabeça, é por um plástico esticado no lugar da tampa do óleo. Se sugar um pouco está bom. Se estiver estragado, puxa demasiado o plástico. O guru da Beisan Systems explica isto.

A depressão no carter serve também para reduzir atritos aerodinamicos e os motores de competição exploram bastante esse facto.

Já agora, tirar a vareta do óleo com o motor a trabalhar e sair fumo é sinal de falta de compressão pelos segmentos, o fumo de escape a passar para baixo dos pistons. Se calhar com o óleo bem quente sai algum vapor mas pouco tempo.
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Re: curiosidades

Mensagem por Lion »

navigator Escreveu:Em relação à pressão no interior do motor, deve ser negativa ao contrário do que foi dito. A depressão vem da admissão, do mesmo sitio que vai buscar para o servofreio ou bomba de travagem.

Um teste que se faz nos 6 cilindros a gasolina para testar o separador de óleo da ventilação da cabeça, é por um plástico esticado no lugar da tampa do óleo. Se sugar um pouco está bom. Se estiver estragado, puxa demasiado o plástico. O guru da Beisan Systems explica isto.

A depressão no carter serve também para reduzir atritos aerodinamicos e os motores de competição exploram bastante esse facto.

Já agora, tirar a vareta do óleo com o motor a trabalhar e sair fumo é sinal de falta de compressão pelos segmentos, o fumo de escape a passar para baixo dos pistons. Se calhar com o óleo bem quente sai algum vapor mas pouco tempo.
"Em relação à pressão no interior do motor, deve ser negativa ao contrário do que foi dito. A depressão vem da admissão, do mesmo sitio que vai buscar para o servofreio ou bomba de travagem."

em certa parte compreendo o que dizes , pois há tubos de respiro do cárter , geralmente situados na tampa das válvulas , que ligam a admissão , logo se a admissão esta em vácuo e se os tubos estiverem ligados , é normal que haja um pouco de vaco no circuito de oleo, e abrindo a tampa com os tubos ligados verifica se isso , o vaco é por causa desses tubos que estão a sugar ar para a admissão , esses tubos muitas vezes sao anulados , para nao contaminar o ar que vai para a admissao, e nao enviar resíduos de oleo para a mesma , simplesmente existem para nao contaminar o ar atmosférico , e os gases serem enviados de novo para o motor para serem queimados.

em motores com perda de compressão para o carter esses tubos espirram muito oleo , salta a vareta fora e espirra pela vareta tb . num motor que esteja bom esses tubos nao deveram ter vestígios de oleo . mas mesmo assim acaba por contaminar a admissao pelos vapores de oleo, e na admissão quanto mais fresco e puro o ar melhor .

num motor que tenha esses tubos anulados , duvido um pouco que exista vaco no circuito de lubrificação ...

mas realmente esqueci me desse pormenor , como nos carros que mexo anulo sempre isso ...

ha quem meta as oil catch tank , elimina o oleo na admissão mas os vapores contaminados acabam sempre por ir para la ...

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Ricardorotax
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Re: curiosidades

Mensagem por Ricardorotax »

:fixe :fixe :fixe :fixe :fixe
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Miguel000
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Re: curiosidades

Mensagem por Miguel000 »

Lion como procedes-te para anular esse retorno de gases de carter?! O tubo passa a ficar directo para a atmosfera ou como é?

:fixe
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Marco c
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Re: curiosidades

Mensagem por Marco c »

com o oil catch?

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Lion
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Re: curiosidades

Mensagem por Lion »

Miguel000 Escreveu:Lion como procedes-te para anular esse retorno de gases de carter?! O tubo passa a ficar directo para a atmosfera ou como é?

:fixe

os carros que mexo mais é cups e gtis , e nesses se o motor estiver bom nem precisa de ter tubo nenhum , fica o buraco na tampa das valvulas e nao sai nada por la , mesmo em altas . tb é preciso a tampa estar boa o separador de óleo que tem la dentro , pois é suposto nao deitar oleo so vapores .

mas o sistema é o mesmo em praticamente todos os carros , o mais usual é meter o tubo a apontar para o chão la para baixo , como disse se o separador estiver bom , e o motor nao estiver com passagem nao vai andar a pingar oleo , simplesmente liberta gazes/vapores de oleo .

o mesmo se passa com a EGR , que muita gente anula , eu ag no Coupe nao anulei nada , pois o carro nao é para andar a puxar , a meu ver , isso é bem feito em carros que se anda a puxar e se que ganhar um pouquinho mais aqui ou ali...

tb há outra válvula que recicla os gases do tanque de combustível ...

mas de qualquer das formas é sempre bom anular , para o motor trabalhar de uma forma mais "limpa" e ate ja ouvi testemunhos que fica a gastar menos ... isso é so "porcarias" que adicionaram aos motores para ficarem menos poluentes, tirando rendimento ...

por exemplo o meu coupe é do mes 12 de 2000 e tem EGR o sedan do meu pai é do mes 8 ou 9 de 2000 e nao tem EGR ainda
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