Xénon - médio esquerdo sempre ligado

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

Responder
Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Xénon - médio esquerdo sempre ligado

Mensagem por Vieira_mar »

Boa noite,

Após quase dois anos com xénon instalados sem qualquer problema, ontem deu-me erro no painel e quando cheguei a casa tinha o médio do lado do condutor ligado.
Pensei que fosse fruto de ter dado o erro.
Desliguei a bateria, retirei o cabo do farol e liguei o farol de halogéneo. Voltei a ligar a bateria e continuava ligado mesmo sem ter a chave na ignição.

Já aconteceu a alguém esta situação?

É que já estraguei um módulo dos pés por causa de ter desligado a ficha do farol e voltado a ligar com o carro a trabalhar e faróis ligados, asneira minha depois de já me estar a passar...
Mas agora vinha na estrada, quando deu erro, e ficou assim. Será que há forma de voltar a instalar apenas este módulo? e voltar a configurá-lo...

Abraço e obrigado pela ajuda.

MarcoG

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Re: Xénon - médio esquerdo sempre ligado

Mensagem por Crow »

Boas.

Já aconteceu algo semelhante num série 1 coupé. O minimo do lado direito ficou sempre aceso. Só desligava se desligasse a alimentação.

Naquele caso foi um dos chip´s do FRM que deu o berro.

É esse chip que faz a potencia e é ele que controla os curto-circuitos e circuitos abertos (caso de xenon aftermarket acusa erro de circuito aberto).

O que aconteceu foi que esse chip "trancou" a saida do médio e este ficava sempre aceso.

Estupidamente a alimentação do circuito de luzes do FRM é permanente mesmo com a chave desligada. Ou seja o chip está sempre alimentado e devido a algum defeito nesse chip ficaste com o médio sempre aceso.

Esses modulos teoricamente não têm reparação mas o que fiz foi substituir o chip do FRM e até hoje funciona na perfeição.

O chip em questão é este VNQ5050AK. Existem vários, tens que identificar o que corresponde aos médios e substitui-lo.

Não sei se com reprogramação do modulo resolve esse problema.

No caso que apanhei o chip tinha marcas de curto circuito, tinha um pequeno buraco e o minimo ficou sempre aceso.

Aviso já que não é facil soldar aqueles pinos... Teve que ser à lupa.

Vieira_mar
Membro Gold

Boas. Um muito obrigado.

Já tirei a placa para ver e não se nota qualquer marca de ter levado um esticão.
Para não estar a comprar material sem testar bem, Toquei o pino dos médio do lado direito para o lado esquerdo, na ficha que liga ao módulo, e verifiquei que a luz que antes estava sempre ligada (do lado do condutor) passou para o lado do passageiro. Isto quer dizer que o problema está no módulo.

Tenho de sair hoje mas amanhã vou tentar enviar-te fotos para veres, caso se consiga fazer alguma coisa com isto.
Mas é facto que não tem qualquer marca de estar queimado.

Um grande abraço e muito obrigado pela ajuda.

MarcoG

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

Boas.

O que reparei tinha sinais evidentes de danos. E como já estava estragado mesmo decidi arriscar na reparação já que um FRM novo não é propriamente barato.

Se tiveres hipótese experimenta recodifica-lo. Sei que novos vêm "virgens" e têm que ser codificados ao carro consoante os extras do mesmo e não sei se essa codificação é apenas possível uma vez.

Mas, se há quem consiga fazer o reset ao contador de erro de luz fundida, também deve existir maneira de o voltar a flashar.

O chip é barato, na altura mandei vir do ebay. O problema maior é tirar o antigo sem danificar a placa. O chip está "colado" à placa para fazer dissipação de calor e não é fácil arranca-lo de lá.

Tens que ter cuidado também para não danificares as pistas.

Soldar o novo chip também é trabalhoso já que os pinos são muito pequenos. Com paciencia e ferramenta adequada faz-se.

No que puder ajudar estás à vontade.

Vieira_mar
Membro Gold

Muito obrigado pela ajuda.
Estou a tentar fazer reset ao módulo frm usando esta informação:

Try this,the complete text is from an coder in another forum (copy paste)

Connect cable to your car, launch Toolset32 and load FRM70.prg (for FRM2).
- In the window called Select job: FRM_70, select the job status_lampen_kurzschluss_counter. In the list Results select job_status and the lamp output which is shut off due to short circuit protection.
- Send the job to the car using the F5 key. You should get an answer in the Results window and the COUNTER value should be > 0. If COUNTER is = 0 then you didn't select the right lamp output. Try finding the one(s) which have COUNTER > 0. You will look at this value later to see if the short circuit reset-job actually worked.
- Now, switch job to steuern_reset_kurzschlussabschaltung. Notice that this job requires one (1) argument: lamp_nr. Lamp_nr is a number 0-255. Enter the lamp_nr to clear in the Arguments list and select job_status under Results.
- Send the job using F5. Make sure you get an answer OKAY in the Results window.

Note: I don't know the mapping between each lamp and lamp_nr, so I simply sent the command 64 times for all lamp_nr from 0 to 63. Try this - I guess it can't do any harm. Since lamp_nr is supposed to be an integer, I guess possible values for lamp_nr are 0-255.

When you have sent kurzschlussabschaltung-commands for all lamp_nr, do the first job again (check COUNTER). If everything is good, the counters which were > 0 before should now be = 0.

Also, I see there are two jobs which are named quite similar - steuern_lampen_kurzschlussabschaltung and _reset_kurzschluss_sperre. I don't know the difference between these two, but if one doesn't clear your counters, I would try the other one too. Both jobs require the lamp_nr-argument.

Depois reporto.

Grande abraço
MarcoG
Madeira

Vieira_mar
Membro Gold

Boas,

Consigo fazer o reset a essa linha, pelo tools, e depois limpo os erros pelo Impa, mas logo que ligo os médios volta a dar erro.
Não consigo perceber o problema.
Também fiz reset introduzindo um ficheiro vazio no módulo NFRM pelo NCS. O módulo aceita a programação como estando a funcionar em perfeitas condições.
Fiz uma alteração nas luzes traseiras a ver se ele estava realmente a funcionar, e essa alteração foi registada com sucesso.

A minha questão, a ver a vossa opinião, é a seguinte: Se o módulo estivesse estragado deixaria gravar informações e fazer alterações?

Abraço
MarcoG

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

Boas.

Pelo que percebi do funcionamento do FRM, ele grava as codificações e aceita programações mesmo que o chip que te falei esteja avariado.

Repara que o chip funciona como uma espécie de rele mas digital. Como te disse aquele chip recebe sempre corrente mesmo com a ignição desligada. Basta existir uma falha de funcionamento nesse chip para que uma saída fique bloqueada ficando neste caso um médio sempre aceso.

Aparentemente o problema não está no comando do chip (ordem dada por um outro integrado que esse sim é sujeito a programação/codificação) mas sim no próprio chip.

Apesar do trabalho que dá, eu se fosse a ti arriscava na substituição do chip.

Vieira_mar
Membro Gold

Boas amigo,
Olha, referes que arriscavas na substituição do chip. No entanto, acho que existem vários iguais. Tenho de ver bem a referência, mas parem-me iguais.
Há pouco fiz uma atualização do módulo por WinkFP para a mesma atualização que ele continha, pelo menos é o que parece, dado que tenho a versão SP-daten-E89_v49 instalada no PC.
Hoje já não deu para mais. Entretanto estou de férias e vou ver se consigo encontrar o problema, caso não tenha ficado resolvido com esta flash ao módulo.

Depois, provavelmente, necessitarei de algumas indicações...

Em Agosto vou aí, ao continente (Caldas da Rainha). Depois pago o café... :lol1

Um grande abraço
MarcoG
Madeira

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”