E46 Coupé by Lion
Moderador: Staff
Re: E46 Coupé by Lion
Percebeste mal, não faz. Faz a média a gasolina, tens de somar uns 20% para chegar a consumo de GPL.
Por isso acho que as contas do hugo_ti foram um bocado mal feitas, a gasolina 98 devia gastar uns litros a menos. Além disso o carro anda perfeitamente a gasolina 95, se é para poupar. Já um M não, por isso as contas a 98 deviam ser feitas para um M e não um 25ti.
Por isso acho que as contas do hugo_ti foram um bocado mal feitas, a gasolina 98 devia gastar uns litros a menos. Além disso o carro anda perfeitamente a gasolina 95, se é para poupar. Já um M não, por isso as contas a 98 deviam ser feitas para um M e não um 25ti.

Re: E46 Coupé by Lion
A média correcta deve ser feita apenas por média de bomba, nunca por média de CB ou de "olhómetro".
navigator, não é linear que os carros a GPL gastem sempre mais. Há alguns que ficam com consumos iguais, ou até inferiores. Este último caso é o que tem acontecido com os motores pequenos, turbinados (exemplo dos 1.2 TFSi do grupo VAG).
navigator, não é linear que os carros a GPL gastem sempre mais. Há alguns que ficam com consumos iguais, ou até inferiores. Este último caso é o que tem acontecido com os motores pequenos, turbinados (exemplo dos 1.2 TFSi do grupo VAG).
Re: E46 Coupé by Lion
Tenho em conta que falamos no tópico de E46 e que o poder calorífico do GPL em Portugal é 20 e tal % inferior ao da gasolina.
Outros casos já são outra discussão. Injecção directa que aproveita injectores da gasolina para injectar GPL, sem precisar gaseificar...é outra tecnologia, bem mais favorável à fiabilidade e consumos.
Outros casos já são outra discussão. Injecção directa que aproveita injectores da gasolina para injectar GPL, sem precisar gaseificar...é outra tecnologia, bem mais favorável à fiabilidade e consumos.

Re: E46 Coupé by Lion
pois eu sei que o gpl gasta mais , compensa é por ser mais barato , mas tb ja ouvi dizer que pode ser afinado para fazer melhores consumos , ou ser afinado para dar um pouco mais de cavalos ao motor ... estamos a falar de coisa pouca ... mas nao sei se é verdade ...
por tanto o carro se for afinado para debitar a mesma cavalagem ficara igual , hj em dia ja nao ha perdas de potencia de gasolina para gpl, essa dos 20% acaba por nao se notar na prestação do carro se for bem afinado .
o ideal seria ter um regulador ou kk coisa assim , para poder escolher quando keria um pouco mais debito de gpl ou menos debito ...
mas isso nao sei se existe ...
por tanto o carro se for afinado para debitar a mesma cavalagem ficara igual , hj em dia ja nao ha perdas de potencia de gasolina para gpl, essa dos 20% acaba por nao se notar na prestação do carro se for bem afinado .
o ideal seria ter um regulador ou kk coisa assim , para poder escolher quando keria um pouco mais debito de gpl ou menos debito ...
mas isso nao sei se existe ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***


Re: E46 Coupé by Lion
pelos litros gastos, pelas contas que fiz (bem ou mal feitas) gastei cerca de 67.5l de gpl..isto valores arrendondados, visto que gastei um deposito e meio, levando o deposito cheio de 45litros....fiz as contas derivado ao combustivel que gastei fazendo as contas ao litro a gpl e a gota segundo a media...mesmo que seja mais 10€ menos 10€ a diferença é significativa, alias se fizeres os mesmos km num carro a diesel sera que compensava?? isto tendo em conta que é um 2.5cc e nao m 1.6cc e que a minha cx é de 5v e é mais curta que os coupes...ja o M alem de mais cc e cv tem uma cx de 6 e mais longa...navigator Escreveu:Percebeste mal, não faz. Faz a média a gasolina, tens de somar uns 20% para chegar a consumo de GPL.
Por isso acho que as contas do hugo_ti foram um bocado mal feitas, a gasolina 98 devia gastar uns litros a menos. Além disso o carro anda perfeitamente a gasolina 95, se é para poupar. Já um M não, por isso as contas a 98 deviam ser feitas para um M e não um 25ti.
quanto ao teu nao sei o que diz, o meu diz la salvo erro 98...penso que seja para meter 98 la e nao 95...
nao quis comparar o meu a um M...so disse para se comparar o que se gasta a gota e a gpl...

Re: E46 Coupé by Lion
hugo_ti, a diesel, com média de 6L/100, gastarias 60€ (diesel a 1.429€/L).
navigator, há outras variáveis a ter e conta, para além do poder calorífico (que se traduz na realidade por temperatura da explosão). Lembro.me por exemplo da "dificuldade" em explodir. O GPL é equivalente a gasolina de 100 octanas, o que permite é electrónica atrasar o ponto de ignição e por consequência, ir buscar mais uns cavalitos e reduzir o consumo. Esse factor acaba por compensar o menor poder calorífico.
Só para que fique claro, não sou contra o GPL, muito pelo contrário.
navigator, há outras variáveis a ter e conta, para além do poder calorífico (que se traduz na realidade por temperatura da explosão). Lembro.me por exemplo da "dificuldade" em explodir. O GPL é equivalente a gasolina de 100 octanas, o que permite é electrónica atrasar o ponto de ignição e por consequência, ir buscar mais uns cavalitos e reduzir o consumo. Esse factor acaba por compensar o menor poder calorífico.
Só para que fique claro, não sou contra o GPL, muito pelo contrário.
Re: E46 Coupé by Lion
mesmo assim gastei cerca de 48€..gastei menos...Junglas Escreveu:hugo_ti, a diesel, com média de 6L/100, gastarias 60€ (diesel a 1.429€/L).
navigator, há outras variáveis a ter e conta, para além do poder calorífico (que se traduz na realidade por temperatura da explosão). Lembro.me por exemplo da "dificuldade" em explodir. O GPL é equivalente a gasolina de 100 octanas, o que permite é electrónica atrasar o ponto de ignição e por consequência, ir buscar mais uns cavalitos e reduzir o consumo. Esse factor acaba por compensar o menor poder calorífico.
Só para que fique claro, não sou contra o GPL, muito pelo contrário.
na altura dei mais dinh pelo meu kit, na altura era o melhor que andava no mercado e faz umas boas medias com gpl, claro que o preço conta bastante...lembro-me ate que quando meti gpl no carro o preço rondava os 0.45€...aquilo é que era fazer km... :lol1 :lol1

Re: E46 Coupé by Lion
fdx bem bom :sustohugo_ti Escreveu:mesmo assim gastei cerca de 48€..gastei menos...Junglas Escreveu:hugo_ti, a diesel, com média de 6L/100, gastarias 60€ (diesel a 1.429€/L).
navigator, há outras variáveis a ter e conta, para além do poder calorífico (que se traduz na realidade por temperatura da explosão). Lembro.me por exemplo da "dificuldade" em explodir. O GPL é equivalente a gasolina de 100 octanas, o que permite é electrónica atrasar o ponto de ignição e por consequência, ir buscar mais uns cavalitos e reduzir o consumo. Esse factor acaba por compensar o menor poder calorífico.
Só para que fique claro, não sou contra o GPL, muito pelo contrário.
na altura dei mais dinh pelo meu kit, na altura era o melhor que andava no mercado e faz umas boas medias com gpl, claro que o preço conta bastante...lembro-me ate que quando meti gpl no carro o preço rondava os 0.45€...aquilo é que era fazer km... :lol1 :lol1
ag esta a 70 e tal :wall
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***


Re: E46 Coupé by Lion
hugo_ti ag é que vi que disses te que a caixa do teu é mais curta que a dos coupes , a do meu é bue curta fdx , as 3500 vou a 130 , axo que akilo corta 210 ou 215 as 6 mil ou sei la ... é bue curta ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***


Re: E46 Coupé by Lion
E se meteres 5ª?Lion Escreveu:hugo_ti ag é que vi que disses te que a caixa do teu é mais curta que a dos coupes , a do meu é bue curta fdx , as 3500 vou a 130 , axo que akilo corta 210 ou 215 as 6 mil ou sei la ... é bue curta ...



LooooL No Honda, em 5ª, a 120Km/h tou a 4000 rpms. Isso é que é caixa curta. Só consigo meter o carro nos 230... Fica a esgotar rotação

Re: E46 Coupé by Lion
nao tera a ver com os diferenciais????
nos nossos carros nao conta so a caixa
nos nossos carros nao conta so a caixa
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados
Re: E46 Coupé by Lion
Nas bombas do Jumbo de Palmela também já instalaram GPL, imaginem o preço: 0,629€. O mais barato que havia era a 0,699€ no elefante azul. Belo preço!
Hugo, hás de confirmar, por curiosidade, isso da gasolina 98. O meu é aconselhado mínimo de 95 e temos motores muito idênticos...
Sim, podes empobrecer ou enriquecer a mistura mas se mexes muito vais ter erro de motor por a sonda lambda sair dos valores "normais". É como a gasolina, deve andar estequiométrico. E por ter menos carbono na constituição, a estequiometria manda meter mais combustivel. Não há ganhos de rendimento ou potência. Tem diferenças claro, não auto detona tão facilmente por ter o indice de octano perto de 100 (até ultrapassa) e por não criar depósitos de carvão que ajudam a essas detonações.
Mas na prática, ninguém afina ponto de ignição para GPL, pois o carro também deve andar bem a gasolina sem detonar ou ter o sensor a atrasar a ignição constantemente por detonação.
Hugo, hás de confirmar, por curiosidade, isso da gasolina 98. O meu é aconselhado mínimo de 95 e temos motores muito idênticos...
Sim, podes empobrecer ou enriquecer a mistura mas se mexes muito vais ter erro de motor por a sonda lambda sair dos valores "normais". É como a gasolina, deve andar estequiométrico. E por ter menos carbono na constituição, a estequiometria manda meter mais combustivel. Não há ganhos de rendimento ou potência. Tem diferenças claro, não auto detona tão facilmente por ter o indice de octano perto de 100 (até ultrapassa) e por não criar depósitos de carvão que ajudam a essas detonações.
Mas na prática, ninguém afina ponto de ignição para GPL, pois o carro também deve andar bem a gasolina sem detonar ou ter o sensor a atrasar a ignição constantemente por detonação.

Re: E46 Coupé by Lion
contactei uma empresa de gpl para saber se seria posivel tirar partidos das 100 octanas do gpl para tirrar mais uns cavalos no M quando turbinado, e eles disseram me que não e que até perderia binario...
mas pelo que sei realmente poderia atrasar o avanço e até usar mais pressão...agora não sei se dá por causa de as adaptações continuarem a pegar a gasolina, e se poderiam nesse caso alguma vez voltar a usar gasolina, de resaltar que certas preparações turbinadas de Ms reequerem o uso obrigatorio de 98.
se desse o gpl gastava menos euros com mais cavalos...maravilha
o chato do meu m3 é que não tem espaço do pneu para poder por aí o deposito....
a sexta dos m3 e46 cortam a 320kmh, a quinta a 280...
isto ajuda a que os consumos nem sejam muito maus, embora parte desta velocidade seja pelo corte ser as 8.000rpm o que não se vai relectir possivamente nos consumos
mas pelo que sei realmente poderia atrasar o avanço e até usar mais pressão...agora não sei se dá por causa de as adaptações continuarem a pegar a gasolina, e se poderiam nesse caso alguma vez voltar a usar gasolina, de resaltar que certas preparações turbinadas de Ms reequerem o uso obrigatorio de 98.
se desse o gpl gastava menos euros com mais cavalos...maravilha
o chato do meu m3 é que não tem espaço do pneu para poder por aí o deposito....
a sexta dos m3 e46 cortam a 320kmh, a quinta a 280...
isto ajuda a que os consumos nem sejam muito maus, embora parte desta velocidade seja pelo corte ser as 8.000rpm o que não se vai relectir possivamente nos consumos
Re: E46 Coupé by Lion
carros convertidos a gas com mais rendimento do que com gasolina? dessa nunca tinha ouvido falar
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados
Re: E46 Coupé by Lion
pois mas nao te esqueças da rotaçao que corta o honda loolJunglas Escreveu:E se meteres 5ª?Lion Escreveu:hugo_ti ag é que vi que disses te que a caixa do teu é mais curta que a dos coupes , a do meu é bue curta fdx , as 3500 vou a 130 , axo que akilo corta 210 ou 215 as 6 mil ou sei la ... é bue curta ...![]()
![]()
![]()
LooooL No Honda, em 5ª, a 120Km/h tou a 4000 rpms. Isso é que é caixa curta. Só consigo meter o carro nos 230... Fica a esgotar rotação
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***

