Revisão, quando fazer?

Secção para modelos Série 5

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jmcdpereira
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Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por jmcdpereira »

marco pires Escreveu:eu ainda não cheguei a perceber se foram os oleos que evoluiram ou se foram os motores:

eu compro sempre a revista motor clássico, e ás vezes em alguns testes que fazem a carros dos anos 60 e 70, alguns até com poucos kms, e dizem que as mudanças tem que ser feitas aos a cada 5 mil kms ou pouco mais, e isto com os oleos da actualidade, por isso é que calculo que se calhar até nem foram os oleos que evoluiram assim tanto, se calhar foram os motores :think

ambos, penso eu de que...
Mas esses motores dos anos 60 e 70 usam óleo 5w30 ?
Não deve ser... cada macaco no seu galho, os motores evoluiram assim como os óleos, ambos juntos e conforme estiipulado pelos fabricantes dão uma "boa" garantia de longevidade.
É assim que eu vejo as coisas, no entanto na proxima muda em principio vou fazer um pouco antes dele pedir, ou seja 3 a 4000 kms antes faço... mal não faz e deve dar saúde, nem que seja ao turbo.

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525_tds
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Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por 525_tds »

Os clássicos usam regra geral 15w40 que é mineral, e deve ser mudado a cada 5 mil kms.

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jmcdpereira
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Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por jmcdpereira »

525_tds Escreveu:Os clássicos usam regra geral 15w40 que é mineral, e deve ser mudado a cada 5 mil kms.
Por isso mesmo não se pode comparar a durabilidade de um oleo mineral com um sintetico long life XPTO embora ambos sejam oleos do sec XXI como diria o JOFIMO hehehehe
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JOFIMO
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Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:eu ainda não cheguei a perceber se foram os oleos que evoluiram ou se foram os motores:

eu compro sempre a revista motor clássico, e ás vezes em alguns testes que fazem a carros dos anos 60 e 70, alguns até com poucos kms, e dizem que as mudanças tem que ser feitas aos a cada 5 mil kms ou pouco mais, e isto com os oleos da actualidade, por isso é que calculo que se calhar até nem foram os oleos que evoluiram assim tanto, se calhar foram os motores :think
Se compras a revista (nem é preciso comprar) deverias estar mais a par também da evolução do sistemas de lubrificação dos motores e óleos, nos anos 60/70 só existiam óleos monograduados SAE 10/20/30/40 (assim sim faziam-se a s trocas aos 5000km ( eu quando estava na tropa trocava todos os meses era à borla :lol1 ) e evoluiram para os multigraduados SAE 0W30/40,etc. até 10W60 e com vários detergentes e propriedades (normas) para vários tipos de motor (Exemplo do grupo VAG), quanto aos motores os 1ºs sistema de lubrificação não usavam bombas de óleo para injectar ou puxar o óleo para os canais da cabeça do motor; era por chapinhagem, na cambota existiam umas pás que traziam (forçavam) o óleo para as partes superiores dos motores, ainda não há muito tempo a cambota era lubrificada por imersão e não pela pressão da bomba de óleo e os apoios da mesma eram de bronze (daí o nome na giria de bronzes de apoio), na competição a maioria dos motores trabalha por carter sêco e depósito separado e bombas de alta pressão (com as vantagens inerentes até dinâmicamente por carteres serem inexistentse e fazer baixar o centro de gravidade), hoje os sistemas de lubrificação de alguns motores têm bombas eléctricas com melhor optimização das pressões conforme a necessidade de rotações no motor, até as bombas de àgua já são electricas....alguma vez se pensava nisso no século XX?
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marco pires
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Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por marco pires »

quer então dizer que se continua a fabricar oleos próprios para os clássicos, adaptados a esses motores?

525_tds referiu o caso dos oleos minerais nos clássicos, mas agora uma curiosidade:

sendo os oleos sintéticos o melhor que existe actualmente, o que aconteceria se se metesse um oleo desses num clássico?

sendo estes melhores, não seria mais lógico meter um oleo 100% sintético num clássico, ou será que ia estragar? :think
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

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Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por jmcdpereira »

marco pires Escreveu:quer então dizer que se continua a fabricar oleos próprios para os clássicos, adaptados a esses motores?

525_tds referiu o caso dos oleos minerais nos clássicos, mas agora uma curiosidade:

sendo os oleos sintéticos o melhor que existe actualmente, o que aconteceria se se metesse um oleo desses num clássico?

sendo estes melhores, não seria mais lógico meter um oleo 100% sintético num clássico, ou será que ia estragar? :think
Penso que um óleo multigrade não seria adequado pois as folgas de um motor com essa idade não se iam dar bem com um óleo destes.
Folgas da idade e folgas próprias da tecnologia desse tempo claro.

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JOFIMO
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Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por JOFIMO »

jmcdpereira Escreveu:
marco pires Escreveu:quer então dizer que se continua a fabricar oleos próprios para os clássicos, adaptados a esses motores?

525_tds referiu o caso dos oleos minerais nos clássicos, mas agora uma curiosidade:

sendo os oleos sintéticos o melhor que existe actualmente, o que aconteceria se se metesse um oleo desses num clássico?

sendo estes melhores, não seria mais lógico meter um oleo 100% sintético num clássico, ou será que ia estragar? :think
Penso que um óleo multigrade não seria adequado pois as folgas de um motor com essa idade não se iam dar bem com um óleo destes.
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Exactamente estás a ficar expert na coisa.... :lol1 e as rotações atingidas pelos motores dos clássicos (maioria) não se equiparam às dos motores modernos :wink1
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Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por marco pires »

explicado :wink1 :fixe
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