Revisão, quando fazer?

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Revisão, quando fazer?

Mensagem por jmcdpereira »

marco pires Escreveu:eu ainda não cheguei a perceber se foram os oleos que evoluiram ou se foram os motores:

eu compro sempre a revista motor clássico, e ás vezes em alguns testes que fazem a carros dos anos 60 e 70, alguns até com poucos kms, e dizem que as mudanças tem que ser feitas aos a cada 5 mil kms ou pouco mais, e isto com os oleos da actualidade, por isso é que calculo que se calhar até nem foram os oleos que evoluiram assim tanto, se calhar foram os motores :think

ambos, penso eu de que...
Mas esses motores dos anos 60 e 70 usam óleo 5w30 ?
Não deve ser... cada macaco no seu galho, os motores evoluiram assim como os óleos, ambos juntos e conforme estiipulado pelos fabricantes dão uma "boa" garantia de longevidade.
É assim que eu vejo as coisas, no entanto na proxima muda em principio vou fazer um pouco antes dele pedir, ou seja 3 a 4000 kms antes faço... mal não faz e deve dar saúde, nem que seja ao turbo.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Os clássicos usam regra geral 15w40 que é mineral, e deve ser mudado a cada 5 mil kms.

jmcdpereira
Membro Gold

525_tds Escreveu:Os clássicos usam regra geral 15w40 que é mineral, e deve ser mudado a cada 5 mil kms.
Por isso mesmo não se pode comparar a durabilidade de um oleo mineral com um sintetico long life XPTO embora ambos sejam oleos do sec XXI como diria o JOFIMO hehehehe
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:eu ainda não cheguei a perceber se foram os oleos que evoluiram ou se foram os motores:

eu compro sempre a revista motor clássico, e ás vezes em alguns testes que fazem a carros dos anos 60 e 70, alguns até com poucos kms, e dizem que as mudanças tem que ser feitas aos a cada 5 mil kms ou pouco mais, e isto com os oleos da actualidade, por isso é que calculo que se calhar até nem foram os oleos que evoluiram assim tanto, se calhar foram os motores :think
Se compras a revista (nem é preciso comprar) deverias estar mais a par também da evolução do sistemas de lubrificação dos motores e óleos, nos anos 60/70 só existiam óleos monograduados SAE 10/20/30/40 (assim sim faziam-se a s trocas aos 5000km ( eu quando estava na tropa trocava todos os meses era à borla :lol1 ) e evoluiram para os multigraduados SAE 0W30/40,etc. até 10W60 e com vários detergentes e propriedades (normas) para vários tipos de motor (Exemplo do grupo VAG), quanto aos motores os 1ºs sistema de lubrificação não usavam bombas de óleo para injectar ou puxar o óleo para os canais da cabeça do motor; era por chapinhagem, na cambota existiam umas pás que traziam (forçavam) o óleo para as partes superiores dos motores, ainda não há muito tempo a cambota era lubrificada por imersão e não pela pressão da bomba de óleo e os apoios da mesma eram de bronze (daí o nome na giria de bronzes de apoio), na competição a maioria dos motores trabalha por carter sêco e depósito separado e bombas de alta pressão (com as vantagens inerentes até dinâmicamente por carteres serem inexistentse e fazer baixar o centro de gravidade), hoje os sistemas de lubrificação de alguns motores têm bombas eléctricas com melhor optimização das pressões conforme a necessidade de rotações no motor, até as bombas de àgua já são electricas....alguma vez se pensava nisso no século XX?
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

quer então dizer que se continua a fabricar oleos próprios para os clássicos, adaptados a esses motores?

525_tds referiu o caso dos oleos minerais nos clássicos, mas agora uma curiosidade:

sendo os oleos sintéticos o melhor que existe actualmente, o que aconteceria se se metesse um oleo desses num clássico?

sendo estes melhores, não seria mais lógico meter um oleo 100% sintético num clássico, ou será que ia estragar? :think
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

jmcdpereira
Membro Gold

marco pires Escreveu:quer então dizer que se continua a fabricar oleos próprios para os clássicos, adaptados a esses motores?

525_tds referiu o caso dos oleos minerais nos clássicos, mas agora uma curiosidade:

sendo os oleos sintéticos o melhor que existe actualmente, o que aconteceria se se metesse um oleo desses num clássico?

sendo estes melhores, não seria mais lógico meter um oleo 100% sintético num clássico, ou será que ia estragar? :think
Penso que um óleo multigrade não seria adequado pois as folgas de um motor com essa idade não se iam dar bem com um óleo destes.
Folgas da idade e folgas próprias da tecnologia desse tempo claro.

just my 2 cts

jmcdpereira
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

jmcdpereira Escreveu:
marco pires Escreveu:quer então dizer que se continua a fabricar oleos próprios para os clássicos, adaptados a esses motores?

Penso que um óleo multigrade não seria adequado pois as folgas de um motor com essa idade não se iam dar bem com um óleo destes.
Folgas da idade e folgas próprias da tecnologia desse tempo claro.

just my 2 cts

jmcdpereira
Exactamente estás a ficar expert na coisa.... :lol1 e as rotações atingidas pelos motores dos clássicos (maioria) não se equiparam às dos motores modernos :wink1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

explicado :wink1 :fixe
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Série 5”