Eu relativamente ao castrol, jáusei e n gostei.
Experimentei liqui molly e fiquei adepto.
Da liqui molly já usei o 5w4o, mas tb já ouvi falar mto bem do 10w60.
Mas eu apesar de ter o carro reprogramado ando smp devagar, plo que li acima o 10w60 parece n ser uma boa opção pra mim
Óleo 5w30 ?
Moderador: Staff
-
- Membro Junior
- Mensagens: 354
- Registado: 13 jul 2009, 01:45
- O meu Carro:: E46
Re: Óleo 5w30 ?
Caso precisem de valores para Liqui Moly, BP, AC Delco... Enviem PM. :fixe
Re: Óleo 5w30 ?
Olha que estás a falar da DENSIDADE a 20 graus, que não tem nada a ver com a viscosidade.marco pires Escreveu:melhor servido porque a amplitude de utilização é maior.
o 5W30 ou o 5W40 tem a mesma viscosidade a frio, pelo que uma hipotética vantagem do 5W30 numa utilização com o carro a frio em deslocações curtas não existe, quanto muito as diferenças são muito poucas já que o indice de viscosidade a 20º tem diferenças minimas.
a diferença substancial entre os dois existe com o motor a quente, sendo que o 5W40 é mais eficaz na lubrificação a quente quando comparado com o 5W40.
Grau SAE 5W-40
Densidade @ 20ºC - 0,853
Viscosidade cSt @ 40°C - 87,8
Viscosidade cSt @ 100°C – 14,7
Índice de Viscosidade - 156
Ponto de Fulgor, COC, °C - 226
Ponto de Fluidez, °C D-97 - -42
Grau SAE 5W-30
Densidade @ 20ºC - 0,8480
Viscosidade cSt @ 40°C – 56,2
Viscosidade cSt @ 100°C – 9,95
Índice de Viscosidade - 155
Ponto de Fulgor, COC, °C - 220
Ponto de Fluidez, °C - -45
O 5W-30 é muito menos viscoso que o 40 a temperaturas mais baixas.
Vendo:
2 jantes réplicas estilo 67 p/ série 5, 18*8'' €150
2 jantes originais estilo 13 15*7'' p série 3 €40
Panela estilo DTM em inox para E36 325/328i €100
Volante desportivo E46, preto ou prateado, sem multifunções €80
2 jantes réplicas estilo 67 p/ série 5, 18*8'' €150
2 jantes originais estilo 13 15*7'' p série 3 €40
Panela estilo DTM em inox para E36 325/328i €100
Volante desportivo E46, preto ou prateado, sem multifunções €80