conjunto travões de disco pastilhas traseiros
Moderador: Staff
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Re: conjunto travões de disco pastilhas traseiros
os meus discos estão assim, excepto que não tenho o anel oxidado na superfície de contacto com a pastilha. De resto a ferrugem cobre toda a zona de ventilação na extremidade do disco. Devo mudar também?
Vamos por partes:rafias Escreveu:os meus discos estão assim, excepto que não tenho o anel oxidado na superfície de contacto com a pastilha. De resto a ferrugem cobre toda a zona de ventilação na extremidade do disco. Devo mudar também?
Os teus discos estão assim... como? Gastos como os da imagem que colocaram neste post?
Se sim, tens que mudar as pastilhas e os discos.(ontem)
Se não, não tens nada que te preocupar.
A superfície visível do disco deve estar com uma cor prateada brilhante mais ou menos com um desgaste uniforme desde o fim do disco (parte com o diâmetro maior até mais ao centro.)
Pode estar com uma cor castanha, e é mesmo ferrugem, se a viatura estiver parada durante muito tempo ou mesmo logo no dia seguinte que choveu.
A oxidação ocorre sim na zona de ventilação do disco, ao centro, entre o disco interior e o exterior. Isso é normal. Essa parte não está em contacto com absolutamente nada e sendo ferro e estando muito perto da superfície do asfalto, em contacto com água etc, enferruja (oxida). Não te preocupes com isso.
Devem os Senhores, observar o aviso (luz de travão) no painel de instrumentos, sobre o desgaste irreversível das pastilhas.No entanto, quando essa luz acende já é tarde. O sensor já está a tocar no disco e mais uns quilómetros as pastilhas não têm qualquer abrasivo. Depois acontece o fenómeno de travagem ferro com ferro, e lá se vão os discos à vida.
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Delfim, obrigado pela tua preciosa explicação. Os meus discos estão como os da foto, simplesmente não têm aquela oxidação na superfície de contacto das pastilhas. Portanto, tenho as estrias (desgaste não uniforme) e a oxidação na zona da ventilação. Vou mudar de discos quando tiver de trocar de pastilhas. Assim meto tudo novo e evito potenciais problemas de empenos de disco. Vou fazer o mesmo para os da frente, pois desconfio que a rectificação que fiz há uns anos atrás não ficou (e provavelmente nunca seria de esperar que ficassem) 100% perfeito. Como resultado, o volante vibra um pouco em certas travagens acima dos 100Km/h.