Boas Noites a todos. Gostaria que alguém me ajudasse ou me desse uma luz sobre o que está a acontecer.
À uns dias atrás, quando saí do trabalho, entrei na minha carrinha 330d E46 do ano 2000 e o que sucedeu foi o seguinte:
Ao dar à ignição, a carrinha simplesmente não pegava e mesmo sem o botão das luzes ativo (desligado) elas automaticamente ligavam sempre que tentava ligar a carrinha e ouvia o barulho do motor de arranque a funcionar, mas infelizmente..NADA!
Fui buscar o meu Smart e dei-lhe cabos de bateria e a carrinha automaticamente ligou sem qualquer tipo de problemas e assim andou durante uns 3 dias (usava-a todos os dias para deslocar, em curtas distâncias apenas).
Hoje de manhã, aconteceu-me exatamente a mesma coisa (curiosamente ontem não lhe toquei, ficou a "descansar")!
Estou a supor que seja bateria, mas queria ter aqui algum feedback vosso ou alguém que tenha tido "experiência" semelhante e me dê um conselho ou dois.
Obrigado
E46 330d não pega....
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: E46 330d não pega....
se o motor de arranque estava a funcionar normalmente então não se passa nada com a bateria.
eu aponto para avaria no sensor da arvore de cames, uma peça pequena e não muito cara mas que deixa um homem apeado assim do nada, e o facto de ter pegado com os cabos não quer dizer nada, já que quando este sensor está avariado o arranque do motor é aleatório, tanto pode pegar normalmente como de um momento para o outro não pegar ou pegar após várias tentativas.
velas tambem não é porque sendo um 3.0d é common rail, e no caso dos common rail até mesmo com todas as velas queimadas ele pega normalmente, quanto muito o motor de arranque rodaria mais uns segundos para pegar mas nunca com a temperatura exterior actual, apenas em temperaturas abaixo dos 5º, por isso velas está posto de lado.
portanto é minha opinião que se trata do sensor da arvores cames, já tive à uns anos uma situação igualzinha à tua e era disso.
claro que para teres uma certeza só mesmo metendo o carro na maquina, e é isso que te aconselho a fazeres.
eu aponto para avaria no sensor da arvore de cames, uma peça pequena e não muito cara mas que deixa um homem apeado assim do nada, e o facto de ter pegado com os cabos não quer dizer nada, já que quando este sensor está avariado o arranque do motor é aleatório, tanto pode pegar normalmente como de um momento para o outro não pegar ou pegar após várias tentativas.
velas tambem não é porque sendo um 3.0d é common rail, e no caso dos common rail até mesmo com todas as velas queimadas ele pega normalmente, quanto muito o motor de arranque rodaria mais uns segundos para pegar mas nunca com a temperatura exterior actual, apenas em temperaturas abaixo dos 5º, por isso velas está posto de lado.
portanto é minha opinião que se trata do sensor da arvores cames, já tive à uns anos uma situação igualzinha à tua e era disso.
claro que para teres uma certeza só mesmo metendo o carro na maquina, e é isso que te aconselho a fazeres.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- Miguel000
- Membro Senior
- Registado: 04 mai 2011, 01:34
- O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02
Concordo com o marco pires no que toca ao sensor da arvore de cames.
A mim ás vezes a carro não pega logo com o acionar do motor de arranque mas acaba por pegar. Quando é assim desligo e volto a ligar e aquilo vai ao sitio!
Tenho a certeza que a razão disso é o sensor da arvore de cames porque dá-me erro desse sensor quando ligo á maquina.
Mas como só acontece prai 1 em 700 vezes não lhe ligo grande coisa...
A questão das luzes ligarem quando pões o motor a trabalhar, sem que tu ligues o botão das luzes, é que é estranho :think
A mim ás vezes a carro não pega logo com o acionar do motor de arranque mas acaba por pegar. Quando é assim desligo e volto a ligar e aquilo vai ao sitio!
Tenho a certeza que a razão disso é o sensor da arvore de cames porque dá-me erro desse sensor quando ligo á maquina.
Mas como só acontece prai 1 em 700 vezes não lhe ligo grande coisa...
A questão das luzes ligarem quando pões o motor a trabalhar, sem que tu ligues o botão das luzes, é que é estranho :think
Um dos problemas comuns nos 30d é a chamada "bomba de piso" (na realidade é a bomba de pré-supply para a bomba de alta pressão) que tem alguma tendência para morrer. Não é nada de muito grave ou dispendioso, mas é sempre mau quando se fica a pé, num carro destes. 
O sensor que o marco indicou é outro sério candidato.
Seja qual fôr a causa, passa o DIS nisso. A bomba fica registada como avaria e penso que falha no sensor também. Isso já te poderá dar alguma ajuda para resolver a situação de uma forma definitiva.

O sensor que o marco indicou é outro sério candidato.
Seja qual fôr a causa, passa o DIS nisso. A bomba fica registada como avaria e penso que falha no sensor também. Isso já te poderá dar alguma ajuda para resolver a situação de uma forma definitiva.
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Já mediste a tensão da bateria? Ouvias o motor de arranque a funcionar? Se sim também devias ouvir o motor a tentar trabalhar.... Ou será que apenas ouvias tipo de uns estalos no motor de arranque?
-
- Membro Iniciado
- Registado: 04 jun 2011, 12:47
- O meu Carro:: Bmw 330d E46 - 2000/08
Sim apenas ouvia esses tais estalos no motor de arranque...L.Sousa Escreveu:Já mediste a tensão da bateria? Ouvias o motor de arranque a funcionar? Se sim também devias ouvir o motor a tentar trabalhar.... Ou será que apenas ouvias tipo de uns estalos no motor de arranque?
-
- Membro Iniciado
- Registado: 04 jun 2011, 12:47
- O meu Carro:: Bmw 330d E46 - 2000/08
Olá novamente. Peço desculpa não ter vindo mais cedo, mas meteram-se ai uns imprevistos e só consegui vir aqui agora. Pois bem, o "problema" está resolvido, foi preciso apenas trocar a bateria, visto aquela já se encontrar nas "lonas". Está a funcionar na perfeição sem qualquer tipo de problema. Agradeço as respostas e conselhos aqui postados pelo pessoal, o meu bem haja e um muito obrigado! :fixe