Boas pessoal,
Notei recentemente que o motor a trabalhar ao relantim tem um pequeno desequilíbrio. Tem um trabalhar certinho mas por vezes há ali uma quase imperceptível falha... Mas dá para ver / sentir! Já falei com o mecânico e ele disse que só vendo, mas como agora está fraco de tempo ($) aproveito para pedir a vossa opinião.
A semana passada foi mudado a junta da tampa das válvulas e tinha uma pequena fuga num injector. Foram substituídas as anilhas para ver se a fuga se mantém! Acham que pode ser o injector na sucata?
Há problema em andar assim?
@ - é uma coisa muito muito pequena, mas dá para sentir.
Obrigado a todos.
noosphere
[E39 - 530D] Pequeno "desequilibrio! no motor.
Moderador: Staff
- Crow
- Membro Gold
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
Re: [E39 - 530D] Pequeno "desequilibrio! no motor.
Liga ao DIS e vê o valor de correcção dos injectores.
Grande desvios de correcção pode indicar problemas nos injectores.
ThanksCrow Escreveu:Liga ao DIS e vê o valor de correcção dos injectores.

Não seria nem a 1ª nem a 2ª vez que a malta aqui resolve o problema e os mecânicos não conseguem.
O meu problema é que ainda não consegui meter o meu DIS a trabalhar :/
Crow, os valores de correcção são ajustados automáticamente pela ECU, certo? É viável (ou traz algum valor real) fazer um "reset" a esses parâmetros de ajuste?
No meu carro há situações de carga parcial de acelerador em que o ponteiro do consumo instantâneo tem flutuações e tenho quase a certeza absoluta que é algo relacionado com tempos de injecção...
No meu carro há situações de carga parcial de acelerador em que o ponteiro do consumo instantâneo tem flutuações e tenho quase a certeza absoluta que é algo relacionado com tempos de injecção...
- Crow
- Membro Gold
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
Junglas: Sim é automático e não é possivel fazer "reset". A soma total das correcções tem que dar 0 (zero). Se por exemplo tiveres um injector a debitar mais, vais ter os restantes a compensar.
O teste apenas serve de orientação já que não consegues saber ao certo qual o injector. Se existirem correcções muito altas ao ponto do motor "mancar" o ideal é sempre mandar reparar todos os injectores.
Um problema de compressão (valvula queimada por exemplo) vai dar valores de correcção elevados.
As correcções são feitas entre -5 e 4 em relanti e cargas parciais. Pedal a fundo ou com rotação elevada deixa de haver correcção passando a funcionar por cartografia.
Também tenho esse flutuar no ponteiro do consumo instantaneo mas não sinto nada no comportamento do motor por isso nunca liguei. À uns tempos vi o equilibrio do motor e estava tudo dentro dos padrões normais havendo correcções no maximo de 1mg/ciclo.
O teste apenas serve de orientação já que não consegues saber ao certo qual o injector. Se existirem correcções muito altas ao ponto do motor "mancar" o ideal é sempre mandar reparar todos os injectores.
Um problema de compressão (valvula queimada por exemplo) vai dar valores de correcção elevados.
As correcções são feitas entre -5 e 4 em relanti e cargas parciais. Pedal a fundo ou com rotação elevada deixa de haver correcção passando a funcionar por cartografia.
Também tenho esse flutuar no ponteiro do consumo instantaneo mas não sinto nada no comportamento do motor por isso nunca liguei. À uns tempos vi o equilibrio do motor e estava tudo dentro dos padrões normais havendo correcções no maximo de 1mg/ciclo.
Hum, tou a ver, consultaste mesmo as correcções pelo DIS e não pelo INPA. No meu carro também não noto rigorosamente nenhuma flutuação no comportamento. Se não tivesse o ponteiro do consumo instantâneo nem sabia de nada...Crow Escreveu:Junglas: Sim é automático e não é possivel fazer "reset". A soma total das correcções tem que dar 0 (zero). Se por exemplo tiveres um injector a debitar mais, vais ter os restantes a compensar.
Tenho que correr esse diagnóstico no DIS e confirmar os valores que aparecem lá.