Colector de admissão 320d vs 520d
Moderador: Staff
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Colector de admissão 320d vs 520d
Caros amigos,
Surgiu uma oportunidade de comprar no OLX um colector de admissão de um 320d E46 motor de 136cv para montar no meu 520d E39 de 136cv. O objectivo é montar este colector e limpar o meu. Na Bosch Car Service pediram-me 177 Euros para limparem. Além disso ficava o dia todo sem o carro. Sai muito mais em conta comprar um colector de reserva e limpar nas calmas na minha garagem. Penso usar spray "limpa fornos" e jacto de pressão de água.
A questão é os colectores de um 320d e de um 520d ambos de 136cv são compatíveis entre si????
Abraços
Surgiu uma oportunidade de comprar no OLX um colector de admissão de um 320d E46 motor de 136cv para montar no meu 520d E39 de 136cv. O objectivo é montar este colector e limpar o meu. Na Bosch Car Service pediram-me 177 Euros para limparem. Além disso ficava o dia todo sem o carro. Sai muito mais em conta comprar um colector de reserva e limpar nas calmas na minha garagem. Penso usar spray "limpa fornos" e jacto de pressão de água.
A questão é os colectores de um 320d e de um 520d ambos de 136cv são compatíveis entre si????
Abraços
Re: Colector de admissão 320d vs 520d
Não vejo o propósito. Desmontar e montar colector demora mais tempo que limpar. Além disso é boa ideia meter junta nova ao montar colector limpo. Fazia a limpeza do teu e pronto.

estou na mesma onda do navigator.
Esquece la o mistolin e afins. Isso queima o plastico e vai ficar esbranquicado, com um aspecto velho e mal cuidado. Tens na detailstore, na car care europe e na matricauto ao pe do campo pequeno, um produto que se chama W99 da marca 1Z. Diluis a 1:4 ou 1:2 e usas isso para limpar o colector.
Esquece la o mistolin e afins. Isso queima o plastico e vai ficar esbranquicado, com um aspecto velho e mal cuidado. Tens na detailstore, na car care europe e na matricauto ao pe do campo pequeno, um produto que se chama W99 da marca 1Z. Diluis a 1:4 ou 1:2 e usas isso para limpar o colector.
-
- Membro Gold
Obrigado aos dois pelas dicas.
@navigator: Tenho ideia que para limpar o colector aquilo precisa ficar imerso em liquido de limpeza muitas horas. E pelo que me disseram são duas ou três aplicações.
@Junglas: Obrigado Junglas. Não deixarei de contactar a Matricauto para obter esse produto milagroso :fixe Já agora tens ideia de quanto tempo o colector deve ficar de molho? E depois de limpo é seguro simplesmente despejar aquele líquido preto na sarjeta? Ou devo ir a uma oficina para ser tratado de forma adequada?
@navigator: Tenho ideia que para limpar o colector aquilo precisa ficar imerso em liquido de limpeza muitas horas. E pelo que me disseram são duas ou três aplicações.
@Junglas: Obrigado Junglas. Não deixarei de contactar a Matricauto para obter esse produto milagroso :fixe Já agora tens ideia de quanto tempo o colector deve ficar de molho? E depois de limpo é seguro simplesmente despejar aquele líquido preto na sarjeta? Ou devo ir a uma oficina para ser tratado de forma adequada?
-
- Membro Gold
Entretanto arranjei perto de casa uma oficina que faz o serviço de limpeza e muito barato: 20 Euros :fixe
Depois de limpo deves descartar-te dos resíduos de forma segura para o ambiente (aka entregar numa norauto ou afins). O produto não é propriamente meiguinho e se não usares luvas vai dprovocar que a pele das tuas mãos se renove (é como quem diz, a pele vai escamar e cair :lol1 ). No entanto o perigo maior para o ambiente é mesmo causado pelos óleos e depósitos de carvão acumulados no colector.rafias Escreveu:Obrigado aos dois pelas dicas.
Não precisas de deixar o colector de molho durante horas... Basta borrifares lá dentro, esperar uns segundos e enxaguar.
Isso é certamente, apenas a injecção de um líquido de limpeza para o colector que é subsequentemente queimado nas camaras de combustão. Não tem nada a ver com uma limpeza a sério (retirar o colector e limpar). Por esse valor, nem os vedantes do colector compras!rafias Escreveu:Entretanto arranjei perto de casa uma oficina que faz o serviço de limpeza e muito barato: 20 Euros :fixe

-
- Membro Gold
Caro Junglas,
Eu comprei um colector já desmontado claro. Foi esse colector que até não estava muito sujo, que dei para limpar. A oficina aplicou várias vezes spray de limpeza lá para dentro seguida de jacto de água. Estive a ver o resultado do trabalho e não diria que ficou 100% mas anda lá perto. Ficaram uns poucos restos nas zonas de "sombra" onde a água sob pressão não conseguiu atingir directamente. Por esse mesmo trabalho, mais a montagem e desmontagem, estavam a pedir-me na Bosch Car Service da Amadora 177 Euros. Até agora gastei 60 Euros no total. Este sábado tiro o colector sujo que tenho montado, e monto este limpo. Aproveito e limpo a EGR também.
Eu comprei um colector já desmontado claro. Foi esse colector que até não estava muito sujo, que dei para limpar. A oficina aplicou várias vezes spray de limpeza lá para dentro seguida de jacto de água. Estive a ver o resultado do trabalho e não diria que ficou 100% mas anda lá perto. Ficaram uns poucos restos nas zonas de "sombra" onde a água sob pressão não conseguiu atingir directamente. Por esse mesmo trabalho, mais a montagem e desmontagem, estavam a pedir-me na Bosch Car Service da Amadora 177 Euros. Até agora gastei 60 Euros no total. Este sábado tiro o colector sujo que tenho montado, e monto este limpo. Aproveito e limpo a EGR também.
Ah, o custo que referiste era com o colector já fora, sem o trabalho de montagem e desmontagem...rafias Escreveu:Caro Junglas,
Então está certo.
O valor que a bosch te deu, era já co o colector fora e troca de vedantes e afins?
Última edição por Junglas em 20 dez 2013, 16:34, editado 1 vez no total.
Então e foi assim tanto tempo de limpeza que impossibilitasse desmontar o teu para limpar?
Claro que assim é mais prático e fácil mas pagas mais...
Chegaste a comparar referências para ver se o colector que compraste é o mesmo que equipa o teu carro?
Chegaste a comparar referências para ver se o colector que compraste é o mesmo que equipa o teu carro?

-
- Membro Gold
O custo que a Bosch deu era a desmontagem, limpeza de EGR e colector, montagem e diagnóstico electrónico (apagar eventuais erros de EGR entupida)Junglas Escreveu:
Ah, o custo que referiste era com o colector já fora, sem o trabalho de montagem e desmontagem...
Então está certo.
O valor que a bosch te deu, era já co o colector fora e troca de vedantes e afins?
Sim, o tempo de limpeza implicava ficar sem o carro o dia todo.navigator Escreveu:Então e foi assim tanto tempo de limpeza que impossibilitasse desmontar o teu para limpar?
Entretanto. depois de 2 horas consegui trocar os colectores. Tudo correu bem apesar de 3 contratempos: Primeiro, deixei cair um parafuso que foi parar ao resguardo inferior do motor (tive que fazer uma grande ginástica para o recuperar). Segundo, esqueci de colocar uma cobertura acústica para a insonorização (esponja) que fica na parte inferior do colector (peça 16), nada de grave:
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=40
Terceiro, o colector do E46 não é 100% igual ao E39 e faltam-lhe uns pequenos buracos para fixar dois apoios do resguardo superior do motor. Também nada de grave. Na figura em cima nem se vêm esses buracos.
Conclusão: Apesar da valente dor nas costas estou satisfeito e tenho motor limpo por mais uns anitos. Depois é repetir a operação, mandando limpar o colector e trocando. :fixe
-
- Membro Gold
Actualização: Consegui colocar a cobertura acústica sem precisar de voltar a tirar o colector :fixe
Boa! Has de reparar se se nota diferença no som dentro do habitáculo.

-
- Membro Gold
Não noto nenhuma diferença no som. Talvez a mais altas velocidades se note alguma diminuição de ruído, mas eu não acredito. Entretanto amanhã vou fazer dois furos com berbequim no colector de modo a instalar dois apoios para a fixação do resguardo superior (peças 5 e 7): http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=55navigator Escreveu:Boa! Has de reparar se se nota diferença no som dentro do habitáculo.
Essas peças têm uma protuberância que entra por um buraquinho no colector original, que os do E46 não têm.
Entretanto reparei que existem dois casquilhos em borracha no meu colector original. Esses casquilhos não parecem desempenhar nenhuma função, pois não têm nada agarrado ou dependente deles (peça 6):
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=40
Achei que não valia a pena removê-los do meu colector e colocá-lo no novo. O que vocês acham?
Actualização 24/12/2013: Desisti de fazer os buraquinhos com berbequim por causa do risco de rachar o colector. Assim, vou pedir aqui a uma oficina local para me cortarem as protuberâncias.
Actualização 30/12/2013: Ao meter o pé a fundo nada de fumo a sair por trás!! O bicho está a queimar muito bem!!