318tds VS 318i

Série 3 modelo E36

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mario ruhmke
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318tds VS 318i

Mensagem por mario ruhmke »

boa tarde amigos. preciso de alguns concelhos de quem intende! tenho uma proposta de troca pelo meu tds sedan por um 318i, os carros sao iguais ate na cor, mais a maior diferença é o meu ser a gasóleo. será vantagem para mim? o 318i tem mais força que o meu tds? consome muito mais? e a manutençao ? será que vale a pena? os dois são 4 portas.

germanii
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por germanii »

Nao trocava (a nao ser que Te deia dinheiro por cima)ou que o Teu tenha muitos kms.
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mario ruhmke
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por mario ruhmke »

achas que nao vale apena? a malta fala tao mal do tds, assim livrava me dele e andava com um a gasolina com uns horses a mais... penso eu

germanii
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por germanii »

Que malta fala mal deles ?Aqui no Forum ou Amigos?
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nelsonajm
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por nelsonajm »

Eu prefiro o 318i... motor mais robusto, mais barato de manter, menos complicações, mais simples... e ao preço que está o gasóleo... a diferença não é assim tão grande... se puseres num prato da balança os custos de manutenção dum TDS.... e no outro o custo de manutenção dum "i"... vais ver que não poupas nada... até vais gastar bem mais...

mario ruhmke
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por mario ruhmke »

opinioes diferentes... tenho muito a analizar. amigos e nos foruns e em todo lado dizem que o tds nao presta. a quem diga que o motor do 318 tds é um cancro...

germanii
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por germanii »

mario ruhmke Escreveu:opinioes diferentes... tenho muito a analizar. amigos e nos foruns e em todo lado dizem que o tds nao presta. a quem diga que o motor do 318 tds é um cancro...

A quanto tempo Tens o carro?Tens Tido problemas?
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mario ruhmke
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por mario ruhmke »

agora ja nao tenho problemas graves . mais a 6 meses gastei dois mil somente no motor , isso pra deixar os 90 cv na mesma. desde pistoes , bomba injetora, injetores, velas, motor d arranque e bomba de direçao..e muito mais, rolamentos apoios da caixa, amortecedores, ainda falta arranjar o compressor do ar condicionado que esta gripado. e no forum no topico O PIOR E O MELHOR DO MOTOR diz que é um cancro...

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Ricardo_felix
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por Ricardo_felix »

se já gastast esse valor no carro achas que te vai compensar ter outro carro que não sabes como esta?

na minha opinião acho que fazes mal..mas cada um sabe de si :fixe
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marco pires
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por marco pires »

o 318i tem 113cv (1990-1993) ou 115cv (1993-1998).

o andamento é superior ao de um 318tds, seja nas acelerações seja na velocidade máxima, especialmente nos de 115cv no que à velocidade máxima diz respeito, já que nas acelerações os valores são semelhantes.

os dados oficiais são estes:

318i (1990-1993):

motor M40B18

1,796 cc, 4 cilindros 8V, 113cv, 162nm.

0-100 km/h: 11.2s , 198km/h velocidade máxima.

318i (1993-1998):

motor M43B18

1,796 cc, 4 cilindros 8V, 115cv, 168nm.

0-100 km/h: 11.0s , 208km/h velocidade máxima.


em comparação com o teu 318tds os dados são estes:

318tds:

motor M41D17

1,665cc, 4 cilindros 8V, 90cv, 190nm.

0-100 km/h: 13.0s, 182km/h velocidade máxima.


portanto em termos de andamento estamos conversados, o 318i seja na versão de 113cv ou de 115cv são carros com um andamento superior, contudo esse andamento irá notar-se substancialmente nas médias e altas rotações, já que em baixas são motores algo amorfos e com alguma falta de alma, esse facto podes notar claramente nos valores das acelerações, onde o teu 318tds com muito menos cv perde apenas em cerca de 2 segundos dos 0-100 km/h, portanto não esperes nenhum foguete.

falando de motores, os 1.8i a gasolina são de longe mais fiáveis que o motor do 318tds, se o motor estiver em condições pouco mais será preciso do que apenas as revisões normais a tempo e horas, são motores robustos e se bem tratados raramente são problemas.

os consumos são o maior contra, conta em média com cerca de 4 litros a mais comparativamente com o teu 318tds, em cidade então os consumos disparam para valores perto dos 12 litros ou até um pouco mais, em estrada e andando em velocidade de passeio mesmo assim não esperes valores abaixo dos 9 litros, a média nunca será inferior a 9/10 litros mesmo sem grandes abusos, pode-se por isso dizer que os consumos são verdadeiramente um item que pesa bastante nessa decisão e que tem que ser levado em linha de conta.

em sumário:

prestações: 318i
fiabilidade: 318i
despesas de manutenção: 318i
consumos: 318tds

conclusão:

partindo do principio que o teu 318tds está em condições e não está a dar problemas, e partindo do mesmo principio para o 318i que está sendo proposto para a troca, eu optaria por ficar com o 318tds.
o 318i ganha em todos os itens que dizem respeito a fiabilidade, manutenções e prestações, mas o factor consumo assente num diferencial bastante marcado entre o 318tds e o 318i, levaria-me a não optar por essa troca.
as prestações são claramente superiores no 318i, mas não são assim tanto ao ponto de justificar um diferencial tão grande nos consumos, e se o carro for para andar muito em cidade, então é mesmo para esquecer.

do meu ponto de vista uma troca dessas justificaria-se se fosse por um 318is ou um 320i, em termos de consumos quando comparados com o 318i não existem grandes diferenças, e tem um andamento bastante superior.
trocar um 318tds por um 318i penso que não vale apena, a menos que os gastos com combustivel não sejam um problema :wink1
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por germanii »

mario ruhmke Escreveu:agora ja nao tenho problemas graves . mais a 6 meses gastei dois mil somente no motor , isso pra deixar os 90 cv na mesma. desde pistoes , bomba injetora, injetores, velas, motor d arranque e bomba de direçao..e muito mais, rolamentos apoios da caixa, amortecedores, ainda falta arranjar o compressor do ar condicionado que esta gripado. e no forum no topico O PIOR E O MELHOR DO MOTOR diz que é um cancro...
Se tivesse um 318i sem ter gastado dinheiro nenhum ou o minimo e visse um tds com tudo mudado tambem gostava de mudar :lol1

Nao estou a criticar o 318i sao robustos como disse o Marco Pires ,mas estamos a falar de trocar.
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mario ruhmke
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por mario ruhmke »

marco , bela explicaçao e análise. ajudou muito e aos demais colegas muito obrigado tambem. vou pensar em tudo que foi dito e o que calhar mais tarde digo qual foi minha decisao

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tiago blanquet
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por tiago blanquet »

Nao penses muito. Eu mantinha o tds. Andamento caga nisso o 18i anda mais mas sao na mesma arrastadeiras. Se ainda fosse o 18is.

Ja gastaste dinheiro no teu e se nao te da problemas deixa-te andar.

Quanto aos consumos acho exagerado o que o marco disse mas nunca tive bmw de 4 cil por isso abstenho-me. Acreditaria em 9 aos 100 em cidade e menos de 8 em estrada nas calmas.

12 faço eu num M3 em cidade. Em estrada tenho andado entre os 10 e os 11 se nao me excitar muito nas rotundas e a saida dos semaforos.

mario ruhmke
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por mario ruhmke »

muito bem, tens uma bela maquina

Junglas
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Re: 318tds VS 318i

Mensagem por Junglas »

18i a gpl e ficas com o assunto arrumado. gastas 11 ou 12L aos 100 mas em €€€ por cada 100kms percorridos, ficas abaixo do 18tds.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

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