Boas caros,
Finalmente chegou a hora de mudar os meus discos traseiros. As razões são:
- Discos apresentam muito calo e desgaste.
- Pastilhas a "chocalhar" no seu encaixe resultado da enorme folga criada pelo desgaste dos discos.
- Desgaste acentuado no interior do cubo das rodas reduzindo a eficiência do travão de mão.
Procurando as alternativas possíveis deparei-me com dois tipos de discos de travão. O primeiro tipo tem as seguintes especificações:
Nome: Disco do travão
Diametro x Espessura (mm): 298X10
Referência: 34216767049
O segundo tipo tem as especificações:
Nome: Disco de travão ventilado
Diametro x Espessura (mm): 298X20
Referência: 34216767060
O primeiro tipo pare ser o standard pois são mais finos (10 mm). O segundo tipo é mais grosso (20 mm) que pelas indicações no RealOEM parece ser destinado a veículos com maior índice de carga (talvez com suspensão reforçada) ou para veículos de autoridades (polícia, transporte de VIPs). Pergunto, há alguma vantagem em meter discos do segundo tipo tendo em conta que o meu carro é um 520d standard ? Talvez maior tempo de vida dos discos ?
Abraços,
Discos de travão traseiros de dois tipos - qual escolher ?
Moderador: Staff
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Re: Discos de travão traseiros de dois tipos - qual escolher
O meu trás os ventilados atrás de fábrica e é um 523i (suspensão M tb de fábrica).
A vantagem é que o facto de serem ventilados torna-os mais eficientes a desvantagem é que são mais caros. Atenção que se não estou em erro as pastilhas também serão diferentes escolhas um ou outro.
Edit: Já agora aproveita e vê como estão os calços do travão de mão pois se estiverem muito nas lonas aproveita e muda tudo, vais ver que o travão de mão tb irá travar muito melhor.
A vantagem é que o facto de serem ventilados torna-os mais eficientes a desvantagem é que são mais caros. Atenção que se não estou em erro as pastilhas também serão diferentes escolhas um ou outro.
Edit: Já agora aproveita e vê como estão os calços do travão de mão pois se estiverem muito nas lonas aproveita e muda tudo, vais ver que o travão de mão tb irá travar muito melhor.
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Obrigado pelo teu comentário L.Sousa. De facto eu suspeitava que os ventilados seriam melhores. A diferença de preço entre um kit e outro anda à volta de 20 Euros. Quanto ao travão de mão eu já troquei os calços e as molas após diagnóstico da Santogal de Alfragide. Mas na oficina que me fizeram o serviço aqui na Brandoa disseram-me que a origem do travão de mão não travar como deve ser, se deve entre outros factores ao desgaste do interior do cubo da roda, ou seja dos discos de travão. Pergunto, como é possível uma oficina certificada da BMW ter-lhes escapado o desgaste dos discos, tanto por fora como por dentro????
Entretanto verifiquei que à frente tenho discos normais de 22 mm de espessura (sendo que os discos para carros das "autoridades" é de 30 mm). Será que é aconselhável meter discos de "autoridades" à trás e deixar discos "normais" à frente? Ou posta a questão de outra forma, faz sentido meter travões mais eficientes à trás tendo em conta que os travões da frente são responsáveis pela maior parte da energia de travagem (devido ao peso do carro ser projectado para os travões da frente)?
Entretanto verifiquei que à frente tenho discos normais de 22 mm de espessura (sendo que os discos para carros das "autoridades" é de 30 mm). Será que é aconselhável meter discos de "autoridades" à trás e deixar discos "normais" à frente? Ou posta a questão de outra forma, faz sentido meter travões mais eficientes à trás tendo em conta que os travões da frente são responsáveis pela maior parte da energia de travagem (devido ao peso do carro ser projectado para os travões da frente)?
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Tens de ver se os teus são a versão ventilada ou se são os maciços, não sei se, caso sejam os maciços é tão fácil de mudar para os ventilados (muda directa sem modificações), na maxila deve haver diferenças em termos de tamanho, porque a espessura dos discos difere entre si.
Por acaso também é coisa que tenho de fazer, porque ainda tenho os originais, só estou à espera que as pastilhas se gastem, depois vai levar discos, pastilhas, sensor, e calços do travão de mão que também já tiveram melhores dias.
Por acaso também é coisa que tenho de fazer, porque ainda tenho os originais, só estou à espera que as pastilhas se gastem, depois vai levar discos, pastilhas, sensor, e calços do travão de mão que também já tiveram melhores dias.
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
O meu já trazia por isso não posso garantir mas penso se o aumento da espessura do disco for compensado por uma diminuição das pastilhas que dará na mesma.525_tds Escreveu:Tens de ver se os teus são a versão ventilada ou se são os maciços, não sei se, caso sejam os maciços é tão fácil de mudar para os ventilados (muda directa sem modificações), na maxila deve haver diferenças em termos de tamanho, porque a espessura dos discos difere entre si.
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Viva novamente,
Estive a fazer alguma pesquisa no tema discos normais vs discos ventilados e cheguei à conclusão que para meter discos ventilados (lembro que são 10 mm mais grossos que os discos normais) precisaria trocar mais coisas do que apenas os discos e pastilhas. De facto tanto o corpo das pinças (ref. 34211163393) como o suporte do travão (ref. 34211163648) teriam de ser trocados para acomodar o tamanho extra do disco. Sendo assim, vou encomendar discos normais.
Edit: Já encomendei no Oscaro. Discos e pastilhas TRW já com transporte (via SEUR): 72,79 Euritos. :fixe
Estive a fazer alguma pesquisa no tema discos normais vs discos ventilados e cheguei à conclusão que para meter discos ventilados (lembro que são 10 mm mais grossos que os discos normais) precisaria trocar mais coisas do que apenas os discos e pastilhas. De facto tanto o corpo das pinças (ref. 34211163393) como o suporte do travão (ref. 34211163648) teriam de ser trocados para acomodar o tamanho extra do disco. Sendo assim, vou encomendar discos normais.
Edit: Já encomendei no Oscaro. Discos e pastilhas TRW já com transporte (via SEUR): 72,79 Euritos. :fixe