Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
afreitas
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 27 nov 2006, 17:18
O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
Localização: Funchal / Madeira

Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por afreitas »

Caros Amigos,
Hoje aventurei-me numa reprogramação do meu automóvel. Trata-se de um 530d Touring de 2002.
Ora bem, no banco de testes informaram-me que o carro tinha 192 cv. mas com a reprogramação passou a ter cerca de 194. Aumentaram o binário dado-lhe mais cerca de 100 N.
Senti uma grande diferença no arranque do automóvel e na respectiva passagem das velocidades.

Informaram-me que pelo facto do meu carro ser de caixa automática não era aconselhável "esticar" mais, para não haver haver problemas com o turbo e com outras coisas.

Disseram-me também que pelo facto de o carro ser de caixa automática o teste em 4 velocidade parecia que tinha um over drive (não sei se é verdade) - peço que me ajudem a esclarecer este aspecto.

Verificaram o filtro de ar, (e eu tb) e estava negro a necessitarem de substituição com urgência.
Que marca é modelo me aconselham? Informaram-me que agora devia colocar um bom filtro que poderia ganhar mais uns cavalos - isto é possível??

Amanhã público o resultado do teste.

As minhas considerações:
- achei que consome menos;
- achei que o carro está mais rápido e as passagens de caixa estão mais velozes;
- não faz fumo

Tenho apenas 50 km feitos.
Espero as vossas considerações e opiniões acerca do que revelem!

Um abraço,
André Rodrigo de Freitas

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1901
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por jmcdpereira »

Passou de 192 cv para 194 ?
Fizeram teste antes da repro ou esses 192 são os anunciados ?

Cá por mim esses 192cv são os anunciados, mas não estavam lá... nem de perto, o que significa que algo não estava (nem está) bem e devia ser visto, ou que já havia falta de burros...
Pois não acredito que se faça uma repro e se ganhe 2 cv...

Duvido que gaste menos, pelo menos que seja perceptível em 50 kms...
Numa repro aumentas o débito de gasóleo e aumenta-se a pressão do turbo, só por si tem de gastar mais... pode é ser bem aproveitado, mas não é em 50kms que se nota isso.
é normal que esteja mais rapido, mas acho que com 50kms feitos é cedo para tirar conclusões, mas obviamente isso tem de se notar.
algum fumo terá que fazer... já fazia dantes né... a tendência será fazer um pouco mais... ou igual...

Bom era teres um teste do antes e outro do depois...

Penso que numa repro deverias ganhar 20 ou 30 cv se não for abusada... agora 2 cv...
Imagem
Imagem :(

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por germanii »

Ir reprogramar o carro sem um filtro novo :naonao .
Agora ganhares 2cv e sentes diferença :think


Agora a serio mete um filtro normal muda o oleo pois se o filtro estava nesse estado imagino que nao tens mudado o oleo :)
De facto essa caixa nao è muito famosa mandei arranjar a minha à pouco tempo num X5 3.0d paguei 3500€, tambem està reprogamado com um Chip.

Vai dando novidades :driving
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
marco pires
Moderador do Fórum
Mensagens: 5336
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por marco pires »

tambem nunca vi fazer uma repro para ganhar 2cv!!!

para ganhar 2cv nem compensa um investimento minimamente.

meter mais 100nm está correcto, o que não está correcto é a parte dos 2cv.

a ser verdade isso está ai uma grande aldrabisse.
[email protected]


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Avatar do Utilizador
afreitas
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 27 nov 2006, 17:18
O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
Localização: Funchal / Madeira

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por afreitas »

Caros Amigos,

Aqui vai uma explicação mais detalhada e com documentos sobre o sucedido!

O carro de origem e segundo o livrete tem de potência útil máxima, cerca de 135,0 Kw, que convertido para CV - é só multiplicar por 1,4 dá cerca de 189 CV. Ou seja, o carro deve ter vindo de fábrica com 189 CV.

Depois do primeiro teste, que aqui fica representado a azul, informaram-me que o carro tinha 192 Cv e que depois da reprogramação tinha ficado com 196. Assim sendo, o carro ficou a contar com mais 5 CV!!!
Num segundo teste ai já solicitado por mim, a coisa foi alterada e passou então para os 199 Cv (acho que me tinha esquecido de escrever isto no post inicial) e infelizmente não tenho o segundo teste, que já fora pedido à empresa.

O torque é que subiu, conforme podem verificar de 516.7 Nm para 614 Nm às 1950 rpm.

Imagem

Após o segundo teste, verificaram o filtro do ar e ai é que me informaram que o mesmo estava necessitado de substituição. Disseram-me igualmente que deveria mudar o filtro de combustível (filtro de gasóleo) - o que farei oportunamente.

Mesmo assim considero que o carro ficou mais rápido.

Atendendo a que se pode editar o ficheiro a carregar para este meu carro, gostaria das vossas opiniões atendendo a que o veículo tem cerca de 147 mil Km, é de caixa automática de 5 velocidades.
André Rodrigo de Freitas

Avatar do Utilizador
afreitas
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 27 nov 2006, 17:18
O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
Localização: Funchal / Madeira

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por afreitas »

Entretanto aqui ficam duas fotos do momento registado!

Imagem

Imagem

Obrigado pelas vossas indicações!
André Rodrigo de Freitas

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1901
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por jmcdpereira »

anunciar 189cv e ter 192 é perfeitamente normal e bom sinal, significa que está tudo nos conformes.
Agora fazer uma repro e ganhar 8 cv...
Estou com o Marco, isso não compensa o investimento, o que notas é o torque que aumentou daí sentires o carro mais forte, mas 8 cv...
Isso não pode estar bem...
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
AMS
Membro Senior
Mensagens: 775
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's
Localização: Setúbal

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por AMS »

De origem tem 193cv e 410nm.
O teu deu os 193 mas de binário 517nm e a seguir sobe 6 cv e 100nm de binário. :?
Há aí qualquer coisa que não está bem...
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Avatar do Utilizador
afreitas
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 27 nov 2006, 17:18
O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
Localização: Funchal / Madeira

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por afreitas »

Caros amigos,

Telefonei para lá e falei com o engenheiro mecânico, que é meu amigo pessoal desde o tempo da Faculdade. Pedi-lhe para explicar melhor e com detalhe esta reprogramação feita por ele próprio.

Informou-me do seguinte (resultados finais):

No livrete 181 cv (135kW), conseguiu colocar mais 17 cv e ficou com 198.

Como não percebo nada, questiono quem percebe se isto está correcto?
André Rodrigo de Freitas

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por ode_joy »

Ora bem, se o carro é de 2002, é o E39 530d de 193cv...
Depois, o teu amigo que te explique porque é que as linhas da potência têm aquelas quebras/variações.

Acho normal que sintas diferença (especialmente em baixas) na resposta do carro.
É capaz de estar mais equilibrado e linear, mas com esse motor/turbo, podia estar bem melhor. ;)
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
afreitas
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 27 nov 2006, 17:18
O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
Localização: Funchal / Madeira

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por afreitas »

ode_joy Escreveu:Ora bem, se o carro é de 2002, é o E39 530d de 193cv...
Depois, o teu amigo que te explique porque é que as linhas da potência têm aquelas quebras/variações.

Acho normal que sintas diferença (especialmente em baixas) na resposta do carro.
É capaz de estar mais equilibrado e linear, mas com esse motor/turbo, podia estar bem melhor. ;)
Caro Amigo,

O carro é de 2002, é o E39 530d Touring de caixa automática e no livrete diz que tem 135 kw de potência portanto 181 cv.

As quebras de potência devem-se (segundo ele) ao facto de caixa ser automática. O teste foi feito em 4 velocidade, e o que acontece é que ele vai acelerando e quando chega a uma determinada velocidade ele parece que muda de velocidade mas verifica-se no quadrante que ele mantém-se em 4 !!!

O meu amigo perguntou-me se este carro tem "over drive" ao que não sei!

A coisa foi mal feita???

Aguardo os vossos comentários
André Rodrigo de Freitas

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por cap »

135*1,36=184cv. Até porque não existe versão de 181cv do motor M57. :)

Em relação ao teste de potência, parece-me que ou o banco ou o ficheiro (a repro) têm algo de errado.. Se não ambos. No entanto, olhando para o teste original em que os valores são dentro do esperado, apontaria em 1º lugar para o ficheiro mesmo.

As oscilações no gráfico podem ser do conversor de binário a "trancar", caso este em causa tenha essa funcionalidade.
Imagem

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1901
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por jmcdpereira »

cap Escreveu:135*1,36=184cv. Até porque não existe versão de 181cv do motor M57. :)

Em relação ao teste de potência, parece-me que ou o banco ou o ficheiro (a repro) têm algo de errado.. Se não ambos. No entanto, olhando para o teste original em que os valores são dentro do esperado, apontaria em 1º lugar para o ficheiro mesmo.

As oscilações no gráfico podem ser do conversor de binário a "trancar", caso este em causa tenha essa funcionalidade.
O primeiro teste não é o file original.
Tanto um como outro são com repro, não foi feito nenhum teste stock, o que é pena...
Isto pelo que entendi
Imagem
Imagem :(

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por cap »

Pois, é possível que assim seja. Mantenho a opinião, a menos que se venha a ver que o carro tem algum orgão mecânico que não está a 100%.
Imagem

Avatar do Utilizador
afreitas
Membro Juvenil
Mensagens: 136
Registado: 27 nov 2006, 17:18
O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39
Localização: Funchal / Madeira

Re: Repro BMW 530d Touring (E39) de 2002

Mensagem por afreitas »

Caros Amigos,

De facto não sei se fizeram um teste prévio, ou seja, quando o carro lá chegou.
O que é facto é que o carro tem neste momento 198 Cv, para os inicias 184 Cv e tem mas 100 e tal Nm de binário. O que se consegue verificar é que os consumos passaram a ficar mais baixos e o carro responde com maior rapidez. Tenho já o segundo teste que vos vou mostrar dentro em breve, com a última programação.
Até já
André Rodrigo de Freitas

Responder

Voltar para “Série 5”