Injectores euro 4 em BMW e46 320td 150cv euro 3

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
João André Rodrigues
Membro Iniciado
Registado: 10 mar 2016, 17:00
O meu Carro:: BMW e46 320td Compact Pack M Sport

Injectores euro 4 em BMW e46 320td 150cv euro 3

Mensagem por João André Rodrigues »

Boa tarde a todos.
Tenho um problema do qual gostaria de ser ajudado pf.

Tenho um BMW e46 320td Compact 150cv euro 3 de 2004 que recentemente deu mais um problema, desta vez injectores.

Comprei então 4 injectores novos Bosch,aparentemente indicados para o meu carros mas quando os meteram o carro ficou estanho, a progressividade do carro não é mesma, parece que os injectores não estão coordenados. O carro não anda normal e ao rolantim a frio oscilam as rotações um pouco.

Obviamente confrontei o mecânico que se explicou dizendo que os injectores que tinha comprado eram indicados para este modelo mas para os que tinham motor euro 4. Disse que não conseguia codificar os injectores porque os injectores euro 4 (que comprei) são de 7 dígitos e os euro 3 (originais do carro) são apenas de 6, e que o carro apenas aceita 6 dígitos.

Encaminhou-me a uma Bosch Car Service onde inicialmente disseram que iam tentar actualizar o software do carro (numa maquina original BMW) e posteriormente tentar introduzir os 7 dígitos. Nao conseguiram actualizar e disseram-me que por 200€ um engenheiro punham o carro bom mexendo apenas na electrotécnica.

Achei este valor um absurdo e levei o carro a BMW para que me dissessem o que achavam. Em conversa com um mecânico disse não poder dar certezas mas que ia tentar com as maquinas deles a actualização e outras formas por o carro bom mas as maquinas BMW não deixavam fazer muita coisa em relação a peças diferentes. (ou seja papavam-me 70€ e carro na mesma).

Por fim liguei a um electricista que me pareceu ser o mais seguro e entendido nisto (e com mais lógica) que me disse que tinha de arranjar um numero de chassi de um carro como o meu mas com o motor/electrónica euro 4 para ele poder configurar/arranjar uma unidade de motor de 7 dígitos compatível com estes injectores para o carro não ter problema futuros. Pois disse que através apenas de mudanças no mapa o carro nunca iria ficar bem afinado.

O que eu pessoalmente não compreendo é o facto de existir um carro exactamente igual ao meu que supostamente apenas muda os injectores e o turbo que passa a ser electrifico entre os euro 3 e os euro 4 (corrijam-me se estiver errado) e é preciso tanta coisa para o meu carro aceitar este injectores....

Alguém me pode ajudar acerca disto, alguem tem conhecimentos para me dar certezas?

PS - POR FAVOR AGRADEÇO QUE APENAS RESPONDA QUEM ACHA QUE PODE AJUDAR COM A SUA INFORMAÇÃO. OBRIGADO

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: Injectores euro 4 em BMW e46 320td 150cv euro 3

Mensagem por cap »

João André Rodrigues Escreveu:Boa tarde a todos.
Tenho um problema do qual gostaria de ser ajudado pf.

Tenho um BMW e46 320td Compact 150cv euro 3 de 2004 que recentemente deu mais um problema, desta vez injectores.

Comprei então 4 injectores novos Bosch,aparentemente indicados para o meu carros mas quando os meteram o carro ficou estanho, a progressividade do carro não é mesma, parece que os injectores não estão coordenados. O carro não anda normal e ao rolantim a frio oscilam as rotações um pouco.
Sim, os injectores têm pequenas diferenças na forma como injectam o gasóleo (tempos de injecção vs quantidades), o que acaba por provocar esse comportamento.
Obviamente confrontei o mecânico que se explicou dizendo que os injectores que tinha comprado eram indicados para este modelo mas para os que tinham motor euro 4. Disse que não conseguia codificar os injectores porque os injectores euro 4 (que comprei) são de 7 dígitos e os euro 3 (originais do carro) são apenas de 6, e que o carro apenas aceita 6 dígitos.
Certo, a ECU euro3 só tem 6 slots para o código IMA e o melhor a fazer no entretanto é meter o código génerico que é qualquer coisa como 000000 ou 999999 (n me lembro ao certo mas penso q diz no TIS).
Encaminhou-me a uma Bosch Car Service onde inicialmente disseram que iam tentar actualizar o software do carro (numa maquina original BMW) e posteriormente tentar introduzir os 7 dígitos. Nao conseguiram actualizar e disseram-me que por 200€ um engenheiro punham o carro bom mexendo apenas na electrotécnica.
Dá para afinar no mapeamento mas realmente n fica 100% igual como se tivesse os euro3.. E tem que ser feito por alguém que conheça bem a EDC16 BMW.
Achei este valor um absurdo e levei o carro a BMW para que me dissessem o que achavam. Em conversa com um mecânico disse não poder dar certezas mas que ia tentar com as maquinas deles a actualização e outras formas por o carro bom mas as maquinas BMW não deixavam fazer muita coisa em relação a peças diferentes. (ou seja papavam-me 70€ e carro na mesma).

Por fim liguei a um electricista que me pareceu ser o mais seguro e entendido nisto (e com mais lógica) que me disse que tinha de arranjar um numero de chassi de um carro como o meu mas com o motor/electrónica euro 4 para ele poder configurar/arranjar uma unidade de motor de 7 dígitos compatível com estes injectores para o carro não ter problema futuros. Pois disse que através apenas de mudanças no mapa o carro nunca iria ficar bem afinado.

O que eu pessoalmente não compreendo é o facto de existir um carro exactamente igual ao meu que supostamente apenas muda os injectores e o turbo que passa a ser electrifico entre os euro 3 e os euro 4 (corrijam-me se estiver errado) e é preciso tanta coisa para o meu carro aceitar este injectores....
Não muda "só" isso.. Os euro4 têm sensor de temperatura de gasóleo no retorno de diesel à saida do rail e usam essa info para corrigir quantidades injectadas, os euro3 não. Em termos de ECU, nem a versão de hw é a mesma portanto é realmente preciso mudar muita coisa para fazer essa transição.. É provável que alguns dos módulos acessórios (imobilizador, por exemplo) nem casem de uma ecu para a outra.
Imagem

João André Rodrigues
Membro Iniciado

Sabendo a ECU original do meu carro e a ECU deste modelo igual ao meu (que ainda nao tem filtro de partículas) q aceita os 7 digitos (euro 4), nao da para fazer um ECU para o meu carro sem erros e problemas? Tipo, colocar a parte de injecção na minha unidade com ECU original?

Ou terei mesmo de arranjar uma unidade de um euro 4 e descarregar o meu ECU original para conseguir colocar os 7 digitos? (que segundo o electricista da para fazer..)

Ele disse que se arranja-se um nº de chassi de um carro igual ao meu mas motor euro 4 e lhe desse, ele programava isso em outra unidade e o carro ficava bom (será isto verdade?) e disse que me fazia um desconto porque ficava com a minha (não sera isto para parecer que me esta a dar uma unidade 'nova'/diferente e assim levar mais caro?

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Não, o modelo de gestão da injecção é diferente, não dá para migrar mapas de um lado para o outro.

Ecu de euro4 implica mudar actuador do turbo, respectiva cablagem e o próprio turbo, instalar tudo o que é relativo ao sensor de temp de gasóleo e eventualmente mais alguma coisa.. É dor de cabeça à espera de acontecer.

Número de chassis de um carro euro4 n serve de nada. O ficheiro original de um euro4 arranja-se com facilidade mas assim que se carrega na ecu o carro deixa de trabalhar.

Só consigo recomendar devolução desses injectores para virem os de referência correcta e está resolvido ou realmente afinar o melhor possível nessa ecu q n fica a 100% mas fica bom (foi o q fiz no meu, se bem q eu pus esses injectores devido a entretanto ter posto turbo maior).
Imagem

João André Rodrigues
Membro Iniciado

Sinceramente já não sei o que fazer.

uns dizem-me para colocar os injectores originais (euro 3) porque se colocar outra unidade vou ter chatices na interacção entre ela e os componentes (tipo turbo eléctrico e sensores de gasóleo etc) Haverá forma de saber se existe um modelo destes apenas com turbo e injectores eléctricos e tudo o resto igual? Se Sim parece-me que acertar o turbo torna-se 'fácil' com uma reprogramação..

outros dizem se optar por por uns injectores tem de ser originais ou reconstruidas de fabrica Bosch porque os arranjados na bosch car service dão a longo prazo problemas e stresses.

outro diz que em principio da para fazer, conseguindo chegar ao código de uma unidade que tenha apenas injectores euro 4 e turbo eletrico (sem filtro de particulas) da para mapear a minha ou arranjar uma dessas e por no meu carro.

Depois tenho ainda a opção de afinar os injectores a unha, mas segundo o que dizem nao fica 100% (podem me explicar o que é não ficar a 100%, quais as anomalias ou os riscos?)

Ate curtia por futuramente um GTB2260VK ou algo parecido. mas agora não é hora, ando mal de finanças.

Sinceramente já não sei mesmo o que fazer, qual a decisão optar. O que sei é que nao quero gastar mais dinheiro depois de ter dado um dinheirão por estes 4 injectores novos de fabrica Bosch.

Entre todas as opções qual optavam e porque: ??????????

- Colocar injectores euro 3 reconstruir por uma Bosch Car Service
- Mapear o meu EUC e afinar os injectores a unha
- Tentar arranjar uma unidade euro 4 e tentar ver se dava sem problemas.

A quem puder ajudar o meu muito obrigado...

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Porque não começar pelo mais barato e seguir os conselhos de quem já fez isso no carro dele? (cap)

Primeiro:
"(...)meter o código génerico que é qualquer coisa como 000000 ou 999999 (n me lembro ao certo mas penso q diz no TIS) (...)"

Segundo:
"(...) recomendar devolução desses injectores para virem os de referência correcta e está resolvido (...)"

Terceiro:
"(...) ou realmente afinar o melhor possível nessa ecu q n fica a 100% mas fica bom (...)"
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

João André Rodrigues
Membro Iniciado

Vou tentar então o código genérico. no INPA certo?

Quanto a devolução infelizmente não da para fazer. ja tentei.
O mecânico/BMW/Bosch disseram que a referencia dava para o meu carro como arranjei mais barato fui comprar eu com a referencia. ou seja, quem me vendeu nao têm culpa, deram-me o que eu pedi. E depois de usados nunca mais se podem devolver a menos que fosse um erro da casa. :/

Estive agora a falar com um vendedor de Lisboa de centralinas e diz que tem de levar uma com a mesma referencia ( DDE 7 793443 / 0281010565) mas euro 4.
e que o carro fica novo e sem problemas, se não ficar devolve o dinheiro. pediu-me foi 500€ :O

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Sim, dá para colocar os códigos genéricos com o INPA ou DIS.. Acho que há essa info (quais os códigos) algures aqui no fórum mas já n me lembro onde nem como procurar.

O que referi como "n ficar a 100%" é ligeiro fumo negro entre as 1000 e as 1750rpm e um som um pouco mais agressivo de injecção na mesma faixa de rpm de meio pedal para a frente. De resto fica a puxar bem e com boa resposta/potência.

Em relação ao tal vendedor, n me parece q conheça bem os motores em questão. Nem sequer o pinout para controlo de boost é igual, enquanto os eu3 usam 2 pinos para actuar uma simples bobine, os euro4 usam 4 ou 5 pinos para controlar o actuador eléctrico que tem um controlador por PWM, a MAF é digital nos eu4 e analógica nos eu3 (n me tinha lembrado desta). Já para n falar da falta do sensor de temp de diesel que até safe mode deve despoletar.
Imagem

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

O jóia já disse, o boné (cap) já disse... Porque é que estás a perder tempo com outras opções?

Coloca o valor de default e vê se fica OK. Senão avança para a terceira opção, de levar o carro a alguém que te possa meter o carro a usufruir do potencial dos injectres euro 4.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

João André Rodrigues
Membro Iniciado

Ja marquei para fazer isso na proxima segunda.. estou apenas a tentar perceber as coisas... e tentar chegar a raiz do problema porque cada caso é um caso.

Outra coisa estranha é que ontem estive a ver com o mecânico, tenho o injector 1 e 2 codificados com 7 digitos o injector 3 com 6 digitos e o injector 4 apenas com 2 digitos... Alguém me sabe explicar isto?

João André Rodrigues
Membro Iniciado

Boas
O código ''universal'' ao que pude percebe é AAAAAE. Mas o carro pouco ou nada melhorou.
Quanto aos codigos dos injectores, ter 2 injectores com 7 digitos 1 com 6 e 1 com 2 digitos deu-se ao facto de não ser um programa oficial BMW porque no da BMW deu todos os injectores com 6 digitos gravados.

Depois de ligar para mais de 30/40 pessoas e perder o meu tempo, acumular um valente stress acho que vou optar por comprar uns euro 3... apesar de gastar mais um balúrdio vai ter de ser se quero o carro direitinho.

Cumprimentos

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Entrega os antigos e compra reconstruídos num importador oficial Bosch, sempre são menos uns ~€200 no preço total. http://www.mfpinto.com por exemplo.
Imagem

João André Rodrigues
Membro Iniciado

Obrigado pela ajuda CAP, Saudaçoes

abaddonpt
Membro Juvenil
Registado: 07 mar 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

Mensagem por abaddonpt »

Tenho injectores euro4, quando originalmente eram euro3, mas quando mudei o motor, já vinha com os euro4. Solução: foi carregado o mapa de injecção deste motor e depois foi feita a reprogramação de acordo com o que solicitei. ficou impecável.

Responder

Voltar para “Série 3”