Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Série 5 modelo E39

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Re: Mais um azar: Ventilador auxiliar nas couves

Mensagem por rafias »

Marco, temo que tenhas o mesmo sintoma que a minha tinha.

Antes da reparação: Ligo o A/C saio do carro e vejo que a ventoinha (é logo a que está por trás da grelha dos "rins" BMW) está parada.
Depois da reparação: Assim que ligo o A/C vejo que a mesma roda a baixa velocidade. Ando uns Kms quando paro vejo que ela roda com velocidade intermédia. No habitáculo faz frio intenso (também antes da reparação eu tinha-o carregado de gás de refrigeração).

Oficina onde fiz a reparação:
Car Smile
Av. Comendador Nunes Corrêa, 28 - Esp. A
Nova Carnaxide 2790-483 Carnaxide.
Tel: 917629009 / 965557510
Gerente e dono: Sr. Lourenço
GPS:38.719646, -9.230893

O que me fez escolher esta oficina foi a proximidade ao meu local de trabalho e o facto de na altura em que passei por lá para saber se podiam fazer o diagnóstico, ter visto um E60 a ser reparado.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

Exato, é mesmo essa ventoinha que está na parte da frente, até andei lá com um pau a ver se rodava é de facto não estava presa, mas não arranca de maneira nenhuma.
Por isso o condensador não é refrigerado e a baixas velocidades o AC deixa de dar rendimento.
Amanhã já telefono para lá a ver se marco um dia para deixar o carro.
Eu trabalho na zona de Santa Apolónia em Lisboa, por isso também não fica assim faz longe.

Diz - me uma coisa; em termos de rapidez qual o teu feedback?
É que não me dá jeito estar muitos dias sem o carro, às vezes certas oficinas andam a enrolar e nunca mais se decidem.
É provável que tenha que levar um ventilador novo, em termos de tempo entre mandar vir o material, montarem e e entregarem o carro, qual é a tua opinião?
No geral qual é o feedback que podes dar em relação à rapidez, profissionalismo, etc?

E claro, um muito obrigado por teres disponibilizado o contacto e morada dessa casa, amanhã já ligo a ver para suando podem marcar, muito agradecido amigo rafias :fixe

Um abraço.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Sempre às ordens amigo Marco. Comigo o homem fez os testes com o multímetro não vá que o problema fosse do relé ou dos cabos. Para isso levou a manhã de sexta feira dia 15 (devia ter serviço com outros carros). Confirmado o diagnóstico e pagos 30 Euros, combinei para deixar o carro na terça-feira dia 19 de manhã para recolhe-lo no dia seguinte até ao fim da tarde. Assim o mecânico teria tempo para tentar reparar o ventilador. No próprio dia 19 o mecânico disse que não havia reparação possível e que era preciso encomendar a peça à BMW (Santogal) e que a entrega leva até 48 horas (tinha de vir de Espanha). Desloquei-me à oficina e paguei 520 Euros adiantados com a explicação de que especialmente para essa peça a Santogal só encomendava com pré-pagamento (Aqui eu acredito que ele meteu alguma margem por cima no valor da peça, mas pronto aceita-se já que ele teve de se deslocar à Santogal para a levantar). No dia seguinte ao fim da manhã o mecânico ligou-me dizendo que o carro estava pronto (portanto a peça chegou mais rápido), ao que eu perguntei se podia limpar os erros do CB ao que ele respondeu afirmativamente. Ao fim da tarde ao sair do emprego fui buscar o carro e tinha tudo a funcionar. Paguei de mão de obra 187 Euros e fui-me embora. Passou factura o que é bom pois recupero pelo menos 20 Euritos de desconto de 15% no IVA.
Posso dizer que fiquei satisfeito com a rapidez e com a gentileza do homem de oferecer os seus serviços de electricista na tentativa de reparar a peça. Isso na BMW seria impossível. Fiquei com a peça antiga que mesmo avariada tem algum valor monetário pelo que estou a tentar vender no OLX.
Se chegares a ir lá aquilo é uma garagem partilhada por duas oficinas mas só uma delas (a Manuel Nascimento Lda onde troquei os discos e pastilhas de trás) é que tem o cartaz cá fora. A Car Smile tem o cartaz já dentro da garagem (vê no Google Street View).

Se passares por lá dá-me uma apitadela a gente encontra-se e toma um café (contacto por PM).
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Neste video podes ver que o ventilador entra em funcionamento até sem precisar de ter o A/C ligado. Ou seja, para além de ventilar o condensador, ele também tem a função de ventilar o motor. Foi isto que me convenceu a gastar essa pipa de :carteira agora. Não queria ter outro episódio igual ao que tive há 5 anos atrás em a bomba de água estalou. Tive uma sorte enorme que não estalou mais alguma coisa como a cabeça do motor. Se não fosse esse perigo de sobreaquecimento do motor, e se fosse só para ter o A/C a funcionar, eu dispensava esta reparação agora.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

ora viva,

pois isto até parece mentira mas é mesmo verdade:

hoje antes de telefonar para a oficina que me indicaste ainda andei a dar uma vista de olhos, abri o capot e andei ali a ver toda essa zona frontal, e surpresa das surpresas descobri a ficha do ventilador desligada uma da outra.
nem sabia que a ficha era logo ali na frente, mas quando vi aquilo pensei logo: "querem ver que esta ficha é a do ventilador e por alguma razão desencaixou".

e não é que era mesmo?

liguei a ficha uma à outra e voila, ventilador a funcionar :onfire :onfire

afinal as fichas que até estão boas e não estão partidas, por obra e graça do espirito santo desligaram-se e não faço ideia como aconteceu isso, e a razão porque o ventilador não funcionava era mesmo essa.
afinal está mais que bom, funciona impec e o assunto era apenas estar desligado :wall :wall :wall

e claro que agora o AC bomba que é um espectaculo, depois disso andei a ver se variava na rotação e assim é, faz a gestão da rotação de maneira certa como sempre foi e portanto deste assunto estou resolvido :driving

agora quando dizes que a tua começa devagar é um pouco estranho, eu quando liguei ela começou logo a alta velocidade, estava um calor abrasador tanto fora como dentro do carro e começou logo a trabalhar com bastante força, sempre foi assim porque é para arrefecer o mais rápido possivel, e depois à medida que vai ficando mais fresco abranda a rotação.
experimentei a baixar a temperatura interior para fazer mais frio, e aumenta logo de rotação de novo, portanto tudo normal como sempre foi.

no teu caso ela arrancar a baixa velocidade poderá ter a ver com a climatização ser manual, no meu caso é automático.

estou mesmo satisfeito, o que poupei !!! :carteira

obrigado pelo contacto amigo rafias, um dia destes tenho que passar na zona para ir à tal casa que indicaste para fazer o alinhamento, fica na mesma zona da oficina pelo que estive a ver no google earth, depois dou uma apitadela pois tenho todo o gosto num cafézinho contigo :fixe :fixe

um abraço
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Amigo Marco. Grande sorte que foi apenas a ficha desligada!!! Poupaste uns valentes trocos. Quanto à gestão de ventoinha provavelmente no meu caso o motor ainda estava frio quando fiz o primeiro teste. Depois de andar alguns Kms verifiquei que a ventoinha rodava mais rápido. Portanto, tudo normal nesse capítulo. O teu motor também é maior que o meu, deve aquecer mais daí que é provável que a ventoinha fique a rodar rápido mais tempo que a minha.

Confirmo, a Pneucar fica bastante perto do meu emprego e da Car Smile. Quando cá vieres dá uma apitadela.

Abraço e excelentes curvas :fixe
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

podes crer, grande sorte.

confirmo o que disseste, começa lentamente e depois aumenta.

é que eu ontem quando liguei a ficha o motor estava quente e por isso começou logo a trabalhar no máximo, hoje a frio ligou mais lentamente e depois sim aumenta, por isso confirmo que é assim mesmo :fixe

concerteza, quando passar por aí apito :fixe

um muito obrigado por tudo :driving
[email protected]

Responder

Voltar para “Modelo E39”