330ci - motor a fazer toc toc...

Série 3 modelo E46

Moderador: Staff

Responder
ASantos
Membro Juvenil
Registado: 17 jan 2006, 15:08
O meu Carro:: BMW 330ci E46/BMW 1602/BMW 335I E92
Contacto:

330ci - motor a fazer toc toc...

Mensagem por ASantos »

Ola a todos,
hoje venho pedir a vossa opinião sobre o que me aconteceu. Chego a garagem para estacionar o carro e quando vou para parar o carro parece que escuto um toc toc estranho. Abro o capot e deparo-me com este barulho que ja vos mostro em video. :(
Ora bem, ja pensei nas tuches das valvulas como problema, ja me disseram que pode ser a bomba de àgua, a verdade é que o barulho vem da parte de traz do motor, mas como o barulho pode-se refractar pelo bloco.... Ja vizitei 2 mecanicos que ouvem e dizem que pode ser muita coisa, o melhor é levar á BMW
Gostaria de saber se alguem com motores 6 cilindros destes ja teve algum problema parecido, e ja agora agradecia todas as voças opiniões ;)

o video é este:

https://www.youtube.com/watch?v=m0NYK1txQpo

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: 330ci - motor a fazer toc toc...

Mensagem por marco pires »

HVA- Hydraulic Valve Adjusters.

é comum nesses motores:

http://www.youtube.com/watch?v=lvz-gVpVY1s

http://www.enginebuildermag.com/2009/05 ... -problems/

convem mandar reparar isso rápido.
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Tambem diria valvulas à um caso igual num Cayenne ,mas certos profissionais pensam em camisa arranhada tambem mas a Meu conhecer nao à casos destes nos Bmw

Mudaste de oléo recentemente?
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

ASantos
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por ASantos »

Ora bem esse tal HVA é o responsavel pela regulação das valvulas automaticamente certo?
Marco, sabe se essa reparação costuma ser carota? Admira-me aqui no forum não ter visto ninguem se queixar deste problema, sendo um problema comum nestes motores....
Se calhar será melhor levar a BMW não?Pelo menos é garanto que o carro fica em condições....
Germanii, mudei o oleo ha 2 mil kilometros atras, ponho sempre o oleo indicado pela marca....

obrigado pela ajuda ;)

marco pires
Moderador do Fórum

sinceramente não sei dizer em quanto poderá ficar essa reparação, mas grande parte do valor será mais em mão de obra.
a nivel dos mecanicos ou conheces algum que seja bom ou então esquece.
claro que a marca será sempre melhor garantia, é mais caro mas seria a minha escolha, tanto mais que isso tem que ir à maquina para diagnosticar ao certo o problema.
no meu caso e perante essa situação sem duvida que preferia meter o carro na marca, compensa pela garantia do serviço.

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

ASantos
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por ASantos »

Uma vez que estou a trabalhar em França e tenho ca o carro, pensei fazer a viagem para Portugal assim com ele.
Não o quero meter aqui na marca pois o mais provavel é o preço do conserto ser mais que o valor do carro....No entanto, depois de pensar bem no assunto, e ouvir as opiniões que deram aqui no forum ( Obrigado Marco e Germini), liguei para um mecanico da BMW da minha terra, e disse-me que se fosse ele não forçaria fazer uma viagem tão longa com o carro assim...
Sendo assim vai de reboque. :(
Depois darei noticias a dizer afinal qual o problema ao certo no carro

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Se fosses do 95 arranjava-te uma Boa Garagem ,mas fazes bem nao ir com Ele assim ,dà novidades depois ,Boa Sorte :driving

marco pires
Moderador do Fórum

não, nem pensar em andares com o carro assim e muito menos numa viagem tão longa, sem duvida que o melhor é veres isso antes de te meteres à estrada. :naonao :naonao

ASantos
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por ASantos »

Marco ja esta decidido, vai de reboque ;)

marco pires
Moderador do Fórum

ASantos Escreveu:Marco ja esta decidido, vai de reboque ;)
:fixe :fixe

motard500
Membro Iniciado
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Mensagem por motard500 »

Boas!

Esse "problema" é com toda a certeza relacionado com o sistema de válvulas, o qual, trabalha com pressão de óleo, ou seja, o óleo utilizado tem de ser o indicado para esse motor, caso contrário irá ter esse problema. Se trocou o óleo recentemente, quase aposto que não utilizaram o óleo indicado e alteraram o óleo que vinha sendo corretamente utilizado. Esse sistema de ajuste automático das válvulas é fiável, desde que, se utilize sempre o óleo indicado para o motor em causa. Existem motores em que se pode optar por este ou aquele óleo, mas nos motores com esse sistema tem mesmo de usar o óleo indicado e recomendado pela marca para esse motor. Pode não precisar de reparação, comece por colocar o óleo e filtro recomendados para esse motor e circule com o carro até aquecer, depois, ande alguns quilómetros entre as 2.000 e as 3.000 rpm, sempre atento se o ruido desaparece ou subsiste......, se não ficar melhor, terá de reparar o sistema, o qual, embora não seja nada do outro mundo", convém ser visto por quem percebe e tem experiência nesses motores. Por vezes, ir ao concessionário oficial nem sempre é a melhor solução, já assisti a situações desagradáveis em concessionários oficias, infelizmente é um problema transversal a todas as marcas, paga-se bem e nem sempre são profissionais e competentes.
Boa sorte.
Abraços

ASantos
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por ASantos »

Ora depois de 2 dias na BMW, conseguiram dar com o problema. :)
Não tinha nada a haver com valvulas e ainda bem,ligado a maquina dava falha de compressão no ultimo cilindro, o problema era mesmo a vela desse cilindro rachada, fazendo com que o poc poc poc que se ouve seja a respectiva fuga.
Mudaram-se as 6 velas e ficou como novo. :D
Acho que me livrei com sorte do tal problema das valvulas comum a estes motores.
Obrigado na mesma pela ajuda de todos ;)

motard500
Membro Iniciado
Registado: 02 jul 2009, 10:54
O meu Carro:: BMW 330D E46 03/2001

Mensagem por motard500 »

ASantos Escreveu:Ora depois de 2 dias na BMW, conseguiram dar com o problema. :)
Não tinha nada a haver com valvulas e ainda bem,ligado a maquina dava falha de compressão no ultimo cilindro, o problema era mesmo a vela desse cilindro rachada, fazendo com que o poc poc poc que se ouve seja a respectiva fuga.
Mudaram-se as 6 velas e ficou como novo. :D
Acho que me livrei com sorte do tal problema das valvulas comum a estes motores.
Obrigado na mesma pela ajuda de todos ;)
Boas!

Ainda bem que tudo ficou resolvido com uma simples intervenção......, essas velas já deveriam ter muito tempo de uso :?: :?: :?: , não é normal uma vela rachar assim "do nada", ou então tinha um defeito de fabrico. Num motor a gasolina, todo o sistema de ignição é vital para um excelente rendimento e suavidade do motor. Obrigado pela partilha.

Abraços

marco pires
Moderador do Fórum

:fixe :fixe :lovebmw :lovebmw

Responder

Voltar para “Modelo E46”