Ajuda: Jantes de E39 em E34

Secção para modelos Série 5

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ANTOLIVEIRA
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Ajuda: Jantes de E39 em E34

Mensagem por ANTOLIVEIRA »

Boas a todos, :)

Agradecia a v/ colaboração na possível resolução do seguinte problema:

Mudei as jantes do meu E34 para as do E39.

Apesar do ET ser similar e a furação a mesma, entrando a jante sem qq problema, entre os 80 eos 100Km/h o volante vibra imenso. :? A partir dos 100 a vibração diminui, mas nota-se uma vibração de fundo, já não tanto no volante. As jantes foram calibradas e os pneus não são novos, nem são os mesmos que estavam na jantes originais.

Consultada a oficina q calibrou as jantes/pneus, disseram-me q o problema reside nuns escassos 2 a 3mm de folga que o furo central da jante tem relativamente ao eixo no qual vai encaixar ( ao qual chamaram off-set) e o melhor que poderiam fazer seria apertar manualmente para a jante ficar o mais centrada possível.

Percebi o q eles queriam dizer, mas não completamente; ou seja: o facto dos 5 pernos entrarem e apertarem perfeitamente n é garantia suficiente de que a jante está centrada???

Será q o problema não está nos pneus??? (garantiram-me q nenhum está ovalizado...) :idea:

Obrigado pela v/ ajuda :)

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Pedro///Menezes
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Re: Ajuda: Jantes de E39 em E34

Mensagem por Pedro///Menezes »

ANTOLIVEIRA Escreveu: o facto dos 5 pernos entrarem e apertarem perfeitamente n é garantia suficiente de que a jante está centrada???
Não! Por exemplo: As jantes da minha assinatura eram de um Renault 19, e tinham o buraco central para a medida mais larga do Renault. No BMW encaixam mas ficam á larga e enquanto nãoa rranjei uns espeçadores para o furo central (tipo anilha) nunca mais deixei de ter vibrações. Quando os arranjei ficou 5*.

Mas aqui a questão é que teoricamente o furo central da E39 devia ser o mesmo da E34 pois na BMW não costumam variar :?
ANTOLIVEIRA Escreveu:Será q o problema não está nos pneus??? (garantiram-me q nenhum está ovalizado...) :idea:
Isso agora só eles sabem. Até podem ser jantes empenadas ou mal calibradas, mas isso só quem mexeu com elas saberá.

Se arranjares as tal anilhas tiras as duvidas.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
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ANTOLIVEIRA
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Mensagem por ANTOLIVEIRA »

Olá a todos! :)

Pedro:

Após uma pesquisa na net verifiquei que tens razão. :D

Já agora vou só completar a tua resposta de forma a poder servir a algum membro q venha a ter um problema semelhante.

Pelo q percebi nenhuma das jantes da serie 3 serve no E34 (sem modificações)

Todas as da serie 5 servem À EXCEPÇÃO DA DO E39 porque neste o "Hub center" é de 74mm, contra os 72,5mm do E34 e dos outros seríe 5

Mais informações em: http://www.bmwe34.net/e34main/upgrade/w ... pgrade.htm

Apesar da diferença parecer pequena, é o suficiente para que o carro vibre a determinadas velocidades, sobretudo entre os 80 e os 100Km/h

Encontrei na net, e nomedamente em foruns BMW nos EUA, questões exactamente iguais à minha (...)

A solução... passa por arranjar uns "Hub Center Rings" que só encontrei referências aos mesmos (já feitos) na e-bay e no link abaixo

http://www.tirerack.com./
sendo que o código de artigo é o "A670" hub centering ring

Em qq dos casos só os encontrei disponiveis nos EUA (...) :scary

Em conversa, na Baviera - Aveiro (5*), aconselharam-me uma oficina aqui em Aveiro que os faz em aluminio à medida necessária, pelo que espero q no final da próxima segunda- feira tudo esteja resolvido

Um Abraço :driving

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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

Os torneiros também fazem isso na boa! ;)
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COELHO
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Mensagem por COELHO »

ANTOLIVEIRA Escreveu:Olá a todos! :)

Pedro:

Após uma pesquisa na net verifiquei que tens razão. :D

Já agora vou só completar a tua resposta de forma a poder servir a algum membro q venha a ter um problema semelhante.

Pelo q percebi nenhuma das jantes da serie 3 serve no E34 (sem modificações)

Todas as da serie 5 servem À EXCEPÇÃO DA DO E39 porque neste o "Hub center" é de 74mm, contra os 72,5mm do E34 e dos outros seríe 5

Mais informações em: http://www.bmwe34.net/e34main/upgrade/w ... pgrade.htm

Apesar da diferença parecer pequena, é o suficiente para que o carro vibre a determinadas velocidades, sobretudo entre os 80 e os 100Km/h

Encontrei na net, e nomedamente em foruns BMW nos EUA, questões exactamente iguais à minha (...)

A solução... passa por arranjar uns "Hub Center Rings" que só encontrei referências aos mesmos (já feitos) na e-bay e no link abaixo

http://www.tirerack.com./
sendo que o código de artigo é o "A670" hub centering ring

Em qq dos casos só os encontrei disponiveis nos EUA (...) :scary

Em conversa, na Baviera - Aveiro (5*), aconselharam-me uma oficina aqui em Aveiro que os faz em aluminio à medida necessária, pelo que espero q no final da próxima segunda- feira tudo esteja resolvido

Um Abraço :driving
Fico à espera do resultado, estou em stand by

Um abraço

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ANTOLIVEIRA
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Mensagem por ANTOLIVEIRA »

Fico à espera do resultado, estou em stand by
Obrigado pela atenção.
Como podes vêr tenho estado ocupado a "deslindar" o enigma e agora estou a tentar resolvê-lo
Hoje deixei o carro na oficina para fazerem os ditos aneis de aluminio.
Até ao final do dia, digo mais alguma coisa :)

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Jackyl
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Mensagem por Jackyl »

Fixe, isso também me interessa.
Depois diz como ficaram e quanto custou esses ditos.

No meu caso, tenho umas anilhas de plastico metidas entre a jante e o cubo.
Mas tb noto essas vibrações.
As minhas jantes são do e46.

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ANTOLIVEIRA
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Mensagem por ANTOLIVEIRA »

Olá a todos! :D

Está tudo 100% operacional. As vibrações desapareceram (pelo menos até aos 180Km/h não se nota nada)

Como a folga era muito pequena, tiveram que abrir o buraco da jante mais 5mm e depois meteram os aneis de aluminio à pressão.

Paguei 40€ pelos 4 aneis mais 23€ de montagem e desmontagem dos pneus e calibração das jantes. Não me parece barato; mas acima de tudo penso que o trabalho ficou bem feito :)

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Jackyl
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Mensagem por Jackyl »

tenho que fazer isso também.

Obrigado pela info :driving

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