Sofagem não aquece (318 tds compact)

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
Carlos Melo
Membro Iniciado
Registado: 03 mai 2005, 12:02

Sofagem não aquece (318 tds compact)

Mensagem por Carlos Melo »

Boas...
A sofagem do meu compact não deita ar quente! Já aconteceu a alguém??? Alguém faz ideia do que possa ser???
Tal como já aqui tinha dito no forum, o circuito de refrigeração ganha muita pressão e chega a deitar água fora pelo respiro do vaso de expansão quando faço viagens maiores e a "apertar" com ele. A temperatura mantém-se no normal (ponteiro a meio e cerca de 80º no vaso de expansão medido com termómetro). A bomba de água e o radiadior estão em perfeita condição de funcionamento (já testado).
Agora reparei que não tenho ar quente (não sei à quanto tempo, mas funcionava).
Agradeço desde já qualquer ajuda ou opinião!

Obrigado
Abraço
Carlos Melo

Matias
Membro Juvenil
Registado: 13 set 2005, 15:10
O meu Carro:: BMW 330d E46 "restyling"

Mensagem por Matias »

Existe uma "resistencia" que controla o selector de temperatura que pode ter queimado (já me aconteceu) e mesmo que rodes o botão, se for o caso, mais frio ou mais quente não dá nada.
Desmontar os botanitos que a dita cuja fica detrás.

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Não terás uma bolhazita de ar no circuito?...

Se fosse a ti mudava o líquido.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Carlos Melo
Membro Iniciado
Registado: 03 mai 2005, 12:02

Mensagem por Carlos Melo »

Boas...
Obrigado pelas dicas, mas tudo aponta para que seja a junta da culassa.
O líquido de refrigeração foi substituido e foi verificada a bomba de água, o termostato e o radiador (está tudo a funcionar bem).
Quanto à resistência foi desmontado e verificou-se que a dita não existe!A resistência que fala deve ser a de controle de velocidade da ventoinha da sofagem!!! Existe sim um switch que faz abrir ou fechar a válvula do circuito para o radiador da sofagem e uma espia de aço que controla o fluxo de ar (passar ou não pelo radiador).
O circuito de sofagem (radiador e válvula) estão bons, e como o circuito ganha muita pressão e ar penso que deve ser a junta. Vou levar ao mecânico e dps digo qq coisa.
Abraço
Carlos Melo

Responder

Voltar para “Mecanica”